Precisamos falar sobre livros abandonados


Este post vai ser uma carta de alforria pra mim. Ele é a oficialização que eu realmente abandonei alguns livros. Sabe, tentei separar ao máximo os livros realmente abandonados e os livros temporariamente abandonados.

Lá no início, quando eu comecei a ler compulsivamente, eu lia de tudo: não importava se eu demorava 15 dias pra ler um livro, não importava se a história não me agradava ou se o autor tinha uma narrativa maçante: lá estava eu, alegre e saltitante lendo o livrinho nem tão amado assim até o final. Este é o que chamo de estágio 0. Acontece que: 1. Com o tempo e o descobrimento de ofertas imperdíveis na internet, eu comecei a comprar mais livros e isso impactou no segundo item; 2. Eu tinha pressa para ler algum Livro Adquirido nas Ofertas Imperdíveis; 3. O surgimento do blog e, consequentemente, as parcerias que resultaram em recebimento de mais livros, mais desejos literários, mais compras compulsivas; 4. Eu tinha mais pressa ainda para ler algum Livro Adquirido nas Ofertas Imperdíveis ou os livros de parceria; 5. Eu ficava com a sensação que naquele tempo que eu passava com um livro que não rendia, estava perdendo mais um dia de uma boa leitura; 6. Conforme você vai acumulando leituras, você vai ficando mais criteriosa e ao menor sinal de chatice, você já quer largar o livro.

Pois bem, fazer esta lista vai doer meu coração, porque admitir que está oficialmente abandonando um livro me dá a sensação que fracassei. Mas, pensando bem, eu abandonei estes livros há um tempo, já era hora de definir nossa relação.


Tormenta
Esta série divide opiniões, alguns amam e muitos outros não suportam. Preciso falar: Li Fallen ainda lá no começo da minha jornada de leitora compulsiva e ainda estava naquela fase de: demore 15 dias, se mate, mas leia! E foi exatamente isso que aconteceu: eu li, mas não ligava se demorava, até consegui me envolver com a história, digamos que eu não tinha a visão que tenho hoje (item 6). O ponto alto do livro foi quase no final e cheguei a derrubar algumas lágrimas (muita maldade da autora, devo dizer). Lembro que fui falar pra minha amiga sobre o livro e lembro de ter pontuado que era muito devagar e meio confuso. Então veio o lançamento de Tormenta e com esta capa lindíssima ficava muito difícil resistir e bem, este foi um caso de item 1. Só que... Veio o item 2, e o 3 e o 4 e o 6 e... Ele entrou na lista “Precisamos Falar Sobre Livros Abandonados”. Não consegui sair da metade do livro pela lerdeza, pela troca brusca de cenário, pela burrice e ignorância da protagonista, pela falta de definição de foco, pela confusão. Não agradou, não sei se volto. Confesso que tenho também o livro Paixão (inclusive todos autografados pela autora), mas é só por capricho e vaidade de ter estas capas lindas na estante.



Estrela da Noite e Infinito

Já vou começar confessando: só li os primeiros quatro livros porque ainda me encontrava no estágio zero. Para Sempre, primeiro volume desta série de [ironia] incontáveis [/ironia] seis livros, é bem razoável, um bom primeiro livro, mas se eu puder te dar um conselho, lá vai: não se engane! Ótimo começo, mas com alguns sinais que a coisa vai demorar pra sair. Me apaixonei por Damen, até curti a Ever e suas peculiaridades, mas então veio Lua Azul. Eita livro demorado! E, bem, retire o que eu disse sobre Ever: ela é aquele tipo de pessoa que se puder estragar as coisas, ela vai estragar um pouco mais! Tá, quem lê dois, lê três, e lá fui eu comprar o terceiro livro, Terra das Sombras. Bem, perto de Lua Azul, posso dizer que a coisa melhorou, mas sério, ali foi a confirmação que não teríamos nada resolvido até chegar em Infinito, o gran finale. Quem lê três, pode ler quatro, certo? ERRADO! Não consegui chegar à metade e assim que o último livro chegou, tudo que eu fiz foi ler a última página, como sinal de rendição, uma bandeira branca sinalizando: “Eu desisto de você, Série Os Imortais!”.  Alyson escreve bem, ah, isso ninguém pode questionar, mas me senti completamente enganada ao ver uma série deste tamanho tão redundante, sempre com as mesmas coisas e a troco de quê? Não, nem vou comentar qual o grande objetivo da coisa. Moral da história: se tudo está dando certo, não se anime, Ever vai por tudo a perder!



O Milagre

Pode parecer loucura abandonar um livro do Nicholas Sparks mas é, isso aconteceu.  Apesar do Nick ser um dos meus autores favoritos, não consegui ler “O Milagre”. Comprei o livro por puro impulso, estava conhecendo os livros do Nick e queria ler todos desesperadamente, conhecer a todo custo a obra dele. Mas, ao contrário dos outros livros que eu AMEI, esse não consegui  sair dos primeiros capítulos. Não curti nada nele. Nem os personagens, nem o enredo. Não sei se foi implicância, ou se o santo não bateu mesmo com ele. Mas gente, tudo era muito entediante! E não entendi bem o lance com uns fantasmas da historia da tal cidade que acontecia tudo.  Resolvi então deixar de lado (com muita dor no coração) o livro e partir pra outro. E até hoje não tive a mínima coragem de voltar a ler ele. Agora fiquei sabendo que a continuação dele, À primeira vista, vai sair mês que vem. E bom, estou tentando considerar a possibilidade de voltar a ler ele, apenas pelo fato de que eu não consigo ficar sem ter/ler um livro do Sparks. Mas ai, só de pensar em voltar a ler ele me dá uma preguiçZZZzzzzzzzzzzzzz... Então quem sabe com muita muita mesmo força de vontade um dia eu volte a ler ele. A esperança é a última que morre, né?


