Livro tem que ter pegada. Mesmo.



Um tempo atrás, eu e a Carol fizemos um post sobre livros abandonados. Abandonar um livro ainda era um tabu em nossas cabeças e até aquele post ficar pronto, rolaram muitas conversas no Gtlak, reflexões -q até decidirmos escrever e colocar no ar.

Lá escrevi que seria uma espécie de carta de alforria - uma libertação à minha mente que me julgava por abandonar um livro. Eu realmente não queria admitir por ter um iludido pensamento de que algum dia eu terminaria o livro. A verdade é que NÃO, eu não vou terminar aquele livro (pelo menos considerando os próximos 10 anos).

Acontece que minha mente se libertou demais e, se o livro não me prende logo no início, eu já deixo de lado e procuro outro mais interessante. E assim eu fico, lendo dez livros ao mesmo tempo, mas sem terminar dois. Não consigo mais tolerar narrativas arrastadas, daquelas que as pessoas falam "Ah, do meio pro final a coisa melhora." Minha cabeça insana acha que eu não posso perder todo este tempo esperando chegar até a parte boa - mas a maioria dos livros que tenho abandonado, vêm com a promessa que melhoram.

Arrumando meus livros hoje (parte deles), vi a quantidade de livros que comecei e parei. A maioria dos livros está com um marcador dentro indicando - gritando - que eu comecei e deixei para depois. Só que o depois não aconteceu. Ainda. Tenho livros que eram mais que desejados e fiquei louca para ter. E eu tenho. Há mais de um ano. Até quando vou adiar minhas leituras só por falta de paciência de esperar a coisa pegar fogo? MAAAAAAAAAAAS, me pergunto, ao mesmo tempo: Até quando os autores vão achar que os leitores têm tempo de ficar ali, esperando a boa vontade da mocinha de fazer alguma coisa? Ok, esta última pergunta foi só uma forma de tirar a responsabilidade das minhas costas. A verdade é que eu venho adiando leituras como nunca. Isso pode ser bom ou ruim, depende do ponto de vista.

Não tenho mais dó de abandonar um livro. Se eu vejo que não tá evoluindo, que leio, leio, leio, mas não me apeguei - Volta pra fila, baby. E lá ele fica, a espera do depois... Com isso, tenho ganhado mais leituras satisfatórias e fico com a - talvez falsa - sensação de que não estou mais perdendo tempo e consigo dormir mais feliz pensando que mesmo que eu esteja demorando dias para concluir um livro, é porque não venho me dedicando o suficiente e não porque a leitura está chata (é impossível fugir de livros chatos, mas mesmo esses precisam ter pegada, sabe?).

Já falei no twitter: "Livro precisa ter pegada!" e é fato: seja bom ou ruim, precisa me pegar de jeito (ui). Não posso mais esperar pela página 30, ele precisa começar na primeira página.

Comentários
26 Comentários

26 comentários:

  1. Vc tem razão. Antes eu tb ficava com dó de ñ terminar um livro, mas agora ñ tenho dó. A demora para o livro nos prender pode até acontecer, porém alguns demoram muito e me causa uma certa preguiça da leitura, seguindo com desinteresse e parto para outro livro.
    Gostei da postagem! ^^

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, eu concordo com você, também abandonei muitos livros assim.
    Mas eu sou teimosa. Se não estou gostando agora, "no próximo capítulo fica bom". E muitas vezes funciona.
    Meu livro preferido (a hospedeira), eu detestei, de início. Achei muito arrastado. Quando ele me "pegou", porém, se tornou um livro inesquecível.
    Por isso que gosto de dar chance ao livro, chance de mostrar que é bom.

    ResponderExcluir
  3. Concordo! Livro que não consegue nos envolver, principalmente no seu começo, fica complicado continuar a leitura. Esse modo arrastado, mocinhas e mocinhos chatos, acabam dificultando a leitura. O leitor (pelo menos alguns né), quer algo emocionante, que prenda, que pegue mesmo, que a cada pensamento seja sobre aquela estória, aquele livro. Não sei se hoje esta mais dificil ter livros assim, mas sei que sinceramente, apenas tenho visto mais do mesmo, muda capa, muda autor, mas esta ai a mesma estória, só que nomes diferentes, mas o mesmo conteúdo, se ao mesmo tivesse uma pegada a mais... Enfim, creio que abandonar um livro, não seja uma coisa ruim, se não esta nos agradando, melhor deixar de lado, né? Afinal, como vi certa vez: O tempo é muito curto para se ler livros ruins.

