O Sonho de Eva - Chico Anes


Quando ouvi falar do livro pela primeira vez achei que fosse, bem, chatinho. Sei lá, não chamou minha atenção, não prendeu minha vontade. Então eu li uma resenha positiva, a Ceile perguntou se eu queria ler então pensei: por que não?
E, nossa!!!!! Ainda bem que eu não perdi essa história maravilhosa. E espero que vocês, assim como eu, também não percam essa oportunidade ;)


Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada por Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.
O livro chamou a minha atenção desde o início, com o curioso suicídio de Anna e logo depois a conversa entre Ivan e o misterioso emuitofilhodap*ta chinês [sim, ódio profundo dele]. Depois do primeiro capítulo, tudo envolve mistério (eita, quanto mistério) e perigo. Ou seja, é aquela ânsia para descobrir o que está oculto e torcer para que tudo dê certo com o menor número de mortes possíveis, hehehe.
Aliás... antes de recomeçar a resenha, acho que devo explicar uma coisinha sobre sonhos lúcidos. Quantos aqui já conseguiram controlar seus sonhos? Provavelmente a maioria, mas esse é um acontecimento, digamos, raro. E não é uma experiência para lá de arrebatadora... Mas e se em todos (repito: todos) os seus sonhos você pudesse controla-los, fazer o que quiser neles? Desde viajar à Disney ou beijar aquele personagem sexy (sim, Damon, é com você, rsrsrs). Pois então, esse é o conceito de Sonho Lúcido, o que Eva estuda e o que a Yume quer usar para controlar as pessoas. Como?
 
Se você sonhasse sempre a mesma coisa, não acabaria por confundir ilusão com realidade? Pular do edifício, sonho após sonho, inúmeras vezes. Uma bela noite não sairia da cama e saltaria para a morte?

No fundo não seria muito diferente quando você está assistindo uma novela e acaba se apegando a alguns costumes ou gírias que assiste, só que de uma maneira mais profunda e discreta. E muito, muito mais perigosa.
Voltando...
Assim que Anna morre e Eva descobre sobre o desaparecimento do filho ela é convidada para trabalhar na Yume. Mal o convite é formulado um indiano aparece dizendo para Eva não aceitar, que a Yume é perigosa, que ela iria acabar morta e que os sonhos e a vida dela seriam roubados.
Por que ela aceita? Ora, por que ela é uma mulher inteligente e sabe que eles estão com o filho dela e que precisa correr esse risco. Ela é uma daquelas mulheres inteligentes que não faz burrada o livro todo, como muitas mocinhas em muitos livros... Não diz o ditado?: mantenha seus amigos perto, seus inimigos mais perto ainda? É claro que a Yume também conhece, mas aí já é outra história.
E enquanto Eva está na Yume, procurando pelo filho e por um jeito de deitar abaixo os planos da Yume, observamos Alec, seu ex-namorado, em paralelo. Ele, aqui no Brasil, também está tentando descobrir o que exatamente aconteceu com Joaquim e também sobre a verdade nos sonhos lúcidos. Assim como organizações secretas e teorias da conspiração. UOU, fantasioso demais? Talvez não...
Enfim, o livro foi bem estruturado para prender o leitor, ele têm personagens fortes, inteligentes e alguns muito cruéis (sim, ainda com raiva). Enfim, eles foram bem criados, a história bem narrada. Adorei! Ah, falei também que o livro é inteligente? O autor pesquisou bem sobre o que ele falava, inclusive a teoria de Libet (apesar de eu continuar acreditando em livre-arbítrio).
Esse é um livro impressionante e, de certa forma, instrutivo. Gosto de histórias com toques acadêmicos. Não há melhor maneira do que saber de tudo um pouco aprendendo num livro e depois pesquisando na net para confirmar.
Recomendadíssimo para quem gosta de boas histórias e quer conhecer mais da maravilhosa literatura nacional.



Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Olá!

    Nossa, estou super enrolando para ler esse livro, mas a sua resenha me empolgou!

    Toda vez que pego nele, desanimo e acabo não lendo. Mas parece ser realmente muito bom né? Ele será o próximo a ser lido!

    Realmente, eu também adoro livros que me ensinam alguma coisa e depois eu fico pesquisando sobre aquilo e aprendendo cada vez mais.

    E claro, que não sonha em beijar o Damon? rs

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  2. A capa é feinha... :(

    Essa temática não chamou a minha atenção.

    Ainda bem que vc gostou, é tão ruim quando lemos algo e nos decepcionamos.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. eu nao sei se leio esse livro, teve uma época que eu estava super empolgada, agora eu nao to muito nao sabe

    ResponderExcluir
  4. Assim que vi a sinopse desse livro, me lembrei logo do filme "A Origem". Não sei se são parecidos, mas abordam o mesmo tema. Como gosto bastante de livros nesse gênero, acho que vou gostar bastante dele.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamela!
    Que bom que deu uma chance ao livro e se surpreendeu!
    Eu ainda não li, mas tenho vontade. Acredito que eu também gostaria, porque gosto do tema.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler esse livro. Li algumas resenhas e achei todas interessantes. O tema relacionado com sonhos, misturado com tecnologia, deve ser bom. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  7. Ai, eu não gostei muito do início e acabei abandonando. :S Infelizmente, porque parece ser um livro com uma história bem bacana, mas acho que tem muita gente que iria gostar muito mais do livro do que eu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ai, Pam, fico feliz que você tenha gostado do livro. Tive a oportunidade de conhecer o Chico na Bienal de SP e ele falou sobre os sonhos lúcidos e fiquei bem curiosa.
    Já li as primeiras páginas de O Sonho de Eva e confesso que achei intrigante (aquela parte do suícídio e o chinês).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Estou curiosa para ler esse livro
    li algumas resenhas dele e achei super interessante.=D

    ResponderExcluir
  10. A resenha em alguns pontos me deixou com vontade de ler mas ainda fico com o pé atras quanto a esse livro, talvez por gostar de romances esse não seja meu gênero preferido. A Eva parece ser uma personagem bem trabalhada e interessante apesar de tudo, se surgir a oportunidade com certeza irei lê-lo :)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.