Série House Of Night
Don’t shame me, please! Fui guerreira, li seis livros da série que já tem publicado dez livros e a autora já falou que deve chegar aos doze (isso se não tiver mais e mais e mais) e tem gente que não saiu do primeiro! Meus motivos são simples: comecei a ler também lá no estágio zero, peguei emprestado de uma amiga minha o Marcada (nós estávamos na ânsia de vampiros u_u). Até aí tudo ok, eu ainda estava (todo mundo comigo:) no estágio zero. Lia de tudo e até gostei deste livro. Corri pra ler o segundo, ai meu Deus, cadê o terceiro?, “Érica, quando puder, me empresta o quarto.”, “Depois desse livro é qual? Faltam quantos? Ai, meu Deus, isso não acaba nunca? Tá, me empresta esse também.” Bandeira branca ao terminar o sexto livro, porque, gente, é coisa demais! Não satisfeita em arrumar uma forma bizarra de transformar as pessoas em vampiros, as autoras ainda criam outros tipos de vampiros (com transformação duvidosa também), uma deusa, uma escola, uma protagonista que quer pegar geral, mas não aceita que nenhum de seus namorados olhe para o lado e ainda se sente na razão de dar piti ao ser trocada. Opa! Ainda esqueci que tem mais seres duvidosos nesta história. Me perdoem, é que tem tanta coisa, que mal consigo listar aqui. Beijo, fui dormir!


Estávamos falando do que mesmo?

Enquanto isso no twitter...
Livros para todos os gostos - ou não.

E vocês, quais livros já abanodonaram? Conta pra gente e deixe sua opinião! (E deixem sugestões para os próximos Precisamos Falar Sobre hehe)

Infelizmente alguns livros não rendem com algumas pessoas, então, vamos seguir em frente que a fila de leitura está grande, não é?




Comentários
64 Comentários

64 comentários:

  1. me fez para para pensar os livros de série que eu tbm comecei a ler e parei. Desse que você citou Os Imortais está na lista, só li o primeiro. Beijada por uma anjo também.
    Gostei do post.
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Original! :D

    Olha, eu tb, no inicio, não abandonava livro. Hoje me dou a "esse luxo" e sem dó, gata. Abandono mesmo. Se o livro chegou na página 20 e nada trouxe de significado à minha vida (nem diversão), digo adeus e parto pra outro. Tô fora de perder tempo com leitura que não vai me satisfazer!

    Mas é aquilo, o que não me satisfaz, talvez satisfaça outra pessoa, neeeean? Por exemplo, dos que vc citou só li Tormenta e gostei! :)

    Beijooooooos

    ResponderExcluir
  3. Eu abandonei apenas dois, comer rezar amar e formaturas infernais. Apenas esses, eu li O Milagre e gostei bastante. Achei tbma história entediante e meio confuso no começo, mas depois começa a ficar bem interresante.
    Da serie Série House Of Night eu li até o quinto ou sexto não sei e sinceramente me deu no saco essa serie tbm.
    Uma coisa que não acaba nunca, uma história besta.
    Não sei pq esses livros fazem sucesso, mais para mim não deu.
    Bjos....

    ResponderExcluir
  4. Ceile, ameih essa postagem, realmente tem livros que ficam pela metade do caminho. Eu mesma já abandonei alguns, mas geralmente eu insisto, insisto, insisto até terminar, para pelo menos poder falar dele com categoria e apontar todos, todos, todos os pontos negativos e que me incomodaram. Dá uma dor na conciência abandonar um livro! Mas confesso que os livros que não gosto demoram um século para eu ler: A arte da imperfeição, o espião, o preço de uma lição.... etc...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  5. Sou muito seletiva com leituras. Não acredito na teoria de que, só porque sou escritora, preciso ler qualquer coisa. Se "qualquer coisa" não faz parte da minha linha de interesse ou do meu estilo, não leio e pronto. Acho que cada um lê aquilo que mais lhe apetece, e não é obrigado a sair lendo tudo por aí só para parecer culto, intelectual, inteligente, etc :)

    Dito isso, vamos às confissões. Meus abandonos!!

    Abandonei Blue Bloods - Vampiros em Manhattan no primeiro livro, capítulo 8. Esse eu assumi de cara - não tenho paciência para livros que precisam de 200 páginas para acontecer alguma coisa. Sem contar que não aguentava mais descrições e descrições de locais, roupas, etc. Parecia que eu estava lendo um livro do Arcadismo, quando levavam 10 páginas para descrever uma árvore. A história não fluiu e larguei mesmo.

    Abandonei a série House of Night no primeiro livro. Comprei os 3 primeiros em Inglês, em uma promo (pocket) e juro que tentei. Mas a leitura não saía do lugar. As personagens não tinham nenhum apelo para mim, a protagonista era chata, os conflitos eram juvenis demais. Não sou uma adulta chata que não lê livros juvenis, pelo contrário. Mas não tenho paciência para o tipo de picuinha adolescente que encontrei pelo livro.

    Abandonei a série OS IMORTAIS. O primeiro livro foi, mas o segundo nem com muita Coca-Cola para ajudar. Ever é uma protagonista desagradável e a historinha dela e de Damen poderia se resolver em 300 páginas. Enrolação não é comigo.

    Abandonei a série Beijada por um Anjo depois de ler o primeiro livro. Comprei e li, até curti, mas não o suficiente para continuar lendo a série. Tudo muito fraco, na minha opinião. Enredo chato, personagens bobas, "mocinho" enjoadinho, "mocinha" tapada... tem coisa melhor por aí, com os mesmos ingredientes.

    Por enquanto foi só isso. A maioria dos livros que inicio a leitura é de meu interesse e já analisei previamente as variáveis, portanto acabo gostando de algo e finalizando a leitura. Mesmo que faça duras críticas, até um livro ruim consegue levar o leitor ao seu capítulo final. Esses que mencionei não desceram de jeito nenhum, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Eu abandonei O Ladrão de Corpos da Anne Rice, pretendo retomar algum dia rs.
    Abandonei a série Diários do Vampiro, li os primeiros 3 livros e desisti porque a leitura é muito lenta e chata. Comecei a ler Diários de Stefan e faz um tempinho que nem olho pra ele, achei que seria uma visão diferente da série, mas percebi que o Stefan é tão chato quanto uma porta.
    E é isso aí.

    ResponderExcluir
  7. Tenho muito medo de ficar perdida na lista de livros e não observar o que eu estou lendo.
    Isso acontece com todos,eu tenho a mémoria fraca e não lembro,mas já abandonei livro sim.
    Espero que eu não abandone o maravilhoso que estou começando a ler: ''A escolha'' do Nick !

