O lado bom da vida - Matthew Quick


O melhor livro de 2013 até agora e a minha primeira ressaca literária do ano. Eu comecei a ler ele porque tinha visto o trailer do filme e fiquei curiosa pela história. Mas não pensei que fosse gostar tanto dele assim.

Depois de um longo período em uma clínica psiquiátrica, Pat Peoples volta para casa decidido a voltar para a sua ex-mulher Nikki e colocar de vez um fim ao "tempo separado" entre eles. Durante o período no "lugar ruim", como ele mesmo chama, Pat mudou muito. Ele começou a se exercitar regularmente, e se transformou em uma pessoa positiva, que procura sempre ver o lado bom das coisas. Afinal, era um marido assim que Nikki merecia.

Quando volta pra casa, Pat começa a visitar o terapeuta Dr. Patel por obrigação judicial. Apesar de não gostar muito da ideia, ele vai e começa a ver nele um amigo. Durante os dias da semana Pat mantêm uma rotina rígida de exercícios físicos e em seu tempo livre, ele lê livros que sua mãe pega na biblioteca para ele, na esperança de ter algo para conversar com os amigos de Nikki quando eles voltarem. Aos poucos, Pat vai tentando voltar a ter uma vida normal. Ele volta a falar com seu irmão, e vai até a um jantar na casa de seu amigo de infância, onde ele acaba conhecendo Tiffany.

O relacionamento de Pat com seu pai é complicado. O pai ignora a presença dele na casa, e Pat não se surpreende por isso, pois sabe que o pai tem uma personalidade difícil. Porém, quando a temporada de futebol começa, o relacionamento dos dois começa a melhorar, visto que agora ele e o pai terão um assunto para discutir: os Eagles! Com isso ele se aproxima não só do seu pai, mas também de seu irmão, que o leva para assistir aos jogos com alguns amigos. E aos poucos a vida de Pat vai voltando ao normal. Ele ganha novos amigos, o relacionamento com seu pai vai melhorando, e tudo parece se encaminhar para que logo ele e Nikki possam voltar a ter uma vida juntos.

Entretanto, Pat começa a perceber algumas coisas que o deixam confuso. Ele já não tem tanta certeza em quanto tempo ele ficou internado, e não lembra exatamente o que levou ele a ser internado na clínica. Por mais que ele insista em voltar para a sua mulher, as pessoas evitam ao máximo falar de Nikki para ele, fazendo Pat perceber que tem alguma peça faltando nesse quebra cabeça. Até que ele percebe que Tiffany começa a ir atrás dele em suas corridas diárias, e aos poucos ela vai se aproximando dele, oferecendo até ajuda para ser o elo de comunicação entre ele e a ex-esposa. E conforme a amizade dos dois vai se estreitando, Tiffany o ajuda pouco a pouco a achar a peça que faltava em sua memória.

Não achei uma história super emocionante, mas não consegui não me apegar ao Pat. Apesar de ter as suas neuroses, ter uma fixação excessiva pela sua ex-mulher e ser viciado em exercícios físicos, ele consegue ser um personagem extremamente cativante. Matthew Quick conseguiu construir os personagens muito bem, fazendo cada um com sua personalidade característica e singular. O enredo faz com que você se prenda ao livro pois, quanto mais conhecemos Pat, mais dá vontade de saber o que realmente aconteceu com ele para ele chegar onde chegou. Entretanto, para aqueles que não são muito fãs de esportes, o excesso de cenas de jogos de futebol americano pode ser um pouco cansativo.

Quanto ao filme, eu fui assistir assim que terminei de ler a última página e bom, tenho que citar o velho clichê de que o livro é muito melhor que o filme. Apesar de saber que algumas alterações no enredo são necessárias, acho que no filme faltou um pouco do mistério sobre o porque Pat foi parar na clínica, pois isso é contado logo no começo do filme, perdendo assim um pouco do suspense da trama. Mas em compensação a atuação do Bradley Cooper e da Jennifer Lawrence é espetacular. Eles conseguiram manter a a essência dos personagens exatamente como é no livro. Além disso, as cenas de futebol americano são menos frequentes no filme, o que deixa tudo menos cansativo, mas nem por isso faz o pai de Pat perder o seu fanatismo pelo esporte.

Pra que já viu o filme e gostou, corram para ler o livro, pois é muito melhor! Uma história divertida e cativante, que te faz pensar em como é bom buscar sempre o lado bom das coisas.

Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Oi Carol!
    Quero muito ler o livro e imagino que as personagens é quem façam dele grandioso.
    Pretendo assistir ao filme só depois de fazer a leitura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o livro. Achei emocionante e adorei o Pat.
    Agora estou ansiosa para assistir ao filme (:

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme é gostei muito. Pretendo ler o livro o quanto antes.
    Amei a história desses dois doids rsrs
    Gostei muito da resenha, minha curiosodade em ler o livro só aumentou mais e mais.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  4. Li o livro recentemente e adorei! Gostei tanto do livro quanto do filme; embora o filme seja diferente do livro, a essência da história permaneceu. :)


    Samuel Cardoso
    www.garotoleitor.com

    ResponderExcluir
  5. É um livro que gostaria de ler. Porém acho que a Intrínseca bem esperta usa uma estrategia fácil de venda colocando o pôster do filme em suas capas, não gosto disso.

    O Lado Bom da Vida (o filme) é super bacaninha, finalmente vi Coper num papel legal

    Beijos
    Helana O'hara
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol, tudo bem?
    Eu li o livro e gostei muito, o fato de não ser um romance ajudou mais ainda para eu gostar do livro ahahahaha
    Estava enjoada do mesmo tipo de leitura e O Lado Bom da Vida é bem diferente. Aprovado! Realmente as cenas de futebol são mesmo cansativas.

    Decidi que não vou ver o filme pra não passar raiva hahahaha
    Abraços,
    http://www.natocacomacoruja.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol!
    Assisti o filme e me surpreendi,porque o Pat é um personagem "normal" e o melhor que acredita no " lado bom da vida" mesmo depois de passar por uma situação difícil,e sua vida sofre uma reviravolta quando conhece Tiffany.
    O livro ficou criativo com a capa do poster do livro

    ResponderExcluir
  8. Oi Carol, tudo bem?

    Parabéns pela resenha, adorei! Estou super curiosa para ler e assistir esse filme/livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li, nem assisti o filme, mas só escuto elogios em relação aos dois. São pouquíssimos os casos em que o filme consegue ser melhor do que o livro. Nesse caso, o bom é que o filme é legal, e conta com atores ótimos.
    Resumindo, quero ler e assistir em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei esse filme, agora o livro não sei. Quero ler, parece ser muito legal. É um livro que vem bombando nesses últimos meses junto com o filme e queria conferir também.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.