A Queda dos Reinos - Morgan Rhodes


Eu recebi o prólogo do livro, e a parte final me chamou a atenção. Acreditei que o livro fosse bom e não me enganei. Essa história é uma das poucas em que nos é apresentado todos os pontos de vista, e fica mesmo difícil escolher por qual lado vai lutar nessa guerra.

No prólogo duas feiticeiras sequestram uma criança que poderia encontrar a Tétrade e salvar as terras, que estão morrendo. Então a feiticeira Sabina mata a própria irmã, Jana, planejando para a criança um futuro egoísta e desconhecido. 

Dezesseis anos se passam e a princesa de Auranos, Cleo, vai até Paelsia com seu odiado noivo Aron a fim de comprar vinho. Ele é um bêbado e Paelsia, uma terra pobre, tem a fama por seu vinho ser o melhor daquelas terras. Não era para menos, pois por conta de um acordo a única boa terra daquele lugar — ainda protegida pelo o que resta da magia — é usada para plantar uvas. Porém, por conta de uma confusão (da qual eu atribuo completamente ao babaca do Aron) o irmão de Jonas, morador de Paelsia, é morto e o jovem jura vingança contra a luxuosa e abastarda Auranos.

Limeros, o terceiro reino, não vive tão miserável, mas está bem próximo disso. Seu rei, mais conhecido como Rei Sanguinário, deseja aquelas terras por um motivo apenas apresentado ao final do livro. Para isso é capaz de tudo, desde usar a filha adotada, cuja profecia diz que se tornará a feiticeira mais poderosa desde Eva, até matar a quem mais preza. O príncipe herdeiro desse reino é Magnus, atormentado pela rejeição do pai e pelo amor proibido que ele sente pela irmã. Faria de tudo para proteger Lucia e ganhar o reconhecimento do pai. Até mesmo se unir a Paelsia para iniciar uma guerra contra Auranos.

Sabe aquele livro que não têm vilões e mocinhos, onde nos é apresentado o ponto de vista de cada um? Pois é, “A Queda dos Reinos” é bem assim. Por um lado há Auranos, reino abastado e luxuoso, onde tudo o que a princesa quer é se esquecer do assassinato que presenciou e não se casar com o frio e egoísta Aron.
O mesmo pesadelo a atormentava todas as noites havia um mês. Desde o assassinato de Tomas Agallon. Tão intenso e tão real, embora não passasse de um sonho alimentado por uma culpa infinita. Ela soltou um longo e trêmulo suspiro e caiu novamente sobre os travesseiros de seda.
Por outro há Paelsia, um reino pobre, de população miserável e que são tratados como selvagens. E por último há Limeros, nem tão pobre mas chegando lá. E nenhum reino levantou um dedo para ajudar Paelsia (especialmente Auranos). Só que eu sou tão apaixonada por Magnus e Lucia que não tem como eu ficar aborrecida com Limeros. E também gosto da Cleo, mesmo ela sendo aquela princesa em que nada é negado e burra em certas situações. E como não ficar ao lado de Jonas, que passou a vida toda lutando para comer um pouco e viu seu irmão sendo morto na sua frente porque quis defender o pai? E mesmo querendo muito matar Cleo, vai ser um pouco mais difícil para ele. Espero que ele perceba isso no próximo livro!
Jonas analisou o rosto dela. Não podia negar que era adorável... talvez até a garota mais bonita que ele já havia visto. Mas mesmo a garota mais bonita podia ser traiçoeira e cruel.
Só que, por incrível que pareça, o personagem que eu mais gostei foi Magnus. Impossível não lamentar seu desfortuno: apaixonado pela própria irmã. Ele não sabe que não são irmãos de sangue, e mesmo que venham a descobrir a verdade Lucia nunca se apaixonaria por ele por terem sido criado como irmãos. Eu vi o seu cuidado para com Lucia, sua desaprovação com alguns atos de seu pai, seu coração bondoso... Assim como vi o destino fazendo-o se despedaçar e se corromper. E mesmo que ele tenha feito algo que me deixou chocada e indignada, espero que um dia ele possa se encontrar e ser diferente do pai.

Os capítulos são divididos por reinos, e a cada página vamos nos encontrando em situações diferentes. Um rebelde em busca de vingança e acabando, por fim, ajudando numa guerra. Um príncipe buscando reconhecimentos e uma princesa teimosa partindo para terras inimigas à procura da magia que poderia salvar sua irmã. Tudo isso levando à busca pela Tétrade, aquela que pode dar o poder dos 4 elementos e salvar as três terras e o Santuário (sinto muito, mas se eu explicar sobre ele também a resenha vai ficar grandinha demais... É como se fosse o Céu cristão, um verdadeiro paraíso. Seus “Anjos” são chamados Vigilantes, e se saírem para sempre do Santuário viram humanos comuns. Eva foi uma dessas Vigilantes).