    ResponderExcluir
  8. Eu tava pensando essa semana nessa questão de abandono de livros pq é MUITO DIFICIL admitir q abandonei o livro. Parece q to admitindo q amo um filho menos q os outros.
    Série house of night me venceu no mesmo ponto q vc. Comprei o primeiro e li em um dia, comecei a ler o segundo no pc só pra matar o tempo, qdo vi já tinha lido até o sexto assim, correndo... e pensando "mas não acaba nunca?". Tinham sido anunciados no máximo nove livros, eu já tava cansada - quando o Stark apareceu eu pensei "MAIS UM interesse amoroso? To perdendo as contas!" (é de ouro essa Zoey meu deus?) E aí quando comecei a ler o sétimo - não acabam os acontecimentos extremos? - vi que tinham mais livros além dos nove programados inicialmente.
    E larguei de mão.
    (Pretendo comprar os boxes um dia desses e ler tudo de novo. Um dia.)
    A série Fallen é um dos meus xodós. Sei que tem gente que acha uó, mas eu amo. Acho q vale a pena, sabe? Eu gostei bem mais de tormenta q de fallen, e bem mais de paixão q de tormenta (e assim sucessivamente até extase, q já li) mas né, sei lá.
    Um que abandonei esses dias foi "Luxúria", dessa onda erótica. Meh. Nao tem história, é só sexo desenfreado e a paixonite dos protagonistas.
    Tem outros livros q abandonei, mas eu considero que se abandonei nas primeiríssimas páginas não abandonei de verdade só... desisti da leitura ou adiei.

    ResponderExcluir
  9. Calma, Ceile. Eu também tenho Fallen, Tormenta e Paixão mais por capricho. Não comecei a ler e nem sei quando vou, mas os autógrafos são tão lindos que não tenho coragem de abrir mão deles, hahaha.
    Eu já abandonei vários também, como OS Homens que Não Amavam as Mulheres, e você bem sabe que todo mundo fala bem da trilogia, hahaha. Abandonei, sem dó, sem piedade.
    Cheguei ao final de queimada, mas abandonei a série House of Night e me libertei. ô saco de série grande e repetitiva. :P

    Adorei o post.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que o abandono faz parte do prazer de leitura, afinal não é prazeroso ler algo que te entedia. Eu já tinha isso de abandonar livros desde quando era adolescente, não me agradava eu largava - exceto leituras obrigatórias para a escola.
    Amei o post Ceile.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Já reparou que tudo o que tu abandona é série?

    Será isso aquele bendito mal dos autores que ganham dinheiro com um livro e querem publicar mais livros para assim ganhar mais bufunfa?

    CRUUUUUUZZEEEEEEEEEEEEESSSSSSS

    Mas tenho vontade de ler HoN, porque ouvi boatos de que se passava em Tulsa e estou com saudade lá! hehohoehuehoeuueoheue

    Beijos, SÁ LINDJA

    ResponderExcluir
  12. uashaushashu olha eu ali n otwitter
    ah mana, eu nao gosto de abandonar livro, mas senhor é dificil viu
    tem uns q nao colaboram

    ResponderExcluir
  13. Eu geralmente sou bastante seletiva com minhas leituras, então é raro eu abandonar alguma coisa; só leio mesmo um livro quando tenho praticamente certeza de que vou gostar. Mas, como nem tudo é perfeito e essa vida é tirana, eu já abandonei pelo menos dois livros pelo que me lembro.
    Fallen - Por meus deuses, que livro é esse? Personagens duvidosos, romances bobinhos, protagonista deprimida. Não consegui sair dos primeiros capítulos. Foi um típico caso da "fase Crepúsculo" da nossa sociedade: um livro nem tão bem escrito, com um romancete tosco e que até fez certo sucesso. Depois, nem tive vontade de retomar a leitura quando os outros volumes foram lançados.
    Também abandonei a série The House of Night no primeiro volume; o li inteiro, mas só pra ver se eu realmente não gostava (foi depois de Fallen e eu não queria abandonar outro livro). Personagens mal elaborados, narrativa escrota, me sinto conversando com uma adolescente patricinha e burra, sem falar que é em primeira pessoa. Além disso, tem tudo o que você falou, ao que não tenho mais nada a acrescentar.
    Recentemente abandonei A Dança dos Dragões, mas vou voltar logo porque sou fã da série. E isso me leva ao ponto de perceber que minha perspectiva em relação a isso mudou muito. Antes (com os outros dois livros citados) eu me sentia uma megera por abandonar livros, não me sentia uma bookaholic de verdade, nossa! Hoje, não, eu entendo; eu simplesmente paro de ler um livro se ele não estiver me satisfazendo, porque às vezes nem é o momento de lermos aquele gênero ou aquele livro em especial. Temos que aceitar isso de boa e que não é nenhum crime deixar algumas leituras de lado de vez em quando.

    ResponderExcluir
  14. Adorei sua coragem ao falar dos livros abandonados... Deixa eu ver, eu parei de ler 'O Vendedor de Sonhos', 'Meu Pé de Laranja Lima', li o primeiro da série Fallen e ficava babando quando via alguém com o segundo (opa, fase 0), mas nunca terminei de ler nem tenho intenções. Além disso, li todos da série HoN e parei em 'Queimada'. É bem escrito, eu acho legal e tudo o mais... Mas é longa demais! '-'
    Se tem outra série que eu também desisti foi aquela 'Garotas da Rua Beacon', que é legal, mas sem avanço significativo, e eu descobri [SPOILER] que o casal protagonista so iria se beijar no livro 14! [/SPOILER] Eu ainda estava no oitavo e desisti.
    De novo, achei esse post bem interessante e interativo, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Amei o post! Toda vez que abandono um livro fico me sentindo culpada haha
    Abandonei A Cabana,Feios,A Rainha da Fofoca (apesar de amar Meg),A Menina que Roubava Livros e O Diário de Anne Frank.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho vergonha de dizer, porém abandonei "O Talismã", do King com o Peter Straubb, e eu AMO o King, mas esse livro não dá. É muito chato e confuso. Culpo o Straubb por isso, mas é só porque sou fã demais do King para culpá-lo.
    Abandonei também Crepúsculo e foi por culpa dele que peguei trauma de vampiros. Ainda torço o nariz para lê-los, e eu sei que é injusto porque, bem, os vampiros de Crepúsculo não são vampiros.

