O Diário de Suzana para Nicolas - James Patterson

Sinopse: Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.


Só quero que saibam uma coisa antes de ler: não vai ser fácil escrever. Jamais imaginei que este livro, de um autor que escreve suspenses, poderia me emocionar tanto.
Guardem estas palavras: "Nós é melhor que eu".

Katie, uma editora que trabalha em Nova York, fica inconsolável quando seu então namorado, Matt, resolve terminar o relacionamento de 10 meses dos dois, sem muita explicação e justo no dia que ela preparou um jantar para dar uma notícia: ela estava grávida! Ela nunca poderia imaginar que este dia chegasse, já que tinham um ótimo convívio, gostavam das mesmas coisas, e pareciam se amar.
Ela então recebe um pacote contendo um diário enviado pelo prórpio Matt, escrito: "Diário de Suzana para Nicolas". Matt pediu que ela lesse para entender o motivo do término e é o que ela faz.

O diário foi escrito por Suzana para o filho Nicolas, para contar sobre como conheceu seu marido, pai de Nick. Matt. Suzana conta algumas coisas que aconteceram antes de conhecê-lo: era uma médica que trabalhava em Boston e tinha uma vida muito agitada dedicada ao trabalho e seu cachorro Gus, o que resultou em um infarte e a levou para a tranquila ilha de Martha's Vineyard afim de ter uma vida mais tranquila. 
Suzane então conhece Matt, o faz-tudo que está pintando sua "nova" casa e com toda a dedicação dele, ela passa a ver como ele é gentil, atencioso, lindo e acabam se envolvendo.
Assim inicia uma linda história de amor, narrada pela própria Suzana no diário. Ela conta da gravidez aparentemente tranquila, mas seus problemas cardíacos continuam assombrando a doce vida da médica.

Katie, a princípio, fica muito confusa com tudo que está lendo e começa a pensar em várias possibilidades: ele ainda é casado, ele abandonou a esposa e o filho... Mas ao contrário do que deveria acontecer ao ler as palavras da esposa do seu grande amor, ela não fica com raiva ou ciúmes, ela se sente próxima de Suzana e imagina que elas se dariam muito bem se não fossem as circunstâncias.

Sensacional! O livro inicia exatamente enquanto Katie está desolada com o término, então, nós acompanhamos todas as descobertas e sentimentos no mesmo ponto que ela.


Fiquei tão confusa quanto ela, e me senti cativada por Suzana e seu amor incondicional por Nicolas e Matt.

Enquanto Suzana descrevia Nicolas, eu lembrava de quando meu filho nasceu. Isso me surpreendeu: James Patterson falou dos sentimentos que só quem é mãe sente e conseguiu “traduzir” muitos pensamentos que eu achava que eram exclusivos. É muita sensibilidade do autor, não?

A narrativa é muito bem estruturada e o melhor de tudo: não passam só palavras diante de nossos olhos. É puro sentimento! Não foi só a história que me surpreendeu. Encantei-me com tamanha versatilidade do autor. Ele é conhecido por seus thrillers e chega pra gente com este livro transbordando sentimento?

Não posso deixar de falar das diversas lições presentes no livro! Que vontade de sair marcando tudo! Juro que se eu tivesse uma agenda ainda, anotaria tudo! Ok, eu postei no twitter.

Não vai ser novidade se eu falar que me acabei em lágrimas com este livro, né? Desta vez chorei, mas foi diferente. Eu não conseguia controlar o choro e, consequentemente, não conseguia terminar o livro. Com muito esforço e autocontrole, terminei. E continuei chorando. E se eu pensar um pouquinho mais no livro, vou chorar de novo. Me tocou de uma forma inesperada e, com certeza, vou levar os ensinamentos deste livro para toda a vida.

Preciso falar que vocês DEVEM ler urgente?

"Um hoje vale dois amanhã"
"Os barcos tão esperados/ chegam vazios ou afundam nas profundezas"
"Se eu não tiver mais nada, já terei tudo"
Ceile Moraes.


Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Esse livro parece ser muito bom e emocionante, pelo tanto que você chorou hehe (vi até que chorou lendo no ônibus rs) Nunca li nada do autor , mas quero ler, ele parece escrever muito bem, e eu acho que esse seria um otimo livro para começar!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ceile!
    Dei esse livro de presente pra uma amiga no nosso amigo secreto de fim de ano! Que pena que ela mora longe, pq adoraria pedir emprestado!
    Parece ser lindo!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ceile!

    Já li outros livros do autor e adoro seu estilo. Como sou meio chegada num grama, acho que vou adorar e ainda chorar horrores assim como vc!!!

    Acabou na entrar para a lista de "quero ler"!!

    Bjos

    Cristina Gomes

    ResponderExcluir
  4. Oi Ceile!!!
    Estou querendo muito esse livro!!! Já li tantas resenhas sobre ele e a cada uma fico com mais e mais vontade de ler! Espero que supere as minhas expectativas *-----*
    Seguindo ;)
    Bjoo ;*
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Amada, adorei a resenha - conte uma novidade - e me deixou com vontade de ler este livro. Apesar de eu não ser tão chegada ao estilo drama, me despertou a curiosidade só pela resenha. rsrsrs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Eu AMEI esse livro!! James Patterson me surpreendeu da melhor maneira possível, seu livro é emocionante!

    "Eu não conseguia controlar o choro e, consequentemente, não conseguia terminar o livro. " - Aconteceu a mesma coisa comigo. Eu queria saber o que ia acontecer, mas minha visão embaçada não deixava Kkkk

    "Nós é melhor que eu" ♥

    Beijos!
    http://livrosetsurus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Esse livro foi minha maior conquista em 2011 amei cada página e claro falei dele bem do início ao fim na avaliação do skoob merece 1000 estrelas há vou parar de falar muito senão todo mundo vai falar que estou apaixonada pelo livro (e estou)

    Beijos Ceile!

    Vai no encontro do The five dia 28??

    http://aleitoracassia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu já li este livro! Na realidade comecei lê-lo não por curiosidade mais por falta de opção.. E não imaginei que essa história fosse me trazer tantas emoções.

    Uma história surpreendente de amor que só lendo para constatar o que todos já afirmam!

    ♥ " Nós é melhor que eu" ♥

    ResponderExcluir
  9. Que linda resenha! Deu vontade de ler o livro... dei ele de presente pra uma amiga esses tempos porque achei que a historia não era legal... agora arrependi e quero ler!

    Como eu já disse em outro comentario minha ultima leitura foi o livro um dia e eu chorei taanto com ele... nem depois de terminar o livro eu parava de chorar refletindo em tudo que aconteceu na historia...

    beeeijos bye

    ResponderExcluir
  10. Vi esse livro pela primeira vez no aeroporto e adorei a sinopse...depois de ler a resenha deu ainda mais vontade!

    ResponderExcluir
  11. Já tava doida pra ler esse livro, depois dessa resenha então.... adorei!!

    bjs, a resenha tá ótima!

    ResponderExcluir
  12. Virginia de Oliveira18 de abr. de 2012, 12:28:00

    Também chorei muito com esse livro, ele é super maravilhoso, o livro é bem fino mais a história é tão intensa e profunda marca a gente.

    ResponderExcluir
  13. Esse é um dos melhores livros que já li ! Concordo com tudo o que você disse em sua resenha !Quando reli o livro,chorei de novo hahah
    beijos =)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.