O Príncipe da Névoa - Carlos Ruiz Zafón


Um livro que eu peguei meio com medinho da história ser apavorante mas quando comecei a ler não consegui parar até chegar a última página e acabou virando um dos meus favoritos lidos até hoje.

O ano é 1943. A guerra dominava o mundo e por causa dela Maximilian Carver resolve se mudar com a sia família para um calmo vilarejo no litoral. Seu filho Max acabara de completar 13 anos e assim como o resto da família ainda tentava entender o porque dessa mudança repentina e se acostumar com a ideia de uma nova casa. Assim que chegam à nova residencia, Max sente que aquele lugar guardava um grande mistério. Seus antigos donos passaram por um drama terrível com a morte de seu filho no local. Dotado de uma curiosidade aguçada, Max prestava atenção em cada novo detalhe do novo lar.

Observando um dia pela janela, ele descobre um jardim de estátuas um tanto quanto curioso logo atrás de sua casa e não perdeu tempo em ir até lá conhecer o local em uma manhã fria e nebulosa. Ao chegar lá percebe que as estátuas são de personagens circenses e estão dispostas de uma maneira peculiar: formando uma estrela de seis pontas rodeada por um círculo. A mesma figura formada pelas estátuas, o garoto tinha observado anteriormente no portão de sua nova casa e ficara intrigado com aquilo.

Quando voltou para casa seu pai lhe entregou uma bicicleta que ele achou na garagem de casa e sem perder tempo Max sai para um passeio para conhecer a cidade. No passeio, ele acaba conhecendo Roland, neto do faroleiro do vilarejo, e os dois marcam de se encontrar no dia seguinte para mergulhar.


Mas decide levar sua irmã Alicia no passeio e Roland conta para os dois um pouco da história de Orpheus, um navio naufragado próximo à praia que trouxe seu avô para o litoral e que Roland costuma visitar os destroços em busca de "souveniers" do naufrágio. Quando Max vai com o novo amigo explorar pela primeira vez o navio ele descobre então que o navio tem o mesmo simbolo formado pelas estatuas no jardim que ele visitou anteriormente. Assim, ele convence a irmã e o amigo a investigarem com ele a relação entre as estatuas e o naufrágio.

Os três acabam entrando em uma grande aventura e com a ajuda de Vítor Kray eles conhecem o Príncipe da Névoa, uma figura sombria e perversa, que é capaz que conceder qualquer desejo à uma pessoa, desde que ela esteja disposta a pagar seu preço. O que eles não imaginam é que o Príncipe da Névoa pode vir cobrar deles a dívida de outra pessoa.

Tenho que confessar que depois de ler Marina, estava com um medinho de encarar uma outra aventura de Zafón. Medrosa do jeito que eu sou, já viu né. Mas aí encarei o desafio. Peguei o livro para ler a luz do dia e desde a primeira página não consegui desgrudar!!!  Zafón é o cara! Um gênio!

Por ser o primeiro livro do autor, é perceptível uma narrativa mais simples do que o de costume. Mas ainda assim, a identidade de Zafón está presente em cada página. Todo aquele mistério aguçando a curiosidade dos protagonistas, as histórias contadas pela metade, e até mesmo a perversidade do vilão é notada desde o princípio. E deixa eu confessar que no final do livro até deixei escapar umas lágrimas.

A capa traduz bem a história do livro e tem uma nota do autor que eu achei fofa, falando do que levou ele a publicar o livro e etc. A leitura é rápida. Além de ter poucas páginas, a história te prende de um jeito que você só consegue parar no final e a coisa flui. Pra quem quer algo rápido pra ler e curte essas aventuras juvenis: é um prato cheio galera!


Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. É o primeiro livro dele? Nuuusa! Não sabia!
    Eu sou completamente viciada em Zafon! O cara consegue colocar um terror que não é apenas terror, é muito mais psicológico que isso. Adoro!
    Ainda não li esse, mas estou com ele aqui para ser lido.

    Amei a resenha! Acho que vou pegar o livro ainda esse final de semana. hehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É um dos livros que mais ando querendo!!!
    Adorei o post!!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu nem li tudo o que você escreveu pois estou no meio do livro. :3 Hahaha. Carlos Ruiz é demais né ? Seus livros são viciantes. ♥ Eu já li A sombra do Vento, O Prisioneiro do Céu e agora O Príncipe da Névoa. Pra minha estante ta faltando Marina e O Jogo do Anjo. Assim que terminar de ler venho aqui ler essa sua resenha. Okay ? Beijos.

    http://libertywalks2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Carol,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, gostei muito da sua resenha....parabéns....abçs.




    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha!!! Ganhei este livro em uma promo e estou aguardando a chegada dele ansiosamente, pois adorei Marina, e estou com grandes expectativas para com esse O Príncipe da Névoa! Bom saber que você gostou! :)

    ResponderExcluir
  6. Quando vi que esse livro era infanto-juvenil, me surpreendi, pois imaginava que o Zafón só escrevia para o público adulto. Gostei muito dessa história, deve ser bem cheia de aventuras e mistérios, bem do jeito que gosto. Sem falar que é escrito por um ótimo autor. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante esse livro dele. Não acho que seja o melhor, mas é bem bom. Ainda não li nada dele, só que não pretendo começar por esse. Vi que tem uns dele que são bem melhores..

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.