Entrevista: Federico Devito e Gutti Mendonça

Oi gente!

Vocês sabem como fiquei apaixonada pelo livro O Preço de Uma Lição, né?
Então, aproveitei que gostei muito e fiz uma entrevista com o Federico Devito e Gutti Mendonça... Ela ficou um pouco grande, mas sou muito curiosa e não resisti rs. Espero que gostem (:


· Quem é o Gutti Mendonça?/ Quem é o Federico Devito?
Federico: Basicamente um garoto, que mesmo com 19 anos gosta de fazer coisas que fazia quando mais novo, mulecão, e que sempre quer ver os outros sorrindo.
Gutti: Eu também sou bastante moleque, estou sempre fazendo brincadeiras e estou sempre de bom humor, gosto de aproveitar a vida, curtir meus amigos e as pessoas especiais que cruzam meu caminho. Gosto muito de gente, adoro estar com pessoas, não importa o estilo de vida que elas levem.

· Como surgiu a ideia de escrever o livro "O Preço de Uma Lição"?
Federico: Eu e o Rogério conversamos desde sempre no msn sobre relacionamentos em geral e garotas... Um belo dia a ideia na brincadeira de "isso daria um livro" virou um de verdade! E nasceu O Preço De Uma Lição.
Gutti: Um dia o Federico fez uma brincadeira transformando em uma espécie de conto uma das histórias que eu tinha contado a ele, então resolvi comprar a brincadeira e escrevi um também com as histórias que o Federico contou, até que um dia paramos pra analisar e vimos que tínhamos um material legal para publicar um livro.

· Enquanto escreviam o livro, aconteceu alguma coisa que fez mudar o rumo da história ou mesmo pensaram em desistir de escrevê-lo?
Federico: Não, mas houveram discussões e brigas pra escolha de nomes, locais, nada muito tenso.
Gutti: É, nada de muito grave. Eu sou muito supersticioso. Federico relutou para aceitar algumas coisas por exemplo as datas e as coisas do número 21, mas ele acabou cedendo.

· Teve algum personagem que deu trabalho para vocês, na formação de personalidade, por exemplo?
Federico: Como todos os personagens são baseados em experiências nossas, com amigos, relacionamentos passados e etc, não foi tão complicado, mas mudamos alguns fatos e ações.
Gutti: É. Não tivemos grandes problemas, uma vez que tivemos pessoas de sobra para nos emprestar a personalidade e a característica que eles possuem. E não diria nem 'difícil', mas o mais 'trabalhoso' foi construir a história em cima desses personagens.

· Como foi a rotina para escreverem em conjunto? Houve muita discordância?
Federico: Sempre um respeitava o outro, eram histórias dos dois que estavam sendo expostas, mas respeitando as opiniões.
Gutti: Não tinha muito uma rotina, quando estavamos escrevendo por escrever, apenas de vez em quando, um ou outro aparecia um dia com um texto novo, só depois que resolvemos tentar publicar que aí durante um ou dois meses mais ou menos conversávamos pelo menos umas três vezes por semana, trocando ideais, textos e discutindo e encaixando as histórias.

· Qual foi a parte mais difícil de escrever?
Federico: As brigas, foram divertidas mas tinha que ser real e lembrar tudo o que foi dito, pra pesar lá na frente...
Gutti: É. Acho que as brigas sim, mas não só elas, mas todas as passagens que tiveram um sentimento mais forte, seja ele qual fosse, porque tínhamos que passar o sentimento para o leitor, como por exemplo a passagem da Beatriz, tínhamos que escrever de uma forma que o leitor ficasse com raiva do que ele fez com ela.O mais difícil era sempre que não tinhamos que só contar o que acontecia, mas passar o sentimento também.

· Qual a parte preferida do livro?
Federico: Todas as partes onde ele pensa na vida, no amor, no relacionamento a dois, gosto das citações que escrevemos.
Gutti: Essa é difícil, é o mesmo que perguntar pra uma mãe, qual a parte que mais gosta do filho. O livro é como se fosse um filho pra gente, a gente gosta de muita coisa. Mas não sei, acho que vou escolher as passagens que ele percebe os erros que comete, gosto dos pensamentos dele, das reflexões e conclusões, sempre que ele põe a mão na consciência.

· Qual foi a reação de vocês quando ficaram sabendo que o livro seria publicado pela Novo Conceito?
Federico: Muito felizes! A gente se empolgou demais! Somos fãs do Nicholas Sparks e é a mesma editora aqui no Brasil, uma honra.
Gutti: Ficamos radiantes. A gente já era fã da Novo Conceito, fazer parte do 'time' deles é realmente uma honra.

· Qual foi o papel da editora no amadurecimento do projeto até a sua publicação?
Federico: Eles nos guiaram e deram várias explicações sobre tudo, até o livro sem impresso. Mas sempre respeitaram toda a história, nada foi modificado só melhorado.
Gutti: Eles não mexeram em nada, deixaram tudo com o Federico e eu, mas nos deram várias dicas e conselhos e todos eles muito proveitosos, ainda somos muito jovens e temos muito o que aprender.

