Presságio - Leonardo Barros


Mais um livro para a lista do "só largar quando terminar".

Uma freira, Irmã Bianca, foi encontrada morta no seu quarto na escola em que dava aulas. O delegado Matias e seu assistente Felipe logo começam a se questionar sobre quem seria capaz de violentar sexualmente uma freira e depois assassiná-la. Depois de ouvir alguns alunos, eles chegam até Danilo - um rapaz que estava sempre próximo à freira, ajudando-a e que era visivelmente interessado nela. Ele passa então a ser o principal suspeito de cometer o crime.

Taxada de louca pelo oitavo psiquiatra, Alice só quer tentar entender seu dom: ela tem presságios (e isso já rendeu términos de namoro, pois através da clarividência, acabou descobrindo coisas que acabariam com o romance). Durante uma festa à fantasia regada a álcool e outras drogas, acontece um assassinato: seu desafeto, Vivian, é morta durante o ato sexual. Acontece que ela estava fantasiada de freira (seminua) e, ao assumir mais este caso, Matias acredita que se trata da ação de um serial killer apelidado de Beato Judas e as investigações apontam para o franzino Danilo, quando Alice tem certeza que não foi ele quem cometeu o crime, pois ela teve um presságio onde viu um rapaz forte fantasiado de diabo matando a freira nua. É aí que duas histórias se cruzam e Alice tenta, mais uma vez, provar que não é louca. Mas como provar uma coisa que só você viu?

Eu sei, eu sei, eu sei... eu deveria ler mais livros assim. Livros que me deixam de olhos grudados nas páginas como se existisse um Superbonder ali (ok, doeu imaginar esta cola no olho, mas acho que vocês entenderam). Eu que estou sempre entre romances e distopias me pego devorando um livro policial - e pretendo fazer isso mais vezes!

Acredito que o segredo deste livro não seja, necessariamente, o mistério envolvendo os dois crimes, mas sim a escrita objetiva e cômica do autor - veja bem, as situações são sérias. O livro tem cenas fortes e assuntos sérios, mas o autor conseguiu dar certa leveza a isso, mas sem poupar os leitores dos fatos. E tudo neste livro é assim: fatos. O autor não explora muitas reflexões sobre os acontecimentos, ele conta o que aconteceu, seguindo para o passo seguinte e é como se estivéssemos assistindo um filme (e é possível rodar um filme na sua cabeça enquanto você está lendo).

Uma coisa muito interessante é que o autor alternou as visões, dividindo o livro em dois pontos de vista mesmo o livro sendo narrado em terceira pessoa. Acompanhamos as investigações da polícia e, numa troca rápida, acompanhamos a Alice e, sério, é meio alucinante esta segunda. No começo acreditei na clarividência, porque eu achava que tinha que acreditar, mas depois fiquei um pouco desconfiada e me senti totalmente avulsa na história: eu não conseguia imaginar quem era o criminoso, quem estava escondendo alguma coisa ao mesmo tempo em que formei as mais diversas teorias (e, claro, todas estavam erradas).

Ao mesmo tempo em que considero a objetividade um ponto positivo, sinto falta de algumas explicações que não mudariam em nada a história, mas é só pela minha curiosidade mesmo (como pelo fato que "originou" o presságio na festa... acho que é só uma curiosidade feminina saber sobre as circunstâncias daquilo e tal).

Leitura mais do que indicada - rápida, objetiva e surpreendente!

******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Uau, adorei a dica. Vou colocar na minha lista. :)
    Bjs :*

    http://memoriasdeumasonhadora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que pra quem gosta de policial, este livro é uma boa pedida. É o segundo comentário positivo que vejo sobre este livro e sinceramente, você conseguiu me deixar louca por Presságio!
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Caraca, tô babando na sua resenha aqui hahahahah o livro parece DEMAIS, e eu amo livros de suspense, investigações e polícia...
    Você deveria ler Harlan Coben, sabia Ceile?? Presságio me parece bastante com o estilo dele... enfim, legal saber que tem literatura brasileira boa por aí (é brasileiro né??)
    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Livro Superbonder?!
    Adorei! hehehe

    Ótima resenha, Ceile.
    Você captou perfeitamente a essência do PRESSÁGIO.

    Beijão e obrigado pela divulgação! ;)

    ResponderExcluir
  5. A cada resenha que leio de livros policiais, eu percebo o quanto necessito investir nesse tipo de livro. Eu estou lendo um romance policial de uma coleção de livros 4 em 1, mas não estou conseguindo amar a história, a escrita da autora não ajuda.
    Porém, quero conhecer outros romances policiais, e acredito que Presságio realmente seja bom. Esse livro tem uma narrativa interessante, que chamou me atenção!
    Gostei de sua resenha, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desse tipo de leitura , gostaria de conhecer o livro .

    ResponderExcluir
  7. Eu sou uma amante declarada de livros policiais. Gostaria muito de ler esse livro, parece muito bom, daqueles que ficamos criando mil e uma teorias sobre o crime e sobre quem é o assassino e depois não é nada daquilo que supomos...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Estou querendo muito o livro!! Parece ser um ótimo suspense e estou muito curiosa para lê-lo!! Estou precisando de um livro envolvente assim e esse é ótimo!!!

    ResponderExcluir
  9. Pelo jeito, "Presságio" tem tudo o que procuro em um livros do gênero policial: Leitura rápida, objetiva e surpreendente. Fiquei bem interessado em lê-lo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Fiquei animada em saber que o livro surpreende! Tenho lido livros muito óbvios ultimamente o que pode ser bem chato. Falta aquela criatividade sabes? Feliz em saber que neste irei me surpreender.

    ResponderExcluir
  11. Esse é um daqueles livros q eu esperava uma história e na resenha vi q era outra q eu nem pensava..
    e isso me surpreendeu de uma forma muito positiva!! Pq antes eu nao queria saber dele, agora eu quero ler!!!

    Parabens pela resenha!

    bj

    ResponderExcluir
  12. Bem interessante esse livro, achei muito bem feito. Para o gênero até que ficou muito bom pelo que entendi. Gosto de ler livros assim.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.