Os 13 Tesouros - Michelle Harrison

Li a sinopse desse livro no site da Bertrand Brasil e logo já me chamou a atenção. Sempre fui muito fã desse tipo de livro mais puxado pro juvenil, com um toque de magia e aventura, e o primeiro livro da série Os 13 Tesouros não me decepcionou. Com uma pitada de criaturas fantásticas e suspense, o livro conquista todos os gostos.

Tanya é uma garota bastante peculiar: desde pequena possui o estranho dom de ver fadas. Porém, as fadas deste livro não são bem o que nós temos em mente por fadas, como Thinker Bell e outros exemplos frufrus. Fadas são criaturas quase monstruosas, cada uma diferente da outra, com humores bastante inconstantes. Elas podem ter atitudes boas ou más, e na maioria das vezes, Tanya acaba por irritá-las. Ninguém mais pode vê-las, o que muitas vezes deixa a garota em algumas situações embaraçosas.

A mãe de Tanya, cansada de ver a filha agindo de forma cada vez mais estranha (afinal a mãe dela não tem o dom da visão!) acaba por mandá-la de férias para a mansão de sua avó, numa cidade interiorana da Inglaterra. Ela não quer ir, mas se vê obrigada pelas situações. Lá ela re-encontra o amigo Fabian, neto do primeiro caseiro da mansão de sua avó.
Sempre assombrada pelas fadas, a garota encontra na biblioteca de sua avó alguns livros sobre fadas e fica intrigada. Além disso, encontra também um recorte de jornal sobre o desaparecimento de uma menina, amiga de sua avó, há cinquenta anos. Fabian dá mais informações sobre esse desaparecimento, que também o intriga por envolver a reputação de seu avô, o principal suspeito de ter se envolvido no sumiço. Com todo o contexto armado, Tanya começa a querer investigar até que ponto a mansão de sua avó está ligada ao mundo das fadas, ao desaparecimento dessa garota há cinquenta anos e o que tudo aquilo tem a ver com ela.
- Você viu - sua voz era um sussurro gutural.
Tanya baixou os olhos para a criatura nos braços da moça e reprimiu um grito.
- Não acredito - murmurou a moça. - Você viu. Você também pode vê-las.
Um momento de clareza e compreensão mútua se estabeleceu entre elas, e a intrusa sussurrou baixinho:
- Você tem o dom da visão.

ESSE LIVRO É GENIAL, eu preciso falar isso. Não costumo conseguir transmitir direito a história do livro logo que o leio, e provavelmente não consegui fazer isso bem aqui em cima, mas se não entenderam direito, leiam a sinopse oficial no site da editora. Cheguei ao livro com uma certa expectativa de um livro fantástico gostoso, cheio de criaturas e magia e não fui decepcionado. Muito pelo contrário, tudo aquilo que eu esperava realmente era verdade, e a autora me surpreendeu ainda mais com um estilo de escrita MUITO bom, que me lembrou bastante outros livros fantásticos ingleses (é horrível comparar e colocar aqui, mas livros como Harry Potter, A Bússola de Ouro e, por mais que não seja inglês, As Crônicas de Spiderwick). Acho que fazia tempo que não encontrava um livro de fantasia bom desse jeito, e esse com certeza me conquistou.
- Isso não é um jogo, você vai descobrir. Não confiamos em humanos, só sabem mentir.
Tanya tirou um bloco de anotações do bolso e rabiscou algumas palavras, tentando rimar as frases.
- Fadas furtam e fadas mentem, mas humanos pensam e humanos sentem - começou, conferindo suas anotações. - O que você disse é inacreditável. Não conheço fada confiável!
As personagens que Michelle cria são bem construídas e bem feitas. Tanya é uma garota normal, com um pequeno problema que envolve fadas e tal, e Fabian é um garoto um pouco irritante, mas bem legal também. A avó de Tanya é bem fria (ela tem um motivo pra isso mas SPOILERS!) e foi, na minha opinião, MUITO bem feita e construída ao longo da trama. Não consegui adivinhar NADA do mistério central do livro e tomei o maior susto no final, o que foi surpreendente e muito divertido e gostoso. A autora joga várias informações soltas ao longo da trama e parece que não vai conseguir fazer o fechamento de tudo, mas de repente o livro todo se entrelaça e tudo faz sentido. Foi divertido demais! O cenário é uma delícia, né? É o interior da Inglaterra, não preciso falar mais nada. Sempre tive vontade explorar uma mansão do jeito que Tanya faz no livro, cheia de passagens secretas e túneis escondidos!

