Livro de Leah - Laura Malin


A sensação de preenchimento que só uma história completa é capaz de causar.

Eu já falei do primeiro volume desta duologia em dois posts: na resenha do Livro de Joaquim e quando indiquei meus três romances favoritos. Os livros contam a mesma história de amor, mas com diferentes pontos de vista: o de Joaquim e o de Leah. Portanto, o encontro - o que gera este amor é comum, mas os momentos antes e após a ruptura brusca por conta do destino imposto pelo pai da jovem são totalmente divergentes. Se não fosse amor verdadeiro e predestinado, era impossível dizer que estes dois amantes chegariam a pisar no mesmo solo - em 1824 e 2012.

A história de Leah começa dois anos antes, em 1822, quando ela passa a enxergar a vida sem as idealizações de uma eterna colônia.  Seu pai, visando apenas títulos nobres, quer voltar para Portugal - e o faz, vindo buscar sua família dali um tempo. Impulsionada pelas convicções um tanto quanto revolucionárias para a época da sua irmã Iza, ela quer permanecer no Brasil, pois fora prometida a um nobre português - algo totalmente diferente dos seus sonhos com seu Robinson Crusoé. Então sua irmã, já envolvida em um romance totalmente proibido com um escravo, promete envolvê-la na fuga dos dois. Eles saem do Rio de Janeiro e são obrigados a fazer uma parada em Fernando de Noronha por "problemas"  no navio. É lá que ela conhece Joaquim, o reparador naval que vai acompanhá-los até Lisboa - e tem certeza que ele é o amor da vida dela.
"Joaquim era o meu homem, a cada pequeno passar de tempo eu tinha ainda mais certeza. Busquei seus beijos como se nada mais importasse - e, na verdade, quando estávamos juntos, não importava. (...) Eu tinha certeza de que nos pertencíamos havia muito tempo, de outras vidas - ou de vidas futuras?"
Após terem o romance descoberto pelo suboficial do pai de Leah, ambos pulam do D. Januária (que não está muito longe da costa), quando são agraciados com uma estrela que cai no mar, mas logo Dom Diego retorna para buscar Leah e mata (ao menos foi isso que pareceu) Joaquim. Unidos pela imortalidade cedida através da estrela Mizar, porém separados pela frieza de Dom Diego, o casal busca, incansavelmente, um ao outro por anos e anos, vivendo as mais diversas experiências - de perdas e ganhos.

Esta história só me despertou interesse por se tratar de duas visões de um mesmo romance. Livros que contam com capítulos intercalados me fascinam: eu realmente gosto de ler como uma mesma situação é interpretada por cada parte do casal (eu adoro principalmente a visão masculina). Na Série Tempo Perdido tem algo mais encantador: apenas dois encontros de poucos dias unem esta história. São 188 anos de busca narrados com total verosimilhança à época relatada e uma das mais lindas histórias de amor que já li!

Se eu achava a história de Joaquim grandiosa, é porque ainda não conhecia a da Leah. No primeiro livro, temos apenas alguns vislumbres do que ela pode ter vivido, algumas informações soltas que Joaquim conseguiu descobrir, mas ao me deparar com a verdadeira história, fiquei de queixo caído. Leah viveu, de fato, muitas coisas. A impressão que eu tinha é que Joaquim conseguia fugir das coisas antes delas estourarem (a Segunda Guerra Mundial, por exemplo) e nutria um amor que Leah nunca conseguiria retribuir, quando, na verdade, ela viveu cada época, enfrentou tudo como se pudesse morrer ali onde estava e amava de forma incondicional e incansável seu Joaquim - ela só estava mais calejada pelas vidas que viveu (a cada período tendo que se reinventar). Dois fatos que me marcaram muito foram o fatídico incêndio em uma fábrica têxtil nos Estados Unidos que matou 146 mulheres (de onde, obviamente Leah saiu viva) e a bomba de Hiroshima no Japão (como eu tinha lido uma publicação com vários depoimentos e descrições deste desastre, encontrar isso no livro me tocou de forma especial) descritos com tanta realidade que tornou os infortúnios ainda mais palpáveis. Estes são só dois fatos históricos dentre tantos do livro. Laura escreveu com muita veracidade, de forma que vivemos cada situação pela qual a protagonista passa. Fiquei tentada a traçar uma linha do tempo com a localização de cada um, porque o sentimento enquanto eu lia é que eles estavam sempre perto, mas nunca se encontravam. Chegava a dar frio na barriga ao lembrar que Joaquim esteve ali também.
"A Leah antiga havia morrido, sim. A partir daquele momento eu me reinventaria, mergulharia em todas as histórias que surgissem. Aproveitaria o dom concedido, o da vida eterna. E nada do que eu fizesse deveria soar como traição a Joaquim."
Talvez eu esteja falando coisas que parecem bem desconexas, que não fazem sentido, mas sei que se vocês lerem, podem me entender. Este é aquele tipo de livro que você sente que é uma história completa e você não quer que ela acabe nunca! A autora conseguiu diferenciar bem a voz de Leah da de Joaquim (afinal são dois personagens narrando sob a escrita de uma mesma autora) - sendo esta um pouco mais poética. Apesar de saber o final desta história, juro que fiquei ansiosa com as escolhas dos personagens - como se fosse a primeira vez que eu me deparava com a história deles.

