A Filha da Feiticeira - Paula Brackston


A história me interessou pela capa, sinopse e pela promessa da leitura cativante, assim como o fato de atravessar tempos históricos. Detalhes que me chamaram a atenção. Só foi mesmo uma pena que eu não tenha me empolgado tanto...

Elizabeth é uma feiticeira que vive nos dias de hoje, e mora isolada e solitariamente não só para que pessoas não descubram sua verdadeira natureza como também para não ser encontrada por seu perseguidor.
Meu nome é Elizabeth Anne Hawksmith e tenho 384 anos. Cada nova era exige um novo diário. Assim sendo começa este Livro das Sombras.
Em 2007 ela é “perturbada” por uma adolescente chamada Tegan. A jovem não tem muita atenção em casa, e baixa auto-estima, então simplesmente grudou na senhora solitária de cerca de 50 anos. Por conta do espírito aberto e arrebatador de Tegan, Elizabeth decide introduzi-la ao mundo da magia, e a história se alterna com o presente e com a feiticeira contando à pupila sobre seu próprio passado.

Dessa maneira conhecemos Bess, uma adolescente que sofre com a perda de sua família para a peste e então em como sua mãe se torna uma feiticeira para salvar a filha que também caiu doente. Quando a mãe é caçada, acusada de bruxaria, uma recomendação é dada à jovem salva da peste: que ela procure Gideon e peça que ele a introduzisse na feitiçaria.

Quando conhece a verdadeira face de seu mentor e é levada também para a prisão acusada de feitiçaria, Bess não apenas foge de sua morte como também do homem que passou a lhe causar arrepios. À partir daí ela passa pelos séculos, sempre se escondendo, sempre solitária, a fim de nunca ser encontrada. Infelizmente Gideon está ao seu encalce, pronta para tornar Elizabeth sua noiva. E ele não está nem um pouco preocupado em quem ou quantos matar para conseguir isso.

Mesmo que a história seja rica, misteriosa e surpreendente, tenho que dizer que é meio monótona. Talvez seja a narrativa, ou simplesmente o enredo, mas não fui cativada tanto quanto gostaria. Para falar a verdade, acredito que o livro tenha tido um desenrolar mais interessante lá pela metade.

Se me arrependo de tê-lo lido? Não. Apesar de tudo, é um livro bom. Não ganha nota máxima, mas é bom. Sabe aquelas pequenas coisas que fazem toda a diferença numa história? Pois então, isso muda tudo. E torna o livro algo que valha a pena passar o tempo.

Bess é mesmo uma personagem forte, que mesmo em meio a decisões difíceis por conta do destino, não perdeu sua essência. Ela viveu como pôde, e sempre tentando ajudar a quem pudesse. Uma mulher marcante, e (por que não?) poderosa. Gideon é o que você pode esperar de um vilão. Egoísta, poderoso, capaz de cometer qualquer crime a se imaginar. E implacável, o que o torna mais indesejável ainda.

O final foi simplesmente certo, nada com o que se possa imaginar. E fiquei feliz que tenha acontecido. Acredito que aqueles que gostam de uma literatura história, com uma pontada de fantasia, vão gostar do livro. Apesar da monotonia inicial, é um livro agradável de se ter em mãos.
Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Estou louca por esse livro. Todas as resenhas que li até agora foram positivas, só a sua, Pamela, que não foi lá muito positiva, mas mesmo assim não diz que o livro é ruim.
    Ele está na minha lista, adoro livros com bruxas, e gosto de históricos então parece ser uma combinação fabulosa.

    bj,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. ainda não tinha visto esse livro, gostei da capa, e aquele trecho que ta marcado me chamou atenção.. a história é contada através de um diário, é isso?! já amei. Sua resenha não me deixou animada, confesso, mais vai entrar pra minha lista dos que quero ler!

    beijinhos enferrujados
    DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  3. Já estou namorando este livro desde o lançamento dele.A capa dele é simplesmente muito linda.
    Bom acho que sobre o inicio ser monótomo,talvez seja um empecilho para a leitura,sendo como você disse um livro bom,e com um final legal.
    Então porque não ler!

    Estou ansiosa para ler este livro.E não vejo a hora.

    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  4. Queria ler esse livro também, muito legal essa história não é? Meio diferente, gostei dela.

    ResponderExcluir
  5. Gosto de literatura história com fantasia, então tenho quase certeza que vou gostar dessa história. O problema é essa questão de início monótono, mas pelo menos compensa com um final surpreendente. Pena que ele não te empolgou tanto assim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Acabei de conhecer! Essa coisa de feitiçaria em tempos antigos... eu gosto de história com contextos históricos (mesmo que esse pareça um tanto vago...) Enfim, parece interessante, talvez eu me divirta mais na leitura, né Pam?

    ResponderExcluir
  7. Parece sim ser uma leitura muito cativante! Vou ler parar dar minha opinião, já que vc disse que a história não te empolgou tanto assim.

    ResponderExcluir
  8. Apesar da resenha não ser muito favorável, quero ler...

    ResponderExcluir
  9. história interessante...deu vontade de ler...:)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, estou igual a você pela capa o livro já me conquistou e com a sinopse mais ainda!
    Depois de sua resenha, vi que a história é fascinante!
    Preciso urgentemente ler!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Preciso ler este livro.É muito interessante e empolgante.Já começa porque fala de bruxas e eu me amarro.

    ResponderExcluir
  12. Humm....
    Bom talvez eu ache uma boa leitura. Tb não gosto muito de narrativas demoradas o torne monótono, mas confesso que estou curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Adorei a capa do livro, gostei da resenha e estou muito afim de ler. Estou curiosíssima.

    ResponderExcluir
  14. a capa tambem me chamou muita atenção, e a sinopse é super interessante.
    fico triste de saber que é uma leitura meio monotona. esperava ler muita ação e mistério =/
    mas enfim, sua resenha nao foi de toda negativa, entao acho que vou continuar querendo lê-lo rs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  15. tinha visto algumas resenhas desse livro, e todas não me passaram confiança de ser um bom livro... mas enfim cada um tem sua opinião e eu ainda quero ter a minha ><

    ResponderExcluir
  16. Parece interessante. Bess eh a Elizabeth??? A história conta o passado e depois o presente?? Ou o contrário?

    Acho que me perdi um pouco na resenha.

    Não me empolguei..mas vou colocar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  17. Adoro "Bruxas" !!! e as história me parece ser interessante... A capa é linda... a sinopse bem interessante ! Apesar da sua resenha...preciso ler esse livro!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.