    ResponderExcluir
  17. Como eu havia dito no twitter, "Narnia" realmente começou a me dar nos nervos, o 1º livro (da versão completa) é legal e tal, mas da metade em diante tava muita chatice. Acho que um dos fatos assim como você falou, é começar a ter um critério elevado para escolha do que vai se ler ou não.
    Ótimo post ;D

    ResponderExcluir
  18. Até hoje só abandonei "O Segredo" da Rhonda Byrne. E olha que eu estava no "Estágio 0", então daí você já deve imaginar o quão interessante ele é. Rsrsrs
    Agora falando em sugestões, se você quiser, poderia falar sobre livros que foram adaptados para o cinema e foram um fiasco. E outro tema seria os clichês.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Não gosto de abandonar livros ... mas depois de 3 tentativas fail de ler Comer, Rezar, Amar
    eu abandonei. Depois veio Comprometida, livro da mesma autora de Comer, Rezar, Amar.
    Comecei a ler Linhas e deixei de lado porque o começo achei muito chatinho mas vou ver se começo a ler de novo. E acho que são esses os abandonados. haha

    ResponderExcluir
  20. Não gosto de abandonar livros, mas a Série House Of Night é a coisa mais tensa ever! Tenho o primeiro livro e li a metade do segundo (Traída) e nossa que protagonista chaaaaaaaaaaataaaaa. Dá vontade de entrar dentro do livro e socar a cara dela hahahaha E é o que você falou ela pega geral, mas se o namorado olhar para o lado, fica de mimimi u_u

    Outro que acho chato é Diários do Vampiro. Amo a série The Vampire Diaires, mas o livro é zzzzzzzzzz

    ;*

    ResponderExcluir
  21. Adorei este tema. Acho que faz parte do apto de ler, abandonar alguns livros. No meu caso, eu até o presente momento abandonei "A Hospedeira" não consegui passar do capitulo 8, achei muito chato. mas tudo mundo fala que o livro é otimo! Que é emocionante. mas pra mim foi desanimador. Eu gostei muito da Série Fallen.Eu tenho o primeiro, e estou procurando para comprar o segundo. Quanto aos Imortais eu gostei mais de Lua Azul, achei Terra de Sombras (o ultimo que eu li) muito parado e realmente quando acha que está bom, a Ever consegue estragar mais do que o possivel. House of Night eu parei no primeiro, nem terminei de ler o livro, parei na parte do Nosferato (acho que é assim, nem sei) nem cheguei na metade do livro. Diarios do Vampiro parei no quarto livro. Entre outros, que desisti, temporariamente.

    :*

    ResponderExcluir
  22. Essa Alyson Noel é o maior engodo da indústria literária, pelo jeito. Todo mundo acha que os outros tão lendo, compram os livros, e depois só aquela coisa insossa. Odiei Radiante, o único livro que li dela, e me arrependo de cada centavo que gastei comprando aquele livro pela capa hah

    ResponderExcluir
  23. Eu percebi que a maioria dos livros que você abandonou faz parte de séries e de séries longas, eu detesto séries, fico com a sensação de que estou sendo enrolada e que alguém stá ganhando muito dinheiro às custas disso. Eu não costumo abandonar livros mas confesso que abandonei O Simmarilion do Tolkien, achei tudo muito chato e sem enredo, totalmente focado na construção de um mundo meio comos as aulas de história do colégio, em que os fatos não têm muita relação uns com os outros e deixei de lado, mas ainda tenho esperança de voltar a ele, quem sabe um dia quando não tiver nada mais interssante para ler; será?

    ResponderExcluir
  24. Para uma fã do Nicholas Spark ter abandonado O Milagre não é estranho, de 10 fãs dele, 8 não gostaram do livro.
    Achei ele interessante, o que dá gosto no livro e o tal cemitério supostamente assombrando.
    Na verdade não é fantasma que existe no livro e sim um mistério de luzes e tal

    Os demais livros não li e nem quero ler. Tormenta é um que deu bafafá, mas nem tenho vontade de pegar no livro..
    Gosto é gosto, cad aum tem o seu :p

    ResponderExcluir
  25. Li o primeiro livro de Fallen não me deu muito tédio que nem fiquei interessada de ler a continuação,abandonei A Hora Secreta
    Scott Westerfeld poque não tava na sintonia do livro.

    ResponderExcluir
  26. A Série Fallen é um dilema pra mim.O primeiro curti,mas a continuação não deu.Só não troquei esses livros porque gosto da capa.E fica linda na estante,mas a história é frustante.
    A Série Os Imortais só consegui terminar com muito empenho.Não sei como consegui, até hoje me surpreendo.Como você escreveu o Primeiro livro é bom,faz você querer o próximo.Só que quando chega em Lua Azul ficou extramente difícil.Acho que dessa Série o pior dos piores foi Chama Negra.A protagonista é um saco.Quantas vezes tive vontade de bater na cara dela.Coitado do Damen em aguenta uma menina daquela.Aquela coisa com o Roman ficou muito longa,exaustiva.E a Ever sempre estragava tudo.Ela é muito tola.
    Confesso que só terminei por causa da ALyson.Com a turnê dela no ano passado( acho que foi ano passado) eu a conheci.Sua simpatia que fez eu terminar,mas com muita luta, devo acrescentar.
    Quantas vezes tive vontade de jogar esse livro na parede.O quanto eu fiquei frustada com a Ever,mas,enfim,consegui terminar.UFAA!
    Já O Milagre, não foi um dos melhores do querido Nicholas,mas eu conseguir levar.E agora aguardo a continuação.
    A Série House of Night parei em Caçada.Estou com os outros livros ,mas vai demorar um pouco para eu ler.Não é uma das minhas séries favoritas.Mas quero saber o final.
    Uma série que desisti foi ''Feios '' do Scott Westerfeld

    ResponderExcluir
  27. Abandonei temporariamente "Questões do Coração" de Emily Griffin. Não consegui engrenar a leitura...

    Bjo.

