Lola e o Garoto da Casa ao Lado - Stephanie Perkins


Agora eu me pergunto: Por que Anna não foi assim?

Lola é uma garota singular: está sempre com uma peruca diferente, roupas bem coloridas e maquiagem exótica. Ela é do tipo de pessoa que não repete os looks, o que a torna nada convencional, afinal, haja criatividade para estar sempre diferente do dia anterior.

"A vida é curta demais para sermos a mesma pessoa todos os dias."

Ela tem 17 anos, vive com seus pais (love it!) e tem sonhos simples: ir à formatura vestida de Maria Antonieta, que seus pais aceitem seu namoro com Max e nunca mais ver os gêmeos Bell. Estas três coisas estão bem claras no livro: ela mesma está criando seu vestido, “luta” a todo momento para que seus pais vejam que seu namorado é legal e que o fato dele ser mais velho não atrapalha em nada e lembra com pavor os momentos não muito agradáveis com os Bells, mais especificamente Calliope Bell, irmã protetora de Cricket (por quem Lola era apaixonada quando criança). Com a volta dos gêmeos para a vizinhança, o mundo de Lola vira uma confusão – e não é culpa das roupas coloridas nem das luzes cintilantes do seu quarto.

''– Então, você acredita em segunda chance?
– Segunda, terceira, quarta. O que for preciso. Por mais tempo que leve. Se for a pessoa certa. ''

Depois da decepção com Anna e o Beijo Francês, eis que chega Lola e é o primeiro livro dos lançamentos de novembro que pego para ler. Por mais que eu tenha ressalvas com o primeiro, acreditava no poder de escrita da autora que, inegavelmente, é boa. Felizmente meu medo de encontrar os “quases” que rondaram minha leitura de Anna se desfez nos primeiros capítulos: Lola é feliz em sua narração, as coisas acontecem, ela tem uma vida normal, não é o tipo de mocinha-certinha-frágil. Ela namora e realmente gosta do seu namorado – Max, vocalista de uma banda de Rock que tem 22 anos. Este fato da idade dele não tem tanto impacto para nós, brasileiros, mas nos Estados Unidos isso é caso de polícia –q
Lola trabalha no cinema e sabe qual personagem da Stephanie ama este mundo? Sim, Anna trabalha junto com ela e é possível ter uns vislumbres da vida pós-Paris de Anna e St. Clair. Eu fiquei feliz de vê-los neste livro e gostei muito mais deles nesta história do que na que narrava a deles: eles estão mais maduros, menos receosos. Agora até me deu vontade de ler mais deles (mas da forma como foi retratada aqui).

Eu, particularmente, gostei de Max – ele não é um bad boy, é só um cara normal, mas não exatamente certinho. Já Cricket é o cara paciente, um pouco escondido na sombra da irmã (uma patinadora profissional), mas que voltou um pouco diferente ~crescido~ do que Lola lembrava.
AMEI os pais de Lola! Eles são rígidos, mas muito amorosos e amigos. Eles possuem suas particularidades, mas é mais uma prova que Lola está na família certa: eles combinam.

Mesmo com a autora mexendo os pauzinhos para dar a solução da coisa toda (é, não vou falar, né?), isso não me agradou. Achei forçado e, pode ser resistência minha, mas a atitude que ela atribuiu a um personagem específico não me convenceu. Achei que foi apenas uma saída fácil e conveniente que a autora achou para amarrar as pontas.

No fim, gostei de Lola. Não foi ótimo, mas foi o que Anna e o Beijo Francês deveria ter sido pra mim. Não posso deixar de falar que a minha sensação que essa história era Anna ao contrário: narrado por Éttinie (só que, claro, aqui é Lola). A escrita da autora é ágil, a trama bem atual e a forma como ela retrata uma adolescente com suas dúvidas e decisões é única. Vale a leitura!

Lembrando que o livro é o premio do Top Comentaristas do mês, então quem quiser ganhar, é só comentar!

Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Hum, não achei o final de determinado personagem meio forçado... Gostei bastante dele e achei que o final combinou com tudo o que ele já tinha feito, sei lá, achei bem característico dele... (vc tinha me falado qual personagem era..rsrs)
    E, sabe, eu não tinha me apaixonado por Anna e o beijo francês também, mas Lola me deixou nas nuvens, amei demais o livro e todos os personagens...

    Bjs.
    Yara.

    ResponderExcluir
  2. Eu até que gostei de Anna e o Beijo Francês e mal posso esperar para ler Lola!
    Achei muito legal pela autora ter feito uma personagem diferente e, pelo menos é o que parece, determinada.
    Fiquei curiosíssima para saber mais sobre a vida pós-Paris de Anna e St.Clair :)
    A escrita da autora é realmente única e maravilhosa.

    Adorei a resenha!

