À primeira vista - Nicholas Sparks


Sabe aquela coisa de amor instantâneo e felizes para sempre nos livros? Nicholas conta aqui o preço da última página.

Jeremy e Lexie pouco se conheciam quando se apaixonaram e resolveram viver juntos. Isso seria comum se ele não fosse tão cético: jamais viveria em uma cidade pequena (ele morava em Nova York), nunca poderia ter um filho (ele era estéril), muito menos iria se casar novamente (depois da frustração com sua ex-mulher, Maria). Porém, ao se apaixonar perdidamente, ele vê sua vida mudar totalmente: muda para Boone Creek para viver junto de Lex ao descobrirem que terão uma filha.

“-Você me ama, mesmo sabendo que eu não sou perfeito?
-É claro que sim.
Incrível, pensou ele.”

Tantas mudanças repentinas afetam também a vida profissional dele, já que está sofrendo de um bloqueio criativo e não consegue escrever suas colunas para enviar ao seu editor. A convivência, o fato de Lex omitir algumas informações dele mais um email anônimo questionando a paternidade colocam a prova este “amor” instantâneo e faz Jeremy se questionar se realmente conhece a pessoa com quem ele decidiu passar o resto da vida.

O livro é narrado em terceira pessoa, porém foca mais nas atitudes de Jeremy, por isso acaba transparecendo mais suas dúvidas, mas, no geral, Sparks explorou os questionamentos, conflitos e expectativas que sucedem o grande “sim” – e, neste caso, até um pouco depois deste momento.

“- O que está acontecendo com vocês, todo esse estresse em cima dos dois... isso se chama vida.”

O livro é continuação de O Milagre, publicado pela Editora Agir, um livro bem distante do Nicholas Sparks que estamos acostumados, mas À Primeira Vista é a versão realista do pós-final feliz e milagroso do primeiro (e de muitos outros de seus romances). A leitura do primeiro não é obrigatória, mas eu acredito que valha o esforço, pois a sensação da familiaridade com os personagens que há tempos eu não via (li O Milagre em 2010) foi o que mais me motivou a continuar e, eu não sabia, mas amava Jeremy e Lexie. Algumas coisinhas são como bônus para quem leu o primeiro – nós sabemos que aquela coisinha simples não tá ali por acaso, existe uma história já contada por trás de um objeto/situação que só parece figurantes.

Eu gostei muito do livro – me senti vingada, sabe? Adorei esta versão do Sparks que mostra saber as consequências de um romance idealizado, uma paixão avassaladora. PORÉM... Chegando ao final, eu tive vontade de jogar o livro na parede e quase prometi não ler mais livros dele – quase, me limitei a falar palavrões no twitter e dizer que não leria Nicholas tão cedo (ahhh tá). Ele me envolve, me apaixona, me enche de esperanças e depois? O que ele faz? É, ele arranca nosso coração. É isso que ele faz. E eu? Eu sofro. Sofro mesmo.

Sim, achei desnecessário, fiquei com a sensação que ele ria de mim lá da sua casa nos EUA, dizendo: “Eu ainda estou no comando, darly”.   

Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Esse vai ser o primeiro livro do Sparks que vou ler, já começo preocupada. Com o final. Ceile, você acha que tem problema eu não ter lido O Milagre?

    bjinhos
    L&V
    http://anna-gabby.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anna!
      Se você ler O Milagre é legal, mas não é obrigatório e não perde nada da história. A diferença é que quem leu o primeiro está mais familiarizado.

      Beijo!

      Excluir
  2. “Eu ainda estou no comando, darly”. - Te entendo Ceile, mas isso é ainda o que eu mais gosto no autor sabe? hoje eu me toquei que eu só gosto muito do autor por causa do drama e de tudo que ele coloca, eu tenho esse mega tombo por tragédias e dramas, eu realmente adoro esse livro, apesar de ele não ser o meu favorito.

    beijos, Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Ceile!
    Concordo com você, O Milagre não é obrigatório, mas é melhor lê-lo primeiro por causa dessa familiaridade e tal.
    Eu gostei mais de A Primeira Vista, mas, como você, eu achei o final desnecessário. Minha reação foi de dar risada e pensar "Mas é uma palhaçada mesmo". Acabei taxando o livro de "mais do mesmo" do Nicholas rsrs...Mas é bonito, anyway.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Os dois únicos livros do Nicholas que não gostei foram O Milagre e este aí... =/
    Não sei pq mas não gostei da história...

