Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Bom dia, queridos. Essa é a resenha de um livro que sei que muita gente já leu, mas eu não pude deixar de dar a minha opinião. Principalmente para pessoas como eu que ainda não leram porque tiveram uma péssima primeira, segunda e terceira impressão, rsrsrs. Bem, vou explicar isso melhor na resenha.

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
A primeira vez que ouvi falar da trilogia foi há apenas alguns meses, quando eu vi no twitter sobre o filme. De início, não me interessei, por que odiava o nome. “Jogos Vorazes”? Que droga de nome é esse? Ai, o livro deve ser horrível. Não horrível de mal feito, mas apenas que não fizesse o meu tipo.
Só que falavam tanto desse livro no twitter que resolvi dar uma olhada no skoob. Primeiro fiquei surpresa com sua nota: 4,7. E muitas pessoas avaliaram. Nós sabemos que é uma nota bem alta. Resolvi ler a sinopse, e novamente minha decepção afundou. Me perguntei o que as pessoas viram naquele livro.
Mas quando eu tive a oportunidade de ler, resolvi dar uma chance. Afinal, todos falavam tão bem.
E, querem saber? Ainda bem que eu dei essa chance. Porque Jogos Vorazes é um livro MUITO B-O-M! Entra facilmente para a minha lista de favoritos, com a nota máxima. Me surpreendendo completamente o que eu achei que fosse um saco se tornou fascinante. Quero dizer, pela sinopse diria que tem bastante ação. E, para mim, esse tipo de cena é cansativo. Mas é claro que a autora me estapeou.
Ela escreve de uma maneira que é impossível não continuar lendo, fora que há várias e pequenas surpresas ao longo da trama, de maneira que ficamos curiosos o tempo todo.
Melhor ainda é o fato de ser na primeira pessoa, então temos apenas as impressões e dúvidas de Katniss. O que nos faz não saber as verdadeiras intenções dos que estão à sua volta, principalmente de Peeta. É difícil dizer o que ele planeja, se é que planeja alguma coisa, até mais para as últimas páginas.
Fora que ao longo do livro você não consegue adivinhar nada, nem o que está acontecendo, o que pode acontecer, ou o mistério que envolve isso tudo. [você pode adivinhar, talvez, que Katniss ganhe, é claro. Já que, venhamos e convenhamos, é o primeiro livro da trilogia e ela é a personagem principal!]. Aliás, acho que não conseguimos adivinhar muita coisa ao final do livro. Já que muitos mistérios são deixados como ponta, e coisas bastante bizarras também... Aliás, muito bizarras... Tá, não vou discutir isso com vocês, ou então vira spoiler.
Muitos personagens me cativaram, até mesmo alguns tributos. Uma em especial vou guardar para sempre comigo. Adorei também o Peeta (suspiro). Desculpa, mas tive que declarar.
Agora, sinto também bastante ódio pelo Capitol. É claro que todos concordam comigo, quem é que gosta de um governo ditatorial como aquele? Jovens tendo que se matar todos os anos apenas para lembrar quem é que manda? Pessoas morrendo de fome e eles não fazendo nada para impedir? E, o pior: eles piorando a vida dos tributos nos Jogos apenas para garantir mais audiência.
Na boa, quero devorar a série só para ter o gostinho de ver Capitol caindo (pelo menos eu acho que é o que deve acontecer, não é? ... Não é?). E, é claro, apreciar um romance...
Para quem recomendo? Para todos aqueles que odeiam a política Pão e Circo e que não gostam de dar audiência para esse tipo de manipulação. E se gosta, creio que vai mudar sua opinião com o livro ;)


Bjs

Comentários
14 Comentários

14 comentários:

  1. Oi, Pamela! Agora então você entende o porquê de tanta gente gostar de Jogos Vorazes e o motivo de tanta gente ficar falando sobre isso como se ele fosse o melhor livro do mundo, né? Que bom que entende! E que bom que deu essa chance. Jogos Vorazes é maravilhoso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tem coisa que quando eu vejo muita gente falando, dizendo que é muito bom e tals, eu crio antipatia de imediato. Sou dessas que gosta de ser do contra. Mas não foi o caso de Jogos Vorazes, eu sabia que ia gostar do livro. Devorei os 3 livros em pouco tempo, porque, sinceramente, não tem como dormir sem saber o que vai acontecer. Meu preferido é A Esperança, espero que também goste.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que eu devo ser a única pessoa do mundo inteiro que ainda não leu nem viu o filme de Jogos Vorazes. Na verdade, só dei atenção a esse livro nos últimos meses e só posso dizer que estou muito ansiosa para ler. A história parece ser inteligente e intrigante, além de possuir obviamente ação.
    Estou procurando um precinho mais amigo pra comprá-lo, mas acho que vou acabar comprando os três juntos de qualquer jeito e o mais rapidamente possível.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Pamela! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Pamela, identifiquei-me totalmente com você. Ganhei a trilogia num sorteio, e meu primeiro impulso foi de trocá-la no Skoob. Só que, assim como você, resolvi dar um voto de confiança, e comecei a ler. E também fiquei surpreendida pela trama bem amarrada da autora... Li em dois tempos, agora estou no segundo - Em Chamas. Não vou trocar essa trilogia tão cedo no Skoob, porque se tornou uma das minhas favoritas (a primeira é a Millenium).
    Obrigada por tirar um peso da minha consciência, pois pensei que tinha sido a única a ter tido esse preconceito pelo nome "Jogos Vorazes" (que me lembrou a série de filmes Jogos Mortais; não que não tenha gostado dessa série, mas me pareceu que a trilogia talvez pudesse ser do mesmo gênero e, pior, apelativa).
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. lindo seu cantinho... mto show

    Segui se gostar, sigo na hora http://sabineslifee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Como você eu não tinha tanta vontade assim de ler esse livro, mas no fim eu fiquei com vontade e agora quero muito, muito ler! Espero poder ler em breve, e ter toda a série para ler de uma vez só!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  9. "Jogos Vorazes" também se tornou um dos meus livros favoritos. Não só o livro, mas o filme também. Estou ansioso pra ler "Em Chamas" e "A Esperança", e me disseram que a continuação é muito melhor do que o primeiro volume da trilogia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Olá Pamela!!

    Eu fui completamente oposta a voce! queria muito ler, e no fim, não achei que fosse grande coisa. Não digo que não gostei do livro, mas não AMEI como a maioria das pessoas. E como não sentir raiva de todo aquele show, né?! Terrível!

    Beijos,

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Pamela, amei sua resenha, tenho a trilogia que ganhei aqui no blog e não vejo a hora de ler, TODO MUNDO AMA JOGOS VORAZES *-* É uma crítica clara aos sistemas absurdos que precisam ser destruídos *-*

    ResponderExcluir
  12. Poxa, eu adoro o nome Jogos Vorazes! fahuehfuaehaeu Pelo menos está melhor do que a tradução pra portugues de portugal! E sim, o livro é ótimo e muito rápido de ler, porque a leitura flui. Vc nem ve que leu! Assim que é bom!

    ResponderExcluir
  13. Eu ja li e muito legal.

    ResponderExcluir
  14. Depois de ler aqui sobre jogos vorazes, deu mais um pouquinho de vontade de ler, mas mesmo assim nao esta na lista... Talvez se eu ganhasse o livro... Kkkkkk
    Brincadeira... Rs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.