Coisas que acontecem quando lemos muito


Oi pessoal! Vocês provavelmente podem estar se perguntando "Quem é esse cara?" e "Por que é que ele está escrevendo pro Este Já Li?". Pois é, DE FATO.

Pra começar, acho que devo pra vocês uma apresentação e uma breve explicação de como eu caí aqui! Sou o Renato, tenho 19 anos bem vividos e moro no interior do estado de São Paulo e pode ser que você já tenha me visto por aí. Faço Letras na USP e sou apaixonado por todo tipo de livros, mas gosto bastante de analisar a construção e o modo narrativo dos romances e dos YAs (e gosto muito da temática também!). Sou fã de carteirinha da série Harry Potter desde os 7/8 anos e desde lá não parei mais de ler tudo o que apareceu na minha frente, devorando em especial os livros que continham aventura/mistério/romance.

Se eu fosse citar todos os autores que amo aqui você não terminaria de rolar a página nunca, e por isso decidi abordar nesse meu post de apresentação um outro tipo de assunto: a leitura.

"YAY, SEU IDIOTA, esse é um blog literário" é o que alguém grita, e com certeza é. Mas não é bem isso que quis dizer com leitura. Todo mundo sabe que ler já é uma coisa meio estereotipada dos nerds e dos CDFs na escola, e muitas vezes esse hábito de leitura de algumas pessoas causa um certo desconforto em outras, ou simplesmente uma aceitação e uma amizade instantânea com outras ainda. É por isso que eu vou falar sobre algumas das coisas que acontecem quando a gente LÊ MUITO.

1) Quando nos zoam e atrapalham nossa leitura.
É bem chato quando estamos quietinhos em nosso canto lendo e uma pessoa aparece com aquela carranca e solta um "MAS VOCÊ SÓ FAZ ISSO?" ou um "VOCÊ QUER SE MOSTRAR, NÉ?". E eu entendo vocês, porque já passei por isso, que não, nós NÃO queremos nos mostrar. É apenas porque aquele livro está nos prendendo demais e nós não conseguimos largar, certo?

Muitas vezes aparecer na escola/faculdade com um livro que não faça parte das leituras obrigatórias do vestibular ou do semestre já causa um espanto geral, e todos perguntam se você faz isso sempre, se você tem costume de ler, como você encaixa as leituras no meio dos estudos/do trabalho/da vida, e sempre naquele tom de zombaria. E sim, é fácil de encaixar se nós tivermos o devido empenho.

O problema é que essas pessoas costumam ser bem chatas e pesar na paciência apenas porque nós estamos fazendo algo que amamos... é como se ela/ele estivesse assistindo a um programa que gosta muito na televisão, por exemplo, ou praticando um esporte que curte. E ALÉM DISSO, ELAS ATRAPALHAM NOSSA LEITURA!!

Isso é o que nós queremos fazer com quem nos atrapalha!
2) Quando as pessoas se acham porque leem demais.
É claro que não devemos nos imaginar como aqueles velhinhos sábios sentados em um trono de livros e que temos a sabedoria absoluta apenas por ler. Também é muito chato quando as pessoas que leem bastante acabam por se passar de "as inteligentes" ou "as mais fodas" apenas porque leem. E não é bem isso que significa... nós apenas temos um hobby, como muita gente tem o próprio hobby, e não devemos nos sentir superiores por causa disso. Somos tão inteligentes quanto quem pratica esportes ou tem qualquer outro tipo de hobby.

É importante sabermos que a leitura melhora nossa compreensão, nos ajuda nos estudos e nos faz FELIZ, mas nem sempre é sinônimo de inteligência, e NUNCA é sinônimo de superioridade.

Que vergonha! Não faça isso!
3) Amizades instantâneas!
O que acontece muito também é você já ter uma amizade praticamente instantânea com aquelas pessoas que AMAM ler e começam a discutir com você sobre livros, sobre adaptações, sobre quais personagens gostava mais, e aí é uma festa. Encontro de leitores é sempre bom por causa disso: nunca precisa de muito pra conversarmos com alguém que está lendo/leu o mesmo livro que a gente, basta surgir o nome de um personagem e já se tem assunto pra várias horas.

As conversas variam desde "VOCÊ VIU QUE A AUTORA VAI LANÇAR O SEGUNDO LIVRO DA SÉRIE?" a surtos fangirlísticos sobre determinados personagens que deveriam ficar juntos e não ficam ou qualquer outro tipo de coisa.

Esse somos nós com amigos instantâneos.
E vocês, já passaram por alguma situação dessas? Sabem de alguma outra situação que acontece por lermos demais? Comente com suas experiências!
******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Já me aconteceu de estar lendo ai um cara começou a falar comigo... Ai começa a falar que é legal ler e blá blá blá, tipo, vem cá nem te conheço -.- Ai começa a dizer que é chato quando interrompem, e eu somente concordo, enquanto estava querendo dizer: jura!? Que bom que concorda agora cala a boca e me deixa em paz...
    Ai começou a dar em cima de mim, tive que levantar e ir embora...
    Ou aqueles que começam a fazer trocentas perguntas sobre o livro que você acabou de começar a ler...
    E minha família que reclama porque estou sempre lendo e ouvindo música. Oras! Bem "melhor" isso a estar por ai na gandaia...
    Odeio gente sem noção...

