Nas Trevas e Na Luz - Gisele Carmona

Oi, gente! Como estão?
Hoje trago a resenha do livro Nas Trevas e Na Luz, do qual recebi por participar do booktour e li na semana passada.

O que você faria se descobrisse ser capaz de decidir o futuro de toda humanidade? Teria coragem de enfrentar as consequências de suas decisões ou tentaria fugir de seu destino? Sara percebeu estar nesse dilema quando tirou de seu repouso uma bela e misteriosa espada. Uma benção de luz e uma passagem para as trevas.

Pensei muito antes de começar a resenha deste livro para absorver melhor as coisas e conseguir falar exatamente o que senti com a leitura... Vamos lá...

Um grupo de amigos resolve visitar uma praia deserta, mesmo com Sara e Whitney não se sentindo muito bem com a menção do passeio. Sara, especialmente, é uma menina muito intuitiva e se sente incomodada, mas mesmo assim, todos vão para a tal praia. Chegando lá, resolvem se dividir: Sara e Lince vão para um lado, Whitney e Caio vão para outro, enquanto um terceiro casal não lembro o nome ficam namorando num lugar mais afastado. Esta divisão é a deixa que Lince precisava para declarar seu amor por Sara, mas quando ele começa a falar, Sara ouve alguém chamando por seu nome... Na busca pelo chamado, ela acaba entrando em um buraco na própria areia da praia e lá dentro tem um ser formado de água pedindo sua ajuda... Mas então ela vê uma espada de prata disposta numa caixa preta e é imediatamente atraída para o objeto. Ao tentar tirar a tal espada, ela acaba despertando o Lorde das Trevas, que estava aprisionado, o que compromete todo o futuro da humanidade.

Tudo começa a complicar a partir de então e o mundo entra num momento apocalíptico - os seres do exército do Lorde se alimentam de sangue humano e estes estão soltos nas ruas que agora são totalmente escuras, já que tudo que se tem é noite - sem estrelas e sem lua.
Sara, com apenas 16 anos, se sente a responsável por todo o mal causado e é a única que pode combater as trevas junto de sua espada de prata.

O livro é dividido em duas partes - o início (Sara então com 16 anos) e 10 anos depois. A primeira página foi de deixar minha empolgação nas alturas, pois a narração e todo o cenário contido ali me fez imaginar um livro um pouco diferente do que encontrei nas outras páginas. Algumas coisas atrapalharam muito a leitura, mas tudo se resume a problemas na edição. Os erros ortográficos começaram a incomodar quando se tornaram repetitivos e "óbvios". Algumas frases estavam separadas por vírgulas, mas elas não tinham conexão nenhuma. Outra coisa que me incomodou e a autora pode melhorar nos próximos livros (não sei se é só este que é assim) é a quantidade de diálogos desnecessários. Os personagens não tinham um momento de devaneio, tudo era verbalizado. Isso me deixou com a sensação de que os personagens não tinham muita estratégia - no contexto do livro, isso era necessário já que estão lutando contra os inimigos. Era como se tivesse uma jogada mortal e falasse para o oponente o que iria fazer. Senti falta daquele toque de realidade nas cenas - eu sei que é fantasia, mas faltou uma descrição detalhada de forma que as imagens fossem formadas na minha cabeça.

Este foi o primeiro livro da autora e está na primeira edição. Entendo que numa próxima os erros de edição e revisão possam ser corrigidos. O cenário e o tema do livro é muito bom, só acho que faltou mesmo um desenvolvimento convincente. Nas Trevas e Na Luz tem ainda um segundo volume, e a contar do final deste primeiro deve ser muito bom. Estou esperando uma escrita mais madura que com certeza a autora adquiriu depois deste primeiro livro.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. O livro parece ser bom ! Gostei muito da resenha ! Mas embora pareca ser bom acho que esse eu despenso gosto outros tipos de livros ! Mais aventura , romance e outros ! kkkk

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Teu blog é ótimo, parabéns. To seguindo.

    http://verbosdiversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai, problemas de edição me desanimam demais! O livro supostamente passa por editores, um ou dois erros até vai, mas quando isso começa a atrapalhar a leitura já é demais! Não entendi muito bem a relação da praia com o mundo apocalíptico... depois que ela libera o Lorde muda todo o "cenário"? Achei a capa LINDA!

    ResponderExcluir
  4. Bem, pra ser sincera não gostei da capa... com o eu disse Ceile, na série Wake m e incomodaram os erros mas valeu muito a pena... quanto a esse li vro fiquei na dúvida. Se eu tiver uma oportunidade lerei sim, mas não entrou na minha lista de desejados. =/

    ResponderExcluir
  5. Estou conhecendo o livro agora no seu blog, nunca tinha ouvido falar nele, e pra falar a verdade também não gostei muito da capa também....apesar de a sinopse ser legal, daria uma chance a ele com certeza.

    Vanessa - balaio

    ResponderExcluir
  6. Mesmo a resenha tendo esse lado negativo, me interessei pelo livro. Parece ser bastante legal, com um enredo interessante. Eu daria uma chance à ele, rsrsrs.

    Bjs
    Pamela Chris

    ResponderExcluir
  7. Estou conhecendo o livro agora, e parece ter um enredo super legal, e como você disse, ainda é a primeira edição! Torço muito para que melhore daqui pra frente, dou apoio total à literatura nacional!!
    Ao mesmo tempo que você ressaltou os pontos negativos acabei me interessando pelo livro sim haha, quem sabe né

    Bjoo
    @carol_ordonha

    ResponderExcluir
  8. Nossa que pena, acho que mesmo para uma estréia de autora o livro tem que estar decente.
    Imagina só...

    A história parece bem mundo paralelo... quem sabe eu não leio?

    ResponderExcluir
  9. Eu achava que vc já tinha lido esse livro e resenhado porque já faz um tempinho que vi o icon aqui do lado do book tour... bom digamos que não me senti conquistado pela sinopse e historia por vc contada... sei lá não é o tipo de livro que me prende na leitura sabe??

    mudando o assunto...
    Mas um livro de book tour que tem aqui no seu blog e em outros que já vi é esse Baby, vc me ama e sinceramente eu tô mega ansiosa por poder ler ele acredita?? sei lá pela capa e o nome me fez querer ler =P

    ResponderExcluir
  10. Não me convenceu não...
    Não gostei da capa, o roteiro não me passou vontade de ler.
    Enfim...
    Eu passo.

    ResponderExcluir
  11. Interessante. É um enredo bem clichê (Bem contra o Mal, salvar o mundo, objetos mágicos...), mas tenho uma atração inexplicável por esse tipo de enredo. Se a obra for bem desenvolvida, pode me interessar.

    Agora precisa melhorar em vários aspectos, como foi apontado. Ainda acrescentaria a capa, que não me agrada nem um pouco.

    Abraços,

    Fátima Menezes - @fatimamd
    http://recantodecaliope.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tua resenha ta linda! Decidir o futuro, gente que terror! :D
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Erros ortográficos me incomodam de um jeito absurdo... Eu simplesmente não consigo entrar na história, e leio obrigada, o que é muito ruim.

    E não gostei desse negócio de Lorde das Trevas e seres que se alimentam de sangue humano, sou muito medrosa e evito livros que possam me assustar! rs...

    Mas pra quem gosta do gênero e não fica neurótico com erros em excesso, deve valer a pena.

    Ju
    entrepalcoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.