Um hobby solitário... só que não!

Cena do filme Ruby Sparks.

Este fim de semana fui protagonista de um diálogo que me fez pensar sobre o meu hábito de ler... Estava eu linda e contente numa tarde chuvosa em casa e resolvi fazer uma das coisas mais propícias para momentos como aquele: Pegar um livrinho, sentar no sofá e só sair de lá depois de terminar o último capítulo do livro. Até que chega meu namorado e diz: "Mas tanta coisa pra você fazer e você vai ler?" E eu com a maior cara de 'qual o problema?' educadamente respondi: "Vou..." E ele: "Mas ler é uma coisa que você faz sozinha, você não interage com ninguém quando tá lendo..." E aí começou a minha análise: Ler é um hobby solitário?

CLARO QUE NÃO! Gente, quando nós pegamos um livro e começamos a ler nós estamos sozinhos? Nunca! E os personagens dos livros? E aquele protagonista sedutor que faz a gente morrer de amores? Ou então a mocinha burra da história que só sabe ficar de mimimi, ela está ali também, não está? Se tem uma coisa que nunca fez eu me sentir sozinha foi ler! Um livro é como uma porta para um outro mundo, pessoas novas paras nós conhecermos, lugares, histórias e tantas outras coisas que, não, eu não me sinto sozinha quando eu estou lendo.

Mas ok. Ler é uma coisa que você tem que fazer você mesmo e ninguém pode fazer por você. Por mais que alguém te conte detalhadamente a história de um livro, nunca é a mesma coisa de você pegar e ler um livro. Tem que ter aquele momento, aquela coisa de pegar, abrir cuidadosamente, cheirar as páginas, abraçar e se deliciar com cada novo capítulo. Você e o livro, o livro e você, com vários personagens te fazendo rir, chorar ou morrer de medo. Mas nunca, nunca mesmo, te deixar sozinho e solitário.

Isso sem conta que, além de o livro te fazer companhia naqueles momentos que você não tem nada para fazer, ele te dá assunto para você interagir com as pessoas. Fala sério, quem nunca terminou de ler um livro e correu pro twitter/facebook pra comentar o que achou, ou então correu pro amigo que te indicou o livro e vocês ficaram horas debatendo sobre a história e personagens e afins? Fora que, vamos combinar, né, o que seria de nós blogueiros sem os livros? Quantos amiguinhos novos esse mundo mágico da leitura nos trouxe, hã? Pois é... Acho que essa coisa de leitura não é algo tão solitário assim, certo?

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Concordo plenamente com vc. A leitura acaba, que no final, une as pessoas ao meu ver, seja para discuti-los ou qnd publicamos empolgadas comentários nas redes socais sobre o livro X! :)

    É uma atividade que adoro compartilhar com meu marido, aliás. Ficamos no mesmo espaço físico, cada um com seu livro em mãos, fazendo o que gostamos tanto! :)

    Beijos e boa segunda! o/

    ResponderExcluir
  2. Adoro a forma que a leitura me permite viajar e estar bem acompanhada pelos personagens, mas realmente é difícil fazer isso e dar atenção a outra pessoa ao mesmo tempo. Fora as pessoas que o mundo literário me trouxe e que não conheceria sem o blog.
    Claro que a leitura não é um hobby solitário apesar de parecer.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ceile!

    Eu sou um pouco do contra, mas não tanto assim. Deixa eu explicar... como você mesma disse, o ato de ler é solitário porque é você e o livro somente. Mas quando estamos lendo, não temos a sensação de estarmos sozinhos. O mundo ao redor some e sentimos que fazemos parte da história, como um personagem coadjuvante ou figurante observando o desenrolar dos fatos.

    Esses dias, eu estava pensando um pouco sobre isso. E não tenho como discordar do seu namorado: realmente, há muita coisa para fazer em que você pode interagir com outras pessoas. No meu caso, as pessoas com quem eu possivelmente poderia interagir gostam de coisas que eu não gosto. Como raves e outras festas em que há aglomeração. Odeio aglomeração, fico agoniado só de andar em corredor de shopping cheio. Então, voltando ao ponto principal, como não gosto das mesmas coisas que eles, eu fico em casa e leio. Sozinho, mas acompanhado quando a história é envolvente.

