ATL: Abandono Temporário de Livro


Uma coisa é fato: se eu conseguisse ler um livro em no máximo dois dias certinhos, com certeza não teria tantos livros sem ler na estante. Óbvio, minha compulsão por compras é maior que a minha capacidade de ler, então a pilha de leitura só vai aumentando. Aí, beleza, quando você acha que vai organizar suas leituras, seguir uma ordem, chega outro livro que você estava louco para ler ou você percebe que, apesar de estar gostando um pouco do que está lendo, não tá avançando na leitura - e, pá, larga o livro fazendo uma promessa de que em breve você voltará a lê-lo. 
 Porque, gente, vamos falar a verdade: quando nós conseguiremos ler aquele livro que não abandonamos definitivamente? Pois é, também não sei... MAAAAAAS, para não deixar o coitadinho achando que foi expulso, mas somente colocado no banco, criei o ATL: Abandono Temporário de Livro. Espero, de verdade, terminar de ler estes livros um dia - e sempre que algum entrar para o ATL, contarei para vocês meus motivos (talvez isso funcione como um exercício, vai que quando eu tiver que justificar, não ache nenhum argumento e continue lendo, né?).

Não vou considerar os livros que li somente as primeiras páginas e deixei para depois, vou listar somente os que li até quase a metade (ou mais ou pouca coisa menos ou... Ah, qualquer um que eu ache que tenha lido o bastante). Passando o olho rapidamente pela minha estante, consegui contar 11 ATLs e para o post não ficar gigante, vou falar de dois por post =)

Belle - Lesley Pearse
Quando este livro chegou, fiquei babando horrores! Achei a capa e a diagramação lindas, então logo comecei a ler... A história estava realmente legal - sério, essa coisa da Belle ser toda inocente enquanto a mãe mantém um bordel em cima da cabeça dela (quase literalmente rs) e depois ser sequestrada por ser a única testemunha de um assassinato e então ser vendida para outro bordel (e então a vida virar de cabeça pra baixo) realmente me interessou. A autora descreve coisas físicas muito bem, mérito dela. Eu conseguia imaginar tudo (a cidade, a casa da fazenda, o hospital, a enfermeira que cuidou dela etc etc), mas eu não conseguia sentir absolutamente nada! E aí estava o problema: achei a escrita da autora crua neste sentido. Ela escrevia as palavras, mas é como se não colocasse o temperinho para me envolver de fato na situação. Por exemplo, o jeito que ela narra a Belle passeando no parque com um amigo é o mesmo que ela narra a mãe da protagonista recebendo a notícia do sequestro, como se deixando somente para o leitor se virar e criar a sensação (chamei esta escrita de muito manual - mas acho que só faz sentido pra mim). Parei na página 182 (prestes a começar o capítulo 14), mas quero voltar em breve (porque já solicitei a continuação para a Novo Conceito e estava gostando mesmo da história).

Feita de Fumaça e Osso -  Laini Taylor

Eu juro que não sei o motivo exato de ter parado este livro! Uma das capas mais lindas da estante, uma narrativa muito fluída, uma personagem totalmente cool, uma história maluca, mas muito envolvente... e... não sei, parei! Talvez seja aquela coisa de momento, sabe? Eu sentia que estava lendo, mas não avançava (quando na verdade, eu estava acompanhando tudo, era só uma sensação). Acho que faltou paixão (aquela coisa do livro ter todas as coisas que te agradam, mas faltar uma coisa subjetiva - talvez a que mais conte na hora da leitura). Eu quero voltar a ler, porque eu PRECISO saber o que acontece com a Karou (sério, fiquei morrendo de dó dela na parte que parei) e também quero conhecer mais o Akiva (não se assuste com estes dois nomes, tem outros bem piores e incomuns).


No próximo post, falo de mais dois livros na mesma situação.

E vocês, quais livros fazem parte do ATL?

Comentários
33 Comentários

33 comentários:

  1. Só tenho um livro de abandono temporário, é um de alquimia que ganhei. Os outros dois que eu abandonei foram Nosso Lar e Conspiração Franciscana, mas foram abandonos definitivos.

    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho três que abandonei. "A Rainha da Fofoca em Nova York" foi o que mais me decepcionou. Eu amo a Meg, mas essa coleção simplesmente não deu... Achei muito parada. "A História sem Fim" eu parei na página 25! Não consegui me envolver com nenhum personagem e estava tudo sem sentido. "O Longo Adeus" eu parei porque minha irmã tinha pego na biblioteca e teve que devolver, mas eu teria continuado.

