[Resenha + Promo] Pandemônio - Lauren Oliver


Não sei como começar essa resenha. A única coisa que eu sei é que eu ainda estou sem ar depois do final desse livro.

Atenção! Esse post contém spoiler do primeiro livro da série. Confira a resenha dele aqui.

"Tudo o você era, a vida que tinha, as pessoas que conhecia... adeus." Ela balança a cabeça e completa com um pouco de firmeza: "Não existe o antes. Só existem o agora e o que vem depois." 

Depois de fugir para a selva e ter deixado Alex para trás, Lena se vê em um território desconhecido e completamente perdida. Ela só esteve uma vez na selva, e naquela vez estava com Alex. Agora ela está sozinha e não sabe para onde ir. Lena vaga vários dias, até ser encontrada por um grupo de Inválidos que a levam até o local que eles vivem, apelidado de Lar. Lá, eles cuidam dela até sua recuperação e ela começa então a descobrir como é a vida desse lado da cerca.

Mas é possível construir um futuro a partir de qualquer coisa. Um detrito, uma centelha. O desejo de ir em frente, lentamente, um passo de cada vez. É possível construir uma cidade arejada a partir de ruínas.

A vida na selva é completamente precária. Graúna, a chefe do grupo, cuida de Lena até sua recuperação e explica para ela como tudo funciona na selva. As pessoas que vivem no Lar vivem de caça, e de suprimentos que os simpatizantes e inválidos infiltrados na cidade mandam para eles por um rio. Eles vivem com o mínimo do mínimo, racionam tudo, até mesmo a água. No começo, Lena demora um pouco para entender como tudo funciona, mas pouco a pouco ela vai entrando na rotina de sua nova realidade. E essa necessidade de sobrevivência a ajuda a esquecer um pouco que Alex ficou para trás. Ela sabe que Alex morreu para que ela pudesse viver, e decide não deixar que a morte do seu amado tenha sido em vão. Ela volta a correr, recupera o que pode da sua força e juntamente com Graúna e Prego, ela se junta à Resistência  e vai para a cidade, como uma curada.

Lena, Graúna e Prego vão então à Nova York. Lá os três assumem uma nova identidade, como curados, e além de recolherem alimentos, remédios e suprimentos para o pessoal que está na selva. Lena se infiltra na associação America Sem Delíria, ASD, para recolher informações que seja útil para a Resistência, grupo de Inválidos que lutam pela liberdade de poder viver sem a cura. Dentro da ASD, ela tem a missão de ficar de olho em Julian, um importante membro da associação, representante dos jovens na luta pela cura do amor deliria nervosa. Por causa dessa missão, Lena acaba se aproximando mais do que gostaria de Julian, fazendo o rapaz, que ainda não recebeu a cura, se questionar até em que ponto a cura é válida ou não.

Ele fala de um jeito tão gentil que meu peito se parte em mil pedaços. Isso não estava nos planos. Não era pra acontecer.

Bom, pra quem gosta de aventura, Pandemônio é um prato cheio! Lauren nos mostra Lena na sua luta pela sobrevivência na selva e depois sua aproximação com Julian em Nova York, com muitas cenas de ação, perigo. Já a vida na selva, a autora foi bem realista quanto ao modo de vida dos Inválidos. Ninguém lá vive de amor, eles realmente vivem como fugitivos que são, lutando para sobreviver, passando frio, fome. É bem verdadeira e nada fantasiado, o que eu particularmente achei muito legal porque você imagina: Ah, se eu tivesse vivendo nesse lugar, eu ia fugir, viver com meu amor felizes para sempre e blá blá blá. Mas não é tão simples assim. A vida na selva é uma coisa louca. E lá eu só lembro de ter visto um casal que realmente vive junto, tem filhos e etc, que a Lauren deixa claro que eles acabam sendo a exceção da regra na selva.