    Mas é bem legal quando alguém vem com uma conversa mais construtiva sobre o livro que você está lendo e outros livros em comum.

    Horas Vagas

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei o post. Você falou aqui muitas situações que eu já passei e que me deixaram até triste. Realmente é muito chato quando as pessoas acham que nós lemos só para aparecer, se mostrar inteligente ou como já ouvi pq não temos nada para fazer. Acho que não devemos ligar para isso e continuar com os nossos livros e na medida do possível até tentar incentivar outras pessoas a lerem também =)

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seu post!! Realmente, eu não gosto quando estou lendo e alguém me interrompe dizendo: "Que livro é esse?" ou "Esse já é outro?". Mesmos que as pessoas não tenham intenção de nos interromper acabam fazendo isso (e com muita frequência)!

    Seja bem-vindo!
    Beijos, Blog Admirando os Livros.

    ResponderExcluir
  4. OI,

    adorei o post! Todas as situações são muito verdadeiras e direto aparece alguém para incomodar minha leitura ou alguma amizade surge por causa dos livros. Também acho muito chato gente que se acha por que lê demais. Conheço pessoas assim e sempre me policio para não acabar como elas.

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post :)tudo isso já aconteceu comigo, acho que faltou falar sobre quando nós encontramos pessoas lendo no metro, ônibus ou a rua.

    Abraços
    http://estacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post.
    Acontece muito comigo principalmente as situações 1 e 3.
    Costumo ler no meu horário de almoço no trabalho enquanto todo mundo tá dormindo e por isso sempre as pessoas questionam o porque eu estou lendo e não estou descansando, isso é chato d+.
    E também adoro fazer amizade com quem gosta de ler.
    Sempre que vejo alguém lendo já fico curiosa para saber o que a pessoa tá achando do livro e etc

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiie, adorei o post de "desabafo" rs. Fico com muita raiva quando as pessoas ficam perguntando o que faço da vida, porque tenho tanto tempo pra ler.
    E o pior e quando ela vem perguntar onde guardo tanto livro. Adoro fazer amizade com pessoas que leem porque trocamos ideias e nos entendemos no meio de tantas paixões e decepções com os personagens.
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O item 2 é o que mais vejo, infelizmente, na blogosfera literária...

    ResponderExcluir
  9. Já me aconteceu o último. Eu gosto da série Fallen, de Lauren Kate e uma amiga minha também gosta, mas não sabia-mos que o outro gostava. Ai um dia eu cheguei com o primeiro livro no colégio e ela perguntou se eu gostava, ai eu disse que sim, e começamos a conversar bastante tempo.

    ResponderExcluir
  10. adorei o pots, cara ja aconteceu comigo o ultimo caso do nada a pessoa sabia que eu era fã de uma serie e lá estava ela me amando huahuhushu

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda não passei por nenhuma dessas situações, AINDA! Eu quero só ver os olhares dos meus colegas de turma da faculdade que eu ainda não conheci, me olhando meio assustado por eu estar lendo um livro. Eu sempre amei livros, e no final do ano passado eu tive uma experiência melhor com eles. Eu acho que fui a única na minha sala que leu pelo menos 2 obras obrigatórias do vestibular. Alguns leram resumos, acredito. Mas, eu arrumei cópia de duas obras e comecei a ler, e a partir desse dia, eu desejei nunca mais parar de ler. Eu não tinha muito acesso a livros, agora eu tenho, porque tenho comprado, ganhado sorteios, isso é muito bom. E agora, mesmo ainda com poucos livros, eu já tenho o bastante para ler por um tempinho.
    Mas é isso, não tem como evitar, sempre vai haver alguém que vai te olhar estranho e te perguntar: "você só faz isso?"
    Em relação a item 2, eu NUNCA, JAMAIS me achei superior a ninguém por ter o hábito de ler. Pelo contrário, eu tento encontrar alguma forma de incentivar a leitura a outras pessoas para elas terem um novo hobby e sentir a mesma emoção que sinto. Mas, nunca mesmo me sentir superior! E nunca sentirei.
    Enfim, a situação que eu mais quero ter dessas 3, óbvio que a última. É uma pena eu ainda não conhecer pessoas aqui na minha cidade que amem ler como eu, e espero poder encontrar pelo menos uma pessoa para ter com quem conversar sobre livros e personagens e tal.
    Eu gostei muito desse post Renato, é bem a realidade e foi legal você expor essas situações para a gente. Eu espero que você apareça mais vezes por aqui para expor suas opiniões e conversar com a gente!
    Um abraço,
    Jéssica.

