Oksa Pollock e a Floresta dos Desgarrados - Anne Plichota e Cendrine Wolf


Quem leu a resenha do 1° livro, sabe o quanto estava ansiosa para ler o 2°...

Com os acontecimentos finais do livro 1, eu não poderia estar mais ansiosa para o livro 2... Ele, felizmente, não me decepcionou e me deu revelações que, no fundo, eu já suspeitava, mas que não deixou de me surpreender mesmo assim.

Para explicar melhor o enredo desse 2° volume, vou ter que voltar um pouco antes das primeiras páginas: Em Edefia os criminosos não iam para cadeias comuns. Eles eram enquadrados, ou seja, todo um ritual era feito para que eles fossem enviados a uma espécie de mundo paralelo (através de um quadro) onde passariam por provas a fim de que esses criminosos pudessem se redimir.

Orthon tinha posse do quadro e fez todas as etapas, exceto a última que o enquadraria finalmente. E por que? Para enquadrar a irmã no lugar dele.

Ora, não há erro no enquadramento, mas quando houve o primeiro o Escava-Coração, que rege essa “prisão”, enlouqueceu. E para corrigir esse erro era preciso enquadrar uma Graciosa. Porém, por outro erro, Gus foi levado no lugar dela. E é quando ele desaparece...

A única maneira de Oksa salvar Gus seria ela se “enquadrando” e destruindo o Escava-Corações, a fim de que todos sejam libertados. E mesmo com a ajuda de uma renca de Salve-se-quem-puder e algumas criaturas, não vai ser uma missão fácil. Afinal, ela foi criada para o Orthon, e todos sabem que ele não é nenhum santinho... Como se não bastasse, no lado de fora do enquadramento, os Salve-se-quem-puder têm que lidar com um Traidor dentro da casa deles.

Embora eu tenha gostado do livro, fiquei meio chateada com algumas coisas mal resolvidas. Quero dizer, no livro 1 não há nenhuma menção de Orthon ter uma irmã gêmea. Tudo bem que na época não era importante, mas mencioná-la apenas no livro 2 fez parecer que a senhora caiu de paraquedas lá. E não achei que tenha ficado legal. Nas primeiras páginas algumas coisas também pareceram desconexas, mas a questão se torna irrelevante quando o próprio livro conta o porquê de não haver comentários no 1° volume... Felizmente. Fora isso eu gostei das reviravoltas, da incerteza quanto à natureza de Tugdual, do triângulo amoroso (mesmo eu achando a Oksa uma tola em ter dúvidas, principalmente depois de um certo episódio num túnel!) e principalmente das muitas descobertas. Coisas que eu nem esperava, e outras que eu já imaginava. Pouca coisa me decepcionou.

Esse livro se aproxima mais de Edefia do que o primeiro, e o perigo também está bem pior. Há também o quesito “prazo”, que deixa tudo mais emocionante ;)
Posso falar do final? Bem, só que me deixa mais louca ainda para ler o 3° livro da série!
******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
11 Comentários

11 comentários:

  1. Como é a linguagem dos dois livros? Estava olhando agora no skoob, e vi um comentario que dizia que a história é otima, mas que a linguagem é um pouco complicada e que às vezes, a história cansa, é verdade? A resenha é otima, e os dois livros parecem ser bem legais.

    ResponderExcluir
  2. Eu não conheço nem o 1° que dirá o 2°
    mas enfim , você me deixou com vontade de conhecer
    me pareceu uma história bem interessante...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie, quando lançaram o primeiro livro fiquei muito interessada mas não tive oportunidade de ler, vi pela sua resenha que os livros são muito bons, e o mais importante, prendem a atenção do leitor.
    Adorei a resenha e quem sabe um dia consiga ler todos !!
    Beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não que tenha me chamado muita atenção, mas achei legais esses livros. Parece que é bom de ler. E tem tanta história no meio, tanta coisa. É legal.

    ResponderExcluir
  5. Eu não gostei tanto assim do primeiro livro, por isso, minha curiosidade em relação ao segundo não é tão grande. Achei a coisa toda muito longa, realmente, introduzindo demais, de uma maneira não tão interessante.
    Mesmo assim, acho que darei uma chance ao segundo livro. Apenas para ter aquele senso de "série completa". Sua resenha me animou, e desanimou. Nem sei como me sinto em relação ao livro, agora. Só sinto que demorarei um longo, longo tempo para ler a continuação.

    Beijos,

    Adeus Realidade

    ResponderExcluir
  6. Acho a capa do primeiro volume bem legal, mas não gostei dessa.
    Eu li o primeiro capítulo do primeiro livro e apesar de ter gostado, não foi bem o suficiente para me animar a ler toda a série...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ah, achei o enredo interessante. Não conhecia os livros, mas parece ser muito bons. Mas não fiquei tão encantada para ler essa série. Se eu o lesse seria mais para passar o tempo e tal. Achei a capa bem bonita, linda demais! Mas, não sei se um dia darei chance para o livro, de fato!
    beijo.

    ResponderExcluir
  8. Não me interessei muito pelo livro!
    A resenha está muito boa, mas o enredo do livro não me chamou muito a atenção.

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho o primeiro livro e ainda não o li. Não sabia que era tão bom assim, mas pelas resenhas que li, acho que merecesse passar no lugar de alguns, hehe. Este segundo livro eu acho a capa linda por demais também.

    ResponderExcluir
  10. Oiee
    Nao conhecia esse livro..
    Achei a capa bonitinha, mas nao q me chamasse atençao! =/
    Vi na resenha q vc curtiu o livro, mas q muitas coisas nao agradaram.. aah eu fico irritada com isso tbm.. e se forem coisas importantes entao, me desanima d ler.. =/

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho vontade de ler essa série desde o lançamento do primeiro livro. Eu gosto dessa pegada de aventura e magia que ela tem. O lado ruim são esses pequenos deslizes que acontecem no meio da história, como o surgimento de uma irmã gêmea do nada. Isso me cheira a preguiça por parte do autor, de encontrar uma saída mais criativa. De qualquer maneira, quero muito ler, sim!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.