    Bjs
    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ultimamente estou correndo longe dos livros do NS. Sei lá, pararam de me chamar a atenção. Mas não posso negar que as sinopses que leio são bem legais e tal. Melosos hahaha' Estou seguindo. :D

    - Vitamina de Pimenta -
    @LariCrazy_

    ResponderExcluir
  6. Primeiro de tudo: que blog LINDO é esse? *O* Tá um espetáaaaaaaaaaaculo!!!!

    Qt á resenha... DESISTE dessa vida de Nicholas Aprks!!!! D: O cara é mala, chato, mata geral, qd não nos causa diabetes. Bem feito pra vc que sofreu no final. Quem mandou ler? Hohoho

    Mas então. Boa resenha, flor. Mas não leio mais nada do moço. Justamente por já conhecer a fórmula. :)

    Beijooooooooooooos

    ResponderExcluir
  7. Ceileeeeee, tô batendo pé pra vc ainda tá?!
    Eu e o Nicholas é amor e ódio constante, amor porque a historia me conquista sempre (exceto em Noites de tormenta que ainda não consegui terminar ) mas a forma como ele me deixa em depressão no fim do livro não é justo :S parece que ele não sabe mostrar o amor sem uma tragédia profunda no fim, isso me mata de raiva mas ainda não parei de ler os livros dele kkkkkkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Luh, eu também não consigo parar! Dou um tempo, mas logo volto hihi.

      Amor e ódio, amor e ódio... O tempo todo!

      Leia que vc vai saber o final. HÁ!

      Excluir
    2. Tsc tsc pra sua resposta dona Ceile... é maldade matar sua querida leitora aqui de curiosidade viu?! kkkkkkkkkkkkkkk

      Nicholas não é Nicholas sem quase matar agente de tanto chorar no fim da história kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  8. Ahh, eu li o livro faz pouco tempo e fiz a resenha dele ontem!

    A sensação que você teve do final foi igual a minha! E também prometi não ler mais nada dele, mas...Até parece né?

    Adorei a resenha e a revolta com Nicholas Sparks! Haha!

    Eu não li O Milagre, mas pretendo ler, mesmo sendo na ordem inversa.

    E no final das contas, eu aceitei o final e até consegui entender os motivos de Nicholas ter feito desse jeito. Apesar que, como você disse, você estava mais familiarizada com os personagens, então acho que sua revolta foi maior ainda! rs

    Beijosss

    Lana
    Hunters Culture

    ResponderExcluir
  9. quero muito esse livro, alias quero completar a coleção do Sparks eu li o milagre a apesar de muita gente criticar dizendo que não é um livro bom e de certa forma mais fraco que os demais livros de Sparks, eu achei uma leitura deliciosa,leve, mais com muito sentimentalismo e com certeza a primeira vista parece ser lindo e com certeza emocionante. Parabens pela resenha :)

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nada do Nicolas... tenho interesse em alguns títulos, mas sempre coloco outro livro na frente, rsrs.

    Gostei desse, li bons comentários a respeito.

    ResponderExcluir
  11. amo todos os livros do nicholas, os livros dele expressam varios tipos de emoçoes eu lendo um deles fico admirada de como ele consegue juntar tudo aquilo num livro, e esse também quero ler pela sua resenha da pra ver que é muito bom. parabens

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho O Milagre, mas ainda não consegui encaixar nas minhas leituras :-( E agora quero demais À Primeira Vista... preciso.
    Fiquei tão curiosa depois da sua resenha e eu pretendo ler O Milagre primeiro para depois ler esse...

