3éD+: Desenhos para Chorar Igual Gente Grande

Oi gente!
Eu e a Ceile  tentamos escrever a introdução do post, mas tudo que veio foi isso:






"Saudade não tem idade"

Toy Story 3
Me desculpem por escrever isso chorando. Eu sei que vocês nem estão vendo, mas sim, as lágrimas estão saindo. Lá em 1995 tivemos o primeiro Toy Story que narrava a vida dos brinquedos em conflito com a chegada de mais um aniversário de Andy, afinal, será que alguém seria substituído? Será que Woody, o cowboy melhor-amigo-companheiro-parceiro de Andy ganharia um concorrente? Pois é, tudo isso começou há 15 anos (a animação foi lançada em 2010) e Andy já não é mais aquela criança. Ele já está indo para faculdade e precisa decidir o destino de seus companheiros de infância. Eles vão para o sótão, para o lixo ou para doação? Sabe, este é o tipo de animação que não nos prende apenas com a história narrada. Ela nos faz pensar sobre a nossa infância, sobre os brinquedos que passaram por nossas vidas. O que nós fizemos com eles? Nós deixamos que outras crianças tivessem a oportunidade de se divertir ou simplesmente abandonamos? Ou, pior, nós nem lembramos que fim nossos queridos companheiros de tantas histórias tiveram, certo? Isso é o que Toy Story propõe: e se os brinquedos tivessem vida? Duvido alguém não se comover e pensar um pouco melhor sobre a infância e o destino que nossos brinquedos tiveram. Toy Story 3 é triste. Muito triste. Eu sei que é uma animação infantil, mas acredite, ela é para jovens e adultos. Sempre digo que "TOY STORY 3 IS THE NEW TITANIC" porque esta sequência me arrancou tantas lágrimas quanto a história do navio naufragado. Toy Story toca no fundo da nossa alma e nos faz pensar muito muito muito. Assim como me fez chorar. Uma lembrança triste de que nós crescemos e deixamos muitas coisas para trás, inclusive nossos fiéis companheiros de aventuras da imaginação. Woody, Buzz, Rex, Cabeça de Batata e todos os outros partiram meu coração. Assistam, assistam, assistam. Vocês têm que ter esta triste nostalgia. É triste, é linda. É Toy Story 3.



"Olhe para dentro de você, você é muito mais do que você pensa que é."

O rei leão
Sem dúvidas, "O rei leão" é o filme que eu mais vi na vida (e também o que eu vou saber pra sempre a maioria das falas e das músicas de cor). Apesar de ser um desenho infantil, ele levanta como nenhum outro temas importantes como: a perda de alguém que amamos, o peso do nosso passado e das nossas decisões, e o fato de aceitarmos quem somos de verdade.
Tenho que confessar que quando pequena eu me divertia horrores vendo o filme (e encenando algumas cenas com as minhas irmãs). Mas tinha uma parte do filme que eu não gostava muito de ver, porque ela me fazia chorar brotar lágrimas dos meus olhos, e depois de um tempo percebi que eu não chorava porque era uma cena ruim, mas sim porque ela me emocionava muito. Sim, aquela fatídica cena em que Mufasa acaba sendo pisoteado pelo bando de antílopes depois de salvar a vida do filho. Só de pensar nela meus olhos já se enchem de lágrimas. Nela fica tão explicito o quão intenso é um amor de um pai por um filho e vice versa que não tem como não se emocionar. *Limpa a lágrima* Mas claro que o filme não deixa de dar outros motivos para chorar também, mas de rir, com as palhaçadas de Timão e Pumba. Sem contar o amor fofo de Nala e Simba, com aquela música tema linda (que me fez chorar também quando eu assisti em 3D no cinema). Enfim. Rei Leão vai ser pra sempre meu desenho preferido, e eu não vou deixar de assistir e me emocionar com ele nunca.


"Booooooooo!"

Monstros S.A.
Quem nunca ouviu falar do bicho-papão? Quem nunca teve medo do monstro do armário? Inspirados pelo drama da maioria das crianças na hora de dormir, a Disney resolveu trazer mais uma animação para nos divertir e, mais que isso, nos emocionar. Imagine que os monstros também têm seu lugar no mundo e vivem em uma sociedade bem parecida com a nossa: uma cidade normal, só que os moradores são os famosos "monstros de armários". Assim é Monstrópolis. Toda energia da cidade provém da empresa Monstros S.A. onde os gritos das crianças assustadas são coletadas em cilindros e garantem o funcionamento elétrico de toda a cidade. É proibido qualquer contato físico com as crianças, isso pode ser fatal (ao menos é o que eles acreditam), até que uma menininha muito esperta, passa pela porta e entra na Monstros S.A. Sim, é a linda da Boo que encantou milhares de pessoas. Decididos a manter sigilo sobre a criança e tentar devolvê-la ao seu quarto em segurança, Sulley e Mike enfrentam muitas aventuras e descobertas. Impossível não se apaixonar pelo trio Boo, Sulley e Mike. O laço formado entre os três é tocante. Dei muitas risadas com Monstros S.A e queria uma Boo pra mim! Quem não se apaixona quando ela chama aquele monstro gigante que é o Sulley de "Gatinho", ou mesmo quando ela tenta falar "Mikeazowky"? Lindo, genial e emocionante. Existe alguma forma de assistir àquele final sem derrubar uma lágrima?


