Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Stieg Larsson


Um livro forte, misterioso, capaz de trazer tanta a revolta quanto a esperança.

O jornalista MikaelBlomkvist (ou Super-Blomkvist, como ele detesta) foi declarado culpado da acusação de calúnia. Ficará 3 meses preso e pagará uma multa de 150 mil coroas. A revista Millenniun, da qual é co-fundador, corre o risco de afundar por conta disso, o que não é nada animador para o protagonista. Mas agora o que deve fazer é erguer a cabeça e seguir em frente. Quando perguntando sobre o que realmente aconteceu, ele não fala no assunto.

“Tivera todos os trunfos na mão, mas perdera para uma espécie de gângster vestido de Armani. Um especulador safado. Um yuppie defendido por um advogado do jet-set que passou o processo inteiro rindo.”
Uma ligação estranha o faz ir até Hedeby a fim de encontrar um senhor chamado HenrikVanger. Num clima de mistério e suspense, Henrik convida o jornalista para investigar a morte de sua sobrinha-neta, Harriet, desaparecida desde 1966. Nenhum corpo foi encontrado, e sob as circunstâncias dos acontecimentos daquele dia — e sobre os próprios Vanger — é grande a possibilidade de um dentre a família tê-la matado. E não é só por ser da família que o número de suspeitos diminui: ela é tão grande que tem um pequeno “mapa” dela no começo do livro. Com um bom preço a ser pago, e a cabeça de Wennerström (aquele que Mikael difamou) entregue de bandeja caso ele descubra mesmo o assassino, o jornalista aceita.

Lisbeth Salander é uma mulher no mínimo incomum. Ela é de uma magreza quase anoréxica (embora comesse mais do que qualquer um), cabelos pretos tingidos quase raspados, piercings no nariz e nas sobrancelhas, tatuagens e vestida como uma verdadeira punk. Não responde ao que lhe perguntam, raramente fala e completamente anti-social. É a melhor researcher de uma grande empresa de segurança, pouco importando se sua imagem caracterizava a empresa ou não.
“Seus relatórios podiam se revelar uma verdadeira catástrofe para a pessoa detectada por seu radar. Armanskij nunca se esqueceu de uma missão que uma vez lhe dera, uma investigação de rotina sobre um pesquisador da indústria farmacêutica que estava prestes a se associar a uma empresa. O trabalho, que devia durar uma semana, prolongava-se. Depois de 4 semanas de silêncio e de várias chamadas que ela ignorou, Salander apareceu com um relatório especificando que o objeto da pesquisa era a pedofilia. Duas vezes, pelo menos, o sujeito recorrera a uma prostituta de treze anos em Tallinn, e havia indícios de que estava interessado na filha menor de idade da companheira com quem vivia.”
Não importa que segredos a pessoa tenha, ela descobre. Sim, sou fã dela.
As investigações do caso Harriet não são nada fáceis, principalmente porque não havia pistas a mais para procurar, e nem um caminho para onde ir. Todo o possível fora feito ao longo de 40 anos, mas nada ainda descoberto. E ainda há a estranha lista que Harriet deixou anotada na agenda dela...
Empenhado em sua busca, Mikael percebe algo numa fotografia que ninguém havia pensado antes. Não se tratava de um dado novo, mas de uma intuição. E a visita de sua filha o faz encontrar uma pista tão importante quanto sinistra. Porém logo ele se vê empacado novamente, e entende que precisa de alguém que possa desvendar certas informações...
“Como jornalista Mikael passara anos buscando informações com diferentes pessoas e por isso era capaz de avaliar profissionalmente a qualidade desse trabalho. Lisbeth Salander era, sem a menor sombra de dúvida, um ás da pesquisa. Ele mesmo não se achava capaz de produzir um relatório como aquele, sobre uma pessoa totalmente desconhecida.”
É quando os dois se unem a fim de descobrir o que aconteceu de fato com Harriet.

O enredo é tão instigante que chega quase a ser sufocante. De início aquele meio tédio, pois não há como a investigação ir adiante. Porém o primeiro passo é dado para disparar numa corrida cheia de obstáculos e muito perigosa. O/a assassino/a ainda está vivo/a e ele/a não está nada feliz com a investigação. O título do livro faz jus ao conteúdo: no início de cada capítulo uma estatística alarmante (“Na Suécia, 92% das mulheres que sofreram violências sexuais após uma agressão não apresentaram queixa à polícia.”), além da opinião da própria Lisbeth sobre isso, que é tratada ao longo do livro.
“No mundo de Lisbeth Salander, era esse o estado natural das coisas. Enquanto mulher, ela era uma presa autorizada, sobretudo a partir do momento em que vestia uma jaqueta de couro preto e gasto, tinha piercings nas sobrancelhas, tatuagens e um estado social nulo.”
Não estou brincado quando digo que o livro é forte. Pelo menos duas personagens femininas estiveram em situações lastimáveis com um homem, e muitas outras anônimas referidas ao longo do livro. Talvez por essa realidade imposta, o mistério que cerca o enredo, e, é claro, Lisbeth, o livro seja tão estimado. O autor soube cativar muito bem, e é uma pena que não venha mais livros depois da trilogia (ele morreu).

