Um ano inesquecível - Ronald Anthony


Sabe quando um livro te surpreende por não ser como você imaginava mas, ainda assim ser muito bom?

Jesse e Mickey nunca conseguiram ter um relacionamento de pai e filho muito afetivo. Com 50 anos de diferença entre os dois, Jesse nunca se sentiu "próximo" ao seu pai. Nas reuniões de família ele sempre se manteve calado em um canto enquanto seus irmãos orquestravam conversas importantes. Era como se Jesse não pertencesse àquela família. Até que um dia, um pequeno incêndio acontece na cozinha de Mickey. Com a idade avançada e sua esposa já falecida, os filhos se reúnem para decidir o que fazer com ele. Jesse vê então a oportunidade que ele sempre esperou para se aproximar de seu pai e assim, o  leva para morar com ele.

Aos poucos, Mickey e Jesse vão se adequando a rotina um do outro e tentam derrubar as barreiras que os impedem de ter um relacionamento normal de pai e filho. Quando Mickey conhece Marina, namorada de Jesse, percebe que o filho finalmente achou a mulher certa para ele, mas infelizmente ele ainda não se deu conta disso. Para ajudar o filho a perceber o quão especial é esse relacionamento com Marina, Mickey resolve contar ao filho uma de suas histórias mais intimas sobre um grande amor do passado. Aos poucos os laços entre pai e filho vão se fortalecendo, enquanto Jesse percebe a importância da história que seu pai compartilha com ele, e se dá conta de que finalmente tem algo que só ele e seu pai podem compartilhar.

Mas algumas coisas não mudam nunca e Mickey sabia disso, pois não era o velhinho dentro dele que assim dizia. Amor e romance não tinham mudado tanto assim em sessenta anos. Não o verdadeiro amor. Era sempre o mesmo havia milhares de anos.

Por tratar principalmente da relação entre pai e filho, achei que o livro fosse me emocionar muito mais do que realmente o fez. Mas isso não significa que o livro não me tocou, pois seria mentira. É uma história linda, e além de tudo realista (e em alguns pontos realista até demais). Jesse é um rapaz que já passou por algumas desilusões amorosas, e por isso, ele não acredita no amor verdadeiro. Ele é tão cético quanto a isso, que na maior parte do tempo dá raiva dele. Além disso, o modo que ele leva seu relacionamento com Marina foge completamente do esteriótipo que costumamos ver em muitos romances por ai, e fica muito mais próximo à realidade, nos levando até mesmo a fazer comparações com alguns relacionamentos que nós já tenhamos presenciado ou até mesmo vivido.

 Eu me divertia com ela e pensava que era uma companhia estimulante, nossa vida sexual era ativa e satisfatória, e era o máximo agarrá-la e ser agarrado por ela. Havia algo que me dizia que Marina era uma mulher com quem deveria conviver por um tempo.

A grande sacada do livro está na história contada por Mickey. Por ser contada aos poucos, ela prende o leitor pela curiosidade em saber o que acontece depois de cada trecho relatado. Eu particularmente li o livro mais pela curiosidade de saber como aquela história terminava do que pela história de Jesse e Mickey em si. E o próprio Jesse muitas vezes fica curioso com isso, no que vem a seguir, em quando seu pai vai continuar lhe contando, e etc, levando o leitor a se sentir ainda mais dentro da história.

Por mais que eu esperasse que o livro fosse uma história super emocionante, que fosse arrancar lágrimas e lágrimas, não me decepcionei. Me surpreendi pois, apesar de não ser o que eu esperava, o livro conseguiu me prender de um modo muito bacana e me fez ver o romance com outros olhos.
Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Adorei a sua resenha, eu já tinha lido a sinopse desse livro mas não me interessou, agora lendo sua resenha acho que vou dar uma chance a ele. São tantos livros que quero ler que nem sei por onde começar hahahaahaha beijos

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!

    Eu também me emociono muito em histórias de pai e filho e este livro está aqui na minha estante e eu protelando para ler, justamente por isso, tô numa vibe mais alegre agora, querendo ler só chick lit ou coisas assim.Mas pela sua resenha deu para perceber que não é nada assim, tão triste... acho que vou passar ele na frente da fila, rsrs.
    Adorei a resenha!

    B-jussss! ♥

    http://ninattavares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Carol, olá!

    Que resenha cativante, me deixou curiosa. Acho que esse livro deve emocionar sim. Sempre costumo ler livros que tratam de relacionamento entre mães e filhas ou filhas e pais, mas é tão raro ver de filho e pai que me parece um tema muito sedutor.
    Tenho o exemplar o que não tive foi tempo para desbravá-lo.

    Bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Rola um pouco de preguiça de ler esse livro. Faz o estilo que parece que vou querer abandonar depois, sei lá... Mas nunca vi nenhuma resenha negativa e isso me deixa encucada, o problema é meu, fato.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curioso, pois você relatou que esperava uma coisa e se deparou com outra bem diferente.
    Minhas expectativas em relação a esse livro não são altas, mas as resenhas sobre ele são sempre muito animadoras. Me encontro na mesma situação da Kel, rs.
    Mas enfim. Espero gostar da leitura, assim que eu me animar :)

    Parabéns pela resenha!

    João Victor, Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li o livro, mas dizem que é bom. Espero que goste. Gostei de sua resenha.

    clicandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Confesso que não me interessei muito por esse livro, pois é muito diferente do que realmente gosto de ler. Me dá a impressão de que ele é monótono até demais. Mas mesmo assim, se tiver oportunidade (ganhar ou algum amigo emprestar), lerei.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oie =)
    Bem, para dizer a verdade gostei bastante da tua resenha ainda mais por ser bem sincera, gosto disso!
    Mas, estou com tantos livros aqui em casa para ler, que só leria esse se ganhasse - tentando me controlar nas compras- rsrs
    mais me pareceu interessante ^^
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  9. Tenho interesse em lê-lo em breve.

    Mandei um tweet avisando que o livro chegou, mas acho que vc não viu, então vim postar aqui, ok!

    Obrigadinha, ;)

    ResponderExcluir
  10. Achei esse livro muito bonito.
    Também não me emocionou como achei que o faria. Mas o charme dele está na linda história que Mickey conta para o filho e a leveza que o autor colocou nas palavras.


    Beijos
    Helana O'hara
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O livro é bom, é um livro leve, simples, gostei muito dos personagens não é um livro com ritmo frenético, mas sim uma história de alguém que não acredita em relacionamentos longos. recomendo é um bom livro. ainda estão na minha cabeça os personagens.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.