Livro de Joaquim - Laura Malin

Oi, gente!
Depois de tanto falar no twitter, depois de duas semanas tentando alinhar minhas ideias, finalmente vou resenhar Livro de Joaquim - Primeiro Volume de Tempo Perdido.

Em Livro de Joaquim: primeiro volume de Tempo Perdido, o leitor vai acompanhar a trajetória de Joaquim e Leah, que, imortalizados em 1824, aprendem a se reinventar por 188 anos, mas são incapazes de viver sua própria história de amor. Laura Malin construiu a história em dois livros, um dedicado a Leah e outro a Joaquim, com personagens apaixonantes e as contradições e conflitos do homem ao longo da história.

Durante um encontro do The Five Book Club com autores nacionais, perguntaram se rolava uma pressão das editoras para que os autores escrevessem uma série e não um volume único. Quem respondeu foi Laura Malin e ela falou que quando contou que sua história tinha 2 volumes, acharam estranho, porque teoricamente não existe uma bilogia rs. Mas ela deixou claro que seriam só dois livros mesmo, já que eram dois pontos de vista: o de Joaquim e Leah. Posso dizer que foi aí que coloquei Livro de Joaquim na minha lista de leituras futuras pra rimar. Sério, me fascina esta coisa de ter as duas versões. Por isso desejava tanto Midnight Sun e que Cable's history virassem livros mesmo. Depois disso, minha amiga amada demais Amanda Ariela me falou deste livro com tanta empolgação e não tive outra escolha: comprei.
1824, em Fernando de Noronha, Joaquim então com 27 anos está prestes a embarcar em um navio para Europa. Porém na sua última noite no Brasil, ele encontra a jovem Leah de 17 anos e seu destino muda. Leah está prometida para um marquês português que a encontrará assim que desembarcar do outro lado do oceano, mas isso não impede que o casal se apaixone e passe a planejar uma fuga para que possam se casar quando chegarem em Portugal. Tudo seria perfeito de Dom Diego não percebesse o clima entre os dois e expulsasse Joaquim do navio. Claro que isso não foi suficiente para separar (momentaneamente) o casal e Leah pula do navio e volta à costa para encontrar o amado. Enquanto tomam banho de mar, uma estrela cai do céu e os dois tornam-se imortais. Infelizmente, Dom Diego volta para buscar Leah e separa de vez os pombinhos.

Começa aí uma busca incansável narrada por Joaquim quase como em um diário. A narrativa mistura o ano de 2012 (atual de Joaquim) com os anos em que ele estava buscando por Leah. São 188 anos viajando pelo mundo, acumulando histórias pessoais, passando por muitos fatos históricos como a Segunda Guerra Mundial, a crise nos Estados Unidos... Além de amigos bem interessantes. Joaquim não deixou de viver sua vida: teve esposas, paixões, aventuras. Mas nunca deixou de seguir seu objetivo: a busca quase cega por Leah.

Não tenho palavras para descrever meu encantamento com o livro. É muito bem escrito! A impressão que tive foi de ler uma obra estrangeira traduzida pela Agir. Com uma linguagem bem aproriada à época (sem se tornar arcaica) e ao país por onde Joaquim passava, o livro nos faz ansiar pela próxima vida, pelo próximo recomeço. Não esperava pelo final, pra falar a verdade, nem parava pra pensar em como o livro acabaria, não tive expectativas para o fim. O que eu queria era só a próxima página. E, agora, quero o próximo livro, preciso saber a história de Leah... A previsão é que seja lançado ainda este ano.

Infelizmente, termino esta resenha sem ter transmitido todos os sentimentos que a leitura me causou, sério, não sei descrevê-la. Posso dizer que entrou para a lista dos melhores livros lidos e sou imensamente agradecida à Amanda por ter me enchido de expectativas. Elas foram superadas!

Ceile Moraes.






Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. Fiquei super curiosa para ler o livro agora, já tinham me falado que era ótimo, mas não imagina que ia ser tãooo bom, definitivamente vai para a minha listinha de leituras, e tomara mesmo que o outro seja lançado ainda esse ano, ai eu compro tudo de uma vez só, adoro comprar livros assim. Gostei também que a autora não vai fazer mais livros dessa história, afinal tem gente que faz mais livros só para seguir um padrão e perde a qualidade.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou passar a ler mais resenhas. Nem o título, nem a capa e nem a sinopse me chamaram a atenção. Mas a resenha... opa, esse livro vai para a minha lista de "quero ler"

    Bjs
    Pamela Chris

    ResponderExcluir
  3. é tão bom quando os livros nos pegam de jeito !

    ResponderExcluir
  4. Olá :)
    Confesso que não conhecia o livro mas adorei conhece-lo *-*
    Excelente resenha :)

    Beijos e cuide-se

    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa ! Bem pelo o que voce falou o livro
    parece ser muito bom mesmo ! Acho que vou dar uma chance a ele ! otima resenha ! beijos !

    ResponderExcluir
  6. Realmente, saber os dois pontos de vista parece bem interessante. Mas eu acho que já estou saturada de Crepúsculo (enjoei de verdade rs).
    Que encantador parece ser esse livro, quero pra mim, me dá? rsrsra

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir
  7. Bem, a capa não me interessou nem um pouco, nem o título, mas a resenha me deixou bem interessada, e quase me faz pensar na série da Allyson Noel, Os Imortais... gostei, entrou pra minha lista :)

    ResponderExcluir
  8. Ceile, que resenha linda, hein! Nossa, fiquei super feliz, e ainda mais por você ter abordado essa questão da duologia, que tanto me persegue rsrsrs. A boa notícia é que... acabei o Livro de Leah na semana passada e (modéstia parte) está incrível. Superou as minhas expectativas, a força dessa mulher é extraordinária. Quem leu Joaquim vai descobrir um monte de coisas que ele sequer imaginava. Quem não leu, vai querer ler em seguida. Espero que vocês todos curtam o novo livro. Deve sair em setembro / outubro!!!
    Obrigada por tuas palavras, irei compartilhar!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Flor o lay ficou tudo!!!!!!
    Adorei! ^^
    O livro eu não conhecia, mas já anotei aqui! ^^
    Bjs,

    ResponderExcluir
  10. Ta vendoooo! Hehrhrhr


    Quando eu falo que rh bom, eh bom meeeeeeesmo! Hehehehe

    Fico feliz que gostou a sugestao, pega caneta q jaja te mando mais!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, Ceile! Foi por esse livro que você estava surtando tanto que nem conseguia colocar em palavras o que estava sentindo? Gostei bastante da história, e como ele vive todos esses anos, uma pesquisa sobre os fatos históricos é imprescindível e pelo jeito a autora fez isso. Só não entendi como eles se tornaram imortais, foi um desejo a estrela cadente? Enfim, você conseguiu me convencer.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  12. Muito bom quando uma leitura nos surpreende né?
    Eu morro de curiosidade de ler esse livro desde o The Five ^^
    Beijão!

    ResponderExcluir
  13. deve ser mesmo! só de ler a sinopse fiquei super curiosa para ler!

    ResponderExcluir
  14. Que bela resenha , olha eu nem li o livro de Joaquim, e já estou curiosa pra ler o livro que conta a historia da Leah , fiquei aqui pensando como não foi pra ela, será que ela realmente se casou com o marquês? Enfim , adoro suas resenhas porque sempre me deixam intrigada, querendo saber mais do livro , louca pra ler .

    bjinhusss !!

    ResponderExcluir
  15. Bateu uma curiosidade aqui :)

    Só tenho uma pergunta... a "tradução" da linguagem meio antiga é bem notável?
    Deve ser bem legal ter a sensação de estar lendo algo com tanta estória...

    Assim que vc ler a versão da Leah compartilha por favor
    E faça tbm uma comparação das visões além da resenha propriamente...

    Adoro essas coisas...

    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ceile, tudo bem? Sou assistente da Laura Malin e queria avisar que amanhã ela lançará o Livro de Leah!!! Você e tuas seguidoras estão super convidadas! Será na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19 horas (Rio de Janeiro).
    A partir da semana que vem estará disponível em todo país. Estamos vendo com a editora alguns exemplares para enviar às blogueiras, me mande um email com teu email pessoal,
    abs,

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.