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Blog de cara noooova, quote do livro favorito noooova, resenha noooova
    Tamo que tamo, heim? rsrsrs
    Falam tanto de Anna e o Beijo Francês e foram abaixo com Lola, mas tenho a audácia de não ter lido nenhum ainda! Se as coisas são meio forçadas eu já fico arisca, porém confesso que estou mais curiosa ainda pra saber se é tudo isso mesmo! rsrs

    Beijão
    www.desigusson.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Ceile!
    Eu estou lendo esse livro e amando! Eu sei que você não curtiu muito "Anna e o Beijo Francês" e até explicou o motivo, que eu entendi perfeitamente.
    Espero não me decepcionar com o final.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. Não li nenhum dos livros citados (romances não me chamam a atenção haha).
    Que bom que o livro foi melhor que Anna e o Beijo Francês, mas também que pena que decepcionou um pouco e final foi forçado.
    Quem sabe na próxima a autora melhore ainda mais?

    Abraços,
    Douglas Ricardo - Lendo & Relendo

    ResponderExcluir
  6. Oi Ceile!
    Eu amei Anna e o Beijo Francês e sempre me surpreendo com alguém dizendo que não curtiu tanto hehe.
    Se você gostou mais desse, é bem capaz de eu gostar bastante dele (não sei se mais do que o outro, porque realmente amei o livro).
    Acho que já captei toda a história pelo comentário da história de Anna e o Beijo Francês contada pelo Étienne rsrs
    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. OMG, tô pirando por esse livro, queria tanto.

    Bj.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha gostado de Anna, mais simplismente AMEI Lola.
    Assim que chegou comecei a ler e devorei.
    Gostei muito da história e achei super fofa.
    A minha resenha dele sai semana que vem.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  9. Tô querendo ler esse livro logo! Gostei bastante de Anna e o Beijo Francês, achei leve e gostoso de ler. Minhas expectativas em relação ao Lola estão altinhas, espero que eu não me decepcione!

    bjs
    livrolab.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ai, já vi tudo... como tem as personagens de Anna e o beijo francês, mesmo que de relance, vou me obrigar a lê-lo antes... o pior é que ainda não tenho nenhum dos dois!! rs

    Que ótimo saber que Lola vai ser o prêmio do top, vou participar!!! =)

    A Lola deve ser uma figura, e essa questão da idade do namorado realmente fica mais séria se pensarmos na realidade da autora.

    Que bom que, apesar de não ter sido perfeito, o livro não foi uma decepção. Esse negócio de forçar a barra para amarrar a história normalmente me irrita, vamos ver minha reação.

    ResponderExcluir
  11. Já li outras resenhas e percebi que é um livro comum, serve apenas para passar o tempo.

    ;)

    ResponderExcluir
  12. SÓ VOLCCCC NAUM GOSTOU DA ANNA SUA BOBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    EOL AMUH ELA IUH ST. CLAIR

    E VOU LER LOLA... LOGO... E BREVE... NUM FUTURO PRÓXIMO

    ResponderExcluir
  13. Pelo estilo dela achei que ia ser bem loucona de atitude e tal, mas parece ser mais calma... :) Eu gostei bastante de Anna, acho que esse vai ser bom também. ^^ Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li Anna, mas já comprei, porque eu adorei esse livro, mas em uma conversa da Lola com o St. Claire eu percebi que as histórias são parecidas, só que em cenários diferentes, eu adorei quando a Anna apareceu nesse livro e por isso fiquei curiosa para ler o anterior. Eu adorei Lola, mas esperava um pouquinho mais!

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  15. OMG, CEILE!!! Você é a primeira pessoa que eu conheço que não gostou de Anna O_O! Amei a resenha, sinto que vou achar a Lola uma personagem bem mais interessante do que a Anna...
    Beijos!
    Marcelo - http://santuario-de-letras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Na verdade eu vejo que a Stphanie vem sendo bem elogiada neste meio literário... Eu particularmente estou ansiosíssima para ler um livro dela, só Deus sabe se vou concordar ou discordar com você!

    Inês Gabriela A.

    ResponderExcluir
  17. De fato Lola foi é um livro que desejo muito, o enredo da historia me chamou bastante atenção e é bem atual, alem do que os personagens são lindos Lola parece ser bem divertida. Tambem gostei de Max (seu fofo)! Enfim nao preciso disser que quero ler o livro e que ele ja esta na minha lista.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro é muito fofo estou com muita vontade de ler ele, a Lola pelo que já li é até legalzinha, de fato mais um romance cliché, mas fazer o que eu adoro!
    Parabéns pela resenha, clara e objetiva, parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Ah pude perceber que você gostou mais não gostou tanto né? Eu vi muitas resenhas positvas sobre ele , e acho que isso foi o que me animou a ler esse livro e espero que eu faça em breve, kkkkkk, se minha imensa lista permitir. kkkkk.
    Anna e o beijo frances eu comprei essa semana, mas depois de ver que ele te decepcionou, nem sei se eu quero tanto ler assim.
    kkkkk
    xoxo,
    Fernanda,
    www.lendoeesmaltando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu tenho vontade de ler Anna e o beijo francês, mas Lola e o garoto da casa ao lado me deixa muito mais curiosa! Amo o fato dela ter um visual diferente a cada dia.

    Achei a capa uma gracinha!

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nada da autora. Tenho lido algumas resenhas positivas desse livro. Posso dizer que achei essa Lola bem interessante (apesar de me parecer louca. Rsrsrs). Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.