A vez da minha vida - Cecelia Ahern


Um livro que pode parecer bobo e sem noção, mas que no fim acaba te divertindo e te faz refletir sobre muita coisa... Esse é "A vez da minha vida".

Sabe aquele tipo de pessoa que se preocupa demais com o que os outros vão pensar dela e fez de tudo para que as outras pessoas achem que a vida dela é algo que não é? Assim é a Lucy Silchester. Perto de seus 30 anos, sua vida está completamente bagunçada, mas ela ignora isso. Ela tem um emprego que não gosta, mora em um apartamento minusculo onde esconde um gato, evita ao máximo qualquer contato com a sua família, isso sem contar a sua vida amorosa que está um caos. Mas, para esconder isso de todos ao seu redor, e principalmente, esconder isso dela mesma, sua vida está construída em cima de mentiras que ela contou para que as pessoas, e ela mesma, achem que ela está bem. E é por isso que Lucy acaba recebendo uma intimação de sua vida.

Sua vida na verdade é um rapaz que Lucy chama como Cosmo, que tem como papel ajuda-la a concertar aos poucos sua vida. Ele se apresenta exatamente como a vida de Lucy é. Quando ela está bem, ele está com uma aparência boa, mas quando Lucy o conhece, ele está todo desleixado, sujo, com aquele ar de "abandonado". Lucy acha tudo isso um absurdo. Ela acredita piamente que sua vida está bem, que não há o que mudar, o que melhorar, mas Cosmo a mostra que não é bem assim. Com a vida baseada em mentiras, ele faz um acordo com Lucy: Cada vez que ela mentir, uma verdade sobre ela será revelada. Ele começa a acompanhá-la em seu dia a dia, seu trabalho, reunião de família, amigos e etc, e vai mostrando pra Lucy que tem muita coisa a ser mudada em sua vida e que mentir não vai ajuda-la em nada.

"O problema é que suas mentiras são construídas em cima de outras mentiras, não são? Você diz uma, daí tem que dizer outra. Se revela uma verdade pequena, tudo se desfaz (...)"

A relação entre Lucy e Cosmo é uma coisa brilhante! Cosmo é a vida de Lucy e realmente age como tal, tentando fazer ela acordar, parar de pensar nos outros, no que os outros pensam, ou fazem, e pensar mais nela mesma, cuidar mais dela mesma e de sua vida. Aos poucos, Lucy vai saindo de trás da cortina de mentiras que ela construiu e começa a enxergar onde ela realmente está e para onde ela levou sua vida. E assim ela começa a perceber que sim, ela precisa mudar.

"Logo você terá que parar de mentir para os outros, o que será mais difícil do que você pensa, aliás, e, então, vai começar a aprender a verdade sobre si mesma, o que também será mais difícil do que você pensa."

Conforme a história de Lucy vai desenvolvendo, nós vamos fazendo paralelos com a nossa própria vida, e fica impossível não parar a leitura para fazer questionamentos sobre a nossa própria vida. Por mais que essa coisa de se encontrar com a sua vida cara a cara possa parecer maluca, o livro nos faz pensar em como seria se nós tivéssemos recebido o chamado que Lucy recebeu.

Não se deixem levar pelo número de páginas desse livro! Apesar de parecer grande, a leitura flui naturalmente e depois que você começar a ler fica quase impossível parar. Mesmo com toda a carga reflexiva do livro, uma das coisas que mais me agradou foi o humor presente. A autora conseguiu mesclar uma história que nos faz pensar sobre nós mesmos, mas também nos diverte muito. Muitas vezes me peguei rindo durante a leitura sobre as situações que Lucy e Cosmo se encontraram.

Enfim. É uma história divertidíssima  que vai com certeza fazer você pensar e repensar muita coisa sobre a sua própria vida. O tipo de livro que todo mundo tem que ler um dia!


