[Resenha + Promo] Starters - Lissa Price

Foi bom, mas poderia ser ótimo. Sério.

Starters conta a história de Callie, uma adolescente de 16 anos que perdeu os pais na Guerra dos Esporos e vive na rua com seu irmão, Tyler, de apenas 7 anos e seu melhor amigo, Michael.
 
A Guerra dos Esporos eliminou as pessoas que tinham entre 20 e 60 anos, deixando apenas os Enders (que vivem até os 200 anos, mais ou menos) e os Starters até 19 (que não podem votar nem trabalhar). Porém, estes jovens que não tinham avós, acabaram órfãos e tudo da família foi confiscado. Os jovens que não conseguem fugir dos Inspetores, são enviados para instituições e os outros vivem na miséria, com a mínima condição de higiene e alimentação ocupando prédios abandonados na - agora - periferia.
 
Vendo que não havia saída e precisando cuidar de seu irmão que tem uma doença no pulmão, Callie procura a Prime Destinatios, empresa que aluga - ilegalmente - corpos de Starters para os Enders realizarem seus desejos juvenis. Com o valor que receberia após três aluguéis, Callie conseguiria alugar uma casa e compraria remédios para seu irmão poder se tratar. Porém, no terceiro aluguel, Callie desperta em uma danceteria, longe da Prime e sem a mínima ideia do que aconteceu. Isso indica que aconteceu algo errado com seu aluguel, pois ela só deveria acordar na empresa após o final do aluguel. Como se a coisa não pudesse ficar mais estranha, Callie ouve uma voz em sua cabeça falando que ela não deveria voltar para a Prime. Callie então acaba assumindo a vida de sua inquilina sem saber o que realmente está acontecendo e por que ela não pode voltar para a Prime e para sua própria vida.
 
Diferente de outras pessoas, eu me empolguei com o início. Achei extremamente envolvente e cruel ao descrever as condições em que os Starters viviam, principalmente Callie, Tyler e Michael. Como é narrado em primeira pessoa, acabamos com os mesmos questionamentos e desconfiança de Callie a respeito da Prime Destinations. Mas então, quando o aluguel dá errado, e Callie se vê obrigada a assumir uma vida que não é dela, a coisa se perdeu. Entendam, a história continua com um ótimo ritmo, surgem vários mistérios e muitas dúvidas, digamos que é aí que a coisa começa, mas ao entrar em uma vida de puro luxo e riqueza, parece que Callie se esquece de tudo que ela já passou, do seu irmão que está, provavelmente, passando fome, enquanto ela está lá, fazendo passeios e pic-nics. Ok, eu sei que ela não tem muita opção, mas acho que ela como uma pessoa que tinha passado por poucas e boas na rua, se preocuparia um pouco mais (nem que fosse em pensamento). Outra coisa que me incomodou: o tal romance. Me sinto até mal com outros livros ao classificar aquilo que houve como um romance, porque (de novo) quem está vivendo toda aquela tensão não iria se deixar levar por um encontro amoroso, certo? Além de que uma descrição que a autora fez me pareceu muito imatura e idealizada, coisa que para uma obra distópica (que eu já imagino bem madura pelo tema abordado) não caberia. A distopia vem aí para questionar, para levantar alguns pontos da alienação da sociedade e parece que se preocupar com o cara gato, que te leva pra passear de cavalo, te olha profundamente e tal, é fútil demais, sabe?
 
Bom, li o livro em apenas dois dias e terminei satisfeita, por assim dizer. A diagramação é linda, ao abrir o livro, você já é inserido no mundo de Starters, além de uma ótima revisão. É bom, mas poderia ser ótimo. A autora deixou a história ter pequenos deslizes que talvez algumas pessoas nem se incomodem, já que a narrativa é, de fato, fluida. O final é como todo final de série deve ser: AIMEUDEUSEUQUEROACONTINUAÇÃOAGORAAAAA! Não sei como se chama uma série de dois livros (hahahaha), mas felizmente só temos mais um volume que é Enders e deve ser lançado em breve. Espero que mantenha o ritmo, mas tenha uma história mais consistente e coerente.
 