A narração toda é eletrizantes, dinâmica e faz o leitor perder o fogo. O que pode ser um pouco chato é que os capítulos do livro são alternados entre o Agora, Lena em Nova York, e o Antes, Lena na selva. Quando li outros livros com uma narração nesse estilo, eu achei cansativo, mas em Pandemônio essa característica dá um brilho a mais na história e aguça a curiosidade do leitor, pois no final a maioria dos capítulos acaba com aquela sensação de "OMG! E agora?" e quando partimos pro próximo capítulo nos encontramos em outro tempo, outra situação, e aí temos que ler o capítulo pra chegar logo o próximo e saber o que aconteceu. E assim, tudo vai fazendo você querer ler mais e mais do livro, saber do que acontece depois e quando você vê, acabou!

E quando acaba... Ah quando acaba! Preciso falar que o final desse livro é uma coisa... Inexplicável! Deixem antes eu fazer uma confissão: Assim que eu coloquei as minhas mãos no livro, corri para a última página e li a última palavra do livro. Foi algo que me deixou completamente atônita e o que alimentou ainda mais a minha fome de leitura. Mas o choque eu levei ao ler aquela palavrinha mágica não foi nem um décimo da minha reação ao ler a cena final. Eu li tantas resenhas falando que o fim era OMG!, mas nunca me passou pela cabeça que fosse assim, tão... ARRRGH! POR QUÊÊÊÊÊ? Fiquem sem ar com aquele final. E uns dois dias depois de ter terminado de ler eu ainda ficava sem ar ao lembrar dele porque é muito... Inexplicável! E o pior: a história não tem exatamente um final, porque acaba no meio de uma cena que... OMG!

Pandemônio é um livro eletrizante. Eu particularmente gostei bem mais de Delírio, por toda historinha de Alex e Lena. Não gostei muito de Julian, e muito menos da historinha entre ele e Lena (sou #TeamAlex para sempre), mas ainda assim, o final faz o livro todo valer muito a pena! Pra quem gosta de uma boa distopia e uma boa história de amor, a série é um prato cheio, e já virou de longe a minha série favorita.

Sorteio do livro

Preencha o formulário abaixo e boa sorte =)

a Rafflecopter giveaway
******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.



Comentários
48 Comentários

48 comentários:

  1. Sei como você se sentiu. Eu fiquei desesperada pelo Requiem quando li o final de Pandemônio. E gostei muito de Requiem. Mais do que de Pandemônio.
    Adoro a forma que a Lauren narra.

    Beijos,
    Carissa

    ResponderExcluir
  2. Comprei o primeiro devido a resenha e comprarei o segundo caso não ganhe. As resenhas desse blog são bem escritas e me fazem ter vontade de ler o livro. Costumo divulgar entre amigos.
    Essa luta da personagem principal é uma história comovente até mesmo transferindo para a realidade ela faz parte das dificuldades sofridas.
    Fico feliz quando um livro bom tem continuação.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho essa série mas ainda não comecei a ler. A capa é muito linda!!! Estou ansiosa pra começar a ler

    ResponderExcluir
  4. Estou lendo Delírio a adorando! Bom saber que o próximo livro é ainda melhor, estou ansiosa para lê-lo e saber o que acontece no final para ser tão "OMG!!" hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Vejo todo mundo comentando sobre o finla e minha curiosidade esta me matando..acho que assim que passar em uma livraria vou entrar e ler o final rsrsrs, é porque vida de estudante não é facil $$.
    Ansiosa pela leitura deste e tomara que o terceiro não demore,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi linda, amei a resenha! não li toda, para não cair nos spoilers, li o mais importante, sua empolgação, que me deixou doida pra conferir!

    ResponderExcluir
  7. Minha flor, adorei a resenha. E ainda que possamos achar um pouco chato ser alternado entre o passado e o presente da Lena (como você disse), estou esperançosa para ler!!! Eu particularmente gosto quando há alternância entre passado e presente. Especialmente por serem dois contextos tão diferentes!
    Adorei seu comentário sobre o final. Estou animada para conhecer o que pode ter sido tão maravilhoso assim para causar sua reação! (rs) Você me motivou a ler a obra! *u*
    Ah, só tenho um comentário para contribuir... Na sua frase: "faz o leitor perder o fogo" acho que quer dizer "fôlego". ^_^
    Beijos, flor!