    ResponderExcluir
  12. Uhuuu, sem contar quando sonhamos com as cenas mais terríveis e chocantes das páginas lidas..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  13. Achei muito engraçada sua forma de se expressar e seu post ficou muito lindo parabéns...

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post!
    A única situação das três que eu ainda não passei foi a segunda, eu não me sinto superior por gostar de ler e nunca vi alguém que se sentisse.
    Mas as outras duas já aconteceram comigo: eu minhas amigas ficamos horas conversando sobre livros e já implicaram comigo por eu estar sempre lendo. ¬¬

    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. HAHA! Que hilário! Verdade que existem leitores do "tipo 2" mas pelo menos não são muitos (ao menos não que eu conheça). Mas com certeza os tópicos 1 e 3 são intrínsecos a vida de qualquer amante de livros. Moro numa cidade pequena no interior da Bahia e leitura não é um hobby muito comum por aqui, então dá pra imaginar o tamanho dos rótulos que eu ganhei na escola, nos grupos e etc... né? Aí é que eu agradeço infinitamente à internet. Essa linda compensa as situações difíceis com leitores incríveis, aqueles com quem faço amizade instantânea (kkkk Isso é TÃO verdade!!!). Adorei o post, Renato!

    ResponderExcluir
  16. Rolou muito.o primeiro na escola.ou até em casa.
    Meu irmão.começa a falar e eu fico só no hã, hã, tá bom, eu ouvi. O segundo nunca aconteceu. O terceiro.já.aconteceu, e é ótimo quando acontece. Mas comigo é bem raro o 3.
    Também.amo Harry Potter!!! Bem vindo ao blog!!!!

    ResponderExcluir
  17. Os dois primeiros não aconteceram comigo, mas o último, sim! Basta apenas uma frase, pra começar um diálogo de horas e horas, como se fossemos amigos de infância. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Passo pela situação todos os dias em casa. Meus irmãos vivem enchendo a minha paciência porque estou sempre lendo. E sempre me zoam quando estou procurando comprar mais livros rs
    Já passei pela situação 3 tbm! É muito legal fazer novas amizades com pessoas que gostam de conversar sobre livros, já que temos o amor pela leitura em comum.

    ResponderExcluir
  19. Xiii...Item 2 é super comum, infelizmente. Muita gente que adora se fotografar lendo no instagram pra mostrar que tem essência, que é especial, que lê Jane Austen...Nada contra bater fotos nem nada. Mas cabe a cada um de nós sondar suas motivações e entender que nada disso te torna mais especial.

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post e essas situações acontecem mesmo. A melhor é a terceira, é ótimo quando começamos uma conversa baseada em algum livro ou leitura que estamos fazendo, rende fácil e a gente se empolga conversando, hahaha.

    ResponderExcluir
  21. Amei estes gifs, deixou o post muito descontraído =) Amo quando tem essa interação. Enfim... concordo com muitas coisas, sempre sou vista na faculdade por aquela que lê todo tipo de livro. Já ouvi certos comentários bem irritantes, como: Nossa, você lê tanto assim? que chato.
    Como ler poderia ser um ponto negativo? Não consigo entender.

    ResponderExcluir
  22. Eu fiz amizade com varias pessoas por causa de livros. KKKKKKK, é engraçado, mas quando você vê alguém que está lendo um livro, ou que vocÊ já tenha lido ou que o deseja, você corre e pergunta: Está Gostando? Eu já li, está em que pagina? qual Capitulo? É bom? Onde comprou? É meio louco mas é muito legal, sabe quando eu falo de livro, as horas fluem e é como se não tivesse passado nem uma hora sequer. Eu, geralmente ano to os livros que as pessoas gostaram pora depois perquisar depois, então o meu celular é cheio de nomes de livros e mais livros kk.
    Nossa é tão bom receber livros de presente, ainda mais quando as pessoas sabem quais livros você gostaria de ganhar kk.

    ResponderExcluir
  23. HAHAHA adoreiiiiiiiiii o post!!!
    Muita gente se assusta com o fato de eu ler muito.. o q eu acho q teria q ser uma coisa normal, mas no meu meio, ninguem quer ler... =/
    aah eu faço amizades instantaneas msmoooo, com pessoas q leem...
    ate pq sao com eles q comento sobre os livros q li.. =)
    temos assuntos em comum e nunca nos cansamos.. rs

    O povo da minha facul sempre fica embasbacado quando eu chego com livros novos... e nao, nao é pra me mostrar.. é pq eu REALMENTE gosto d ler.. rs

    adorei!

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Grupo de leitura no WhatsApp com pessoas que realmente adoram ler e respeitam a diversidade de gênero literário, com o objetivo de proporcionar trocas de informações, experiências e novas amizades. Interessados enviar o número com o DD e o nome no email: sorayajfelicio@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Grupo de leitura no WhatsApp com pessoas que realmente adoram ler e respeitam a diversidade de gênero literário, com o objetivo de proporcionar trocas de informações, experiências e novas amizades. Interessados enviar o número com o DD e o nome no email: sorayajfelicio@gmail.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.