Meus Melhores Rascunhos - Christine M


Eu flutuei mesmo com esta leitura ou foi só impressão?

Meus Melhores Rascunhos é uma reunião de crônicas escritas pela já conhecida autora de Sob a Luz dos Seus Olhos. Eu já tinha me apaixonado à primeira vista por Sob e depois de sair gritando ao mundo virtual meu amor pela escrita da Chris, li umas três resenhas falando que o livro tinha um enredo muito hollywoodiano, fantasioso. Concordo. Acontece que a Chris narra com sinceridade: ela transforma situações novelísticas em acontecimentos verdadeiros. Para comprovar que eu não havia me enganado com o primeiro livro da autora, li MMR. Ele comprovou e reafirmou meu amor e apego pelas palavras desta escrevedora.

São quarenta crônicas narradas com lirismo que falam ora de ficção, ora de realidade. São críticas à sociedade, são relacionamentos desastrosos. São cartas, são discursos. São poemas, são prosas. É reconhecimento, é admiração. São tantas coisas, é tanta ambiguidade, mas em tudo, o que é unânime: são sentimentos.

A Chris tem esta coisa de misturar o concreto com o subjetivo. Ela redimensiona os acontecimentos. Algo rotineiro, se torna trágico; algo sensacional, se torna simples. Tudo depende do que ela quer expor, por qual ângulo ela quer que o leitor veja.

Eu destaquei três crônicas - duas que me tocaram mesmo e mais um - "Eu não escrevo poemas." que consegui identificar com muita clareza a Chris. Suas definições batem com a minha imaginação - o que imaginei dela.

São inúmeros "quotes quotáveis", mas vou deixar aqui alguns daquelas duas crônicas que mais gostei:

"Faz de conta que o mundo é bonito, que as pessoas se importam e que o amor existe. Faz de conta que a gente se cuida, que pensa no outro e que o crescimento é sustentável.  (...)
Só por hoje, farei de conta que o barulho é música, que o cheiro é de flor e que as palavras pichadas são apenas recados gentis" Faz de Conta.

"Estou com vontade de roubar uma estrela, de roubar um beijo, de roubar um coração. Vontade de pegar carona com um anjo, num jato, num balão. (...)
Hoje quero cometer o deslize de ter esperanças e de andar com isso bem estampado na testa." Arteira.

O trabalho gráfico do livro está lindo: a capa com a estrela irregular na varinha, as páginas cinzas com frases da autora entre algumas crônicas. A revisão também está ótima e não encontrei erros ou incoerências.

É, isto não parece uma resenha, parece mais uma carta de amor à autora - e talvez seja mesmo.
Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. Eu ainda não li Sob =( Mas tenho muita vontade!
    MMR tem um jeito simples e especial, não é? Parece ser realmente lindo...
    Eu sou apaixonado pela simplicidade, carinho e carisma da 'escrevedora', por isso vou logo ler seus livros (o que mais quero mesmo é o novo: O que não diz a lenda).
    Ótima resenha Ceile, a melhor do livro que já li.
    Abraços e feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Douglas, todo este carinho, simplicidade e carisma dela refletem na escrita! Estou esperando o meu OQNDL chegar para devorar *-*
      Obrigada =)
      Beijo!

      Excluir
    2. Também acho que vou devorar o livro.
      Vou comprar pro meu aniversário u.u
      Bj

      Excluir
  2. Gosto bastante de livros de crônicas, pois acho que a leitura se torna mais rápida e prazerosa. Achei que esses trechos que você colocou super legais, e os vejo como uma "intimação" para ler esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o primeiro livro de crônicas que leio e adorei! Realmente é mais rápido de ler, sem contar que dá pra "dividir" a leitura hehe.
      Leia e depois me conte!
      Beijo!

      Excluir
  3. Puxa vida, Ceile.
    Te ver falando da escrevedora é quase como ouvir meu próprio coração. Este é um livro tão singular que ainda hoje não consigo me decidir sobre qual "rascunho" tomar como favorito, portanto, tomei todos. Ler a Chris é se enveredar por sua mente e, por muitas vezes, pela nossa própria. É sentir o que ela quiser que sintamos e o que ela sentiu enquanto escrevia. Ela tem esse dom de transcrever sua alma para o papel e sempre é como se ela estivesse lá, lendo para nós ou apenas nos assistindo e suspirando a cada sorriso que damos. Ler a Chris é indescritível e é por isso que eu a amo tanto.

