Calafrio - Maggie Stiefvater

Os Lobos de Mercy Falls #1
Editora: Agir



Quando chega o inverno, Grace é atraída pela presença familiar dos lobos que vivem no bosque atrás de sua casa. Ela espera ansiosamente pelo frio desde que fitou pela primeira vez os profundos olhos amarelos de um dos lobos e sobreviveu ao ataque de uma alcatéia. Esses mesmos olhos brilhantes ela encontraria mais tarde em Sam, um rapaz que cresceu vivendo duas vidas: uma normal, sob o sol, e outra no inverno, quando vestia a pele do animal feroz que, certa vez, encontrou aquela garota sem medo. Tudo o que Sam deseja é que Grace o reconheça em sua forma humana, e para isso bastaria que trocassem um único olhar. Mas o tempo de Sam está acabando. Ele não sabe até quando manterá a dupla aparência e quando se tornará um lobo para sempre. Enquanto buscam uma maneira para torná-lo humano para sempre, têm de enfrentar a incompreensão da cidade, que vê nos lobos um perigo a ser combatido. Primeiro livro da série Wolves of Mercy Falls, Calafrio é a história de dois jovens que aceitam correr todos os riscos pelo amor, até mesmo o de deixarem de ser quem são.

 
O livro começa contando a história de quando Grace, então com 11 anos, foi arrancada de seu balanço pelos lobos que rondavam o bosque próximo à sua casa, e foi cruelmente atacada por eles. Mas um lobo, dono de um par marcante de olhos amarelos, não deixou que eles a matassem. Ela se prendeu nestes olhos e nunca mais os esqueceu.



O próximo capítulo é narrado por Sam (6 anos depois) e ele é o tal lobo que salvou Grace, mas como está no verão (o livro indica 32º) ele está em sua forma humana e trabalhando na biblioteca que Grace freqüenta (mas ela não o nota). Desde o acontecimento com os lobos, ela sempre espera pelo inverno para vê-lo de novo no bosque, fazendo companhia à distância e em silêncio.



E assim o livro flui, intercalando os capítulos contados ora por Grace, ora por Sam, sempre indicando a temperatura, o que interfere nos fatos narrados - ao decorrer do livro entendemos e já criamos expectativa de acordo com os graus. A alternância é muito bem feita, conseguimos identificar diferenças na narração (Grace é detalhista e bem menina mesmo).



O que muda o rumo e o futuro de Grace e Sam é um novo ataque - Jack é atacado e supostamente morto por lobos, e como a família dele é rica e influente na cidade, começa à caça aos lobos - mesmo que ilegal, a polícia vai no bosque para matá-los, o que deixa Grace desolada, pois entre eles está o seu lobo e tudo que ela quer fazer agora é protegê-lo. Mas ela o encontra ferido na varanda de sua casa e em sua forma humana (e nu) e quando o olha nos olhos logo o reconhece e todos seus instintos são para salvá-lo (o que acontece).



A partir daí a história “começa” e Grace passa a conhecer toda a história dos lobos e principalmente de Sam, e juntos, tentam enfrentar o maior inimigo de Sam - o frio. Claro, acontecem muitas outras coisas que dão sentido à história, mas não vou contar, né? Em paralelo, o livro conta também a distante relação que ela tem com seus pais - mesmo sendo filha única.



Tinha visto um meme em algum blog que não lembro agora, onde a pessoa falava que este era o melhor livro do ano de 2010 - então imaginem minha curiosidade e expectativa. Procurei resenhas e todas eram muito positivas. O melhor de tudo é que terminei de ler louca para comprar a continuação - é muito melhor do que esperava e se você não leu ainda, não sei o que está esperando.



Imaginem Crepúsculo e Midnight Sun no mesmo livro, com capítulos intercalados. É assim (não tem como ser ruim kkkk). Isso nos permite acompanhar e conhecer os personagens principais através deles mesmos.



Mais do que indico e está na lista dos preferidos =D



Capas no mundo: A capa nacional do livro gerou um pouco de polêmica depois que as pessoas adquiriram o segundo volume, porque são de tamanhos diferentes e não há aquela ligação entre uma e outra (não parce que é da mesma série). Dá uma olhada nas capas americana, britânica e brasileira (respectivamente):
Eu acho que saímos perdendo nessa =[

E os livros já lançados aqui no Brasil ficaram assim:



É isso! Quando terminar de ler Espera, posto aqui a resenha.

 
 
Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. adorei a resenha, eu já tinha ouvido falar dessa série mas nunca dei atenção. mas até que parece legal.
    É horrivel esse lance das capas serem diferentes em qualquer livro. perde o sentido sei lá !!!
    bjos!!!
    corujão books

    ResponderExcluir
  2. Adoro este livro mas ainda não li. Li muitas resenhas super interessantes que me prenderam muito à atenção. Principalmente pelo fato que a estrutura narrativa vai se alternando. É um dos livros que está em minha lista. Bjos!


    Ilmara

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amooooooo Calafrio!! Foi um dos melhores livros que eu li esse ano.

    Imagine meu desespero por Espera??!! #enlouquece

    Esse negócio das capas ficou estranho mesmo. Eu acho a capa original bem bonita, mas a brasileira é linda!! Muito bem feita, bem melhor!! Eu esperava que eles continuassem com o mesmo estilo, pena que mudaram.

    Mas mesmo assim vou continuar lendo! Tenho que comprar Espera logo!! Sam é <3

    Bjos

    @nann_da

    http://livrosetsurus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita muita muita vontade de ler essa série! *-* Não sou fã de história sobre lobos e essas coisas, mas essa me cativou desde sempre, mas ainda não li! ;/

    Bjos, Ela por Ela.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Ceile! Já li Calafrio e amei e estou ansiosa para ler Espera. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza perdemos de novo., mas a gente supera néh isso sempre acontece

    ResponderExcluir
  7. Ceile, que delícia de resenha, tenho Calafrio e não li ainda, mas acho que vou pegar pra ler assim que terminar o livro que to lendo, adorei demais, uma história bem diferente com lobos!

    ResponderExcluir
  8. Ceile, mto boa sua resenha.. esse livro esta na minha lista faz tempo.. mais agora fiquei com mais vontade ainda de ler...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.