Eu e Você - Nicollò Ammaniti


Um livro de 160 páginas que se fosse todo escrito, ultrapassaria 300. 

Lorenzo tem apenas 14 anos, mas já observou muito e comprovou na prática o que pode ser e o que não pode. Ele é um menino solitário que, por opção, não quer amigos ou outras pessoas próximas que não sejam seus pais e sua avó. Seu comportamento estranho já chamou atenção de muitas pessoas e ele teve que achar um meio termo: nem se isolar demais, nem ser muito popular. Ele só queria ser mais um para não ser notado. Seus pais vivem preocupados com sua vida "social" e desenvolvimento, então, em uma forma de deixá-los tranquilos, Lorenzo inventa pequenas mentiras, dizendo que as pessoas o acham simpático, por exemplo. 

"Eu me misturava como uma sardinha em um cardume de sardinhas, me mimetizava como um bicho-pau entre ramos secos. E aprendi a controlar a raiva. (...) Agora, ninguém mais me enchia o saco." 

Porém, ele acaba inventando para a mãe que foi convidado por uma amiga para ir esquiar na semana branca ("férias" de sete dias que acontece na Itália). Ele não imaginava que isso tomaria uma proporção tão grande para ela - que acha que aquilo é a maior prova de que ele está se relacionando com as pessoas e não mais afastando-as. Ao ver tanta empolgação, ele acaba encenando a viagem - coloca tudo que ele precisaria na mochila, carrega os esquis nas mãos e deixa que ela o leve até uma parte do caminho. Mas, na verdade, ele vai para o porão do prédio em que mora. Ele terá sua semana de solidão - fazendo coisas que gosta, sendo sua própria companhia. Tudo ia bem até sua meio-irmã aparecer e, de alguma forma, clamar por ajuda. Acontece que Olivia é uma mera estranha. Até aquele momento.

"Sentada na cama estava Olivia. Havia emagrecido muito e os ossos de suas faces estavam marcados e se destacavam. Seu rosto estava tenso e cansado, e ela cortou bem curtos os longos cabelos louros." 

Como pode um livro tão pequeno carregar tanto sentimento? Apesar da leitura fácil e rápida, Eu e Você trata de coisas densas e tem muito mais do que aquilo que está escrito. Há tempos eu não lia um livro em menos de duas horas e esse me tirou do mundo por cada minuto em que me dediquei a ler. Consegui ver cada pedacinho da história, cada frase narrada por Lorenzo me fazia enxergar claramente com os olhos dele. Quem não tem vontade de sair do mundo um pouquinho? Quem, às vezes, não quer ficar sozinho somente para não fazer nada? Poder viver naturalmente, sem ter alguém te perguntando coisas, sem ter alguém esperando por respostas suas, sem ter responsabilidades, sem precisar atuar. Confesso que tenho vontade disso mais do que deveria, mas enfim. 

Eu imaginava Eu e Você como um romance adolescente, beirando o infantil, mas eu sabia que ele traria uma melancolia encrustada em suas linhas. Lorenzo pode não ser melancólico, mas toda sua situação é triste e muito. Saber que você não é nem nunca vai ser o que as pessoas esperam e precisar atuar para confortá-las é triste. Este foi meu único acerto com o livro, pois ele trata de relações afetivas, aquelas que por mais que tentamos negar, ela vai existir e nos conectar; algum pedacinho de nós vai sempre ter um pouquinho de amor escondido, pois trata-se de relações familiares, o mesmo sangue. Eu e Você é intenso, real, palpável. 

Engraçado é que o livro é simples, pequeno, traz só um pedacinho de uma história no passado (em 2000) e um pedacinho menor ainda no presente (em 2010), mas carrega uma carga de emoções infinita. Não é um livro, necessariamente, com começo, meio e fim, vários personagens secundários, cenários encantadores em Roma. Ele é uma semana da vida de Lorenzo, com tão poucos personagens quanto à pequeneza do círculo do adolescente e se resume a uma portaria de prédio, um porão empoeirado e um hospital. Sua grandeza está na complexidade dos sentimentos que estas poucas características reservam. Um livro que me marcou, que não sei se foi ótimo, mas só por ter me tirado do mundo caótico por um tempinho, foi favoritado.

P.S. O filme inspirado no livro estreará mundialmente em outubro deste ano.
Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Adorei! Esse tipo de história realmente me cativa, além disso, achei a capa bem bonita e já estava me perguntando se tinha adaptação para o cinema. Eu já gosto de me isolar do mundo ou fugir da realidade com livros, séries, filmes, etc, então acho que vou me identificar um pouco com Lorenzo.