Sorteio do livro
Para concorrer, basta deixar um comentário pertinente na resenha e preencher o Rafflecopter:
 
 
 
a Rafflecopter giveaway


Comentários
63 Comentários

63 comentários:

  1. Como te disse no twitter sou apaixonada por essa capa, acho linda, apesar de achar imagem da menina um pouco infantil se a ideia era representar a protagonista. Nao entendo a necessidade que os autores tem de inserir romance em seus livros, mesmo que o tema nao tenha nada a ver com isso como eh o caso.

    ResponderExcluir
  2. Ceile, concordo com vc em alguns pontos, teve algumas coisas que me incomodaram na leitura, mas a história - não relevando estes deslizes - me prendeu do inicio ao fim. Tô dooooida pela continuação.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. A capa é muito bonita, e logo me chamou a atenção.
    Eu estou louca pra ler.
    A protagonista deve seofrer muito mesmo.Toda a repreensão que a sociedade sofreu deve ter sido cruel.
    Eu também não sei como chamar uma série de dois livros,agora fiquei intrigada...kkkkk
    Ótima resenha Ceile.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já li algumas resenhas sobre esse livro. Algumas elogiando bastante o livro e outras... bem nem tanto. Mas acredito que a maioria das resenhas que li tenham sido positivas, e acho que o universo que o livro trata bem diferente dos que eu já li, por isso pretendo me arriscar nele. E gosto de um romance.... e embora ele não parece ser tão evoluído no livro ele pode mudar, afinal se trata de uma saga. ótima resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não sou fã de distopias...

    Sua resenha levantou questionamentos que não li em outras. Concordo quando diz que não cabe romance nesse contexto.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Tô com esse livro pra ler já faz um tempinho, tenho que criar coragem para lê-lo :S

    ResponderExcluir
  7. ual que resenha ! voce praticamente conta todos os pontos que a gnt "considera" importante para ter uma leitura melhor. Confesso que é a primeira vez que leio uma resenha não elogiando totalmente o livro. Sempre li que era um livro ótimo sem pontos negativos. Mais tbm nñ entendo essa atitude dos leitores de colocar romance onde nñ é necessário. tudo bem , poderia aparecer um lance sim , mais não exagerar e deixar ela esquecer que teve uma vida antes, que tem um irmão lá com condições bem diferente das dela . Do jeito que voce nos mostrou que acontece no livro , parece que ela é uma garota sem coração. Que preferiu se entregar para um amor, que sabe lá se ia render ou não , do que se preocupar em ir atraz do seu irmão , ou mesmo pensar na possibilidade de trazer ele pra perto.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ceile!
    Fiquei com o sentimento muito parecido com o seu. Eu gostei do livro mas poderia ser melhor. Como você escreveu, o romance ficou um pouco forçado e eu esperava que o relacionamento fosse com outro personagem! Enfim, espero que Enders seja legal e finalize bem. Eu imaginei que era uma trilogia.


    Beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
  9. Senti o mesmo que você quando li o livro.
    O romance no meio do livro e a parte onde ela esquece da antiga vida dela realmente poderiam ter sido melhor pensadas, mas de resto é excelente.
    O final é surpreendente, nos deixa com um bom gosto de quero mais.
    Adorei sua resenha xD
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Desde que vi o livro, já me encantei. Sou muito fã de distopias, e creio que essa tem tudo pra me prender. Achei a história bem legal, mas esses deslizes são até normais. Gostei de saber que a série só tem dois volumes. Nosso bolso agradece. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Tenho muito receio de ler esse livro. Quando lançou, fiquei tipo "OMG, preciso comprar!!" e depois de ler várias resenhas meio negativas minha ansiedade diminuiu. Não gosto quando o romance parece forçado, acho que se for pra ser assim, não precisa nem romance, afinal, ação é o que todo mundo mais gosta em distopias :) Mas se for como você falou, um livro bom (mesmo que pudesse ser melhor) que dá aquela vontade de ler a continuação, vale a pena :) Já estou ficando mais corajosa! rs
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  12. Não tinha interesse em ler esse livro,mas fui na livraria e vi que na capa estava indicando o livro para todos os fãs de jogos vorazes,e como sou fã assumida quero ler Starters e ve como que é!

    ResponderExcluir
  13. Assim que lançou este livro fiquei com vontade de ler, acho que o enredo parece ser bom e a capa está bem legal. Apesar dos pontos que você comentou se quer ler a continuação é porque deve ter sido uma leitura boa =D Espero poder ler logo!

