O Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard


Um enredo brilhante e personagens ainda em rascunho.

Enigmático, sedutor, impaciente, grosseiro e arrogante, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites. O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados. Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando ainda era adolescente, Julia conheceu o homem dos seus sonhos. Gentil e carinhoso, ele a levou a um pomar abandonado e lhe apresentou a história de amor de Dante e Beatriz, despertando nela o interesse pela cultura italiana. Mas, ao acordar no dia seguinte, ele não estava mais lá. Sentindo-se abandonada e humilhada, Julia não contou a ninguém sobre aquele encontro e se esforçou para tocar a vida. Porém, jamais foi capaz de esquecê-lo. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer. 
Parte da sinopse retirada do Skoob.

Terminar um livro sem saber se gostou ou não, quem nunca? Não gostei desta sensação, pois ter o livro como indefinido dá uma sensação que ele foi insignificante - até o livro que você odiou tem sua importância, já que ele provocou alguma sensação (mesmo que negativa) em você. E cá estou eu, olhando para este livro de 500 páginas sem sentir amor, mas também sem sentir ódio.

O pano de fundo do livro é realmente interessante: assim como em A Divina Comédia, temos a representação do homem, da fé e da razão. Durante todo o livro, temos uma discussão constante sobre o poema de Dante Alighieri - seja nas aulas do professor Emerson, seja na intimidade de Julia e Gabriel.

Ela é a personificação da bondade, ingenuidade e inocência - ela é como uma Polyana, aquela que enxerga flores em tudo, que sempre acredita no lado bom das pessoas e na redenção. Já ele é o oposto em tudo, rodeado de pecados, se encontra na escuridão - logo, ela acaba sendo a luz. Mas aí é que tá: achei forçado a forma de trazê-los como opostos. Os protagonistas são extremos - não existe uma ambivalência, ou se é puro ou pecaminoso. Acho que isso deixou os personagens pouco humanos e quase não consegui imaginá-los reais (mesmo que seja ficção, é necessário algum traço de verossimilhança, algo que torne real o que está escrito). Pra não falar que não gostei de nenhum personagem, gostei de Rachel, irmã de Gabriel e melhor amiga de Julia que tem um importante papel na hora de aproximar os dois.

Não vi nenhuma necessidade de estender tanto este livro - sério, acredito que em 300 páginas toda esta história poderia ser contada tranquilamente. Apesar da fluidez da narrativa, achei que tudo acontece em câmera-lenta. Sabe quando você lê alguma coisa e vai passando um filme na sua cabeça? Isso acontece aqui, mas tudo bem devagar, lentamente e eu quase via as partículas de pó a cada movimento. A escrita é mais poética, mas muitas vezes se torna piegas - aquela coisa de "banhados pela luz do luar que invadiaZzzZzzzZz", então...

Uma coisa específica ficou martelando na minha cabeça, mas não sei se será spoiler, então quem quiser se arriscar, é só selecionar o espaço abaixo para ler:

Gabriel não lembrava da Julia - a Beatriz que ele teve uma noite de beijos e amassos no pomar, mas se sente estranhamente atraído por ela agora. E numa bebedeira, ele a "enxerga" e faz toda aquela declaração de amor, mas no dia seguinte, não se lembra de nada e volta a se desfazer dela. Mas, eis que num clique, no fechar de portas do elevador, ele a reconhece e tudo muda. E ele muda drasticamente - se torna a pessoa mais romântica do mundo com ela. 
1. Por que diabos ela não contou pra ele?
2. Por que, de repente, ele se apaixona por ela de novo só por reconhecê-la? Como se fosse algo que desse pra escolher - se ele não a reconhecesse, continuaria a ignorá-la?

Enfim, depois de horas tentando escrever esta resenha, acho que cheguei a uma conclusão: eu gostei ao mesmo tempo em que não gostei - e não tenho mais a necessidade de "catalogar" este livro na estante. Gostei de algumas partes (as cenas sensuais são realmente boas - e Gabriel bêbado também), mas não gostei de tantas outras (achei muita coisa forçada como, por exemplo, a capacidade do Gabriel se controlar em alguns momentos e parecer racional demais)... Com certeza vou querer a sequência, afinal ainda tenho esperanças de encontrar mais coisas do que aqui (aqui só teve um momento "rápido" de clímax e, no meio de tantos empecilhos para o romance, achei bem pouco).

Ah, já ia me esquecendo: diferente do que pensei, este não é um livro erótico. Ele tem cenas sensuais, mas, no geral, é um romance apenas.


Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Eu não tinha olhado duas vz para esse livro por achar que ele era erótico, bom saber que não é.
    Eu tive essa sensação de não sei se gostei ou não com As vantagens de ser invisivél, tiveram partes que gostei muito, e outras q não gostei nada.Não sou fãs de personagens que são 8 ou 80, acho que na vida ninguém é assim. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  2. foi um dos livros q + gostei de ler. simplesmente amei,só achei um pouco lento tbm, n curti muito sua resenha por que realmente eu amei a história, e acho q os dois amando um ao outro como pareciam se amar as diferenças se tornam pequenos detalhes

    ResponderExcluir
  3. Oi Ceile!
    Eu gostei principalmente do paralelo com A Divina Comédia e concordo com você sobre as personagens parecerem pouco humanas.
    Como eu curto coisas bem românticas beirando o piegas, isso também me agradou rsrs...
    E concordo que 500 páginas foram muita coisa!