    Mas essa solidão que a leitura traz, também trouxe várias novas pessoas. Eu não sabia que no meu estado tinha um grupo de leitores há alguns anos. Se eu não gostasse de ler e tal, jamais conheceria gente com os mesmos gostos que eu.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Meu namorado também reclama que quando leio, não interajo com ele e com mais ninguém. Mas se certa forma, acho isso muito bom. Na hora da leitura, temos um tempo pra nós que preenchemos com muito mais do que poderíamos fazer se estivéssemos apenas sozinhos. Sem falar que, como você disse, a leitura nos faz interagir ao redor dela e sobre ela. No final das contas, concordo com tudo que você disse no post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Seu namorado tem o mesmo problema que o meu (e acho que quase todos os namorados), não gostam de dividir a gente com os livros. Mesmo não conhecendo-o, acredito que o "Mas tanta coisa pra você fazer e você vai ler?" dele tenha sido mais um: "Você pode ficar comigo e prefere ler?!"
    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo tanto com você que fico extremamente irritada quando alguém está falando comigo quando estou lendo rs
    Leitura sempre foi um modo de divertimento para mim, e outra questão que me irrita é a pergunta "Nossa, mas isso é diversão? Vai para uma festa, bla bla bla", como se ler fosse extremamente tedioso e chato. Tudo bem, dependendo do livro, a gente se sente assim, mas não é normal rs
    Eu sempre tenho que me lembrar que eu tenho outras coisas a fazer além da leitura, se pudesse ficava o dia todo lendo.
    Beijo!

    www.sincerando.com
    www.facebook.com/Sincerando
    www.twitter.com/SincerandoBooks

    ResponderExcluir
  7. Concordo totalmente. Com um livro nas mãos a gente nunca tá sozinho. :)
    Beijos.

    http://memoriasdeumasonhadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. concordo plenamente com você, as vezes me sinto melhor na companhia dos personagens do que as pessoas reais rs além do que, depois da leitura você tem assunto para conversar e não ter as ideias para si!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e nunca nos cansamos de estar com essas pessoas! beijo

      http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

      Excluir
  9. Onde assino?!?!
    Você tem toda razão. Você nunca fica sozinho quando lê. Até acho que é uma terapia. Esquecemos de tudo a nossa volta, inclusive os problemas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Concordo sim, quantas vezes rimos, choramos e nos apaixonamos por um personagem de um livro ? Ainda bem que meu namorado respeita meus momentos de leitura, mas sempre fica carente, rs.
    Com toda certeza quando acabamos um livro, por melhor ou pior que seja gostamos de compartilhar nossa opinião e corremos logo pro face ou pro twitter pra comentar e discutir sobre ele.
    E para esse fim existem os blogs literários, para discutirmos e criarmos amizades através dos livros !
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente, quando estamos lendo um livro é um momento que nós estamos até mais acompanhados do que quando estamos no meio de muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com você Carol, às vezes tenho a sensação de que ao atravessar a rua, ou entrar em algum estabelecimento encontrarei um dos personagens do livro que estou lendo, ou acho que um deles irá bater em minha porta, de tão reais que eles chegam a parecer.

    ResponderExcluir
  13. Falou tudo, Carol! Quem não ama ler, muitas vezes não entende porque sempre que podemos, estamos com um livro em mãos, prontos para embarcar naquele mundo.

    Também nunca me senti só lendo, muito pelo contrário. A imersão na história é tamanha que parecem reais os personagens, fora os amigos bookaholics que vamos fazendo nessa vida. rs '-'

    Bjs,

    @gabiipascoal

    ResponderExcluir
  14. Não gosto que falem comigo quando estou com um livro nas mãos, e meu marido reclama muito que presto mais atenção nos livros que nele rsrs #MENTIRA.
    Não me sinto sozinha quando leio, pelo contrario, são tantas emoções que sinto com um livro que nem da tempo de perceber alguma coisa, beijos.

    ResponderExcluir
  15. Carol, você falou tudo. Ler nunca foi algo solitário mesmo porque vc nunca está solitário quando está lendo. Os personagens, a história, vc acaba se envolvendo e não sente falta de pessoas físicas ao seu lado. Claro está que se isolar completamente, querendo ficar só com os livros, também não é legal. O importante é ler e depois conversar sobre o que leu, trocar pontos de vista.
    Gostei muito do seu post.

    ResponderExcluir
  16. Concordo em certas partes rs
    Ler é algo que a gente sempre faz sozinho, a nao ser que o outro esteja lendo tambem, mas a solidao da leitura depende, quando o livro é entediante me sinto solitaria, mas quando o livro te pega mesmo eu nem sinto as horas passarem…
    O importante é fazer o que se gosta, o resto é resto rs
    bj

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.