    Beijos,

    Paula

    http://tri-books.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  14. Ahhh, já li o livro e adorei, apesar de algumas coisas bastante previsíveis e o final em aberto, ameeei o livro. Muito booom.

    ResponderExcluir
  15. Eu já li esse livro a um tempinho mais acho que ainda não postei resenha dele no blog Oo
    Gostei bastante, não foi meu distópico preferido, mais mesmo assim achei a história bem legal e o final bem louco e surpreendente..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muita curiosidade a respeito dessa história. Parece algo bem diferente.
    Bom saber que o final tem aquele gostinho de quero mais. Apesar de algumas pessoas não terem achado tão bom assim como parece, está na minha listinha.
    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Legal que as críticas em maioria estão sendo positivas para o livro. Eu gosto de coisas distópicas (por mais que esteja na moda, agora). Então, provável que eu goste do livro =)

    ResponderExcluir
  18. É, parece que esse livro aí é bem... ame-o ou deixe-o. Já vi gente falando mt mal e gente falando mt bem. Depois vou analisar o perfil de quem falou o que pra ver com quem eu tenho mais chance de concordar hahah Espero que não tenha sido só um daqueles que o povo escreve pra entrar na modinha e ganhar uma grana. Enfim, só lendo pra saber. Quem sabe um dia...

    ResponderExcluir
  19. eu já vi várias pessoas falando q esse livro preende mesmo
    espero que eu goste
    pq estou muito curiosa pra ler ele.

    ResponderExcluir
  20. Eu nunca tinha lido nada sobre esse livro, fiquei curiosa :D

    "AIMEUDEUSEUQUEROACONTINUAÇÃOAGORAAAAA" (ri bastante! é bem assim :p)

    ResponderExcluir
  21. Nós postamos a resenha na mesma semana ahahahah que doideira.
    Eu gostei muito do ritmo coerente, muito mesmo, espero que a continuação seja do mesmo jeito.

    Beijos

    @marizoch
    marizoch.com

    ResponderExcluir
  22. Não é uma resenha 100% positiva e me fez ver Starters com outros olhos pela primeira vez. Já tinha decidido que em breve o leria, mas vc me deixou extremamente curiosa agora.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, Ceile!!
    Concordo contigo que é bem desnecessário em livros distópicos dar mais atenção a cenas românticas, para mim soa um pouco forçado. Particularmente, não gostei da capa desse livro, mas espero apreciar a leitura, pois o plot é bem interessante e original.
    Adorei a sua resenha!!
    PS: Consegui usar o marcador de origami graças a sua dica! Muito obrigada!!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  24. Oiee
    Tô louca para ler Starters...
    Quando saiu aquele joguinho lá da Novo Conceito desse livro eu fiquei mais interessada ainda em ler o livro.
    Além da capa ser muito linda, o livro parece ser muito diferente de todos os outros que eu já li.Adoro distopias, apesar de ter lido poucas...

    ResponderExcluir
  25. Quero muito ler esse livro. Tenho lido diversas opiniões e resenhas sobre ele e só tenho lido coisas boas. Sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Ai, ai, ai... Desde que esse livro lançou estou ansiosa para ler, depois da sua resenha mais ainda! O livro pode até ter seus pontos negativos, mas acho que faz parte...
    Que pena que são só dois livros... *Chora*

    Adorei a resenha!

    Beijooos

    ResponderExcluir
  28. Já faz muito tempo que tô loca pra ler esse livro, ouvi muito falar dele e acabei de ler a resenha aqui do blog e amei viu? Só meu deu mais vontade de lê-lo! *-*
    Esse livro me lembra muito um filme bem bacana que assisti, se chama "Substitutos" que tem muito haver com isso de alugar corpos pra viver através deles. Mas no caso no filme as pessoas vivem em robôs, é bem bacana! =)
    Bjão!! Participando! \o/

    ResponderExcluir
  29. Ainda bem que são apenas dois livros, adoro séries mas a infinidade não concluídas delas que eu possuo realmente me cansa.

