Preces e Mentiras - Sherri Wood Emmons


Uma comunidade em que todos se conhecem e se gostam, mas onde há também muitos segredos escondidos.

O Vale de Coal River é o lugar preferido de Bethany. Todo verão sua família viaja para lá, e é lá que mora Reana, sua prima e melhor amiga. O Vale é uma típica cidade do inteior onde todos se conhecem e a maioria são parentes em algum grau. Bethany e Raena passam a maior parte do verão brincando a beira do lago com as outras crianças do vale enquanto Tracy, irmã de Bethany, as atormenta o quanto pode. Os pais de Raena, Bobby Lee e Jolene, nunca foram vistos com bons olhos ali, pois tinham um comportamento fora dos padrões da pequena comunidade conservadora. Além dos beijos calorosos em público e da roupa curta que Jolene usava, eles nunca davam a Raena a atenção e carinho que ela merecia, o que fazia a menina se apegar ainda mais a Bethany e seus pais.

Mas, daquele dia em diante, Raena e eu ficamos ligadas de uma maneira única. A história dela e a minha se trançaram juntas de tal forma que, às vezes, eu me sentia como se tivesse assistindo a tudo de fora, como se ela é que estivesse vivendo a minha vida. Às vezes, eu a odiava por isso. Mas, na maior parte do tempo, eu a amava.

Um dia, Caleb, irmão de Bobby Lee, vai morar no Vale na casa de Raena. E a partir de então tudo começa a mudar. Os moradores do Vale nunca gostaram de Caleb, Jolene muito menos. Ela sempre fora contra a presença do cunhado ali, e por isso começa a brigar frequentemente com Bobby Lee. Ele por sua vez, afirmava que o irmão ficaria ali o tempo que fosse necessário. Raena era a única que gostava de Caleb, e defendia o tio sempre. Bethany não entendia porque sua prima era tão apegada ao tio. Conforme os anos se passaram, Raena o defendia cada vez mais, e se afastava da prima, se tornando quase uma desconhecida para Bethany. Porém, aos poucos Bethany vai descobrindo que o lugar que ela tanto amava não era tão perfeito. Ela descobre que por trás da história do Vale e de seus moradores há segredos guardados há anos, e percebe que as pessoas ali não são exatamente o que parecem ser.

A garotinha tímida que eu tinha amado e com a qual tinha compartilhado tantos segredos teria ido embora antes que eu voltasse para o Vale Coal River. No lugar dela estaria uma mocinha bonita com segredos que ela não dividiu comigo - nem com ninguém - por um bom tempo.

O livro todo é narrado por Bethany. No começo, há uma apresentação do Vale e seus personagens, contando brevemente a história de cada um, o que deixa os primeiros capítulos um pouco cansativos. São muitos personagens e todo mundo é parente de todo mundo, deixando tudo um pouco confuso no começo. Mas com o desenrolar da história conseguimos entender melhor quem é quem.

Tenho que confessar que esse não é um livro fácil de ler. A história toda tem temáticas fortes, principalmente a respeito da família, dos segredos e das escolhas que as pessoas fazem e como isso pode refletir nas gerações futuras. A trama é bem elaborada, e conforme a história vai se passando e vamos conhecendo os segredos de cada personagem, entendemos melhor o porque fulano é assim, ou porque ciclano age de tal maneira. Nenhuma relação familiar é perfeita. Todos tem seus segredos, e fazem escolhas visando o bem das pessoas que se amam. Cabe a cada um saber aceitar as escolhas feitas anteriormente e aprender a perdoar aqueles que nos amam.


Comentários
8 Comentários

8 comentários:

  1. Menina esse livro me deixou apreensiva só pela capa, e depois da resenha é claro, que não pretendo ler, essa história não me cativou... pelo contrario me deixou mais apreensiva :p

    Beeeijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Apesar de aparentemente confuso no começo, parece ser um livro interessante por conta dessas temáticas mais fortes.
    Não tenho vontade de ler, mas parece ser uma boa leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Muito bom saber que o livro é assim interessante.
    Eu tinha dispensado ele pela sinopse e realmente estava esperando por alguma resenha para entender melhor a história e talvez me sentir atraída.
    Acredito que seja uma boa leitura!
    Obrigada pela dica!

    Beijos
    Chrys
    Todas as coisas do meu mundo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol!
    Poxa, nem pedi esse livro x_x hahaha
    Não sei se é uma leitura que me atrairia, mesmo com a sua resenha esclarecendo alguns pontos sobre o livro. Sou mais adepta da literatura fantástica, apesar de já ter lido livros muito bons que também abordam temas mais fortes.

    Beijooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir
  5. Oie,
    não conhecia o livro, mas adorei!! vou add na minha listinha

    p.s. tem TAG pra vcs lá no blog.

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente, é uma sopinha de personagens rs Pelo menos com o decorrer das páginas melhora! Eu gosto de livros onde os personagens guardam segredos uns dos outros e nada é o que parece, mas esse não me chamou particularmente tanta atenção. Porém não descartaria completamente a leitura, quem sabe um dia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ah eu gostaria de lê-lo. Gosto de tramas dramáticas, com personagens próximos da realidade.

    ResponderExcluir
  8. No começo não me interessei muito por esse livro, mas depois que li a sinopse e algumas resenhas espalhadas por aí, inclusive essa, fiquei muito curioso pra ler. Não tenho certeza, mas me parece ser um suspense psicológico bem interessante. Se tiver oportunidade, lerei, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.