    ResponderExcluir
  3. Não se sinta unica, eu também sou compulsiva por comprar livros e quando eu acho que vou conseguir me organizar e ler tudo que quero. chega mais livros que quero ler antes. Parece um carma, mas eu compro o livro o querendo muiiiiito mesmo, mas ai quando ele vai pra entante parece que fico com preguiça de tirar ele de lá, pode isso? Por isso agora faço assim, tiro os livros que tenho mais vontade de ler, e quando termino uma leitura pego um livro dessa pilha, fica menos para escolher entre todos que tenho. E é uma vergonha eu não ter nem a metade deles lidos né =(
    Gente, Feita de Fumaça e Osso é otimo, mas tenho que confessar que quando eu fiz a leitura dele, foi o meu primeiro livro lido esse ano.... eu também me via lendo o livro, mas parecia que não ia pra frente, bem o que você falou, falta paixão xD na verdade eu acho que a leitura se desenrola mesmo é lá pelo final e dai é que rende mesmo xD
    Adoooorei esse nome ATL
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. É incrível como essa lista de ATL (adorei o nome, btw) só aumenta quando chega um livro novo, né? haha Eu sempre tive mania de ler dois ou três livros de uma só vez, sempre de gêneros diferentes para não me cansar e foram poucas as vezes que deixei de ler algum. Mas, na minha lista, estão "Marley e Eu" (que não sei se volto a ler), "Melancia" (que está quase sendo deixado por definitivo), "Anjos e Demônios" (que já está na minha lista para voltar a ser lido) e "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (que também está na lista para voltar a ser lido e não me lembro porque parei de ler). Fora esses quatro (e uma prateleira inteira na minha estante pra ser lida) os outros foram devidamente lidos com muito carinho ♥ haha
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
  5. Hamlet. Comecei a ler outros (muitos outros!) e quando voltei, lendo uns 6 livros ao mesmo tempo, não lembrava mais nada da história. E fechei o livro (que é uma coletânea de Shakespeare com 12 histórias) sem marcar a página, então desisti temporariamente. Mas estava adorando a história...

    ResponderExcluir
  6. Ceile!
    Eu AMEI a ideia do post, SÉRIO! Pensando aqui, lembrei de Símbolo Perdido. Comprei o livro na época do lançamento, li uns dois capítulos e parei. Ficou jogado na estante e no final do ano passado pensei: "tá, eu gosto do Dan Brown, então agora vou respirar fundo e ler". Algumas páginas depois, o livro voltou para a prateleira. Acho que, ultimamente, se um livro não tem um começo MEU DEUS eu desanimo um pouco e deixo de lado!


    Beijão =*
    Nine | Estante da Nine

    ResponderExcluir
  7. Adoreeeeeeei o post, super criativo. Parabéns! Só tenho um livro no ATL, O Símbolo Perdido, de Dan Brown. Minha leitura já não estava fluindo, depois que minha prima contou o final aí que empacou de vez. UHSAUASUASUHASU
    Beijos!
    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!
    Eu comecei a ler A Hospedeira e quero terminar antes que for assistir ao filme, mas sei lá, eu não consegui me envolver em nada na história e isso que parei quase na página 100!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ceile, AMEI a ideia desse post, muito bacana. Acho que dependendo do leitor, o abandono passa a ser uma coisa natural. Antes morria de medo de largar um livro pela metade, agora se não estou no clima, paro a leitura mesmo, não fico mais me cobrando com o mantra 'tenho que terminar esse livro', mas claro que eles ficam na cabeceira da minha cama para que eu dê prioridade para eles. Eu acho que tenho uns 11 assim também, O melhor de mim do Sparks é o pior, pq. ganhei do namorado e ele fica pegando no meu pé pq. não terminei, rsrs

    Acho que vou fazer uma TAG com esse post, posso? *.*

    Beijokas

    ResponderExcluir
  10. Opa, sou mais uma então para o rol de "compra mais do que consegue ler"! ehehehehhehe
    E realmente, as vezes empacamos em um livro... e com taaaantos outros na fila, que deixamos ele de lado, dando aquela abandonadinha básica, com a promessa de um dia termina-lo. O que tenho em minha cabeceira é o VIDA - Keith Richards - sim, adoro biografias, adoro Stones e adoro o Keith, mas o livro traz muita coisa técnica da música, que se torna um pouco chato.... então, vai fazer quase um ano (que vergonha!) que ele está lá... esperando para ser terminado! :)

    ResponderExcluir
  11. Acho que talvez o único que esteja nessa condição comigo possa ser O Iluminado, não por que eu deixe de sentir apresso pela estória, acontece que parei bem perto do final, em uma parte alucinante, mas ai eu estava tão curiosa para saber como o livro em si terminava, que quando vi eu estava lendo o último capítulo! Me afobei e acabei deixando o livro de lado, com a promessa de um dia voltar de onde parei ou re-ler, rsrs.

