P.S. Eu Te Amo - Cecelia Ahern

P.S. Eu Te Amo tem uma coisa que poucos livros têm. Ele vai além da narrativa. Sua história acontece além das 368 páginas. 

A história ficou mais conhecida depois da adaptação para o cinema e confesso que já comecei a assistir chorando. Sim, eu só sabia que falava de uma mulher que perdeu seu marido e recebia cartas dele. Terminei o filme do mesmo jeito que comecei, claro, e coloquei-o na minha lista mental de “Melhores Filmes Para Chorar Para Sempre”. P.S. Eu Te Amo virou referência no quesito emocionante para mim, então acho que dá pra imaginar a minha felicidade quando a Novo Conceito anunciou o lançamento do livro (relançamento, na verdade, porque ele já tinha sido publicado, porém poucas pessoas tinham acesso - $$$$$$$$$).

P.S. Eu Te Amo narra, em terceira pessoa, a história de Holly que acabara de perder o marido e grande amor da vida dela, Gerry e já não vê mais motivos para viver. Eles formavam um casal bem comum: amor, brigas, amor, brigas, amor, brigas e mais amor, amor e amor! Gerry era a alma-gêmea de Holly e vê-lo adoecer e partir teve o mesmo efeito no coração dela. 

"- Gerry não é um pedaço de papel. (...) Ele é um bilhão de lembranças felizes. "

Sem saber como reconstruir sua vida, ou mesmo sem a vontade de fazê-la, Holly recebe uma carta com 10 envelopes com a caligrafia de Gerry. No envelope maior, estava escrito “A Lista” e cada um dos 10 menores tinha um mês escrito, para que a cada mês, ela abrisse e lesse o recado do amado. E sempre ao final, tinha o famoso “P.S. Eu te amo” e algumas variações. Conhecendo muito bem Holly, Gerry deixou a cada mês espécies de missões para Holly. Seja comprar um vestido novo, seja para cantar no karaokê, Gerry sempre surpreende ao mesmo tempo em que fala de alguma coisa que Holly estava realmente precisando naquele momento.

“Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida... Você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras.”

Bem, apesar de ter escrito um pouco, acho que não há muito a falar da história em si. A premissa de uma forma bem macro é a mesma que eu falei lá em cima quando fui assistir ao filme. Mas as semelhanças com o filme são poucas e ambas me agradaram.

A escrita em si é normal, me lembrou muito Emily Giffin, e uma coisa que me agradou muito foi mostrar coisas além do luto de Holly. Não foi só ela que sofreu. Todos os amigos de Gerry também enfrentam a perda e dia após dia tentam superá-la e seguir com suas vidas. O final surpreendeu apesar de não me agradar muito.

Agora a dúvida que deve envolver muitas pessoas que só assistiram ao filme: O livro é tão emocionante quanto à adaptação? Digamos que não. O livro tem muitos momentos engraçados, as amigas da Holly são demais! Nas poucas vezes que chorei foram nos flashbacks ou em algum devaneio de Holly. Mas aí é que está o diferencial que comentei lá em cima: P.S. Eu Te Amo é mais do que está escrito. Ele tem o poder de nos fazer colocarmos no lugar da Holly e imaginar perder alguém que amamos, mesmo sem muitas palavras narradas. E nós amamos, irremediavelmente, o Gerry mesmo antes de começarmos a ler. É como se ele fosse alguém querido e ele, de certa forma, representa justamente isso para quem está lendo. O livro não tem uma escrita poética, ele tem uma narração bem contemporânea, que deixa que o próprio leitor interprete e dite o ritmo. Ele pode ser uma comédia romântica ou um drama se você conseguir resistir às partes engraçadas. P.S. Eu Te Amo pode ser muita coisa, depende de quem vai ler e de como vai imaginar. Depende do que espera do livro e esta expectativa pode deixar a leitura demorada, pois você não encontrará cenas extremamente doloridas e tristes, você pode encontrar indícios de que elas aconteceram e caberá à sua imaginação “vive-las” ou não.

Sorteio
Quer concorrer a dois livros "P.S. Eu te amo"? Saiba como clicando aqui.

Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. eu amooo o filme...a historia é simplesmente linda!!! estou ansiosa p/ ler o livro!!!!
    amei a resenha tbm,me deu +++ vontade ainda d ler o livro!

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa história, principalmente o livro. O filme ficou bobo...É bonito, é divertido em certas partes, mas não é como o livro =/

    ResponderExcluir
  3. Eu já perdi alguém a quem amei muito e nesse tempo sempre tive vontade de assistir ao filme, apesar de não saber nadinha sobre ele... minha amiga que me acompanhou nesse processo nunca deixou-me assisti-lo, não enquanto a minha perca fosse recente. Enfim, eu assisti e chorei baldes tbm, sem contar a dor que deu no coração. Não li o livro ainda, mas gostei das suas indicações Ceile "P.S. Eu Te Amo pode ser muita coisa, depende de quem vai ler e de como vai imaginar. Depende do que espera do livro..." Cada pessoa vai considerá-lo conforme sua experiência de vida, uns vão se emocionar, outros não. Gostei da sua resenha, parabéns!