O livro é contagioso, principalmente por causa das muitas versões das histórias. Sempre aquele possibilidade de nossos personagens preferidos se encontrarem, como vão se encontrar e como vai findar a história de cada um. Torcer já fica mais complicado, pois não há como ficar ao lado de um sem que outro personagem querido acabe mal também... Não sei que solução encontrar para que “todos” fiquem bem, por isso não acredito que fique muito assim :’(, e talvez o livro seja mais emocionante justamente por isso. E inesperado.

No livro tem uma lista de nomes e os reinos do qual eles fazem parte, assim como também um mapa das terras. Ajuda um bocado. A diagramação também está ótima, só não gostei muito da capa. Achei meio antiquada...

Aqueles que são apaixonados por reinos e magias vão adorar o livro. Especialmente para quem gosta de conhecer os dois lados da moeda, como eu. Esse enredo é ótimo por isso. O final termina com aquele gostinho de “e agora?”, então é uma bela chamada para o próximo livro. Às vezes fica muito difícil esperar...

******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Não sou muito fã de livros de guerra, mas esse me deixou bem curiosa!
    Amei a resenha!
    A capa é muito bonita, me chamou a atenção...

    ResponderExcluir
  2. Sou fascinada por histórias medievais, com reinos, castelos, princesas, príncipes, reis e rainhas. Eu li A Queda dos reinos e me apaixonei, não queria ter que esperar tanto pelos próximos livros. Eu estou do lado dos Auranos, [por enquanto] team Cleo. Mas é mesmo difícil escolher um lado, pois como apontei em minha resenha, todos tem motivos importantes e ou particulares para quererem a guerra.

    Abraços,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Nossa, esse livro é a minha cara!
    Adorei a resenha!!
    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha...fiquei com muita vontade de ler. Mais um pra listinha hahahahahaha
    Ah...eu achei a capa com cara das capas antigas de livros..sl

    ResponderExcluir
  5. Se já não gostava de livros desse jeito, continuo não gostando. Ganhei este livro de presente e mal comecei a ler, já estava com sono. Acho que é porque não faz muito o meu estilo, mas enfim.. A resenha está ótima.

    ResponderExcluir
  6. Esse está parecendo ser mais do que bom pra mim. As resenhas só me deixam mais curiosa, posso dizer que essa foi mais uma. Eita história boa, já adoro desse jeito, imagina com tudo isso, reinos, magia? Putz, adorei!

    ResponderExcluir
  7. Pamela, adorei o livro!
    Nao li ele ainda, mas só pela sua resenha já estou encantada. com ctz será um dos próximos na minha lista de compras :D
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não me interessei muito pelo livro , apesar de ter visto muitas críticas positivas em relação a ele ...mas quem sabe um dia....

    Beijos

    Ana C.

    ResponderExcluir
  9. A história dos reinos em si me atrai bastante, mas pela capa eu imaginava algo diferente. O fato dos personagens serem adolescentes, por exemplo, não me anima muito. Leria o livro, mas não entra para meus desejados...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei com muita vontade de ler esse livro. Apesar de não ser muito fã do tema medieval e terras, gostei bastante da mitologia e magia, além do mistério que envolve os três reinos. Achei interessante os reinos terem características tão peculiares.
    Acho que de início deve ser um pouco difícil de se acostumar com 4 narrativas diferentes, mas depois que se acostuma, deve ser muito legal essa dinâmica.
    Já coloquei o livro na minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  11. Gosto desses livros repletos de magias, reinos, feiticeiros, assassinos e tudo o mais. Não sei se é o caso, mas me remete muito à Idade Média, época a qual sou totalmente apaixonado. Por essa resenha, imaginei uma trama bem complexa.
    Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  12. Primeiro o q me agradou nesse livro foi a capa..
    é muito bonita..
    e segundo foi o fato d ser sobrenatural...
    msm nao tendo foco em romance.... eu me interessei mais do q o livro anterior... rs

    vi muitas criticas positivas e isso me deixa mais confiante!

    bjs

    ResponderExcluir
  13. ADOREI essa capa! Sem contar que esse genero de livros chama muito a minha atenção! :D

    ResponderExcluir
  14. Tenho visto muitas críticas positivas acerca do livro que tem tudo para me conquistar. Nunca li um livro nesse gênero, mas se for pra dá início, quero que seja por ele. Acho que a capa devia ter sido melhor trabalhada, mesmo assim a acho linda! E gostei da temática, dos quatro pontos de vistas que serão abordados. Estou ansiosa para ter esse livro em mãos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Gosto da questão história com fantasia/magia. sempre resulta em livros no mínimo interessantes para mim =) Estava de olho nesse lançamento já... Eu acho essa capa linda por demais.

    ResponderExcluir
  16. Esses livros que tem história medieval e de guerra nunca cheguei a ler pois nunca me deram uma dica de um bom mas sempre gostei de filmes, séries medievais, enfim, gostei da resenha dele, me pareceu ser muito interessante, tá na minha lista de livros pra ler. A capa é um belo modo de chamar o leitor e chamou a atenção mesmo : )
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Li o primeiro livro, mas achei a estória enfadonha, a trama tem tudo p/ dar certo, porém os personagens são muito superficiais. Não tenho vontade de continuar.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.