    E como há braços, abraços.
    Caleb Henrique - Viajante Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumindo: você ama a escrita da Chris tanto quanto eu!
      Acho que nunca vou me cansar de ler as histórias e devaneios dela *-*
      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Ceile!
    Que resenha linda!
    Fiquei mais curiosa do que eu estava para fazer essa leitura porque gostei muito da maneira de como você enxergou a escrita da autora!
    Eu li Sob a Luz dos Seus Olhos e, embora não tenha virado um favorito, eu gostei bastante (não me incomodou ser fantasioso, eu gostei da história - até porque, só porque não é algo que aconteça com todo mundo, não significa que seja impossível).
    Enfim, parece ser um livro lindo para aqueles que sabem como lê-lo :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi, leia sim!
      É, concordo: pode não ser comum, mas não é impossível!
      Obrigada *---*
      Beijo!

      Excluir
  5. Bom, Ceile, eu conheci a Christine aqui e comprei os dois livros já... Ainda não li nem o primeiro, infelizmente... vamos ver se em 2013 termino pelo menos minha pilha atrasada dos nacionais.

    Acho que vou gostar bastante, amo as capas e amo ler o que você escreve sobre as obras dela.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, o que você está esperando pra ler???
      Não esqueça de me contar o que achou.
      Beijo!

      Excluir
  6. Olá, Ceile!!
    Adorei a sua resenha!!
    Não li SOB ainda, mas vontade não me falta! Entretanto, como não curto muito ler livros de contos, o único que li até hoje foi o Contos Fluminenses de Machado Assis. Percebi que realmente os livros da autora te marcaram muito e espero ter a oportunidade de ler algum dia.
    E respondendo aqui ao comentário que fez na resenha de O Pássaro, concordo com o seu ponto de vista e mesmo com o final triste e trágico, a história em si é maravilhosa e adorei a escrita da Samanta. Ah, espero que A Herdeira seja publicado e que possa ler algum dia ainda mais agora que sei que você também adora Romance Histórico!! Vou apreciar muito saber a sua opinião!
    Boas Festas!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  7. Eu me apaixonei por esse livro só pela capa.É tão leve e encantadora *-*
    Queria muito ler esse livro, ainda mais depois de ver a sua opinião sobre ele.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, Ceile! Tudo bem?
    Ainda não li nada dessa autora, mas sempre vejo resenhas positivas sobre as suas obras! Vou tentar comprar o livro "Sob a Luz dos Seus Olhos"! :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adoro essa capa, é muito charmosa!
    Ainda vou ler um livro da Christine, quem sabe ano que vem? rs

    bjus
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não sou muito fã de Crônicas, porém acho essa capa maravilhosa e desde a primeira vez que vi ela fiquei com vontade de ler o livro.
    Todo mundo elogia bastante a escrita da Christine, infelizmente ainda não tive a chance de ler nenhum dos livros dela mais espero ter em 2013.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. Verdade, parece mais uma carta de amor! Eu também sou outra que não consegue gostar de crônicas, mas esse livro parece ser, sei lá, diferente, sabe? Algo com que eu possa me relacionar!

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente não sou de ler crônicas, mas a sua resenha me deixou curiosa, rs.

    ResponderExcluir
  13. nossa fiquei com vontade de ler ..

    ResponderExcluir
  14. Achei fofinha a capa, porem nao sou fãn de cronicas.

    ResponderExcluir
  15. Acredita que até hoje não li nenhum livro de crônicas?! E sua resenha//declaração me deixou curiosa em ler ;)

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Ceile, eu ainda não li nenhum livro da Christine, mas estou com o Sob a luz dos seus olhos para ler, espero gostar da leitura. Você me deixou bastante curiosa para ler esse livro, realmente parece ser uma leitura mágica, já li alguns livros de crônicas, são diferentes pois a gente não fica naquela expectativa para saber o final, mas é gostoso apreciar cada palavra escrita em cada crônica.

    BjOs!!!

    @jannagranado
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.