Tem como não se emocionar com esses desenhos lindos? Mas e você, qual foi o desenho que mais te marcou? Conte pra gente!

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS PESSOAL! \o/



Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Meu Top é Up - Altas aventuras.
    Procurando Nemo.
    Monstros S.A.

    Eu não gosto de O rei leão =/ Nem de Toy Story!

    Beijocas!

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  2. Adoro Monstros S. A. *0* é tão fofo!!! Ahh, a gente volta a ser criança com esses filmes. São tão bobinhos mas tão verdadeiros não é? Acho muito fofo *-*

    ResponderExcluir
  3. Amo estas animações.. uma que me emocionou bastante foi Procurando Nemo.. Até hj me pego vendo akele filme várias vezes e me emocionando com as mesma cenas...

    ResponderExcluir
  4. Olha! Desses filmes escolhidos, só assisti o "Monstros", e achei bem triste também. Os outros dois, já escutei quase todo mundo falando que também choraram horrores. Deve ser por isso que preferi não assistir, pelo menos, por enquanto. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Dos desenhos que você listou, prefiro Toy Story e Monstros S.A.

    :)

    ResponderExcluir
  6. E se eu disser que nunca assisti Rei Leão? Na verdade eu acho que assisti quando era muito pequena, mas não lembro, todo mundo fala dessa cena e por isso eu tenho medo de assistir agora, os outros eu conheço mas nunca parei para assistir. Sim eu assisti Toy Story 1 e 2, mas o 3 acabou ficando de lado, não sei porquê. O filme que eu mais assisti até hoje foi A pequena sereia, mas ele não é triste, mas é lindo, eu fiquei sabendo da história original e fiquei bem triste.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelo post emocionante, Ceile!^~

    Hummm... Não gosto de Toy Story - assisti os 3 filmes com minha sobrinha, a cada vez que foram lançados, mas serio, não me alcança.

    Não curto Rei Leão, é verdade... Mas sempre fiquei à beira das lágrimas ao ver a cena de Mufasa morrendo. E curiosamente, você citou justo esta parte.

    Engraçado... Você tocou num ponto que me fez pensar - a cena que Mufasa morre.

    É uma cena de desespero, dor e horror. Sinto os mesmos sentimentos quando o pequeno Marlin começa a angustiante busca por Nemo, sozinho e completamente desesperançado em meio à imensidão do mar. São duas animações diferentes, mas a evocação de sentimentos são idênticas.

    E é isto que me marca.

    Em Como Treinar seu Dragão, vejo o mesmo sentimento no Banquela quando, depois de semanas e meses, ele consegue voar por si mesmo, DESESPERADO de medo pelo fato de Soluço estar lutando contra um dragão sanguinário e violento sozinho.

    As cenas que mostram ele arranhando a encosta do desfiladeiro, tentando sofregamente sair dali já que não pode voar - assim como a cena subsequente, qdo ele finalmente sai voando pela planície - me faz sentir arrepios e enche os olhos de lágrimas.

    Porquê?

    Por que é um sentimento visceral de agonia, de medo pelo destino de alguém que amamos.

    Marlin, Mufasa & Banguela me fazem sentir isso de uma forma sobrenatural, acredito.

    E o motivo disto remonta à minha idade de 5 anos - hoje tenho 38 - quando, também na comemoração ao dia das crianças na escola infantil onde eu estudava no Jardim I, assisti pela primeira vez e arrodeada de amiguinhos, o filme que sem dúvida iria me marcar para o resto da vida: Bambi.

    Acho que você pode imaginar qual a cena que impactou a menininha de 5 anos de forma tão definitiva, não é? ^^

    A morte da mãe de Bambi.

    *enxuga as lágrimas*

    OK, então terminando este comentário kilométrico, ae vai meu Top:


    - Monstros S.A. - 3º lugar

    - Procurando Nemo - 2 º lugar

    - Como Treinar seu Dragão - 1º lugar

    - Shrek 4 - Menção Honrrosa
    *__________________________*



    Como Treinar seu Dragão tem um peso ainda maior por causa da cena em que Soluço e Banguela saem, lado a lado, do quarto do rapazinho para enfrentarem os vikings da vila que estão fora da casa de Estóico, aguardando-os: os dois juntos, unidos na amizade... e em suas deficiências físicas.

