Entrevista: Graciela Mayrink

Oi, gente! Como vocês estão?
Hoje trago uma entrevista com a autora Graciela Mayrink.
Graciela escreveu Até Eu Te Encontrar (resenha), que foi o primeiro livro nacional (atual) que eu li e me apaixonei

· Quem é Graciela Mayrink?
Uma pessoa normal, vida normal. Gosto de ficar em casa lendo um bom livro, ou assistindo um filme ou seriados na TV. Ou escrevendo. Mas também adoro ir ao cinema, encontrar meus amigos para bater papo. Sou uma pessoa calma, difícil me exaltar. Amo minhas cachorrinhas e não consigo pensar na minha vida sem minha irmã por perto.

· Como surgiu a ideia de Até Eu Te Encontrar?
Eu costumo dizer que a história simplesmente veio na minha cabeça. Desde o início quis uma história que fosse na universidade por ter sido uma das melhores épocas da minha vida, queria tentar transmitir isso de alguma forma. Então tentei pensar em algo que pudesse ser usado com Viçosa como pano de fundo. Se era para ser uma história que se passasse na universidade, tinha de ser na de lá.

· Você se inspirou em alguém para formar seus personagens?
Não exatamente. Acredito que cada personagem é uma mistura dos vários amigos que fiz durante minha vida e que ainda fazem parte dela. Mas não especificamente uma pessoa foi a inspiração completa para uma personagem. Apenas usei algumas características da minha irmã para compor a Flávia, mas o que acontece com ela no livro não aconteceu com a minha irmã na vida real.

· Os autores costumam comentar que os personagens tornam-se amigos de infância. Como ficou sua relação com os seus?
Sim, eles passam a conviver diariamente conosco e, como sabemos suas qualidades e defeitos, eles se tornam parte de nossa família. Eu sempre penso em cada personagem como uma pessoa real, para tentar torná-la real no livro e assim o leitor se envolver mais com a história, então é como se convivessem comigo desde sempre. E no final dá uma tristeza abanonar aquelas pessoas que começaram a fazer parte da minha vida, mas aí vem outra turma de amigos, do próximo livro, e isto ajuda a me desapegar dos antigos.

· Tem algum personagem preferido?
Não tem como escolher. Cada personagem me cativa de alguma forma, com uma característica ou ação que me agrada, mas também faz coisas que eu não faria ou age de modo que não me agrada, assim como as próprias pessoas reais. Ninguém é perfeito e tento transmitir isso. Por mais que você adore uma personagem, ela vai fazer algo que você não vai gostar, por mais que você adore uma pessoa, em algum momento ela vai fazer algo que você não faria se estivesse no seu lugar.

· Chegou a pensar em outro final para a história?
Na verdade, não. Antes de começar a escrever, eu já desenvolvo a história toda na minha cabeça. Planejo do início ao fim, já tendo seu final definido. Às vezes chego a escrever a última cena antes de terminar o livro, mas quando isso não acontece, já tenho ela toda na minha cabeça. Não consigo começar uma história sem saber como vai terminar, então é muito difícil ela ter dois ou três finais.

· Sua história não é fantasiosa e nos deixa com a impressão de ser real. O que há de realidade no livro?
A principal realidade é o amor não correspondido. Que atire a primeira pedra quem nunca teve seu coração despedaçado. Quis mostrar isso e escolhi o Felipe. É aquele cara legal, que não tem como você não gostar, que está sempre ali para o que der e vier, mas que simplesmente não te ama, apenas te vê como uma grande amiga. Isso acaba com qualquer pessoa. Eu sempre sofri por amores não correspondido na adolescência, então não vi sentido em colocar todos os carinhas se apaixonando perdidamente pela Flávia. Na vida real não é assim. Realidade também para alguns lugares de Viçosa, que realmente existem. De resto, as coisas que acontecem são ficção, mas sempre penso em atitudes reais, que podem já ter acontecido com alguma pessoa. É legal porque o leitor se identifica com aquela situação e se envolve mais com o livro.

