Marina - Carlos Ruiz Zafón

Oi gente!
Halloween chegando, vim trazer pra vocês a resenha de um livro que me fez ter muito medo.
Uma menininha bonitinha, com um nome bonitinho, em um livro bonitinho, só dá pra esperar uma história de amor bonitinha né? Ou não...

Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu.

A história de "Marina" é passada em Barcelona, em meados do ano de 1980. Oscar é um adolescente que vive em um internato e tem como hobbie dar umas escapadas do colégio para andar pelas ruas da cidade. Em uma dessas saídas, ele acaba indo até casarão, que acredita estar abandonado, e entra na propriedade. Completamente hipnotizado por sua curiosidade, Oscar pega um relógio quebrado que achou dentro do casarão para examinar melhor. Em seguida, um senhor ranzinza aparece e o coloca para correr.

No susto, Oscar acaba levando o relógio consigo. Por mais que ele tenha se assustado, o garoto não consegue ficar em paz com o fato de ter saído com o relógio, que parece ser tão precioso ao dono, apesar de estar quebrado. Oscar então resolve voltar ao casarão para devolvê-lo. Nessa segunda visita então, ele conhece Marina, e fica completamente encantado por ela. Ele conhece também Germán, pai de Marina, que sem conhecê-lo acabou o espantando da casa há uns dias atrás. Os dois acabam se afeiçoando a Oscar, e ele logo passa a fazer visitas frequentes a eles. Oscar e Marina ficam cada vez mais amigos, e a atração entre os dois é inevitável. Um dia, em um passeio pelas ruas de Barcelona, os dois acabam indo até um cemitério e lá, encontram uma misteriosa mulher. Com a curiosidade aguçada, eles resolvem seguir a moça, indo até uma estufa. E aí o terror começa. Sem querer os dois embarcam em uma aventura cheia de mistérios, segredos e fantasmas. E acreditem, é uma história impressionante.

Apesar do reduzido número de páginas, Zafón consegue detalhar muito bem bem todas as sensações de suspense, medo e entusiasmo que Oscar e Marina sentem durante essa missão dos dois. Junto com isso, vamos presenciando também o amor que se torna cada vez mais forte entre eles. Apesar de este não ter sido, na minha opinião, a história principal do livro, ele dá uma beleza singular ao enredo (e emociona muito em algumas partes). Eu, medrosa do jeito que sou, fiquei tão impressiona com as cenas de suspense e todo o mistério que Oscar e Marina tentam resolver, que não me ative tanto ao romance dos dois. Fiquei duas noites sem dormir por causa do livro. Ele me fez ter pesadelos. Ok, vocês podem falar: Ah Carol, mas nem é tão medonho assim. Mas pra mim, a escrita de Zafón foi tão realista, que eu me vi presa à história e durante os três dias em que li o livro, eu vivi na assustadora Barcelona de 1980. E apesar de todo o medo, foi exatamente por causa da realista e impressionante escrita de Carlos Ruiz Zafón que eu acabei virando uma grande fã dele.

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Não tinha ideia que esse livro era com essa temática de terror...

    ResponderExcluir
  2. Ai, Carol, como eu tinha te falado: nunca iria imginar que este livro fosse assim de tirar o sono. Não lá de ler sinopses, então acabei comprando achando que era um romance e tanto (e pequeno - aka rápido de ler).
    Sério, também sou muito medrosa, acho que vou adiar a leitura u_u

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei esse livro, em algumas passagens eu fiquei tão curiosa para saber o que viria em seguida que cheguei a ler um tanto atropeladamente para ver o desenlace de cada aventura dos dois.

    ResponderExcluir
  4. Zafón realmente consegue te prender às suas palavras! Adoro seus livros, e essa frase "Todos temos um segredo trancado a sete chaves no sótão da alma. Este é o meu." é instigante, não é? Acho que esse livro tem bastante suspense tbm, ainda mais qndo se desenrola no cemitério. Fã de carteirinha do Zafón.

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah, Carol! Uma ótima resenha, parabéns! Estou com muita vontade de ler e saber que mistério é esse!

    ResponderExcluir
  6. A Cah resenhou este livro lá pro Nosso Clube do Livro e AMOU. Já tinha ficado com vontade de lê-lo ao ler a resenha dela, vendo a sua agora, aí é que fiquei mais empolgada ainda!
    Sem dúvida é um livro que precisa ser lido!

    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  7. Já faz muito tempo que estou querendo ler algo do Carlos Ruiz Zafón, mas até agora não consegui. Gostei bastante da história, e não imaginava que o livro era desse gênero. Mais um motivo pra eu ler o mais rápido possível.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. O gênero suspense me agrada muito mas nunca pensei que deixaria sem dormir, eu sou o tipo que fica bem impressionada com as coisas então eu ia ficar realmente sem dormir e pensando nas coisas que aconteceram ao longo da narrativa, essa resenha é aquela que não entregou muito sobre o mistério o que me deixou curiosa pra saber mesmo tendo que ficar sem dormir :)

    ResponderExcluir
  9. Eu sou muito medrosa, muito mesmo, mas ainda assim fiquei curiosíssima pra ler o livro. Deve ser uma ótima leitura apesar de... rs.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro e o fato de ter te tirado o sono me anima mais em ler, rs, parece ótimo, impactante, assombroso.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia do que se tratava a historia, mas li tua resenha e confesso que fiquei curiosa ;o
    adoro suspense *O* acho que vou gostar do livro /o/

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia o livro mas depois de ler sua resenha sinto-me inclinada a ler o livro. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  13. Eu também virei fã de Zafón graças a "Marina". A narrativa do autor é mesmo maravilhosa.
    Confesso que não me prendi tanto ao terror da história, mas amei a maneira como o Zafón conseguiu misturar tantos elementos diferentes e fazer tudo funcionar tão bem. O universo criado por ele é sempre inesquecível.

    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.