Três é Demais: Romances Nacionais

Oi, pessoal!
Esta é a estreia da coluna Três é demais aqui no blog, onde vou indicar 3 livros ou filmes de um determinado tema. O primeiro tema é Romances Nacionais.

Já adianto: SOU APAIXONADA POR ESTES TRÊS LIVROS!

Livro de Joaquim
“E foi quando outra coisa começou a me cutucar: será que eu teria, na memória, capturado seu sorriso?”
Muitos podem torcer o nariz para a capa e o título, parece algo bíblico, não é? Posso adiantar que não tem nada de bíblico aqui e depois de ler, cheguei à conclusão que a capa é linda e o título traduz muito bem o livro: este é o livro de Joaquim, onde ele narra seus 188 anos de busca pela sua amada Leah – que foi levada pelo pai do Brasil para Portugal para casar com um marquês. O envolvimento do casal foi imediato: eles só tinham uma noite antes da viagem e foi justamente nesta noite que Leah com apenas 17 anos desesperada com o futuro imposto por seu pai, pede ajuda para Joaquim para fugir. A fuga não deu certo e ambos embarcaram – separados - no navio, mas Dom Diego descobriu o romance dos dois e desesperados, pularam do navio para voltar à costa. Na praia, o casal – se amando – é surpreendido por uma estrela caindo do céu diretamente para onde eles estavam. Isto torna o casal imortal, mas não impede que Dom Diego volte para buscar Leah e leva-la para seu destino: Portugal. O ano é 1824 e desde então, Joaquim viajou o mundo afim de reencontrar Leah. Joaquim acumula vidas: como é um imortal, não envelhece e a de tempos em tempos, se vê obrigado a assumir novas identidades. Laura foi muito cuidadosa ao reunir tantos fatos históricos destes 188 anos e ao mesmo tempo, narrar os dias atuais. A preocupação em caracterizar a época e o país em que Joaquim estava foi fundamental para tornar este livro inesquecível para mim.
 
"Quero vê-la feliz, mesmo que isso signifique jamais tê-la ao meu lado. É isso que me faz saber que o que eu sinto é amor."

 O Pássaro Lembrar deste livro chega a me dar um aperto no coração. Lembro de ter ficado em depressão pós-livro e sem saber como seria minha vida literária dali pra frente. Não é exagero. O Pássaro foi uma história tão rica e bem escrita que me marcou muito. Caroline Mondevieu sempre teve um espírito livre, considerado impróprio para a época que vivia: século XIII. Ela sempre foi muito questionadora e determinada, o que provocava a ira do seu pai, o temido barão Enézio Mondevieu. Com todas as imposições do seu pai, ela se vê na pior delas: o anúncio de um casamento arranjado, do qual ela não foi nem comunicada. Sabendo que não haveria saída, ela resolve fugir e traça seu plano contando com a ajuda de Bernardo, filho do domador de cavalos, um vassalo. Apesar do objetivo em comum, o “casal” não é nada compatível e vive se desentendendo. Claro que o destino se encarrega de estreitar esta “relação” e Carol e Bernardo se veem em situações que só com muita sinergia para superar. O livro é de uma delicadeza que não sei explicar. A história é sensível e toca até o mais duro coração. Uma imersão na época retratada, uma lição de amor. Impossível largar antes de chegar à ultima página. Isso, claro, se você conseguir superar as lágrimas e chegar ao fim do livro.

Sob a Luz dos Seus Olhos
“Mesmo com tantas declarações, olhares, abraços e toques, ainda não tínhamos nos beijado. Até isso não havia mudado. Eu e Paul sempre tivemos essa loucura de contemplação, não trocávamos beijos banais, daqueles que damos sem notar.”

Sei que é redundante dizer que é um dos meus livros favoritos, afinal, ele está nesta lista. Este livro me tocou tanto pela sua poesia e pela forma como retratou o amor. Elisa viajou para Londres para fazer intercâmbio e teve alguns encontros ao acaso com um jovem rapaz, muito bonito, por sinal. Foram encontros rápidos – ora para ele devolver a chave que ela deixara cair, ora na estação de trem. Desde estes pequenos acasos, Liza passou a pensar um pouquinho naquele inglês de olhos azuis. Ela nem imaginava que o dono destes olhos é, na verdade, filho dos “novos pais” de Elisa e assim, eles ficam na mesma casa e começam uma linda amizade que logo evolui para um intenso namoro. O que eles não contavam é que um imprevisto e uma atitude impulsiva de Elisa a leva de volta para o Brasil, deixando o relacionamento dos dois inacabado, mal-resolvido. Seis anos se passaram desde que ela “fugiu” de Londres quando Paul, agora um ator famoso, envia um email para Elisa dizendo que virá ao Brasil e quer encontra-la, tirando toda sua "paz" e dando um nó nos seus pensamentos. Dos três romances, este é o mais "meloso" e eu adoro isso! Christine foi muito feliz na construção desta história: você não encontra um momento de monotonia, sempre tem alguma coisa acontecendo, prendendo a sua atenção. Virei a madrugada lendo e valeu cada minuto acordada: o livro retrata o amor na sua mais pura e verdadeira forma.


Estas são minhas dicas de hoje, espero que gostem!
Se você pudesse indicar três livros nacionais, quais você indicaria?

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Até hoje só li um romance nacional. O nome dele é "Para Sempre Ana" do autor Sérgio Carmach, e eu gostei muito, pois além de romance, teve muito mistério e investigação.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei ler sobre o livro Sob a luz dos seus olhos. Quero comprá-lo e lê-lo logo... eu me interessei também pelo Livro de Joaquim, mas não para comprá-lo agora...


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Só conhecia "O Pássaro", e estou super interessada nele. Gostei de saber sobre os outros. ^^
    Legal a coluna. (:
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos três mas Sob a luz dos seus olhos foi o que mais me atraiu, ele tem cheiro de final feliz ^^

    ResponderExcluir
  5. De romances nacionais sou MEGA fã da Paula Pimenta... Ela é perfeita!!!

    ResponderExcluir
  6. Ownnnn, Ceile, querida!
    Só vi hoje esse post...

    Obrigada por incluir o meu "O Pássaro" entre as indicações!!!! Fiquei muito feliz com cada palavra que escreveu sobre ele, e por saber que ele a tocou com tanta profundidade!!!!


    Um grande beijo!!!

    Samanta Holtz
    <3

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.