    ResponderExcluir
  8. Que bom que é bom! (eita frase boba...)
    Gostei demais de ver que a história evoluiu, deu uma boa pegada para um final muito bom. Espero que seja bom né! E que quando eu ler me lembre do livro anterior, porque sempre esqueço umas partes e odeio não entender direito ¬¬
    Mas isso é devaneio...enfim, pelo visto vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  9. Tenho raiva dos autores que fazem essa maldade com a gente. Porquê colocar finais assim?!?! É pra nos deixar loucos?!?! Rsrsrs
    Só acho que pessoas que dão uma olhada na última página antes de começar a ler são loucas. #sqn Rsrsrs
    Muito ansioso pra ler "Pandemônio".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. cara comecei a ler o livro delirio ontem a noite, estou encantada como tudo esta correndo, é dificil conseguir entender como eles acham o amor uma doença lol
    mt bom
    e me disseram que esse livro é melhor ainda *o* depois da sua resenha estou mega curiosa
    sabe eu sempre leio o final do livro, pelo menos a ultima frase ou palavra dependendo de como está lá ashushuhu por isso que eu piro mt as vezes

    ResponderExcluir
  11. Estou muito, mas muito afim mesmo de ler o livro. Dei uma olhada na sua resenha e fiquei com vontade de ler não só pela resenha mas porque deixaram algumas pessoas que conheço impressionadas. Adoraria ler, de verdade!

    ResponderExcluir
  12. Quando comprei Delírio tinha grandes expectativas para o livro o que foi uma decepção total para mim, não gostei do livro da maneira que esperava mais o final do livro me deixou com aquela sensação que o restante da série traria muito mais a oferecer e não é que é VERDADE ??
    Novos personagens uma Lena totalmente mudada e lutando pelo o que ela acha certo...um talvez novo interesse amoroso o que me deixa com raiva devo dizer kkkkkkkkkk
    Mais o final do livro como você disse no meio da cena OMG não sei se tenho coração para isso HAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li , mas pela sua resenha parece ser muito bom mesmo...

    ResponderExcluir
  14. Não li a resenha!!!
    Ganhei o primeiro livro e quero ficar na ansiedade!!!
    To muito curiosa pela série!!!

    ResponderExcluir
  15. Olha, fiquei louca com o final de Delírio... como assim o livro acabar daquele jeito e a editora ainda não ter publicado a continuação?! Após meses, a espera acabou e tbm sou uma das apaixonadas pelo Alex *-*

    ResponderExcluir
  16. Ai esse final! Acho que é o que me dá mais vontade de ler o livro de tanta curiosidade que eu to pra saber que bendita cena é essa!
    Eu queria muito ler Delírio, mas confesso que o livro não foi tudo o que eu esperava. O que dá vontade de continuar lendo é o final mesmo, que nos deixa curiosos.
    Pandemônio parece ser muito melhor, com mais ação e tal.. É ler pra ver né! ;)

    ResponderExcluir
  17. Owwwn. sem ar com o final?!
    CEUS! não pude ler a resenha toda, afinal nao li ainda o primeiro, mas voce me deixou com muiita muiita vontade de ler o livro so pela introdução kkkk aiin eu preciso dessa serie!

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  18. Ceile, só li o final da resenha, não quero saber o que acontece no livro antes de ler hahaha. Tenho certeza que a distopia está a mil, Lauren não brinca em serviço.

    Beijos da Jú!!

    ResponderExcluir
  19. Não li Delirio ainda, mas acho essa serie bem interessante. Toda essa tematica do amor e tal. E é uma ótima noticia que a escrita agrada, porque nada pior que um bom tema, mas uma escrita ruim...

    ResponderExcluir
  20. X
    PARTICIPANDO
    ELLIANE RAMOS
    ellianeramos.blogspot.com.br/
    ellianeramos@hotmail.com
    X

    ResponderExcluir
  21. Sempre li muito bem sobre essa série. e sua resenha vai novamente nesse sentido. Tenho muita curiosidade sobre ele e espero um dia ter o prazer de poder ler.