· O slogan do seu livro e a capa chamam muito a atenção e traduz com exatidão a essência do livro. Qual foi o seu papel nestas escolhas?
O slogan eu que criei, sozinha. Eu queria algo que chamasse a atenção, que fizesse as pessoas se interessarem em ler o livro. Quis uma frase de efeito que traduzisse a essência do livro. Eu gosto de subtítulos, então provavelmente todos os meus livros terão um, porque nem sempre o título mostra totalmente o assunto ali contido. Sobre a capa, foi uma grande amiga minha, Suzan Correia, quem fez. Ela é designer e confio inteiramente no trabalho dela, foi ela também quem fez meu site e todo o material de divulgação. Aí eu já a deixei mais livre para trabalhar, apenas falei a ideia do quadro de fotos, que foi minha irmã quem teve. A ideia inicial era fazer de cortiça, muito usado quando eu era jovem...rs mas atualmente o que se encontra são os de metal, então mudamos o fundo. A Suzan fez o layout, me mostrou e eu gostei de tudo.

· Quais são os próximos projetos?
Já tenho um segundo livro pronto e atualmente estou escrevendo o terceiro. Ainda não tenho nada definido quanto ao lançamento porque deixei minha editora anterior e agora estou negociando com outras, maiores e melhores, então preciso primeiro assinar um contrato para depois ter algo concreto quanto ao dia que meu segundo livro vai para as livrarias. Tenho vários projetos na cabeça, quero fazer um curso de roteiro, já que tenho facilidade com diálogos e adoro escreve-los, mas isso tudo é mais para a frente. Por enquanto, meu foco é em conseguir lançar o segundo livro ainda este ano e terminar de escrever o terceiro.

· Como avalia a aceitação das pessoas com seu primeiro romance?
Está ótima (graças a Deus!!!!)! Eu me surpreendi porque não esperava uma repercussão tão boa quanto tem sido. Os leitores estão gostando do meu texto, da minha história e não há nada que pague isso. Não tenho como descrever a felicidade de ver meu primeiro livro tendo uma aceitação tão boa quanto tem sido.

· Você é formada em agronomia, manteve um site sobre automobilismo e escreve romances. Tem algum motivo para tanta “versatilidade”? rs
Ah, eu gostaria de ter essa resposta...rs Acho que demorei para "me encontrar", descobrir o que realmente queria fazer da vida. Enquanto isso, fui agarrando as oportunidades que apareceram pela frente, aproveitando ao máximo o que cada uma tinha para oferecer. Nunca tive medo de começar um novo projeto, largar o antigo e seguir em frente. Talvez seja por isso que tive uma vida versátil, como você falou. Se não existe o medo de recomeçar, fica fácil fazer coisas diferentes e até que gostei disso. Acho que as experiências sempre acrescentam algo na vida e para um autor ajuda bastante ter experiência com coisas diferentes.

· Um livro: A Marca de Uma Lágrima

· Um autor: Anne Rice

· Uma música: Amazing, do Aerosmith

· Uma banda: U2

· Um filme: E O Vento Levou...

· Inspiração: Essencial

· Alma gêmea: Minha irmã

· Por que as pessoas devem ler Até Eu Te Encontrar?

Não sei se alguém DEVE ler, mas fico feliz com quem tem vontade de ler. Acho que as pessoas que lerem o livro vão encontrar novos amigos, que curtem a vida e enfrentam seus problemas, sem esquecer que a amizade é um sentimento importante e que deve ser valorizado .

Agradeço imensamente à Graciela por ter respondido as perguntas e vou ser eternamente grata, pois foi graças ao livro dela que dei oportunidade aos outros livros nacionais e cada dia me apaixono mais por eles.

Espero que vocês tenham gostado (:


Ceile Moraes.

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Ai, a Graciela é uma fofaa né *-*

    Adoro ler todas as entrevistas com ela, as resenhas, as divulgações.. Até Eu Te Encontrar se tornou meu livro favorito facilmente, me encantou desde o comecinho! E o melhor: a protagonista é minha xará! rsrs.

    Achei super bacana a história acontecer na Universidade em que a autora estudou; o livro inteiro contém personagens, temas e atitudes que acontecem no nosso cotidiano, ela fez parecer que era tudo real, e eu adorei! Como a Graci mesma disse, ela tem facilidade com diálogos, eles são muito bem elaborados e tornam tudo mais dinâmico, mais gostoso.

    Eu acho super linda a relação entre a Graci e a irmã dela, são realmente almas gêmeas *-* haha. Vi em uma outra entrevista que no livro tem até algumas coisinhas da irmã dela, tipo o fato da Flávia não gostar de suco de uva, rsrs. É maravilhoso quando duas irmãs se dão tão bem assim né?!

    To suuuuuuper ansiosa pelo segundo livro, to torcendo muito pra dar tudo certo com a nova editora para que ele seja lançado o mais rápido possível! *-*

    E sou bem parecida com ela quanto á essa versatilidade. Eu terminei o ensino médio no ano passado e ainda não comecei a faculdade porque ainda não tenho certeza do que eu quero :/ Esse ano pretendo começar alguns cursos diversos, e tentar descobrir uma faculdade que me atraia mais sabe? Que tenha mais a ver comigo!