· Muitas pessoas ainda estranham o fato de dois meninos terem escrito um romance. Para vocês sempre foi fácil falar de sentimentos?
Federico: Muitas pessoas esquecem que também foram jovens um dia, o que nós fizemos foi aproveitar o sentimento e botar no papel da maneira mais pura e sincera possível que adolescentes pudessem ler.
Gutti: Homem também ama, oras. O que acontece é que nem todo homem é homem suficiente para admitir isso. A gente apenas falou o que sentia.

· Sobre namoros, vocês já passaram por alguma situação parecida com o protagonista como a proibição por parte dos pais da menina, a irmã da namorada se apaixonar por vocês, não rolar beijo?
Federico: sim, todas as histórias tem um fundo de verdade.
Gutti: sim, todas as histórias tem um fundo de verdade.[2]

· Outro assunto abordado, é a fidelidade. Como vocês encaram a fidelidade em um namoro?
Federico: É essencial, sem ela, não é namoro, é uma curtição, você namora, você gosta, cuida, preserva e ama. Sinceridade e fidelidade sempre.
Gutti: Pra mim fidelidade é o maior termômetro do relacionamento. Se um dia eu sentir vontade de trair é porque eu não tenho mais vontade de estar com a pessoa que eu estou, ou pelo menos não o suficiente. Quando eu estou com uma pessoa, se estou com ela, não tenho vontade de estar com mais ninguém. Aliás, faço questão de gritar para todo mundo com quem eu estou.

· Até onde vocês iriam por um grande amor?
Federico: Até ter aprendido o preço de uma lição.
Gutti: Até onde ele fosse.

· Gutti: Você dedica o livro à uma pessoa especial. Alguma parte da história é baseada em uma situação vivida com esta pessoa?
Gutti: Realmente, uma pessoa muito especial. É o máximo que eu posso dizer a respeito desse assunto, infelizmente.

· Federico: Qual a diferença do Federico que foi Colírio da Capricho em 2009 para o autor do livro "O Preço de Uma Lição"?
Federico: Amadureceu, aprendeu a se expressar melhor e viveu bastante em 2 anos, conheceu muita, muita gente e tirou lições e experiências de tudo isso. Feliz.

· Alguma coisa já mudou na vida de vocês depois do lançamento do livro?
Federico: Eu amo entrar no twitter e ver só replies referindo-se a ele! É muito emocionante!
Gutti: Minha rotina continua a mesma, mas pela a internet o pessoal começa comentar e falar bastante do livro e dos textos do meu blog, isso é muito gostoso, ter o reconhecimento das pessoas, ver que elas gostam do que você faz.

· E o que nós, que ficamos apaixonados pela história de "O Preço de Uma Lição", podemos esperar agora? Pensam em escrever uma continuação ou mesmo pensam em lançar outros?
Federico: Segredo!!! Não falo nada. Deixa primeiro o Brasil todo ler, hehe!
Gutti: Falamos na tarde de autógrafo em SP que temos novos projetos, mas não vamos revelar, queremos que ele seja surpresa, assim como o Preço de uma Lição foi.

Federico, eu e Gutti no lançamento do livro em SP

Quem quiser ver a resenha do livro, basta clicar aqui.
E para ver a cobertura do lançamento em São Paulo e as fotos, clique aqui.
#Dica: Vai rolar sorteio do livro bem em breve, então comentem que vai valer chance extra...

Ceile Moraes.

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista Ceile! Estou ansiosa para ler o livro do Federico Devito e do Gutti Mendonça, O Preço de Uma Lição! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! O Gutti é um fofo, né?
    Estou louca pra ler o livro, já tenho o meu aqui =D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista. Estou louca pra ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de comprá-lo :/ O Federico e o Gutti são uns fofos, só de acompanhá-los pelo twitter eu percebo isso. Ganhar o livro deles seria um ótimo presente de natal hahahah
    -Isabelle

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!! Estou super enpolgado pra ler... Parabéns pela intrevista!

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o livro é muito perfeito, concerteza o melhor livro que eu ja li *-*
    Parabéns meninos :*
    por: Nayane do Valle

    ResponderExcluir
  6. Oi! Parabéns pela entrevista muito legal! Não vejo a hora de ler o livro, estou ansiosa!
    Beijos

    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!

    Também fui no lançamento em SP, muito bom! Eles são uns fofos né? Já li o livro, e adorei!

    Beijos,
    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  8. Blog de uma garota comun que adora ler,vira uma garota famosa autora que se diverti pra valer:

    www.music-musicaedemais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ai esse livro deve ser Mara estou contando o dinheiro para ter ele em minhas mãos kk's

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    Parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da entrevista e quero muito ler esse livro. *-*

    ResponderExcluir
  11. PERFEITO *-* , eles são lindos own s2

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.