    ResponderExcluir
  22. Eu ia começar a ler a resenha, mas vi o "spoiler alert" a tempo. hehe
    Comprei o primeiro nessa promoção louquinha do submarino e já tô atrás do segundo (isso porque ainda nem paguei o boleto kkk').
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  23. Ahhh Carol! Eu adoro ler suas resenhas, mas essas tive que passar, ainda não li Delírio (mas vou ler em breve, já está a caminho) mas tantas pessoas dizem que a escrita da Lauren é sedutora que estou ansiosa (e com medo das minhas expectativas...)Enfim. Participarei da promoção, quem sabe dou sorte e quando ler delírio já não passo para Pandemônio, né? Assim que ler Delírio volto pra conferir sua resenha! hahahaha Bjs

    ResponderExcluir
  24. Bem diferente do que estou acostumada ler,romances históricos,mais mesmo assim adorei.Sua resenha me deixou empolgada pra ler Pandemônio,e se Deus quiser,vou lê-lo logo.Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Você é a primeira pessoa que vejo falando que gosta mais do Alex *---*
    Bom, ainda não li Pandemônio porque vi muita gente dizendo que era chato, que apenas só no final que ele ficava bom e não sei mais o quê. Mas, definitivamente, sua resenha me deu novas forças para continuar a ler essa série (: Eu li Delírio e até que gostei, mas se você diz que o segundo volume é melhor, vou acreditar!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Não li delírio ainda, mas claro que tenho muita vontade =) Sempre que tem promo no SUb fico na vontade de comprá-lo, mas sempre acabo optando por outro. Preciso parar com isso KK

    ResponderExcluir
  27. Adorei o primeiro livro!
    Quero mt ler a continuação ...

    Participando =)

    ResponderExcluir
  28. Não há ninguém melhor para fazer resenhas :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Dei uma lida meio por cima da resenha porque gosto de ler e me surpreender claramente, mas pelo que eu li sobre o livro parece ser ótimo e seria uma honra ganhar ele.

    ResponderExcluir
  30. Eu só agora comecei a ler Delírio, e realmente as primeiras linhas me pareceram interessantes. Acho que vou demorar um pouco para concluir a leitura, mas se eu gostar de Del´rio certamente irei o segundo livro.

    ResponderExcluir
  31. Oi Carol!
    Lembro que quando terminei de ler Delírio fiquei chocada com o final, parece que Pandemônio também é assim rs.
    Gostei de saber que tem mais ação nesse livro e que a narrativa é dividida em 3 partes, acho que torna a leitura bem dinâmica.
    Espero poder ler o livro logo! Estou bastante curiosa sobre a história!

    ResponderExcluir
  32. Eu comprei delirioooooo! \o/
    agora quero muito esse segundo.. é uma série tao bem falada por ai, q eu preciso conferir!!!
    To muito ansiosa!

    bjs

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ler esse livro! ;)
    Participando.

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  34. Ah, com essa resenha, deu mais vontade ainda de ler Delírio e Pandemônio... eu ainda não li nenhuma distopia e gostaria de começar minha leitura do gênero por essa série de livros. Espero ter os livros em mãos logo e desfrutar de tal leitura!
    E eu que não sou besta, vou aproveitar e participar da promoção né? Nunca se sabe!
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  35. Ei Ceile!
    Eu gostei da história em si de Delírio, mas não do modo como ela foi escrita e não sei te dizer porque =( mas como o final está me convidando para ler o próximo livro, espero que nele eu me anime mais. Eu demorei muito para finalizar minha leitura com o primeiro volume, não sei se era falta de paciência com a história cheia de detalhes, ou vontade de ler outro livro. Pode ser que num dia que eu esteja mais a vontade para ler distopia dê uma nova chance.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Estou lendo Delirium e estou amando!
    Como assim você foi pra última página? Isso é errado, quando faço isso quase morro do coração para saber o porque que aquilo aconteceu kkkk
    Os personagens da Lauren estão me fazendo apaixonar kkk
    Amei a resenha, beijos...

    ResponderExcluir
  37. Ah eu adoro essa série. Tudo sobre ela, os personagens, a história, o tema então... amo demais!