    ResponderExcluir
  28. Eu abandonei o manual do guerreiro da luz! pra nunca mais tocar! mas fora ele não abandonei mais nenhum! porém tormenta ta me deixando cansada! FATO mas to resistindo e lendo aos poucos pois to sem tempo de ler mesmo! a facul tá pegando então ficou tenso! mas a história é boazinha e to lendo aos poucos! :D

    ResponderExcluir
  29. Ate agora eu abandonei poucos livros. Um de alquimia que eu desisti por ter que ler umas 5 vezes a mesma frase e mesmo assim nao entender o que ele queria dizer. Nosso lar e A conspiraçao franciscana eu desiti pela pura chatice do livro.
    Tambem acabei abandonando temporariamente algumas series, como Os Diarios do Vampiro, por pura falta de dinheiro para comprar os livros e por sempre acabar comprando outros e deixando as series incompletas em segundo plano.
    Fiquei assustada da menina ali em cima dizer que abandonou Julieta Imortal, eu achei o livro tao bom, tao rapido de ler.

    =*

    ResponderExcluir
  30. Eu ainda estou no estágio de não parar de ler até terminar. Não consigo, me sinto MUITO MAL, consciência pesada. Tem algumas histórias que realmente fico desesperada para parar de ler, mas sempre vou indo. E depois falo mal porque sou infantil ahahahahahaha Eu li todos os livros acima e nem todos gostei.

    ResponderExcluir
  31. Compreendo perfeitamente o que diz, quando comecei a ler mais assiduamente, eu lia de tudo, não importando se estava ou não lendo uma história arrastada e por vezes chatas, mas quando entrei nesse mundo de blogs literários e fui começando a conhecer livros e autores que eu não fazia ideia que existiam, eu passei a exigir mais dos livros, a filtrar as coisas que eu lia, por isso abandonei alguns livros também, e hoje procuro saber melhor sobre o livro antes de ler, para não ter surpresas desagradáveis.
    Sobre os livros que você abandonou, eu até li Fallen e Tormenta e gostei, apesar de achar que o Cam, seria um protagonista bem melhor que o Daniel, que é o anjo-protagonista mais chato que eu já li em todos os romances sobrenaturais que eu conheço, mais mesmo assim persisti e li o terceiro, Paixão, aí fiquei traumatizada profundamente, por que o livro é basicamente a Lucy e o Daniel juntos e só, os amigos deles que são a melhor parte da história não aparecem, o romance no livro é tão chato, mais tão chato, que eu fiquei um tempo sem conseguir ler romances sobrenaturais, e eu só não abandonei a leitura por que eu ia trocar o livro, e precisava ler.
    House of night eu parei no oitavo, eu gosto da história, mais as autoras estão enrolando muito, e infelizmente minha paciência esta se esgotando para a história.

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Oie!
    Adorei o post, quer dizer, tb não gosto de abandonar livros, mas, poxa, tem histórias que não fluem de maneira alguma. Aí eu fico pensando que poderia estar lendo algo bacana em vez de algo chato, então vou deixando de lado... qdo dou por mim, já abandonei.
    Comigo aconteceu algumas das coisas dos itens q vc postou, principalmente a pressa de ler os recém-adquiridos. rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Eu adoro ler e mesmo que a leitura não me agrade eu acabo o livro, porque os livros estão caros e eu não consigo ficar muito tempo sem ler, então melhor um livro chatinho do que ficar sem ler nada. O único livro que eu realmente abandonei foi Antes Que Eu Vá-Lauren Oliver, porque toda vez que eu pegava pra ler acabava dormindo, de tão monotona a leitura.

    http://densidadefemininaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. É tão ruim quando isso acontece. O ultimo que abandonei foi A Cabana, achei tão enfadonho, repetitivo. Enfim, que esses episódios sejam bem raros em nossas leituras, rs.

    ResponderExcluir
  35. É tão ruim quando isso acontece. O ultimo que abandonei foi A Cabana, achei tão enfadonho, repetitivo. Enfim, que esses episódios sejam bem raros em nossas leituras, rs.

    ResponderExcluir
  36. Me sinto uma fraca, rs, mas nunca consegui abandonar um livro. Eu sempre tenho esperança de que melhore, embora normalmente isso não aconteça. É difícil eu não gostar de um livro, mas quando isso ocorre passo por momentos quase insuportáveis por não ter coragem de abandonar a leitura. É o caso do livro que estou lendo agora, normalmente levo uns dois, três dias pra ler um livro, já estou com esse há três semanas e sem previsão de acabar... e isso avacalha a minha vida, porque não consigo ler dois livros de uma vez. Enfim, tenho que mudar de atitude.

    ResponderExcluir
  37. Olá, Ceile!
    Desses livros que citou eu não li nenhum então nem posso julgar, mas também já deixei de lado a leitura de alguns livros e preciso até atualizar a lista deles no Skoob rs.
    Foram poucos até e posso citá-los aqui: Louca por você, Estrela Píer, O Mestre dos Dragões Vermelhos, Juízo Final, Eclipse e A Cruz de Morrigan.
    Adorei o post e farei um vídeo inspirado num meme que vi no canal de um blog que aborda esse tema.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  38. Orgulho e Preconceito, Vampire Academy... Não consigo nem pensar em voltar a ler que me dá desgosto.

    ResponderExcluir
  39. Abandonou os mesmo livros que eu amada, te amooo. *-*

    ResponderExcluir
  40. Eu abandonei Ponto de Impacto - Dan Brown. Mas pretendo ler ainda, hehehe.

    ResponderExcluir
  41. Eu sou dessas que odeia abandonar livro, dá aquela sensação de traição e uma dor tão grande, e até hoje, eu só abandonei de verdade o primeiro livro da Trilogia Millenium: Os Homens Que Não Amavam as Mulheres, o Stieg Larsson escreve bem, claro, mas eu não consegui me prender a história, meio que achei o começo cansativo, aí me irritei com algo na história e depois larguei de vez. A capa é linda, o autor é bom, mas a história não me encantou, quem sabe no futuro?