O tratamento que a editora deu ao livro é MUITO fantástico! Toda a diagramação é linda, as aberturas de capítulo tem uma fonte bem legal, e a capa... AH, a capa. É toda em relevo e parece que o bracelete está REALMENTE saindo, parece que dá pra pegar. É LINDO! O livro é lindo!
O único problema é que as pessoas que curtem uma leitura mais adulta e com uma pegada mais romântica podem não curtir tanto a história. Mas ainda assim, recomendo pra todos vocês amigos que gostam sempre daquele livro com uma temática um pouco mais infantil (mas nem tanto!) e com aqueles seres mais fantásticos. O livro, finalmente, termina com a conclusão da história, e se você desestimular da série e não quiser ler mais nenhum outro (o que é bem difícil de acontecer) não terá nenhum problema: quase todos os conflitos são resolvidos e quase todas as dúvidas são sanadas. Só quem se interessar de verdade vai conferir o segundo livro da série: As 13 Maldições.

É isso! Não tem como falar muito do livro sem dar spoilers GIGANTESCOS, então termino a resenha por aqui. Até a próxima!
******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Oiee =)
    caracas! se fosse pela capa não interessaria, mas depois de ver e ler primeira a respeito do livro, me interessei e muito! E amo ler quando tem um garoto irritadinho, rsrs, geralmente eles me conquistam s2
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  2. Bem eu sou o contrário da Maria ai em cima...
    se fosse pela capa eu compraria...
    mas a história realmente não é minha praia
    mas parabéns pela resenha....

    ResponderExcluir
  3. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse livro pelo visto. E não lembro de ver resenha ruim dele, a aprovação é geral. Vale a pena ler mesmo!

    ResponderExcluir
  5. poxa quero spoiler gigantescos aasshuahu
    cara o livro parece ser mt bom mesmo, curti viu

    ResponderExcluir
  6. haha' Não sou de julgar livro pela capa, mas tava na livraria e a capa desse livro me chamou a atenção...
    Li a sinopse e achei interessante, mas agora, lendo sua resenha, fiquei realmente com vontade de ler...
    Já tá na lista de livros pra Bienal.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Também adoro livros de fantasia, mas não é sempre que encontramos um tão bom assim1
    O mais legal foi que, pelo que vc disse, é um livro totalmente imprevisível, que te pega desprevenido. Gosto muito disso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Também amo livros de fantasia!!!
    Gostei do livro ter fadas!!!! Nunca li um livro q tenha as tenha e lendo sua resenha fiquei muito curiosa com o livro!!

    ResponderExcluir
  9. Eu curto muito livros com essa pegada. Gosto mais de magia, fantasia, aventura do que romance, ou seja, não importa se romance não for muito explorado nesse livro. Se rolou uma comparação com "Harry Potter" e "A Bússola de Ouro" (livros que curti pra caramba", não tem como não se animar e ler esse.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Gosti muitoo da capa..
    parece ser linda msm ao vivo..
    mas a história... hummmm, nao me agradou muito..
    sou mais do estilo romance maduro, ou sobrenatural.. mas q tenha amor! hahaha
    nao sou fã desse estilo. =/

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Interessante! O livro tinha me chamado atenção, mas nunca tinha lido nada a respeito, queria saber o porque do titulo. Mas desencantei total quando vi que fala de fadas, são seres que não suporto nos livros! Não sei pq disso, acho que peguei birra. Além disso pra mim livro tem que ter um romance e esse como é puramente fantasia...
    A arte é realmente linda!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Ah, fiquei encantada por esse livro Renato! Porque você fez isso comigo? Só aumenta ainda mais minha lista de compras a fazer haha! Sempre curtir livros juvenis com magia, então acredito que esse livro tenha tudo para ser excelente para mim! E achei legal ter o tal mistério resolvido no próprio livro, ou seja, no próximo livro virá um novo mistério (adorei!). A capa é realmente muito linda, fiquei encantada por ela, e desejando tê-la em minha estante. Quero muito! Haha
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho esse livro tão fofo. Fiquei tão triste quando eu ia comprá-lo em uma promo e deu um problema no site e resultado, não consegui comprar. E aí nunca mais entrou em promos até hoje. Espero que isso mude =( O livro parece ser muito legal. Toda essa temática me agrada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.