******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
16 Comentários

16 comentários:

  1. TÔ APAIXONADA PELA HISTÓRIA DESSE LIVRO! Nunca tinha ouvido falar dele, mas fiquei super interessada!!! A resenha ficou ótima, realmente me incentivou a lê-lo! Parece ser muito bom! Já vai pra minha meta desse ano (:

    ResponderExcluir
  2. eu ganhei ele de aniversário e já estou super curiosa para ler ele *-*
    muito muito muito boa tua resenha Carol s2
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Carol,
    Eu tenho esse livro na estante, mas estou procurando a vontade de ler! Uma amiga me falou maravilhas, e depois da sua resenha, estou mais empolgada. Não li nenhum outro livro da autora (culpa do filme de PS: Eu te amo), mas acho que pode ser uma das próximas leituras. Realmente fico um pouco assim pelo tamanho, mas se você diz que vai rápido... A história é boa, acho que posso gostar ;)
    Beijinhos ♥
    Joana - www.poderosasegirlies.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu a muitooo tempo quero esse livro pq pelo q eu já li dele, gostei e achei q vc questionador e divertido! E acertei!!!! No começo da resenha me identifiquei com a Lucy em alguns momentos e acho q vou gostar muito do livro! Gostei muito do último quote....

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros que me façam refletir sobre a vida e meus atos, parece ter um enredo gostoso de ler e como você falou que é engraçado isso fica ainda melhor, pois gosto de livros que tenham coisas engraçadas no meio, senão fica pesado..
    O livro tem um tamanho bom, não achei ele tão grosso..bom depois de Guerra dos tronos rsrs. Pretendo lê lo,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. A Vez da Minha Vida é um livro muito divertido ♥ Adorei Lucy, ela é muito legal. E a "picuinha" que ela tem com Cosmo no primeiro momento é legal.

    Beijinhos.
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Muito boa sua resenha,e o livro parece bem legal, a gente sempre tem alguma coissinha escondida , me identifiquei um pouco com ela.

    ResponderExcluir
  8. Ah, já vai fazer séculos (!) que desejo os livros da Cecelia Ahern. Dizem maravilhas, e com A Vez da Minha Vida não seria diferente. A capa é linda, as críticas sobre o livro tem sido realmente boas. E eu gosto desses livros que me fazem refletir sobre o que tem feito, como anda minha vida, e tudo mais. Acho interessante. E acho mais interessante ainda o fato de a autora produzir um livro intenso e reflexivo com pitada de humor e diversão! Com certeza, esse é um dos próximos livros que pretendo adquirir!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Todas as resenhas que leio dizem que o Cosmo e a Lucy são muito divertidos juntos. Dos livros da autora lançados aqui no Brasil, esse é o que mais tenho vontade de ler. Adorei a resenha!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Desde que vi esse livro, fiquei com vontade de lê-lo. Apesar da personagem encontrar-se com a personificação de sua vida ser uma situação um pouco surreal, gostei dessa ideia. O bom é que além de nos fazer refletir, ele tem essas pitadas de humor. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Tá. Somenteeu não gostei do Dom? Tirando o flerte fofo pelo telefone, achei todo o resto muito forçado.=(

    ResponderExcluir
  12. É muito fofa essa história, adorei a ideia dela. Imagina se encontrar com sua vida? É muito doido e ficou muito legal de ler. Divertido e com uma boa lição no final.

    ResponderExcluir
  13. Bom, eu não li nada da autora ainda que é bem renomada né. Mas todos estão me indicando por começar com esta obra, deve ser bom mesmo então. Deve ser uma leitura bem gostosa, descontraída mas com conteúdo.

    ResponderExcluir
  14. Eu sinto vontade de ler esse livro desde quando ele foi lançado..
    acho a capa belissima!
    Vi algumas pessoas falando q era um livro bobo, mas msm assim eu quero ler .. quero demais..
    e vc falou bem e levantou a moral do livro pra mim.. rs

    bjinhos

    ResponderExcluir
  15. Tenho esse livro mais esqueci dele na estante :(
    Hoje resolvi pesquisar opinioes e como voce me convenceu é minha proxima leitura :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. A Lucy é bem doidinha mas o livro mostra sim quantas vezes fazemos as coisas para agradar aos outros.
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.