    Parabéns pelo blog Ceile!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa me intrometer assim no seu comentário mas eu queria te dizer que eu também abandonei Millenium, esse começo é terrível... mas um belo dia eu tava sem nada para ler e resolvi dar uma segunda chance. Vale a pena! Respira fundo e aguenta firme o começo por que depois que ele chega na cidade e a investigação realmente começa é de tirar o folego!!
      Claro que quase dois anos depois que você escreveu esse comentário pode ser que a coisa tenha mudado né... hahaha...

      Excluir
  42. Eu abandono mas pego pra ler de novo... Tormenta eu gostei,eu odiei Paixão, mas me obriguei a terminar e Êxtase é o melhor de todos...
    A série da Alison Noel esta aqui inteirinha e não li ainda...

    O MIlagre foi um porre pra ler... Demorei séculos, pois não gostei, foi o primeiro do Nicholas q não gostei seguido de À primeira Vista que por sinal é continuação de O Milagre...

    Beijos
    Ida
    Http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Não fui a única que abandonei "O Milagre", me sinto mais aliviada, rs!

    ResponderExcluir
  44. Ceile, que besteira, eu abandono livros MESMO, sem nem ligar!

    Costumo dizer que se demoro mais de uma semana pra ler um livro, eu passo ele pra lista de abandonados. Minha lista de livros abandonados é bem grandinha, mas alguns deles estão aqui: HEX HALL (livro detestável, por sinal), Fallen, Senhor dos Anéis (tô retomando agora, depois de ter lido O Hobbit, e parece estar dando certo), O Fim - série DeS (ODIEI O FINAL DO SNICKET!!!!!!!!! NÃO TERMINEI O LIVRO DE BIRRA!!!), Vampire Academy, alguns livros da Sarah Dessen (acho que os livros dela não são pra mim ._.), Tamanho 44 Também Não é Gorda, Instrumentos Mortais, A Faca Sutil, ETC ETC ETC ETC (posso ficar citando montes de livros aqui)

    Mas o fato é: NÃO SE CULPE POR NÃO CONSEGUIR LER DETERMINADO LIVRO!! Eu gosto de pensar que nós temos momentos. Momentos em que conseguimos ler determinado livro porque ele está legal pra época em que vivemos e momentos em que não... depende. VEJA BEM, eu consegui ler Crepúsculo e não consegui ler Vampire Academy (e é quase senso comum que VA faz Tw comer poeira). É ISSO!!

    Adoro essas colunas avulsas do seu blog. SÉRIO. FAÇA ISSO MAIS VEZES!!!!!!

    beijão,
    Renato.

    ResponderExcluir
  45. kkkk eu tambem abandonei "O Milagre" mesmo eu amandooo o Nicholas Sparks o livro é muito xatoo!! a historia não desenvolve fica sempre na mesma coisa é um vai não vai, e eu ainda tenho o pensamento que um dia vou ler o livro haha (só q n tao cedo)

    ResponderExcluir
  46. Bom vamos lá.
    Fallen. A série Fallen é uma das que eu adoro, pra mim é simpleszinho, mas é interessante. Tenho todos os livros menos Êxtase e boatos de que é o melhor da série. Fallen e Tormenta eu li tranquilamente, já Paixão eu me arrastei pra ler, mas acredito que isso seja por minha culpa mesmo, porque eu odeio flashbacks e afins e tive que exercitar a paciência pra conhecer as antigas vidas da protagonista.
    Os Imortais é frustrante! Amei Para Sempre e fui atrás do seguinte, só que Lua Azul é broxante. Li toda a série só de curiosa, me arrastando, mas li. Seis livros em busca de uma coisa que só acontece no final do último e bem, prefiro nem comentar o quê. Fora que pra mim é uma história barata e muito semelhante com a de Fallen. Parando pra pensar o "quê" da história é o mesmo, porém eu acho que Fallen faz muito mais sentido. E bem, ponto pra Lauren.
    House of Night é outro exemplo...
    Os Cinco primeiros eu li querendo mais, de curiosa mesmo, apesar de odiar o mel da Zoey e a cagada que ela fez em Traída e daí pra frente ela só ficou mais chata.(E ainda não queria entender o Erik!)
    Bom, fui guerreira e parei na metade do décimo(Detalhe que eu nem lembro o nome porque são todos parecidos!) mas em meios a mil amores, Kalona, corvos, Neferet,vampiros vermelhos, Sacerdotiza Steve Rae e mais tantas ladainhas, nhenhenhes e mimimimis deixei ele ali pra ler depois. E só em pensar que já saiu outro me dá preguiça.
    Li aqui nos comentários também que abandonaram Vampire Academy e eu posso compreender a frustração porque no primeiro livro realmente é preciso paciência pra se adaptar ao ambiente. Mas a Richelle é tão incrível que conseguiu tornar essa a minha série favorita! Quem lê o primeiro livro não tem nem noção do quanto os personagens vão amadurecer até o último que é o sexto e a gente vê isso acontecer. De livro em livro a autora foi me surpreendendo mais e mais. É daqueles que você não consegue parar e sofre de todas as emoções possíveis em toda a saga. Fora que a personagem principal é uma guerreira incrível, não é como essas outras das séries que já citei anteriormente, frágeis, insuportáveis ou que são vistas como deusas. A gente vê a evolução da Rose e a importância de tudo aquilo pra ela. A gente vê a sua força física e emocional crescer. Enfim, é uma série completa e na minha humilde opinião deixa muitas séries por aí no chinelo. Vale a pena! Os Instrumentos Mortais também li que o pessoal abandonou, mas eu acho que isso é questão de se acostumar ao cenário da Cassandra mesmo ou simplesmente não faz o estilo de alguns, porque a série é incrível e muito bem escrita. Uma das minhas favoritas.
    Voltando aos abandonados, abandonei Um Homem de Sorte. Mil perdões Nicholas, mas fiquei entediada.

    Série Acampamento Shadow Falls. Outra série que só exercitando a paciência. Li o primeiro e até que gostei, uma sériezinha básica quando eu estava carente de séries, já tinha lido todas as que eu conhecia da época e essa nova serviu pra passar o tempo. Segundo livro já começou a me cansar e me frustei com ele, enrolação de mais fora o triângulo amoroso e decidi que iria parar ali mesmo. Mas, como leitora curiosa que sou, é mais forte que eu e já soube que saiu o terceiro e a bonitinha aqui vai ler pra passar o tempo.
    Beijada por um anjo também li até o quarto só de curiosidade, mas acho que é de longe a pior de todas.
    E são essas hahahahaha normalmente eu não abandono de vez, ou eu leio pelo menos grande parte só de curiosa, ou eu só deixo eles de canto sem ter nenhuma ideia de quando vou ter pique pra ler.