    Comentário com possível SPOILER:
    Eu vi diferente essa parte dele se apaixonar após o reconhecimento. Acho que não foi nem questão dele só se apaixonar quando a reconhece, é que acho que ele não se permitia se apaixonar por ninguém por achar que não merecia e, enquanto ele não sabia quem a Julia era, ele não podia se apaixonar por ela... Só que ai, quando ele a reconhece, não era mais questão dele se apaixonar ou não, porque ele sempre foi apaixonado por ela. Tipo, ele já gostava dela, a diferença é que ele muda a postura que tem com ela porque já sente algo por ela se permite sentir, o que é diferente dele se deixar gostar por outra pessoa.
    Tentei explicar e acho que ficou ainda mais confuso haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Algumas coisas me preocupam nesse livro, uma foi a parte dos personagens serem muito extremos que você falou. Outra é essa história de menina certinha e inocente + cara fodão e com comportamentos sexuais estranhos. Sem contar que: o cara se aproveita dela no passado e a abandona, anos depois ela reencontra ele e eles se apaixonam? Acho isso muito difícil de acontecer.Talvez leia o livro, mas não é prioridade.
    Beijos
    fromafallenangelsheart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Ceile! Estou ansiosa para ler O Inferno de Gabriel e espero não me decepcionar. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo com tantas comentários que já li sobre esse livro desde que foi lançado ainda não tive vontade de ler acredita?
    Enfim, quem sabe um dia né?
    Mais está bem longe da minha fila por enquanto.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Também fiquei nessa de 'gostei ou não gostei?'. Achei o enredo interessante, mas continua seguindo a linha da serie Cinquenta Tons e não sei até quando isso vai durar: cara lindo e rico e garota jovem, virgem e totalmente desinteresante. Gostei de todos os parelelos com a Divina Comedia e a parte de não precisar do apelo sexual. Estou ansiosa pela continuação.

    ResponderExcluir
  8. Oi ceile, tenho lido muitos comentários sobre este livro, tanto positivos como negativos. Não vejo a hora de ler e tirar minhas próprias conclusões.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Ceile,
    Não sei nem o que dizer da sua resenha: é a primeira resenha do livro que leio e fiz isso simplesmente porque foi você que escreveu e tenho a maior consideração pela sua opinião, mas este livro nem esta na minha lista de desejados e em momento algum passou pela minha cabeça em lê-lo. Não sei porque essa minha relutância ou pré opinião sobre ele, mas simplesmente não me chamou atenção e aí a primeira resenha que leio vem cheia de pontos que me deixam ainda mais sem vontade de ler: ler algo e não saber se gosta ou não é horrível!!!

    Beijos,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente, não faço a mínima ideia do que se trata esse livro - sei que ele faz parte dessa linha de livros eróticos e tal, mas para por aí. Quando soube que o livro é, na verdade, uma fanfic de Crepúsculo, minha curiosidade em relação a ele diminuiu; e agora, lendo a sua resenha, tive a sensação de que o plot é bem semelhante a Cinquenta Tons de Cinza, ou seja >>>>>>>>>>
    Gostei da sua resenha, Ceile. Consegui entender o que você quis dizer.

    Beijão!

    Samuel Cardoso
    www.garotoleitor.com

    ResponderExcluir
  11. estou muito curiosa sobre esse livro e fiquei mais ainda depois dessa resenha!
    beijo
    http://nasquartasusamosrosa.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Sabe que estou beeeem intrigada com esse livro, e preciso ler logo para ver qual é... o bom, é que uma amiga me emprestou e hoje mesmo vou começar a leitura. Em algumas resenhas citaram a proximidade com o Belo Desastre, que eu, particularmente não gostei... então fico achando que não vou gostar de O Inferno de Gabriel... por outro lado, lendo outras resenhas, parece ser bom... então fica num meio termo, morno, indeciso que só lendo mesmo! Ahhh e pulei a parte que poderia conter spoiler! haahahha

    ResponderExcluir
  13. Esse livro virou um gosto não gosto dos diachos, não sei nem o que pensar dele mais. Estou doida pra ler, vi resenhas negativas, a coisa complicou, outras que dizem ser muito bom e até com uma pegada poética. E aí gente? Como faço agora?!!! Preciso ler!

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem?
    Nossa este livro é um dos quais estou louca para ler.E para se ter ideia já o comprei,mas ainda não consegui o ler.Também com a lista enorme que tenho(hahahahaha).

    Parabéns pela resenha.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  15. Nossa!! Essa sensação de indiferença é horrível. Sou do tipo, ou gosto ou não gosto. Sabemos que não existe livros 100% bons, nem 100% ruins, mas ficar com esse sentimento de não sei, não é legal. Rsrsrs
    Tenho lido por aí que esse livro é um romance erótico, mas você disse que não é. Acho que a galera lê uma cena de sexo em um livo, e já rotula ele como erótico. Fala sério, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.