Oksa Pollock e o mundo invisível


Há muito tempo eu tinha ouvido falar dele, e desde então queria lê-lo. E eu, realmente, estava certa em desejar tanto.

Oksa é uma adolescente de 13 anos, extrovertida e bem doidinha, se querem saber. Dona de uma personalidade inconfundível pode ser bem imprevisível às vezes e também completamente determinada.

Certa noite, depois de um dia particularmente difícil na escola, ela descobre que pode jogar bolas de fogo. Assim, do nada. Ela, é claro, fica apavorada ao mesmo tempo em que impressionada. E quando descobre que pode levitar também... Sabe quando uma criança ganha o presente dos sonhos? É assim mesmo que ela fica, praticamente saltitando de animação, como uma pipoca na panela. Depois de pouco pensar ela conta tudo para Gus, seu melhor amigo. Felizmente ele é mais cabeça fria que ela e a alerta em deixar aquilo em segredo. Então uma estranha marca aparece em sua barriga e é quando sua família lhe conta a verdade sobre suas origens e o mundo invisível de Edefia, de onde todos tiveram que fugir por conta de um golpe de estado.

Agora ela é a Jovem Graciosa e deve treinar e apurar seus poderes a fim de que todos possam não só voltar para Edefia como salvar o mundo. O que, é claro, não vai ser tão fácil com vilões dispostos a tudo para capturar a garota, inclusive matar.

Eu amei o livro, bem diferente de muita coisa que eu já vi. Os personagens bem definidos, as criaturas diversificadas, as surpresas ao longo da história. É sempre uma descoberta a mais, uma surpresa aqui e lá. Ou então mais segredos guardados ou itens sombrios vindos à tona. Além daquela pitada romântica. E não, nada de beijos, apenas o coração batendo mais forte.

Nunca vi uma personagem tão sem-noção quanto Oksa. Ela é bem típica da idade dela, sério. Imita posições de kung fu, age sem nada a temer, fica completamente animada com a descoberta dos poderes e simplesmente não pode ficar longe de ouvir uma conversa atrás da porta. Do jeito dela, pode ser bem “encantadora”. Mas esse estilo “fazer primeiro, pensar depois” traz algumas consequências, infelizmente. Por outro ela há Gus, quase completamente inverso dela. Bem do tipo racional, o que já salvou Oksa de muitas enrascadas. Aliás, muitas coisas deram certo por conta de sua cabeça fria diante de situações um tanto, como posso dizer?, mortais, rsrsrs. Eu espero mesmo que ele tenha algumas participações especiais nos próximos livros, porque o adorei como personagem. E não, não estou dizendo que ele aparece pouco. Afinal, é o melhor amigo da Oksa.

A família da jovem também não fica muito longe. Sim, os pais dela são bem pés no chão, e embora a vó não seja tão doidinha quanto a neta, é sim uma senhora fabulosa. Nada do tipo que vive tricotando, claro. Que outra coisa poderia se esperar de uma Pollock? Dragomira é uma mulher forte e que sempre fez o pode para proteger os seus e que agora vai ser o espelho para Oksa.

Bem, falei das pessoas, agora das criaturas. Ah, sim, porque há muitas delas. E nada de duendes, anões, trolls, cavalos alados ou outros que estamos acostumados. Mas sim Foldingodos (minha nossa, que criaturinhas mas fofas!), Getórix, Insuficientes, Divinalhas, Ranetes... Enfim, já dá para ter uma ideia. Os meus preferidos são os Foldingodos, simplesmente porque o jeito de eles falarem é inesquecível.

Jovem Graciosa, vossa domesticidade praticou a vigilância zeloso do menino acamado, denominado Gus — anunciou o Foldingodo, saindo do seu abrigo. — A Jovem Graciosa deve receber a informação de que o citado amigo encontrou a reanimação. Voltou a viver!

Traduzindo: ele acordou. 
Todas essas criaturas têm sua utilidade, seja para fabricar um remédio ou uma arma. E não, nenhuma delas é ferida ou morta no processo, o que achei bem legal. Sabe aquela coisa de que tudo pode ser usado? Bem, é isso mesmo. Até uma crista de Insuficiente. Uma maneira bem interessante de ver as coisas.