    ResponderExcluir
  47. Odeio a série Os Imortais, as capas são lindas mas a série é difícil a Ever é a protagonista mais chata que já conheci kkkk, falta eu ler o último e vou ler, para depois sumir com essa série da minha casa....rsrs

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. A Jornada, Charlotte Street, O Caçador de Pipas, O Solteirão, O Clã dos Magos (esse eu quero voltar a ler). Só lembro desses no momento. hahaha

    ResponderExcluir
  49. Eu sempre tive mó orgulho de ler todos os livros que compro. Até pq praticamente todos eu só compro pq quero muito ler, ou pq já tenho noção da história ou pq minhas melhores amigas falavam absurdamente bem. Por impulso eu normalmente só compro se for algo que eu já li, apareceu super promoção, eu ainda não tenho o livro aí vou lá e a saraiva me leva a falência....

    Mas eu confesso, tem UM mísero livro que ainda não consegui terminar que é SILMARILLION. Cara, eu amo as coisas que o Tolkien escreveu, mas Silmarillion é realmente chato pra baralho o começo. Eu não desisti realmente dele, só que vai fazer 4 anos que eu enrolo pra sair do segundo capítulo.... mas eu ainda tenho a esperança de terminar mesmo que seja só por orgulho. Não consigo acreditar que vou ser vencida por aquele livro...

    ResponderExcluir
  50. eu sinto uma grande frustraçao e me esforço dmais p isso n acontecer. Sou teimosa. Ou seja se abandonei é pq n deu meeeeesmo. Na lista: a cabana, o vendedor de sonhos e a hospedeira. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  51. Também morri de raiva da Luce, tenho o Paixão na estante também. Ainda não li, mas pretendo ler para ver como é. Penso em trocar estes livros depois. Quando tenho um livro, quero que seja um que gostei tanto a ponto de sentir saudades e reler, e a ponto de querer que leiam esta história (sim, eu empresto meus livros e não vejo problema nenhum). É tão triste um livro parado e empoeirado...

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Ah que pena que você abandonou os imortais :( os dois últimos com toda certeza do mundo são os melhores da historia e eu realmente me surpreendi no final. Realmente a leitura dos outros é meio massante mas dos dois últimos eu li muito rápido por que me apaixonei pela historia :)

    ResponderExcluir
  53. Oi, adorei o jeito que a Alysson escreveu o livro Para Sempre e como você, comprei o segundo, terceiro.. Acabei lendo a série inteira, mas no fim faltava alguma coisa. E fala sério, como a Ever pode ser tão 'sortuda' assim?!

    ResponderExcluir
  54. Eu liu até o quinto da Série House Of Night. Foi o máximo pra mim.Tenho curiosidade de ver como termina..mas a historia começou a ficar maçante e sem sentido..Bom..não bem isso..mas como vc msm disse..: muita coisa e mais coisas surgindo e mais coisas surgindo...aff..haja folego pra ler td isso..com tantos livros bons..rsrsr Não gosto de séries muito longas..ainda mais qd o livro não finaliza. Trilogia é o máximo que aguento.

    ResponderExcluir
  55. Beijada por um anjo! De começo era até legalzinho mais depois que o Tristan morreu perdeu a graça e a narrativa dele pra mim foi o pior. Demorou pra eu acostumar. Gosto de livros narrados em 1ª pessoa e nesse livro é narrado em 3ª pessoa!

    ResponderExcluir
  56. Gente... Os Imortais é insatisfação geral! kkkkk Pior que fui tapeada por para sempre e acabei comprando a serie toda numa promoção da submarino. Infeliz engano, tinha coisa melhor pra gastar meu dinheiro. Devia ter confiado no ditado "Quando a esmola é demais o santo desconfia" né? Lua Azul me frustrou ao máximo e, honestamente, a escrita da Alisson Noel não é das melhores. Não sei se exatamente abandonei a série, afinal se não conseguir trocar os livros (missão almost impossible) não vou jogar meu precioso dinheirinho no lixo de bobeira né? Talvez um dia eu termine de lê-los quando naão tiver nada melhor (duvido muito, mas deixe estar).

    A série House of Night é um outro caso. A história apesar de irritar e se arrastar e confundir, tem algumas vantagens: tem momentos de ação, momentos de tensão, momentos fofura, momentos choro, momentos revolta, momentos hot, momentos místicos... enfim... MUITA COISA. Então para mim que ainda estou inocentemente no 3º livro talvez continue lendo (pretendo conseguir por trocas/emprestimos, porque acho muita enrolação pra gastar meu money).

    Vi que o pessoal comentou sobre Beijada por um anjo. na verdade, eu gostei dos 3 primeiros volumes que são os que tenho. Li os três em duas semanas (concomitante com a escola) e foi tranquilo, a história fica mais interessante a partir de meados do 1] livro. O caso é que estou satisfeita com o final do 3º livro, não totalmente mas estou O.K. Então não sei se vou ler os 3 últimos que faltam... talvez um dia... (Nossa, quantas vidas eu acho q tenho com tantos "um dia..."? ) É que eu achei esquisito essa coisa da autora resolver "continuar a história" depois de um (longo) hiatus. Essa coisa de séries... é complicada. Sério, trilogias pra mim já é suficientemente de mais.
    Quanto a exemplares únicos... estou lendo O Mundo de Sofia e estou me esforçando para não condená-lo ao abandono (mais por uma questão de orgulho, que por pena do livro. Sim, eu sinto pena dos livros... especialmente os meus.) mas é que é uma leitura muito... muito... ZZZZZZZZ (meu sangue não bate com a filosofia :p)
    Um que eu não queri admitir que abandonei é O Futuro da Humanidade, comecei a ler emprestado e tive que devolver antes de terminar, depois ganhei um exemplar e não terminei a leitura, porque na verdade quero voltar a ler do início... mas estou meio que procrastinando. Então acho que não é um abandono, né?