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  12. Gostei do ATL, agora não consigo lembrar nenhum livro que abandonei temporariamente. Entretanto estes que vc citou estou louca para ler, acredita? Espero poder gostar e não abandoná-los.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por criar o ATL Ceile, eu me sinto mal toda vez que olho para os meus livros e vejo Os Homens que Não Amavam as Mulheres abandonado, foi o único, praticamente todo mundo fala bem do livro, a capa é linda, a história é densa, porém viciante, mas simplesmente não deu certo, não sei se eu não estava com cabeça para uma leitura daquelas, se o começo era muito cansativo, ou qualquer outra coisa, eu pretendo continuar a leitura, mas isso vai demorar um bom tempo. Me sinto muito mal em ter que largar um livro, é como trair um amigo, mas é horrível você continuar uma leitura que não está te agradando, acho que os livros devem ser lidos sem compromisso, quando eu me sinto meio obrigada a ler o livro eu paro, espero não ter que abandonar nenhum livro nunca mais, é uma sensação desconfortável... Enfim, amei, amei e amei o post, faça mais como este logo, é muito legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amei o ATL, eu fico assim quando olho pra minha estante as vezes, mas mês passado consegui colocar em dia algumas leituras, mas só falta mesmo alguns livros do Nicholas Sparks que eu adoro, mas que não sei, sempre olho, abro a primeira página, mas nada acontece.! Parabéns pelo post.

    Beijão
    Michelle Boyd
    Little Things

    ResponderExcluir
  15. "O melhor de mim" e "A escolha", do Nicholas Sparks - porque eu tenho a sensação de que já li esses livros, de tão clichês... D:
    Mas acho um pecado começar um livro sem terminar de ler, então eu vou fazer esse esforço...

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ceile!
    Gostei muito da criação desta coluna, eu, aliás, sou muito crucial comigo mesmo, eu não abandono nenhum livro! Mesmo que a narrativa esteja me cansando e tudo o mais. Porém, ao ler Viva para Contar, Lisa Gardner, me deparei com uma estória brilhante. Comei a lê-lo no ano passado e adivinha? Ainda não terminei! Passei por uma ressaca literária do "cão" e até hoje tento retomar a leitura, mas vejo outro livro e começo a ler e quando vejo, abandonei pela segunda vez o livro. Pois é, vou tentar e preciso conseguir, haha.
    O livro é maravilhoso, contudo, não sei porque não consigo terminá-lo.

    Belle é um livro que sempre me chamou muito a atenção, a minha professora o leu e elogiou o livro em demasia, mas cadê o tempo e àquela vontade para ler? haha.

    Um beijo, http://umleitoramais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Sempre que acontece isso comigo, pego outro livro para ler junto e sempre dá certo. Eu amei o livro Belle, li em três dias, Feita de Fumaça e Osso não li, mas, tenho muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  18. Parei de ler alguns livros tbm como Os Sete do André Vianco, que eu estava gostando muito, e Marina do Carlos Ruiz Zafón, que estava muito interessante... Não sei porque do nada me da a louca e eu paro kkkk

    ResponderExcluir
  19. Interessante!Eu li estes dois livros que você parou.E Belle foi um livro que me surpreendeu muito,agora o outro...bom,não foi tão legal.
    Não costumo largar minha leituras,para depois retoma-las,mas ultimamente anda acontecendo isso comigo,não sei o porque,as vezes a estoria é legal e tal,mas ai surge aquele livro que tanto queria ler(hahahaha).
    tenho uns três largados para continuar depois,e espero muito em breve retoma-los,só não sei quando(hahahaha).
    Adorei este poste,e realmente qual leitor não largou um livro por causa de outro(hahahaha).

    Parabéns pelo poste!

    beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  20. Como assim? Eu tenho loucura para ler Feita de fumada e Osso. Que medo me deu agora,rs.

    Eu só abandonei um livro na minha vida. Mas eu nem lembro o nome dele agora. Quando a leitura não está rendendo eu fico uns 2 dias pra passar a ressaca, depois volto. Então acho que esse é o meu tempo do ATL.

