Sessão Animada - Enrolados


Olá pessoal, como estão?

Trago pra vocês uma análise da animação Enrolados.

Quero fazer "Sessão Animada" uma coluna fixa do blog, portanto, preciso da opinião de vocês deste primeiro texto.


Vamos começar com o trailer...





A Disney realiza com esse trabalho a sua 50ª animação em longas metragens, uma marca histórica desse estúdio que debutou em 1937 com Branca de Neve e os Sete Anões. Tão especial, que antes de se iniciar a produção surge uma vinheta criada especialmente para esse feito. E assim, como aconteceu há mais de 70 anos a animação tem como protagonista uma princesa.

A clássica versão de Rapunzel, contida em uma das fábulas dos Irmãos Grimm, é mantida em quase toda a sua essência no roteiro, alterando alguns momentos para que a narrativa torne-se mais interessante. Rapunzel não tem a postura passiva, característica da obra original, é uma jovem que confronta a vilã Gothel e obriga o ladrão de bom coração Flynn Rider a levá-la ao reino para ver as luzes que são lançadas uma vez ao ano. A cruel Gothel raptou Rapunzel na infância e a criou como filha apenas para se manter jovem, já que os seus longos cabelos possuem esse poder. Flynn (tanto o figurino como as características desse personagem remetem ao filme As Aventuras de Robin Hood (1938), onde o “Príncipe dos Ladrões” foi interpretado pelo ator Errol Flynn) é um ladrão do reino, que se mostra aparentemente ser esperto, logo vamos percebendo que não é bem assim.

Além disso, há dois coadjuvantes que merecem destaque nessa jornada, que são o camaleão Pascal, animal de estimação de Rapunzel, e o cavalo-farejador Maximus. E esses dois roubam todas as cenas quando surgem.   

O visual é extremamente colorido, combinando perfeitamente a técnica tridimensional com os traços característicos de 2D. E uma dessas cenas que merecem estar entre as mais belas que o cinema já produziu é a soltura dos balões-lanternas, enquanto Rapunzel e Flynn fazem um passeio de barco. E que faz valer o ingresso mais caro do cinema 3D.

Há um equilíbrio na animação que trafega entre o humor, a aventura, a ação e o romance de uma forma homogênea. Mesmo que esteja sob uma nova ótica de Rapunzel, há um quê de nostálgico, trazendo aquela deliciosa característica quando assistimos as obras da grife Disney. Há as marcantes cantorias dos protagonistas, assim como acontece a outras obras do estúdio, por exemplo, A Bela e a Fera. 

Com tantos pontos positivos levantados aqui é de se perguntar se Enrolados está entre as melhores animações já realizadas? Infelizmente não. E isso acontece por um motivo, que lamentavelmente vem ocorrendo com muita freqüência nas animações e que atinge o topo da “insanidade” por parte da distribuidora. A escalação de celebridades para a dublagem de personagens. E temos em Enrolados como voz de Flynn Rider, Luciano Huck. Sim, o apresentador global.

O trabalho dos profissionais de dublagem brasileira está entre os melhores do mundo, então por que se arriscar a trazer alguém na produção que não possui experiência alguma no ramo? Ainda mais se levarmos em conta o padrão de qualidade com que a Disney adota a seus produtos?

Essa estratégia de usar personalidades televisivas para atrair maior público nas animações tem provado cada vez mais serem infrutíferas, do ponto de vista artístico, pois compromete a obra e por mais que tentamos não há como desassociar a “voz” com o seu trabalho. Por alguns momentos durante a projeção achei que Flynn fosse gritar: “loucura, loucura, loucura” ou chamar o quadro do Lata Velha. Se do ponto de vista mercadológico a bilheteria vai bem, isso é fruto do trabalho de muitos acertos contidos na animação, e não pela escolha equivocada de Huck para a dublagem.

Enrolados (Tangled, EUA, 2010)
Direção: Nathan Greno, Byron Howard
Roteiro: Dan Fogelman
Elenco (vozes): Mandy Moore, Zachary Levi, Donna Murphy, Ron Perlman, Jeffrey Tambor
Duração: 92 min.
Comentários
9 Comentários

9 comentários:

  1. Eu descobri esse filme, assistindo ao Oscar. Acho que ganhou como melhor música e o Zachary Levi e a Mandy Moore (q dublam os personagens na versão americana) foram cantar. Eu achei bem fofinho esse trailer, ainda não tinha visto.

    Eu gosto dos filmes da Disney ^.^

    É o Luciano Huck dublando o Flynn??

    Se você não tivesse dito, eu nem teria notado, não parece a voz dele. Pelo menos, não pra mim :o

    Nada a ver isso de colocar "celebridades" pra dublar achando que isso vai atrair mais o público.

    http://livrosetsurus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ah muito fofo o filem pelo menos é o que parece aushau eu não assisti

    :P

    Visite- me também uahsuashu

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti esse filme super empolgada (Eu adoro animação), mas não consegui assistir todo devido a voz do Huck, está muito tenso. Eu não gostei e sonoramente é angustiante.

    Beijos,
    Mah | Livro e Coração

    ResponderExcluir
  4. Não assisti ainda o filme, mas ouvi críticas positivas dele, e a respeito da dublagem, na minha opinião, se for bem feita, não importa se quem faz é ou não celebridade, o importante é sair impecável pra não prejudicar a animação!!!Bjoo!=)

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Assisti esse filme e achei a coisa mais fofa Adoro filmes da disney principalmente estes com um toque mais clássico me lembra de quando era criança. Sobre a dublagem me incomodou muito também não parei de pensar no luciano huck quando o mocinho falava..affs....aagha
    Ah tem promoção nova la no blog se quiser conferir.
    Bjks
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti Enrolados; não gosto muito dos filmes da Disney... Mas achei bem legal esse :B

    ResponderExcluir
  7. Eu já assisti esse filme! É fofo e engraçado! Amo os filmes da Disney!!

    ResponderExcluir
  8. Oie...vim visitar teu blog depois do recadinho no skoob! Este filme deve ser o máximo, gosto de filmes de desenhos porque fico pensando em como foi feito os efeitos visuais do filme, hehehehehe. Já estou seguindo e assinando as news por email. bjus

    ResponderExcluir
  9. gostei muito desse post amo esse filme e achei engraçado vc falar de celebridades dublando pq eu acho desnecessário.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.