    ResponderExcluir
  57. Bom... eu terminei Tormenta depois de 3 semanas, isso que tbm estou no inicio, eu costumo ler um livro no máximo por uma semana, por causa do trabalho e tudo, (sendo que 50 Tons li cada um em 3 dias), mas esse livro realmente ñ me cativou, mas mesmo assim vou ler o restante, quem sabe ñ me surpreendo!
    O Marcada eu comprei tbm, eu confesso que estava ansiosa para começar a leitura, agora nem sei mais!
    Por enquanto ñ abandonei nenhum livro ou série, as vezes falta tempo ou até mesmo dimdim, mas abandonar mesmo, eu ainda ñ fiz!

    ResponderExcluir
  58. Abandonei House of Night no 6° livro, depois de um tempo voltei a ler e abandonei no 9°. Não aguentava mais! Pretendo voltar a ler, eu ainda quero saber o final x_x.
    http://nofimdapagina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  59. Nossa incrível, como as nossas opiniões são parecidas, tirando o 1º livro que você mencionou, eu li 2 dos que você citou e parei em alguns antes da série Imortais.
    O Milagre - foi torturante, muito parado e na hora que achava que ia melhorar... nada
    Queimada - amo a série devorei todos os livros até chegar nesse, então veio o desgaste... muito chatinho, mas consegui passar para o próximo rs
    Da série Imortais não consegui chegar no "Estrela da Noite" parei no terceiro, nossa muitoooo cansativo, tenho todos, mas nem sei se vou conseguir ler mais a série.
    Abandonar mesmo, eu nunca abandonei... me arrependo e volto a ler o livro rs

    ResponderExcluir
  60. Acho que eu já passei por todos esses estágios. Hoje estou mais criteriosa mas eu não consigo abandonar um livro, eu deixo de lado por um tempo e depois eu volto, aquele sentimento de inacabado acaba comigo.
    Tenho uma lista dos que estão em stad by, são eles:
    Os Instrumentos Mortais
    Morte Súbita
    Filhos do Éden 2
    Os Imortais
    House of Night
    Maze Runner
    Série Fallen
    Academia de Vampiros
    Série Hush Hush
    e etc., a lista é um tanto grande, mas esses são o que eu vou voltar a ler os que faltam, pois são um ou outro da série. Mas também há aqueles que eu não voltaria a ler, por diversos motivos, nem se eu fosse obrigada. Entre essa categoria estão a Série Beijada por um Anjo, A mão esquerda de Deus, Cinquenta tons de Cinza, entre outros...

    Por não gostar de abandonar, se eu achar que eu vou abandonar eu nem começo a ler, pois quando eu leio entro num frenesi querendo saber o final logo e nem sempre é algo saudável quando o livro não é bom.

    ResponderExcluir
  61. Desses daqui a saga os imortais eu li os quatro primeiros falta comprar 2 e de House of night li nove.
    Os livros que abandonei são O nome do vento, O morro dos ventos Uivantes, Como fui esquecer de você e mais 3 livros da Agatha Christie e The Vampire Diaries.

    Blog:momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  62. Bom até agora só tem um livro que nem consigo me imaginar terminando de lê-lo, A Hospedeira, simplesmente não consigo voltar e nem cheguei a ler muito dele só que não vai de jeito nenhum.
    Bom a série fallen li praticamente tudo só não li Apaixonados, não é a minha série favorita mais queria saber o final então li, Apaixonados até comecei e um dia irei termina-lo só não sei quando.
    Os Imortais parei no 4 livro se não me engano mais para mim começou a enrolar muito e acabei me irritando, mais ainda pretendo terminar a série, sem previsão de volta também.
    Série House Of Night nem me lembro até que livro eu li só que eu gostava muito no começo mais depois foi ficando chato. Essa série é um duvida não sei de abandonei para sempre mas está bem perto disso.

    ResponderExcluir
  63. Sempre me dar uma dor no peito ao abandonar um livro, principalmente quando compramos, porque sabemos que mesmo em promos, dinheiro é dinheiro, daí largar e pensar, poderia ter gasto com outro e agora terei esse livro apenas acumulado na minha estante tirando o lugar de um que poderia render muito mais... Não é fácil. E ainda me sinto mal em abandonar, porque é como se fosse algo proibido de fazer!
    O primeiro livro que eu lembro de ter largado foi Halo, a capa linda, o subtítulo também, mas gosto de histórias que me peguem desde o começo e senti que essa não conseguiu, não cheguei nem na metade dele, e acho que muitos também, porque tá na lista de troca há anos e ninguém se oferece pra trocar :(
    Fallen, senti tudo o que você sentiu, e olha que nem consegui terminar o primeiro... Peguei emprestado de uma amiga que também não conseguiu ler todo e por sinal, fez questão que eu não devolvesse, mas esse eu ainda tentarei, pelo menos pra entender porque muitas pessoas gostam tanto.
    Os Imortais, eu particularmente gosto e devorei, mas acho que devorei mais pela ânsia de saber como iam conseguir desfazer todas as burradas da Ever, que encheu a paciência com a burrice em coisas que estavam claras demais... Por mim, seria Para Sempre e Infinto... Porque são os que valem mais a pena na série, os do meio a gente lê porque não dá pra ir direto para o ultimo... E bem, toda a confusão para chegar naquele objetivo... u.u
    O leitor eu abandonei, porque eu nem tenho ideia porque comprei, e olha que não foi em promo :/
    House Of Night, concordo com você, eu também li porque estava na estaca 0 e com ânsia por vampiros, porque me senti encantada demais com minha saga favorita: Crepúsculo e pensei que era muito amor por vampiros, mas vi que era só por Crepúsculo mesmo...
    Faz tantos anos que nem lembro em qual dos livros eu parei, eu realmente não me lembro muito sobre HON, mas lembro que o qual me irritava em todos os livros apresentar os mesmos personagens que já conhecia, parecia mais um copia e cola nessa parte, por sinal, até vi um post da editora sobre finalmente estar lançando o penultimo livro...

    Meu Deus, pelo tamanho do meu comentário, acho que estava precisando desabafar também sobre meus abandonos huahuahuahuahua

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.