    ResponderExcluir
  38. Já me indicaram muitas vezes esse livro por não ser um romance "meia-boca" mas sim daqueles que te prende, li sua resenha e me interessei mais pelo livro que como você disse "ele prende" a resenha me deu uma enorme curiosidade de ler o livro SUAHUSAU muito bom, estão de parabéns !
    bj

    ResponderExcluir
  39. Oi Ceile!
    Bom saber que você gostou do livro, eu li tanta resenha negativa que tinha até desanimado, mesmo tendo gostado muito do primeiro!
    Esses finais que não acabam... é de matar mesmo hahaha. Jura que você leu a última palavra do livro? Eu jamais teria coragem de fazer isso, até quando vou olhar a quantidade de páginas, eu tampo o texto huahauahau.
    Amei a resenha.

    Beijos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  40. O livro parece ser bem legal!!

    ResponderExcluir
  41. Já li várias resenhas negativas sobre, seu post mudou meu conceito sobre o livro, preciso o ler.

    ResponderExcluir
  42. Ainda não consigo imaginar Lena sem Alex.
    Quando li Delírio não imaginei que fosse gostar tanto dele...esperava uma Lena chatinha...mas me surpreendi...e ai veio a possibilidade de ela ficar com Alex...até que aquele terrível final fez meu coração gelar.

    Lendo a resenha, percebi que o que eu mais temia em Pandemônio aconteceu...Alex não está! Isso está me matando...e possivelmente, assim como você eu não consiga gostar desse tal de Julian. Mas é bom ver que Lena tirou o véu dos olhos de fato e está vendo a realidade como ela é.

    Louca para ler Pandemônio...ele sim está como prioridade da minha lista de futuras compras.

    ResponderExcluir
  43. Nossa não li ainda Delírio, e fiquei muito curiosa agora acho que vou gostar muito dessa serie, vou esperar ter todos pra ler junto, não aguento ficar esperando sair, leio logo todas as resenhas pra saber o que me espera.
    A capa é linda com a cor que amo combinando com a de Delírio.
    Quero muito saber o que vai acontecer no final do segundo livro rsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  44. Li Delírio antes mesmo de sair a versão brasileira e AMEI, to louca pra Pandemônio, infelizmente ainda não pude ler! Li algumas resenhas negativas do livro mas fico feliz que você tenha gostado!

    ResponderExcluir
  45. Nossa, infelizmente jamais tinha lido uma resenha desse livro antes, posso dizer que eu nem tinha ideia de sua existência, mas me chamou atenção, não só a capa e o nome, mas também a historia, foi ai que vi que tinha uma continuação..porém parei de ler assim que percebi, gostaria muito de ler o primeiro antes, para depois ler esse..vou comprar o primeiro semana que vem, adoro ler livros que já tem a continuação á vista para depois não esquecer a historia e me tirar da sensação ruim que fica quando um livro acaba.

    ResponderExcluir
  46. Oi :)
    Bom, acabei ~literalmente~ de ler Delírio, na real, achei muuuito paia o Alex não ter pulado a cerca e ir para a selva com a Lena, eu realmente sou #TeamAlex, ainda não quero acreditar que ele ''morreu'', era tão fofinho o casal Alena *---*. Pela sua resenha fiquei animada (e um pouco desmotivada/decepcionada, já q ela vai conhecer outro garoto e ''esqueçer'' do Alex) para ler Pandemônio. Espero realmente que o Alex não tenha morrido porque ele é ~pra mim~ o melhor personagem da história e o que deixa a história mais motivante e animada. e então no final ele morre....ainda tô revoltada com isso hahaha ele devia ter ido atrás dela, Lena disse que foi por amor, mas pra mim se ele fosse seria por amor, mas não foi.... (._.) enfim, agora eu estou elétrica e muito curiosa pra saber oq acontece no segundo livro, e é claro, na última cena *----------* Ah, e obrigada por sua resenha tão perfeita e motivadora hahaha realmente ela me motivou a continuar a ler e a querer descobrir oq acontece (e se Alex volta. A esperança é a última que morre :P kkkkk)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.