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  13. Oi, ainda não O milagre, tenho ele mais não tive aquela vontade de ler, acho que vou ler antes de ler esse srsrs Espero gostar, sei que vou gostar, pois amo os livros do Nicholas. Otima resenha, fiquei com mais vontade de ler ^^

    Bjks
    Ká Guimarães
    acordeicomvontadedeler.com

    ResponderExcluir
  14. Li algumas resenhas sobre "O Milagre", e ele realmente dividiu opiniões. Como você disse, deve ter sido pelo fato de ter fugido um pouco do "estilo Sparks" de escrever. Seu Nicholas realmente adora estraçalhar os corações dos seus leitores, e com esse, não seria diferente, com certeza.
    Achei a resenha bem legal!!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Depois que Jeremy brigou com o melhor amigo ele "sumiu" do livro. Ficou meio sem noção a história!. Haja visto que depois da briga o ex amigo não foi mais citado no livro

    ResponderExcluir
  16. "Sim, achei desnecessário, fiquei com a sensação que ele ria de mim lá da sua casa nos EUA, dizendo: 'Eu ainda estou no comando, darly'. "

    Hahaha, também me senti assim ao ler o livro. Como se o Nicholas dissesse: "Tá se achando forte porque não chorou com esse? Você não sabe o que lhe aguarda!"

    Já li muitos livros desse autor, alguns bem tristes, mas como os últimos que li foram "O Milagre", "O Casamento" e "A escolha" que são mais leves, eu confesso que chorei litros com "À primeira vista"

    ResponderExcluir
  17. Então vejam o livro "Uma Carta de Amor"... Esse Nicholas não tem jeito mesmo... tem que colocar uma tragédia no fim..

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com a sua resenha - que adorei, por sinal!
    Nossa, a gente lê dois livros achando a história linda... E chega no final acontece o que aconteceu? Meu Deus, o Nicholas deve viver muita tragédia em sua vida! Não gosto disso nele, mas mesmo assim depois de um tempo volto a lê-lo e continuo apaixonada em suas obras.
    Leticia Gabry

    ResponderExcluir
  19. Concordo plenamente com a sua resenha - que adorei, por sinal!
    Nossa, a gente lê dois livros achando a história linda... E chega no final acontece o que aconteceu? Meu Deus, o Nicholas deve viver muita tragédia em sua vida! Não gosto disso nele, mas mesmo assim depois de um tempo volto a lê-lo e continuo apaixonada em suas obras.
    Leticia Gabry

    ResponderExcluir
  20. Concordo plenamente com a sua resenha - que adorei, por sinal!
    Nossa, a gente lê dois livros achando a história linda... E chega no final acontece o que aconteceu? Meu Deus, o Nicholas deve viver muita tragédia em sua vida! Não gosto disso nele, mas mesmo assim depois de um tempo volto a lê-lo e continuo apaixonada em suas obras.
    Leticia Gabry

    ResponderExcluir
  21. Amo os livros do Nicholas e esse é um dos que eu AINDA não li mas está na minha lista. Sempre que leio algum livro dele que tem um filme adaptado procuro assistir tbm, embora na maioria dos filmes mudam um pouco a história em relação ao livro. Recentemente li Um homem de sorte ( se tornou um dos meus favoritos)gostei muito da adaptacao do filme tbm e Um porto seguro, adorei o livro mas já não gostei tanto do filme!!!

    ResponderExcluir
  22. Amo os livros do Nicholas e esse é um dos que eu AINDA não li mas está na minha lista. Sempre que leio algum livro dele que tem um filme adaptado procuro assistir tbm, embora na maioria dos filmes mudam um pouco a história em relação ao livro. Recentemente li Um homem de sorte ( se tornou um dos meus favoritos)gostei muito da adaptacao do filme tbm e Um porto seguro, adorei o livro mas já não gostei tanto do filme!!!

    ResponderExcluir
  23. Leiam "A ESCOLHA", chorará eternamente, comecei a ler bem desinteressada, mais no meio do caminho começou a emoção, e no final eu já estava em plena depressão. É lindo.
    Próximo leitura será O Milagre.

    ResponderExcluir
  24. Leiam "A ESCOLHA", chorará eternamente, comecei a ler bem desinteressada, mais no meio do caminho começou a emoção, e no final eu já estava em plena depressão. É lindo.
    Próximo leitura será O Milagre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.