Sério, se você gosta de romances e gosta de profundidade na história, este livro é ideal - pode ser lido sozinho, mas eu aconselho a ler as  duas versões.

******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.
Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. OMG, OMG,OMG, este é o tipo de livro que eu gosto! Ahhhhh porque fui ler sua resenha Ceile, agora vou ficar me torturando por não poder compra-lo o quanto antes, nossa... mas ele vai para a minha lista de desejados COM CERTEZA!

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  2. A capa é super linda , ainda não li o primeiro livro , então esse vai ter que esperar um pouquinho,...mas com certeza quero tê-lo na minha estante...

    ResponderExcluir
  3. Acho que já tinha visto o livro, só lembro do nome dele. Parece ser uma história legal, gosto desse tipo de trama. É leve e gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  4. Achei a história um pouco confusa, mas interessante.
    Gostei. Vou colocar na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  5. Não me interessei. Não sou muito fã de romances e gosto mais de livros que se passam nos dias atuais :S
    Mas parece um bom livro para dar de presente à quem gosta de romances.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Ceile,
    Diversos livros eu vivo desejando que houvesse o ponto de vista dos dois. Há momentos que você gostaria de entender a outra parte né?
    E o que mais me interessou foi a época em que os personagens vivem, adoro histórias com esse periodo de fundo.

    Beijos

    Ana
    @blogeuleitora
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
  7. Goste de romance, mas não histórico.
    Não curti muito.....

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que essa duologia era tão interessante. E você escreveu sobre o livro com uma paixão tão grande que não tem como chegar aqui e comentar dizendo sobre não ter interesse. Parece ser maravilhoso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oie =)
    gostei dessa capa e mais ainda da tua resenha, contudo não lerei a menos que tenha todos os livros, estou traumatizada com série, rsrs, tenho vários livros aqui que não li, pelo fato de não ter a continuação, e não quero que esse também fiquei assim.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  10. Ceile, eu já queria ler os dois livros, e sua resenha só me fez ter certeza de que PRECISO lê-los!
    Eu também gosto muito dessa alternância de visão, e tudo o que eu sabia sobre os livros era se tratarem de um romance, cada um sob o ponto de vista de um personagem. Não sabia sobre essa questão das diferentes épocas e fiquei extremamente doida pra poder ler!
    Como adoro um bom romance - ainda mais com essa profundidade que a história parece ter -, tenho certeza de que vou me apaixonar!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que era uma trilogia, na verdade nunca tinha ouvido falar deste livro, me surpreendi. Deve ser interessante e amo romances, como tu citou, amantes desse gênero vão amar. Quero ler em ordem, então vou ir atrás =)

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Já tinha ouvido falar do Livro de Joaquim, mas não achei que seria um livro interessante. Mas vendo sua resenha, e percebendo que os dois livros são uma mesma história só que de posntos de vista diferente, a história me parece ser interessante. Vou pesquisar mais sobre o livro.

    ResponderExcluir
  13. Eu também acho legal quando a mesma história é contada por pontos de vista diferentes. E quando rola essa profundidade nos sentimentos das personagens, não tem nada melhor. São poucos os autores que conseguem realizar um belo trabalho como esse.
    Apesar de não ser fã de romances, fiquei curioso pra conhecer essa duologia.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro romances, mas nunca li a msm com pontos d vista diferentes!
    isso me deixou muito curiosa..
    assim entendemos melhor o q se passa com os outros personagens!!
    vou add nos meus desejados do skoob agora!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  15. Primeira vez que eu vi esse livro e me encantei automaticamente pela capa! O enredo me pareceu um pouco confuso e/ou sem nexo, mas parece ser um romance incrível e gostoso de ser lido. Interessante haver dois livros, cada um com um ponto de vista do personagem :)
    Beijo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.