    Fiquei um tiquinho desanimada com os pontos fracos que vc apontou no livro mas ainda assim quero ter a oportunidade de lê-lo

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  30. Esse livro sempre me chamou muita atenção, sempre tive vontade de lê-lo. Ao ler a resenha, me deu mais vontade ainda. Tenho a impressão de que o livro não é tão "ficção científica" quanto parece, pois o mundo está cada vez mais maluco e os valores estão mudando cada vez mais. Acho q muito da alma humana está exposta nessa narrativa.

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que serei o tipo que não vai se incomodar com esses deslizes. Quando eu começo a ler um livro, poucas coisas podem me deixar incomodada.
    Eu não sabia que são só 2 livros, mas achei isso muito interessante, se for considerar que temos apenas 2 tipos de "grupos" na série.
    AH, eu não consigo mais ficar sem ler ele *-----*

    ResponderExcluir
  32. Oi flor!
    Estava devendo várias visitas aqui!
    Não estava recebendo as atualizações pelo painel do blogger e assinei o feed pra isso não acontecer mais, mas acabei de ver que, sei lá eu por que, eu não estava mais seguindo aqui!
    Enfim, apesar do GFC ter me trollado, estou de volta haha
    Bom, eu não li Starters e nem tenho muita vontade, e não é por conta dos pontos negativos que você destacou...Li várias resenhas positivas e, nem assim, quis ler...
    Uma pena que com você o padrão tenha sido diferente, é melhor quando não nos empolgamos no começo e depois gostamos do que começar empolgados e ver a leitura decair. Acho que a frustração é maior, não é?
    Beijão!

    ResponderExcluir
  33. Oie!
    Puxa, às vezes é meio chato quando a gte lê um livro que podia ser tudo de bom e acaba faltando algo, né? Dá uma sensação de vazio. Bem, de qualquer forma acho que é uma história muito boa e com sua definição do final (adorei! rs) não tem como não desejar agora!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Quero muito ler esse livro, mas acabei de ficar com medo de ler e depois ficar como você disse: "AIMEUDEUSEUQUEROACONTINUAÇÃOAGORAAAAA". A historia parece muito inovadora, acho que é isso que me faz querer tanto ler. Bom, espero ganhar, né?

    Beijos,
    Danila Gonçalves

    ResponderExcluir
  35. Quero muito ler esse livro, pois em muitas resenhas falam bem desse livro e quero ver isso com os meus própris olhos!

    ResponderExcluir
  36. gostei do livro mas tbm achei a historia um tanto qto incompleta...mas inda assim qro ler!!!
    otima resenha!!!

    ResponderExcluir
  37. Oiie,
    Ahhhh adorei o livro! Quero lÊ-lo imediatamente... Parece ser muito bom, e a capa é muito linda. Boa resenha, gostei :)
    Bjos.

    ResponderExcluir
  38. Starters foi um livro q quando eu consegui em PDF foi ler na mesma hora.
    Realmente é um livro diferente e que nao te deixa entediada pq sempre tem algo acontecendo.
    Todas a reviravoltas do história foram muito legais....e sim no fim você fica MEUS DEUSS QUERO MAIS!!!
    Tomara q o segundo livro seja tão bom quanto esse!!!

    ResponderExcluir
  39. a capa do livro é Perfeita, adorei a resenha, já li o livro em PDF, mas eu quero ganhar esse
    bjss

    ResponderExcluir
  40. Já li algumas críticas sobre o livro, mas não me tirou a vontade de ler esse livro, que me chamou a atenção tanto pela capa quanto pelo enredo.

    ResponderExcluir
  41. Cometi o um dos maiores pecados dos leitores quando vi esse livro: eu imediatamente o julguei pela capa. Lendo a resenha eu percebo q nao tem nada a ver com o q eu pensei q fosse a historia!! Parece ser mtoooo bom! Quero mto ler .. adorei a sua resenha ;)

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho bastante vontade de ler esse livro! Quero ver se tudo o que eu tenho lido na internet sobre ele é verdade IUASHAUISHAS
    Tipo, me disseram q tinha romance em O Clã dos Magos e por isso o livro era ruim...Mas eu to procurando o romance até agora. Ok, o carinha lá tem uma queda pela personagem principal. Mas quem nunca teve uma paixonite adolescente?

    Enfim, nao sei o que levou a personagem DESSE livro a esquecer o irmão, mas talvez tenha uma boa explicação. Quanto à paixonite, tbm nao sei como ela se deu, mas acredito q ela possa ser compativel com distopias, como se fosse uma forme de...salvação? E de novo, tudo depende de como aconteceu e tal...