    Adoreeei a entrevista! A Graci foi super atenciosa, como sempre *-* Super recomendo o livro dela para TODOS! E to super ansiosa pelo próximo, vamos cruzar os dedinhos e mandar muita energia positiva! haha.

    Beijão,
    @flafsbp
    { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  2. A escritora e muito fofa né ! Adorei a entrevista que voce fez com ela ! Concerteza ele é muito simpatica ! Eu adoraria ler esse livro ! Concerteza esta minha lista de livros pra comprar! Ela concerteza sabe como conquistar um publico ! E fivo muito feliz em saber que a escritora é brasileira!
    Mais uma vitoria para os brasileiros ! Vou fazero possivel para ler esse livro ! Vou procurar promoções e sorteios ! Não vou parar ate encontrar esse livro ! Obrigda pela dica fabulosa desse livro !
    Voce e a escritora estão de parabens ! Beijos !

    ResponderExcluir
  3. Oieee... ontem nem deu tempo de ler a entrevista... mas hoje tô aqui =)

    Achei a escritora tão fofa na entrevista e já abri o link aqui pra ler a resenha do livro... eu resolvi por esses tempos agora como a literatura nacional é de qualidade...

    Estou esperando pra comprar uns livros nacionais em breve!!

    Eu curti o estilo literario e a forma como ela descreve, a forma de escrever dela, porque uma historia pra mim tem que ter personagens que te envolvam e conquistem!

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  4. Dei uma passadinha na resenha antes de vir comentar aqui... acho que os detalhes contados do livro me fizeram ter vontade de ler ... sou mineira e saber que a historia do livro se passa na UFV me animou a ler!

    Achei a autora super fofa pela entrevista! Assim como ela Anne Rice é uma das minhas autoras favoritas!

    Espero conseguir ler em breve o livro lançado!

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista e fiquei morrendo de vontade de ler o livro, escritor a gente vê só como um nome, depois quando a gente lê uma entrevista eles se tomam forma e se tornam mais reais e próximos. Super simpática ela *-*

    ResponderExcluir
  6. Que entrevista legal! Adorei!
    O livro dela é um dos muitos que estão na minha lista de leitura, porque eu já vi tanta resenha positiva, que esse livro parece ser incrível!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Ah a Graciela me pareceu uma fofa, confesso que não conhecia o livro dela, corri pra sua resenha pra ler , e gostei bastante ,e é muito bom prestigiar os autores nacionais .

    Bjinhuss !!!

    ResponderExcluir
  8. A entrevista ficou muito legal Ceile, a Graciela parece ser muito fofa e seu livro muito delicioso de se ler, as respostas dela só me deixaram mais curioso do que estava para lê-lo!

    ResponderExcluir
  9. Que autora mais fofa, agora eu quero ler o livro dela, só escutei criticas boas até então parece ser tão legal, ainda mais porque falar de realidade. Adorei a entrevista.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela entrevista Ceile! Estou ansiosa para ler o livro da Graciela Mayrink, Até Eu Te Encontrar! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ceile!!!

    A Graciela é realmente muito fofa! Ei li a resenha do livro dela em alguns blogs, e gostei bastante, estou louca para ler!

    Acho que a universidade é um dos melhores momentos para qualquer pessoa, e isso faz com que a gente queria ainda mais o livro.

    E também pelo fato de ser uma história um pouco mais pé no chão, faz com que nos identifiquemos com algumas situações, e querendo ou não, aprendemos com isso!

    Estou torcendo muito para que saiam tanto o segundo livro que está pronto e o terceiro que ela está fazendo. Ela merece que sejam lançados, e vai ser um sucesso!!!

    Bjoo
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir
  12. Ceile,
    acho super legal essa coisa de entrevista com o autor, mas eu tbm não costumo ler mto livro nacional atual não...
    qndo leio/li foram os classicos mesmo.
    Talvez vc pudesse montar uma sessão no blog mensal onde vc indicaria um livro nacional..

    ResponderExcluir
  13. Tava vendo aqui em outros lugares, umas resenhas, do livro.
    Apesar de eu não ler muito nacional me pareceu um bom livro, com aquela história estruturada e empolgante.

    Vou ficar de olho e tentar dar uma chance aos nacionais...
    quem sabe eu não gosto?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.