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Eu só deixei um livro sem ler na minha vida, e foi porque não dava mesmo. E até hoje ainda me sinto culpada e tenho pretensão de um dia acabar de ler. Eu não consigo. Não largo até saber o final. Pode estar uma merda, mas eu fico querendo saber o final e não consigo fazer nada se não acabar de ler :S

    ResponderExcluir
  5. Concordo com tudo que vc escreveu em abandonar livro .. eu nc abandonava um livro..na minha cabeça era se eu comecei TENHO que terminar e ficava pulando de livro em livro e qnd ia ver ja tinha começando a ler uns 10 e deixado pra la...hj me controlo mais e se sei que não tô gostando e q não vou continuar abandono mesmo =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Caramba! Você conseguiu expressar o que sinto... Não "empurro" uma leitura. Sei que não sou uma grande leitora, mas tento... Rs. Só que não gosto de pensar na ideia de ter que esperar a "página x" pra ficar melhor... As vezes, até me culpo por ser uma péssima leitora e tal... Tantos livros que li o primeiro capítulo e deixei quieto, mas ai, quando aparecem livros com tanta pegada como Belo Desastre e personagens tão cativantes como a Hazel, deixo de me culpar por querer ler livros que me prendam desde a primeira folha.
    Parabéns pelo post!!
    Beijo. ;*

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, mas sou totalmente ao contrário. Evito ao máximo largar um livro sem terminar de ler, me sinto culpada e angustiada. OPASKPSKAASOPKASOK' Mesmo sendo horrível eu leio, afinal é vendo o ruim que a gente sabe o que é bom. :p

    http://livrinhoseeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você! Acho que a vida é muito curta pra esperar o livro ficar bom. Um livro tem que começar ótimo e ficar maravilhoso ao seu decorrer! Não insisto em livros que não desenrolam, tenho uma lista muito grande de leituras e não vou atrasá-la pra esperar o autor fazer a coisa toda funcionar. Que dá uma tristeza dá, mas é só deixar a vontade de ler passar, se ela voltar, aí é só voltar a ler ;D
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu "empurro" a leitura. Vou até o limite. Depois quando vejo que empaquei nele, começou outro tranquilo e tomando pequenas doses do livro empacado. Para eu abandonar, tem que ser insuportável MESMO! Só abandonei um livro. Mas tenho vários em "hiatus". Estes dos "hiatus" ficam aguardando eu devorá-los em leves doses...

    ResponderExcluir
  10. Oi Ceile!
    Ai, eu queria conseguir fazer isso, eu não consigo abandonar um livro porque sempre fico achando que pode melhorar.
    Por outro lado, tem épocas que o problema é comigo, que eu não consigo me envolver direito (tipo esse mês. Quase nenhum dos livros que li conseguiu me prender, e muitos deles eram bons).
    Enfim, seria lindo se o mundo fosse feito só de leituras empolgantes hehe
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Ceile!!
    Achei super interessante esse post e até lembrei do vídeo que gravei meses atrás mostrando alguns livros que "abandonei" a leitura no começo e minha opinião é exatamente como a sua: Se o livro me prende logo no início, ótimo. Caso contrário, passarei para o próximo e quem sabe algum dia eu pegue o exemplar para dar continuidade a leitura? Hoje em dia, tempo é algo raro e precisamos lidar com ele da melhor maneira possível, preferencialmente com um livro bom e prazeroso.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você. Tenho vários livros que abandonei e posso ser sincero? Abandonei sem pena! Mas algo dentro de mim deixa eles lá, com o marcador dentro na esperança de um dia retornar a leitura - e a outra parte sabe que muitas leituras não serão retornadas.

    Beijos, Romário.
    www.naomeentendamal.com.br

    ResponderExcluir
  13. Sabe a "Menina que Roubava Livros"? Então... abandonei porque não quero ver o Judeu e nem o Steinel morrer.
    N-Ã-O V-O-U L-E-R, eu não aceito aquilo!

    Beijo
    Fernanda
    www.minha-fala.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. As dez primeiras páginas são essenciais para um livro. Mas dou uma chance até a pag 20. Não gostei? Largo. Exceto se for algo mt gritante, pq ai tenho que ler para compartilhar com o mundo a minha revolta. HAHHAHAHAH

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  15. Concordo totalmente com você Ceile! Embora eu não goste de largar livros pela metade, ultimamente tenho feito isso mais frequentemente. Acho que os autores não querem fazer livros pequenos (para não dar uma má impressão) e acabam enrolando para aumentar a história na maioria das vezes no início mas as vezes no meio e no fim também. Isso acaba estragando a história porque cansa as pessoas.