    Enfim, continua na minha lista de desejados xD

    ResponderExcluir
  43. Uma série de dois livros é duologia, se não estiver enganada. hehehe
    Gente esse livro parece ser bom mesmo todas as resenhas sobre ele são positivas.
    Quero muito!!
    Bjs
    garotasdepapel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  44. Adorei a capa, e a resenha me fez correr pra ler o livro-se eu tivesse em mãos claro- qndo ira sair o 2º livro?? não sei se irei gostar tanto assim, mass só lendo pra saber ne?

    ResponderExcluir
  45. Você se empolgou com o inicio?Pois eu tb!Realmente,as condições que os Starters viviam é cativante logo de cara!Não entendi muito você ao dizer que a história se perdeu se continua com um ótimo ritimo :s é fácil para um ser humano ser "comprado" e acho que foi isso q aconteceu com a personagem!No mais,adorei a resenha,beijos ;*

    ResponderExcluir
  46. Faz muito tempo que eu quero ler esse livro, a história é fascinante.
    Quando vi a capa pela primeira vez achava que era outra coisa, Ets ou algo parecido.
    Ouvi muitos elogios e li bastante resenhas que me deixaram cada vez mais curiosa.
    Preciso desse livro!!!

    ResponderExcluir
  47. Desde quando lanço eu já achei a história interessante, também porque o site ficou diferente durante o lançamento, foi bem legal.

    A resenha foi muito boa, gostei dos pontos levantados, só preciso do livro agora.

    ResponderExcluir
  48. Posso perceber que a protagonista esta tentando encontrar a felicidade , sem olhar prá nada nem ninguém, talvez esteja certa.

    ResponderExcluir
  49. Caracaaaa, não sabia que ela só tinha dois livro oO e agora? Eu tava até animada pra ler esse livro, mas prefiro séries que tenham pelo menos três livros... É, loucura minha mesmo KKKKKK

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Eu amo livros que falam sobre distopias e tal. Acho bem interessantes. O que é mais interessante sobre esses livros é a realidade que os autores botam nesses livros. Acho incrivel.

    Voltando para a resenha: QUE LEGAL *______* Starters deve ser bem legal mesmo. Sério que o romance não é tão legal assim? Que chato. Mas é mesmo, não combina muito romance+distopia, só se for algo bem épico. Enfim, amei a resenha :3

    ResponderExcluir
  51. Quero muito ler esse livro!!!
    já ouvi muito falar nele e estou quase tendo um treco para poder ler!!!
    Pena que o romance dele não seja muito bom T.T

    ResponderExcluir
  52. Por onde eu passo - blogs, revistas (....) - vejo comentários sobre esse livro. Acho que já passou da hora de ler!

    ResponderExcluir
  53. Luciana de Queiróz8 de nov. de 2012, 11:47:00

    Parece ser bem empolgante. Envolve oque acontece muito nos dias de hoje, não ter um lar, doença, ter que se virar para sobreviver e é claro, um amor!

    seguidora Luciana

    sa_lu_seamam@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  54. Hey,
    eu sou louca por esse livro desde quando eu vi que tinha lançado na Novo Conceito. Infelizmente, ainda não pude comprar. Mas tenho uma amiga que tem e espero que ela me empreste, haha.
    Amei a resenha.

    Bye,
    http://prateleiradepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. estou lendo o livro, e estou adorando (:

    ResponderExcluir
  56. Eu gosto das suas resenhas, são criticas no ponto ideal e sem nenhuma ofensa ao autor. você tem uma visão maravilhosa sobre livros quando vai escrever o seu? me avisa que com certeza vou querer ler

    ResponderExcluir
  57. Tenho lido algumas resenhas sobre este livro, que me deixaram muito curiosa para conhecer a história de Callie. Foge um pouco ao estilo que eu gosto, mas é sempre bom sair da rotina literária, e eu quero muito lê-lo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  58. Apesar de não ter gostado da capa, eu fiquei muito intrigada com a história pelo que você falou na sua resenha, fiquei com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  59. Esse livro está bem comentado ein kkk Gostei bastante da resenha, só não gostei da capa, parece de terror sei lá...Kkkkk

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.