    Amei o post. Bjkassssssssss

    Alessandra Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Belle eu ainda não li, mais Feita de fumaça e osso eu li e gostei bastante.
    Tenho alguns livrinhos na lista do ATL principalmente os últimos do Nicholas Sparks, quando estou no clima amo os livros dele mais quando não estou a leitura não anda de jeito nenhum.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  22. Até hoje que fazem parte da minha ATL é a Hospedeira. Já vi muitas resenhas positivas sobre esse livro, mas já tentei ler umas 3 vezes e nunca terminei.Quem sabe um dia né?
    Beijos.
    CAPRICORNIZANDO

    ResponderExcluir
  23. Tenho 3 livros abandonados que esse ano eu vou ter que ler. . .
    Um deles é a batalha do apocalipse tentei ler 3 vezes!!!, estou em uma dieta de livros para não ficar sem ler até poder comprar novamente, :(
    é muito chato não conseguir ler e abandonar.. :(

    beijos
    Anne
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
  24. Anjos e Demônios, faltam apenas umas 80 páginas para eu acabar, mas parei há uns 3 anos e nunca mais voltei (mas pretendo, Eclipse Total do Stephen King, não peguei o feeling do livro...

    ResponderExcluir
  25. Ceile, definitivamente termine Feita de Fumaça e Osso, um dos melhores livros que li ano passado, a história é linda e o romance dentro do livro é um dos mais originais que eu já li.

    Robs - http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro de paixão "Belle". Vou ser sincera, e dizer que, a leitura foi um pouco cansativa em certos aspectos, coisas desnecessárias acrescentada à história sabe? Mais eu AMEI! E não vejo a hora de ler a continuação. Sim, eu não sabia que tinha uma continuação, fiquei tão empolgada!
    Beijos
    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Adorei a coluna nova, Célia (u.u eu sei que esse não é seu nome, mãããããs...). Não acabou Feita de fumaça e Osso? :O Eu também parei no meio do livro por uma semana mais ou menos, daí voltei (acho q te falei isso) xD Mas é legal o/ Não estou tão animado pela continuação...
    Parei no livro A Tequila Vermelha do Rick Riordan TRÊS vezes O______o Não sei porque, estou lendo de boa, e do nada... puf, paro de ler =/
    Bjo
    http://nãotenhoblogmaisevoucolocarumlinkaquibj.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Ainda bem que não tenho nenhum livro nessa situação. Só abandonei um até hoje, e tenho quase certeza que não tentarei lê-lo novamente. Mas é estranho quando acontece essa sensação de que está faltando alguma coisa, né?!?! Aguardando os próximos componentes dessa sua listinha.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  29. Não costumo abandonar livros, mesmo que ache chato. Leio até acabar! O que fiz com um já deu. Tem um livro que abandonei e faz 3 anos que não tenho vontade de retomar. Chato é pouco! E o engraçado é que o livro é super bem falado e mega famoso, mas não consigo pegar e ler....

    ResponderExcluir
  30. Cara eu tenho varios... Rihanna - flor rebelde (faltando umas 50 pags) Impacto profundo (na metade do livro... ai sem querer desmarquei) Mentiras no divã (antes da metade) Resident Evil retribuição (faltando 3 cap.) Uma crença silenciosa em anjos (comprei e so li 3 cap.) Assassin's creed renacença ( li so um cap.) Marley e eu, Diarios de uma paixão e acho q tem mais um q eu não lembre... fora os q eu comprei e ainda não li

    Tenho serios probemas com ATL... mas sempre pq compro novos e esqueço dos outros, ou as vezes pq invento de ler dois ao mesmo tempo

    ResponderExcluir
  31. A Menina que Roubava Livros...peguei na biblioteca, mas nas primeiras linhas já não gostei do texto e deixei de lado.
    =(

    ResponderExcluir
  32. Ceile, eu li Belle, mas quase abandonei exatamente pelo motivo que você citou. Senti uma falta de emoção e identificação com o livro tão forte que, apesar da excelente história, não conseguiu me conquistar por completo. Me sentio meio por fora de tudo, acho que o personagem mais significativo foi Etienne, mas acho que você não chegou nas melhores partes dele ainda O.o Então me despeço aqui huahauhauhauhua adorei a ideia, eu no momento tenho apenas dois abandonos Os três Mosqueteiros, que estava amando mas tinha muita coisa de parceria para ler e Mares de Sangue Scott Lynch, que também tava muito bom, mas eu não estava num bom momento para ler e tava lerdeando para terminar kkkkkkkkkk. OBS para mim mesma: preciso passar mais aqui. Bjos http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.