A Aprendiz - Trudi Canavan


O 2° livro da trilogia d'O Mago Negro chegou há um tempinho aqui em casa, mas só agora consegui ler. E, claro, assim que terminei desejei ter começado bem antes. Vocês vão entender pela resenha ;)
 

Sonea finalmente vai entrar para o Clã dos Magos, mas isso não significa que seus problemas estejam resolvidos, muito pelo contrário. Mais do que nunca ela deve lidar com o preconceito das Casas, por ela ser uma favelada, e com o assédio dos alunos.


Achei que o maior problema de Sonea nesse segundo livro fosse o Lorde Supremo, mas ele só faz seu papel mais para o final. Em todo o livro (todo mesmo) ela tenta fugir de Regin, outro aprendiz como ela, mas que tem como objetivo da vida infernizar Sonea. Ele consegue colocar uma classe inteira de aula contra ela, e não é como se os professores ligassem para ajudá-la.

Todo esse assédio fez com que Sonea desejasse passar para a turma mais adiante, onde não haveria Regin para importuná-la, sumir com suas anotações, estragar suas coisas etc. Ela consegue e fica mais animada ao perceber que próxima turma é mais madura. Porém Regin a alcança e lá vão eles participar da mesma turma novamente...

É de se pensar que esse problema com Regin seja apenas no começo, ou pelo menos metade do livro. Mas não. E a cada dia, a cada página, a situação apenas piora. E nada o faz parar. O motivo? Boa pergunta, mas deve ser bom o bastante para Regin desafiar magos poderosos (ou Mago poderoso) apenas para implicar com Sonea. Acredito que há muito mais por trás disso do que apenas um simples desafeto por ela ser da favela, mas infelizmente isso deve ser algo deixado para o próximo livro.

Em paralelo Dannyl se torna Embaixador e, para grande surpresa, não apenas isso. Lorlen faz um pedido secreto, para que Dannyl investigue os passos de Akkarin quando este viajou a fim de aprender sobre magia antiga. Talvez assim ele descobrisse como o Lorde Supremo aprendeu sobre magia negra e, quem sabe, poderia aprender uma maneira de detê-lo. Dannyl não sabe das reais motivações, e fica curioso quanto a tal. Achei que ele, com seu grande poder em detectar boas fofocas, fosse descobrir o verdadeiro problema daquilo, mas... bem, vou deixar vocês descobrirem. E as partes de Dannyl são bem divertidas e nunca imaginei que fosse me empolgar com um acontecimento bem incomum em outros livros, mas me empolguei. Deixem as mentes abertas ;)

E mais ao final a preocupação maior com o Lorde Supremo. Sonea, Rothen e Lorlen são postos em tal situação que ficam presos (não literalmente) e pela primeira vez Sonea pensa em quão entrelaçada ao futuro do Clã ela está. E em quanto as pessoas à sua volta correm perigo...

Devo dizer que esse livro foi melhor do que o primeiro. O mistério é mais enriquecido, a questão é bem maior, já que envolve o Clã inteiro e até mesmo o reino, e há mais daquela sensação “não posso parar de ler”. E ao final foi deixado em dúvida o que o primeiro livro deixou como certeza: Qual o verdadeiro objetivo do Lorde Supremo?

Sobre a edição, gostei da capa, embora eu ache que Sonea ficou melhor na capa do primeiro. Não reconheci erros ortográficos e não vi problemas na diagramação. A editora ficou de parabéns ;)

Enfim, o livro é ótimo. Misterioso, instigante, polêmico (hehehe), mágico e eu adoro quando nos deixa em dúvidas. Uma ótima chave para o terceiro livro. E acredito que todos os que gostam dessas qualificações em um livro vão gostar da trilogia. Tenho certeza que a história promete ainda muito mais.

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Eu tenho um pouco de receio com esse livro, porque o anterior eu queria jogar a Sônia naquele Clã porque eu já não aguentava mais a enrolação dela fugindo, e não sei porque eu tenho a sensação que a situação dela com esse Regin vai ser a mesma coisa, de qualquer maneira vou ler esse livro, estou curiosa, mas ao mesmo tempo um pouco receosa haha

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  2. A maioria das resenhas que li do primeiro volume foram bem negativas...

    ResponderExcluir
  3. Mesmo tendo lido metade do primeiro livro, me senti perdida lendo a resenha porque só consigo me lembrar da Sonea. O fato é que não gostei da história do primeiro =/.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso começar logo a ler essa série, mas e a preguiça com tantas opiniões não muito boas? Vou aguardar a chegada do último pra ler tudo numa tacada só e amar ou odiar de uma vez.

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  5. O primeiro é mesmo meio lento, talvez até chatinho, mas o segundo é mesmo surpreendente ;)

    ResponderExcluir
  6. Uma das poucas raras exceções de o segundo volume ser melhor do que o primeiro. Desde que vi o lançamento dessa trilogia, me interessei pra ler, pois sou fã de fantasia. Espero conseguir ler essa trilogia em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Eu me apaixonei por essa série no livro 2. Quando li Clã dos Magos eu vi que era um livro bom, mas não um que merecesse mais que 3 estrelas. Aí eu li A Aprendiz e surtei. Claro que eu tenho várias observações sobre o livro como os diálogos do povo do navio ou da favela, que a autora escreve da mesma maneira que eles falam ou o excesso de passagens envolvendo o Dannyl (achei muito desnecessário). Mas estou doido para ler o Lorde Supremo e não vejo a hora do carteiro aparecer aqui com ele. Vou rasgar o pacote e começar a ler no portão mesmo......HAHAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.