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  2. Livros assim marcam a gente de uma forma única! Gostei do enredo, nunca tinha ouvido falar dele até agora, acho que vou aproveitar bem essa dica e procurar lê-lo ;)

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Doida pra ler esse livro, mame roubaram uma chance e até agora estou aqui sem ele =/
    Espero conseguir ler em breve. Achei lindinha a história!

    ResponderExcluir
  4. Até agora eu não sabia muito bem sobre o que se tratava esse livro, e até não estava interessada nele, não sei exatamente porque, mas você me convenceu, assim que eu puder pretendo o ler, parece ser realmente bom.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e graças a sua resenha fiquei com vontade tanto de lê-lo, quanto de assistir a adaptação. É sempre bom um sentimental, que te faz refletir e esquecer um pouco dos próprios problemas. Já está na minha wishlist ;D
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Coneci esse livro atraves do blog Babi Lorentz e adorei a história estou um pouco cansada de ler livros que falam da mesma coisa o que muda são só os nomes dos personagens,acho que é sempre bom inovar, e estou muito curiosa pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Gostei do enredo, mas com certeza o que mais me fez ter vontade de ler o livro foi: por que a Olivia pediria ajuda? o que aconteceu com ela? Fiquei curiosa.

    Beijos

    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Ceile,
    Pelo visto, todo mundo que lê "Eu e você" baba pelo livro.
    Você leu em menos de duas horas? Uau!
    Acho que esse é um daqueles livros que poderiam dar muito errado se não fosse escrito por um autor competente. A história poderia ser sem graça, mas pelo jeito é tudo menos isso. Sem contar que um livro que foca basicamente em dois personagens deve conseguir desenvolve-los muito bem.
    To com muita vontade de ler e conferir.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho lido algumas resenhas positivas em relação a esse livro. Confesso que não imaginei que ele era tão interessante assim. Me parecia ser um romance adolescente daqueles em que as personagens são os típicos "aborrescentes". Que bom que estava enganado. Espero ter a oportunidade de ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. doida, do tipo MUITO doida, pra ler esse livro e ver o filme!


    amei a resenha ;)

    ResponderExcluir
  12. Olá!Bom já um tempo estou namorando este livro.Não sabia exatamente sobre a estoria que ele carregava.Mas agora,depois desta resenha,fica impossível eu não desejar mais e mais este livro.
    Gostei muito dos pontos levantados por você,sobre o livro.Sobre como ele lhe fez sair e esquecer um pouco o mundo,dos sentimentos que ele nos revela,nossa preciso muito ler este livro.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  13. Ansiosa pra ler, parece ser muito bom :)
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  14. Já tem um tempo que quero esse livro, mas confesso que é a primeira resenha que leio!
    Fiquei encantada com a história e com sua visão da história!
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Acho que fiquei encantada.Adorei o jeito de descrever o livro,sua visão.É empolgante.Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  16. Estava bem curiosa para ler esse livro, agora depois que li sua resenha, eh..eu quero!!
    Acho que deve ser muito apaixonante e empolgante.

    ResponderExcluir
  17. Interessante,mas me deixa triste pensar que um menino de anos prefira se isolar num quarto garagem..sei lá...do q eu sair com amigos. Claro que deve ter um motivo justo pra isso, mas nessa idade..eh bom conviver com outros da msm idade.

    ResponderExcluir
  18. O livro logo me interessou, faz um tempinho que procuro por ele. Acho que carrega muito sentimento e sensibilidade ao tratar da inadequação social desse garoto. Quem não foi popular na escola, nessa fase crítica da adolescência, sabe bem o que é isso.
    Quero muito entender como ele cai sair dessa solidão e o que essa irmã tem a oferecer.

    ResponderExcluir
  19. Resenha que me deixou total com vontade de conhecer este livro, preciso lê-lo logo, e depois assistir a versão cinematográfica então. Histórias que abordam pessoas que convivem ou conviveram com a solidão parecem ser tão raros, mas acho tão fascinantes.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito da história, bem do jeito que eu gosto, principalmente por ter virado filme, o que indica que o livro é muito bom e que depois de lermos teremos a oportunidade de assistir, mesmo que muitas vezes essa experiência seja meio decepcionante. Adorei a resenha, o livro já está no topo da minha lista de desejados. ;)

    ResponderExcluir
  22. Niccolo escreve tão bem, quando li o livro em italaino eu fiquei desesperada para ler mais coisas dele. Outro livro que recomendo, não é do mesmo autor, mas é um drama muito bonito se chama "Branca como a Neve e Vermelha como o Sangue".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.