    ResponderExcluir
  16. Ceile, minha linda, você escreveu este post pra mim! Tenho toda a certeza do mundo, porque é exatamente isso que acontece comigo: pego três ao mesmo tempo e se não me agradam logo nas primeiras 15 páginas, abandono. A maioria vai pra trocas no Skoob e assim pego novos livros. Constatei tb que fico um mês sem terminar nenhum, mas me recuso a continuar a ler algo que não me diz quase nada - pra não ser dura e revelar: nada mesmo! rsrs
    Até que enfim encontrei alguém que se culpa como eu - agora bem menos - e se livra da responsabilidade, pelo menos em parte: ô seu autor, capricha aí na escrita, rsrs...
    O fato é que nos acostumamos a livros tão interessantes e sedutores que não admitimos mais nenhum intruso meia-boca - mas essa opinião sobre cada livro é bem particular, nada que 'desgrace' uma obra querida por outros tantos leitores.
    Amei o post, apoiada, identificação total.

    ResponderExcluir
  17. COm certeza. Concordo contigo. Esse negócio de ter q esperar a página tal para o livro ficar bom... É sacanagem com a gente! Quem disse que eu tenho tempo para me arrastar até tal página? Livro tem que ferver por inteiro! Bjs
    http://radarmexeriqueiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Realmente livro tem que ter pegada, já comecei alguns exemplares e fique pensando em como terminaria ou se terminaria... Não sou de abandonar muito porque dou uma pesquisada antes: resenhas, sinopses, classificações, só não procuro spoiler rsrs
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  19. Ceile,

    Você tem toda razão. O livro tem que pegar de jeito mesmo! rs

    A questão é que eu, por exemplo, ainda consigo segurar a leitura até a parte boa, mesmo que seja na metade do livro. Eu abandonei alguns livros sim e foi porque as coisas começavam rápidas e/ou achei superficial demais. Também, já aconteceu do livro ser chato de primeira e eu terminá-lo!

    Ufaaaa! Esses são os piores e eu fico com a sensação de "perdi meu precioso tempo com isso?!".

    Abraços


    Gláucia

    eassimestaescrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Aaah, sou dessas também... Não pegou?? Largo de lado, não curto ficar me martirizando numa leitura que não vai pra frente!!
    Ótimo post :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  21. Ola!!
    Não consigo abandonar um livro dá uma pena rsrs, quando leio um livro que ja no começo não é interessante continuo mesmo assim, e confesso que algumas vezes valeu a pena esperar.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Em toda a minha vida, só deixei de ler 2 livros. Tá lá no Skoob: "Abandonei 2". Mas isso foi antes de começar a ganhar cortesias pro blogue. Parece que nem todas tem a PEGADA como você explicou perfeitamente na postagem. Porém eu sou tão teimosa, mais tão teimosa, que não largo o livro, nem que seja para terminar e jogá-lo longe, me recusar a resenhá-lo e dar uma estrelinha no Skoob. Sei que é perda de tempo, que tenho uma pilha para ler atrasada, então a lógica seria abandonar o que não me prendeu nas primeiras 30 páginas. Já me arrependi tanto de forçar a leitura. E quando forçamos, demoramos mais. Quando o livro empolga lê-se bem mais rapidamente. O problema é que tenho tipo um TOC mesmo, não consigo largar o livro, mesmo quando ele não me conquista. Acho que devo refletir e mudar minha atitude, de verdade. Sua postagem me fez pensar nisso. Obrigada!! Beijos.

    ResponderExcluir
  23. É raro eu abandonar um livro na metade do caminho viu, sou do tipo que lê de tudo, mesmo o livro não sendo dos melhores fico curiosa pra saber do final,mas tbm me arrependo de ter perdido tempo com alguns livros, mas pra eu chegar a abandonar um livro é porque ele é extremamente ruim!!!
    como vc mesma disse: "Livro tem que ter pegada", tem q ter algo q prenda sua atenção desde o início, senão a leitura se torna cansativa, forçada...

    Bjãoo :)

    ResponderExcluir
  24. Eu concordo com vc, Ceile. "Livro tem que ter pegada".

    Mas, eu me sinto muito incomodada quando demoro a terminar uma leitura.
    Das duas uma: ou eu me obrigo a terminar de ler antes de pegar outro na estante - isso quando eu acredito que a estória ainda tem jeito -, ou, eu simplesmente faço aquela "leitura dinâmica", ao estilo véspera de prova, começo a pular divagações, repetições, descrições desinteressantes...- essa alternativa é para quando eu já criei um abuso tão grande do livro que tenho certeza que nem o melhor final do mundo poderá fazer ele subir no meu conceito.

    ;)

    http://devoradoreshistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Realmente todo o livro tem que ter pegada. Ainda não consegui chegar a esse patamar que você chegou, e nem sei se vou chegar algum dia, mas se o livro não está agradando, é melhor partir pra outra mesmo. É até questão de poupar os autores do nosso ódio eterno. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. hahaha
    concordo. eu tb tenho essa mania de começar a ler 56238901 livros e só terminar dois ou três pq nenhum deles pegou no tranco. eu preciso desapegar um pouco e aceitar que não vou terminar alguns deles nunca :T

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.