Gostei da capa, principalmente porque combina bem com Oksa. A diagramação é ótima, embora comum, e também não vi maiores erros no livro. Tenho certeza que adolescentes e jovens irão adorar o livro, principalmente aqueles que querem ver uma magia bem diferenciada. Acredito que muitos irão se apaixonar pela história também.
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Nossa adorei esse livro!!
    Já tinha visto ele mas ainda não sabia do que se tratava a história, depois da sua resenha estou louca pra ler!! adorei a personagem ainda mais a fase que ela esta vivendo onde é super incrível ter poderes e não tem medo de ser você mesma, não costume ler livros assim, sempre tive curiosidade só falta a oportunidade rs.
    Ansiosa pra ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Desde o lançamento quero esse livro, acredita?
    Ai eu li algumas resenhas super positivas e me encantei ainda mais para tê-lo... só que eu li uma resenha bem negativa e o pior de um blog que sigo e cuja resenhista tem um gosto literário similar ao meu, fiquei tão frustrada que nãoc onsigo nem explicar por palavras, mas agora leio esta resenha e já fico mais animada. Não sei se já li alguma resenha sua por aqui Pamela, mas fiquei empolgada com sua resenha e me deu vontade de ler o livro. Veja bem, eu só li uma única resenha negativa dele, o problema foi a pessoa que resenhou, pois como eu disse o gosto dela é tão parecido com o meu.... mas vai que dessa vez é diferente, não é?

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Que resenha positiva! Adorei! Quando lançou, tive uma vontade doida de comprar o livro e ler no mesmo instante, mas aí foi passando, fui "esquecendo". Sem falar que um tempo depois comecei a ler algumas resenhas negativas sobre o livro, com opiniões bem justificadas e tal, e aí é que o ânimo se foi de vez. Gosto de resenhas sinceras, quer a pessoa tenha gostado do livro ou não. Sua resenha me chamou atenção, bastante, mas ainda não sei se vou atrás do livro ou não, até porque tenho tanta coisa para ler e agilizar um pouco a fila de leituras...

    Bj, Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Eu também gostei bastante desse livro, achei a história super fofa e divertida.
    Aliais a sua resenha me lembrou que preciso ler logo o segundo livro que já está na minha estante a um tempinho..rsrs

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Pamela!
    Adorei a resenha, ficou bem dinâmica, talvez refletindo o espírito da história. Minha filha leu o livro e adorou, agora fiquei empolgada e quero arrumar um tempinho pra ler também.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. Oi Pamela!

    Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro. Vi na livraria e não sei por qual motivo eu acabei nem levando, infelizmente. Mas parece ser ter uma história tão legal, cheio de aventuras como todo infanto-juvenil. Na verdade, eu amo infanto-juvenil...
    Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar neste livro, mas adorei a sua resenha sobre ele!
    Vou botar na minha lista de desejos hahaha adoro livros de infanto juvenil deste tipo :)

    Ótima resenha!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Nunca tinha ouvido falar do livro . Mas confesso que bati o olho na capa e gostei , li a resenha e gostei mais ainda. Amo de paixão livros em que o(a) autor(a) cria um universo novo , com monstros nunca citados antes , com histórias únicas . Adorei a resenha .
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  9. Sou fã de livros desse gênero, e desde que li a sinopse desse, fiquei com vontade de ler. Gostei bastante da trama, me parece ser cheia de magia e aventura, sem falar nessas personagens bem interessantes. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Eu já li esse livro e amei, achei Oksa bem teimosa como você disse: fazia primeiro, pensava depois. Essa é uma leitura realmente muito legal. Ótima resenha!
    Beijos...Samantha
    sopramenores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee
    Não sei por que mas nunca tive vontade de ler esse livro. Mesmo que a sinopse seja bem interessante, não tenho vontade de lê-lo.
    A capa é bem bonitinha.
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Er… essa Oska tem algum problema so pode, isso de fazer pose de kung fu…
    Eu fiquei curiosa com a historia, bem diferente, apesar de achar tudo sem pé nem cabeça. Mas gostei do Gus, parece ser fofinho e colocar juizo, pelo menos um pouco na Oska.
    Nao sei se irei ler, nao faz muito meu estilo, mas acho que os jovens vao amar.
    bj

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.