A diagramação também fez por merecer. A árvore genealógica, assim como os mapas da ilha Hedeby vieram bem a calhar. Nos faz situar bem no mistério. De um final tão surpreendente que eu duvido que vocês queiram perder.


******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
17 Comentários

17 comentários:

  1. Eu comprei os três livros no ano passado e ainda assim não consegui lê-los.

    Eu já sei que o livro é ótimo e maravilhoso, mas a cada resenha que leio dá vontade de deixar os outros livros que estou lendo de lado e partir logo pros livros do Stieg Larsson.

    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pamela!
    Eu sou doida pra ler essa série.
    Eu imagino que seja uma leitura forte mesmo e acredito que, em partes, seja isso que faça do livro tão bom!
    Espero poder ler em breve!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Pamela! Muito em breve pretendo ler a trilogia Millenium. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é maravilhoso, não sou chegada a esse estilo, mas esse com certeza me prendeu, as primeiras paginas achei um pouco cansativo, mas depois eu não conseguia parar de ler, li os 3 em 3 dias e só não li mais rápido pq o terceiro não estava comigo.
    Ótima resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na boa ... eu acho que tu viajou um pouco viu ... Exagerou nas datas! Por melhor que seja a trilogia, não daria NUNCA para ler os três em três dias ... A não ser que tu tenha almoçado, lanchado, estudado, trabalhado, tomado banho, dormido com o livro ...

      Excluir
  5. Pâmela, estou lendo esse livro também. Maravilhoso até aqui. Já vi as duas versões do filme e pretendo terminar a trilogia antes de Hollywood lançar suas continuações. As versões suecas não me prenderam.

    ResponderExcluir
  6. Sou louca por essa trilogia.
    Tenho os livros, já vi os filmes.
    Amo.

    Bjks.

    ResponderExcluir
  7. Não tenho a trilogia mas estou bem interessada. Tenho o filme, mas ainda não assisti. Gostei muito do que eu li e fiquei bem.curiosa sobre a investigação, amo livros assim, mas já faz um bom tempo desde q li um bom. To muito curiosa com a Lisbeth, como q ela descobre os segredos?? Estou bem ansiosa para ler os livros da trilogia.

    ResponderExcluir
  8. o primeiro e segundo livros são muito bons. eu acho que o terceiro dá uma relaxadinha, mas acho que é pq não tem tanta ação quanto os outros.

    ResponderExcluir
  9. Gostei!
    Estou com os 3 dessa seria em casa e protelando a leitura. Acho que olharei para eles agora! Valeu!

    Venha conhecer meu blog sobre livros e series: www.culturaviciante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu não li ainda mas parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. Não tinha vontade de conferir essa série, não sei porque. Essa é a primeira resenha do livro que vejo, e achei interessante a narrativa. Mesmo assim, eu ainda não tenho tanta vontade de ler. Porém, quem sabe um dia!? E, dude, eu não fazia ideia de que o autor já morreu, é sempre uma pena perder grandes escritores. Vou ver depois se garanto ou não a trilogia e confiro a história deixada por Stieg!

    ResponderExcluir
  12. Não tenho tanta vontade de ler a série e não sei bem o motivo. A capa é linda e a história aparenta mesmo ser impactante, mas acho que o que mais chama a atenção é a personagem Lisbeth, acho que eu iria amá-la! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Sempre li resenhas positivas em relação a essa trilogia. Realmente achei esse enredo muito instigante, e o que me parece é que a narrativa do autor fez jus ao enredo, e realizou um ótimo trabalho. Gosto dessas tramas que nos deixam tensos. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Aquele filme foi bom de ver, esse livros foi de pirar pra ler! Queria conferir, são bem interessantes. É um livro forte mesmo, e nem preciso dizer que adorei!

    ResponderExcluir
  15. Nem acredito que eles estavam na promo do Sub esses dias e esqueci de comprá-los. Indignada, sério.
    Uma série que sempre me recomendam, eletrizante, deve ser com certeza.

    ResponderExcluir
  16. Sei la, mas algo nesse livro nao me da vontade d ler..
    msm com todos q gostam e comentam, ele nao me desperta interesse...
    Acho a capa muito bonita..
    Ainda nao descobri o q nao me agrada nesse livro.. =/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.