    É final de filme que com certeza, alguém sempre me vê chorando ^~

    Eu adorei o Shrek 1, AMO o Shrek 2 e abominei o Shrek 3 (que merda foi aquela?? ><). A série não está incluída no meu Top por não apresentar a linha de situações que procurei.

    Mas a menção honrrosa do Shrek 4, vem da cena em que, após descobrir que toda sua vida foi apagada da existência - e com ele, as vidas de todos ao seu redor foram alteradas por isso - Shrek pega um brinquedinho de sua filha (que ficara em sua roupa), senta no toco de árvore... e chora.

    Chora de tristeza e arrependimento por tudo o que sentia pelos filhos à época em que sentia uma necessidade egoísta de fugir de Fiona, dos próprios filhos, dos amigos, enfim das responsabilidades e por reconhecer o esmagador peso de que nunca mais poderá abraçar ou ver os próprios filhos outra vez.

    Novamente, foi a cena que mais me tocou o filme inteiro, apesar de eu ter gostado bastante dele.

    Oh, Deus! Ceile!!!

    Me manda parar de digitar, please ><*

    Olha o tamanho deste coment! O____O

    Isso não está mais kilométrico não... está indecente mesmo!! T.T

    Ok, darling, vou indo aqui...

    E faltando 17 minutos para terminar o Dia das Crianças em 2012...

    Uma CHUVA DE PANDINHAS FOFOS para você, Ceile!

    Novamente, muitíssimo obrigada pelo post! Emocionante tanto pelo tema abordado quanto pela sensibilidade nas palavras!

    Illy

    Illyana HimuraWakai
    illyana.himura@gmail.com
    @IllychanHimuraW

    ResponderExcluir
  8. Não gosto muito de Toy Story. Já o Rei Leão e Os Monstros são ótimos. Nos animes, tem muitos que ótimos. Se fossemos relacionar todos, iria ficar enorme o comentário.

    ResponderExcluir
  9. Para ficar emocionado, realmente!
    Mas nenhum destes supera Up - Altas Aventuras. É lindo! :(

    ResponderExcluir
  10. ja vi os tres e me senti muito emocionada com todos,mas o primeiro q vi foi o rei leão,na epoca da fita cassete!rsrsr ele me deixa chorosa ate hj!!!!

    ResponderExcluir
  11. Irmão Urso e Monstros S.A....é muita emoção!

    ResponderExcluir
  12. ME ACAAAAAAAAAAAAAAAAABO DE CHORAR COM TOY STORY 3!!!

    Não é oum filme para criança, é um filme para quem entra na fase adulta e deixa seus brinquedos. Eu acompanhei Toy Soty desde criança, então fez parte da minha vida. Agora eu me formando na faculdade, assisto esse 3 e é... ;(
    dá um aperto no coração! nossa!
    É MUITO EMOCIONANTE /falo mesmo!

    E.. o brinquedo é para ser brincado.. aí lembro das minhas barbies ensacadas e no guarda-roupa ;( .. mas um dia elas voltarão a sser usadas *.*

    ResponderExcluir
  13. Toy Story é meu preferido, apesar de eu não chorar assistindo, ahuahua.

    ResponderExcluir
  14. Normalmente fico com os olhos cheios d'agua na Dama e o Vagabundo, em especial na parte onde a carrocinha cai em cima do Caco :~~

    ResponderExcluir
  15. *So manly tears*

    Confesso que choro até hoje vendo Toy Story 3, chorei no cinema, em casa e se um dia estiver vendo com amigos, choro de novo.
    O Rei Leão eu vejo desde criança, mas não consegui assistir em 3D. :(
    E Monstros S.A. eu não curto tanto, meu irmão que gosta, mas a história é fofinha. ♥
    Beijos,
    Ananda
    http://www.entrelinhascasuais.com

    ResponderExcluir
  16. Mas faltou um filme muito importante nessa lista:

    Up! Altas aventuras

    Gente que filme sensível!!! Eu me acabo de chorar com aquele começo mostrando a história dos velinhos... tanto na parte que ela perde o filho quanto depois quando ela morre e mostra ele fazendo as coisas que ele fazia com ela e agora faz sozinho! *snif*
    O final também é lindo quando ele deixa a casa que ele não queria se desapegar... aí ela para exatamente onde ele queria!

    Também morri de chorar no toy story 3.... também fiquei refletindo para caramba... que bom encontrar essa resenha... achei que era só eu hahahha...

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Preciso confessar.... Toy Story 3 me fez chorar muito... rsrsrs

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.