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o livro, mas amei o filme!

    Achei a trama original, as cartas de Gerry para Holly realmente emocionam muito.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, além da superação que eu vi em Holly.
    Apesar do filme ser até bom, comparando com o livro, eu achei que ele fugiu da história em si. Até as mudanças quanto as entregas das cartas eu achei que não ficou legal. Sei lá, eu ainda gosto mais de filmes que vão bem em cima da história. Mas não é ruim.

    Vai mesmo da pessoa e do momento que ela está vivendo.

    Amei a resenha. Aliás, acho qua a sua e minha se completaram um pouco, rs

    Bjkas


    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ceile!

    Eu vi o filme e, como você, chorei horrores. Eu nunca tenho vontade de ler um livro depois de ver o filme, nunca. E foi assim com P.S. Eu te amo. Mas a sua resenha me mostrou o que pode ter por trás do filme, e que não é tão triste assim. Então, a minha opinião a respeito desse livro já mudou um pouco. A estória do filme é incrível, então espero uma maravilhosa no livro!

    Beijos,

    Marcelle
    bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. P.S Eu te amo, esta em minha lista de leitura, mas fico meio na dúvida, pois sou uma manteiga derretida para momentos tristes. Com certeza o livro é um daqueles que vai ficar para sempre em nossas lembranças. A resenha ficou ótima, gostei de saber um pouco mais sobre essa obra =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  8. Sério, depois de ler sua resenha nem sei se vale a pena eu escrever a minha! HAHAHAHA JURO, eu concordo total e completamente com você em cada linha! E olha que eu nem terminei a leitura! Você expressou absolutamente TUDO (prestou atenção? TUUUUUUUUUDO) que eu estou sentindo. Ontem mesmo eu estava dizendo "que narrativa mais Giffin". Nem sei o que comentar, só digo, então, que faço de suas palavras, minhas!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Achei esse livro muito bom, e também gostei muito do filme. Foi um livro que me cativou e emocionou muito. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Comprei P.S. Eu Te Amo recentemente mais esta na minha estante, depois da sua resenha vou tirar um tempo para lê-lo. Amei sua resenha me deixou muitoo curiosa a respeito do livro.
    Beijos,
    Joyce

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha lido esse livro até a metade, ou mais do que isso, antes de ele ter sido lançado, ainda em ebook e há alguns anos. Sei, então, como é a narrativa e como ele é diferente do filme, mas não desisto de ler.
    P.S. Eu te amo é um dos meus filmes preferidos, e tenho certeza que o livro vai entrar no hall da mesma forma.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não li esse livro acredita?
    Mais o meu está aqui na fila e espero conseguir ler o mais rápido possível,pois sempre tive vontade de ler mesmo sabendo que é diferente do filme.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu queria ler esse livro; deve ser infinitamente mais completo que o filme...
    Espero poder comprá-lo logo. ^^
    Ótima resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito da sua resenha. Confesso que esse não é o gênero de livro que gosto de ler, mas tenho lido tantas resenhas super positivas, que acabaram atiçando minha curiosidade. Enfim, quero lê-lo sim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Oiee, tudo bem?
    Acho qwue a graça da leitura é assim livro e filme serem diferentes... e bons a sua maneira.
    Gostei muito de PS Eu te amo, achei o livro bem mais leve que o filme acredita?? Um livro bonito e divertido.

    ResponderExcluir
  16. Sempre dizem que os livros são muito melhores do que as adaptações no cinema e eu concordo.Pois assisti a filmes que não correspondiam suas leituras,eu não sei bem se deve ser o caso do ''derramador de lágrimas'' P.S eu te amo,pois adorei o filme,chorei demais e pela sua resenha,os sentimentos afloram mais no livro,acho que eu ganhasse ou comprasse,não ia me arrepender,jamais!

    ResponderExcluir
  17. Vc sabe o quanto eu amo essa historia, ne? Mas ela me comove e me mexe de uma maneira, que acho que nunca conseguirei acabar de ler! Nunca chorei taaaaanto com um livro! D:

    Nao abandonei ele, mas espero acabar de ler qualquer dia desses! haaha

    PS: EOLL TIII AMUUUHH SIIIM!!!

    ResponderExcluir
  18. Nossa, esse livro deve ser tão perfeito. Tem uma capa linda, e uma resenha incrivel. Impressões positivas sobre ele.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.