Tim - Colleen McCullough


Tem tanta gente que fica pensando que só os autores atuais é que são bons, que livros escritos há alguns anos atrás são chatos e cansativos... Eu confesso que nunca tive interesse em ler livros clássicos, antigos. Até que um dia minha mãe falou: Filha, você que gosta de romances, tem que ler Tim. E eu: Ah.. Ok... Quem sabe um dia... E quando eu peguei pra ler pensei: Gente, como não li esse livro antes?

Tim é um rapaz de 25 anos, dono de uma beleza única e um corpo escultural. Porém, por trás de sua linda armadura, ele esconde uma leve deficiência mental. Apesar disso, seus pais sempre o incentivaram a ter uma vida normal, trabalhar, etc. Tim trabalha como ajudante em construções e seus colegas de trabalho sempre tiravam sarro de sua situação. Ele por sua vez nunca deu bola para isso e na maioria das vezes não entendia as piadas sem graças deles. Um dia, depois do trabalho, a vizinha da casa em que Tim estava trabalhando, Mary Horton, o chamou para ir trabalhar para ela no sábado como jardineiro e ele imediatamente aceita.

Mary é uma mulher já vivida, mas solitária. Com seus 40 anos, nunca teve família, muitos amigos, namorado. Viveu toda a sua vida trabalhando para ter conforto mas nunca soube usufruir disso. Quando Tim começa a trabalhar para ela, ela imediatamente simpatiza com o rapaz, e vê nele um homem de bom coração. Os dois vão aos poucos se tornando grande amigos e Mary, ao perceber a deficiência de Tim, começa a ajudá-lo. Ela o ensina a ler, escrever, o leva para passeios nos fins de semana. Ele, por sua vez, a ajuda a colocar mais cor em sua vida, se soltar mais e a aprender a se divertir mais.

Se tivesse esperado qualquer coisa por parte dele nas poucas horas entre o momento em que o conhecera e aquele que se dera conta do seu retardamento mental, assim que descobriu a verdade, tinha deixado  de esperar qualquer coisa além do simples fato de sua existência. 

A amizade entre os dois cresce cada vez mais e os pais de Tim percebem o bem que Mary faz ao filho. Porém, nem todos veem essa amizade com bons olhos. Dawnie, irmã mais nova de Tim, sempre achou que Mary fosse uma oportunista e que ela estava mesmo era se aproveitando da deficiência de Tim. Mas o carinho que Mary tem por ele é grande demais para que ela dê ouvido aos boatos que crescem sobre os dois. E por mais difícil que possa ser, ela resolve enfrentar a todos para ajudar Tim e manter-se do lado dele.

É um livro que não tem palavras para descrever o quão lindo é! Por mais que a história possa parecer clichê, gente, Collen McCullough é brilhante. Tim é um rapaz tão simples, inocente, doce, que não tem como não te encantar por ele. Mary por sua vez é mais séria, mas vai aos pouquinhos se soltando também e a história dos dois vai acontecendo de uma forma natural. No começo fica até estranho pensar em como os dois podem ter um relacionamento, mas a autora construiu tudo de um modo coerente, sem exageros.

Ela e Tim eram como uma mariposa e uma luz intensa; ela era a mariposa, dotada de sensações e consciente da dignidade da vida... ele, a luz, enchendo todo o seu mundo com um fogo vivo e ardente.

A narrativa é deliciosa. O enredo se desenvolve de uma forma natural, simples, sem muitas fantasias ou enrolações. Apesar de o livro ter seus quase 40 anos, não tem nada de complexo. A única coisa que me incomodou um pouco foi que muitas vezes Tim é chamado de "retardado" por causa da sua deficiência e acho que atualmente não seria esse o termo adequado. Mas é um livro de 1974 né... Vamos dar um desconto.

Depois de ler o livro descobri ainda que tem um filme estrelado por Mel Gibson mas eu ainda não consegui assistir. Confesso que por causa do rapazinho da capa, fiquei com a idéia de que Tim teria o rosto do Chris Lowell e não sei se vou gostar de ver o Mel Gibson no lugar dele. Mas, quem sabe até dê certo.

Não se deixem enganar por parecer uma história clichê ou velha demais para ser boa. É uma história linda, gostosa de ler. Se você gosta de um bom romance, com certeza vai amar Tim.
******************
Está participando do Top Comentarista valendo O Livro do Amanhã (Cecelia Ahern)? Clique aqui para preencher o formulário.

Comentários
15 Comentários

15 comentários:

  1. Nossa, agora estou surpresa! Me sinto como alguém que faz uma super descoberta agora.
    Te juro que eu não conhecia esse livro, e agora eu realmente estou curiosa. Achei interessante a forma como a autora empregou tantas coisas em um livro só, como ela condensou isso.
    Gostei mesmo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Poxa, me surpreendi agora com esse post. Eu não fazia ideia da existência desse livro, e fiquei tocada por toda a narrativa e com vontade de ler. Eu ainda não tive oportunidade de ler um livro antigo assim. E confesso que não tenho muito interesse por livros clássicos e antigos! Como eu sou besta ein?! rsrs. Fiquei seriamente como muita vontade de conferir esse livro e outros livros antigos. Acredito que seja uma experiência maravilhosa!
    Beijo Carol :*

    ResponderExcluir
  3. Uma linda história de amizade , gostaria de ter a oportunidade de lê-lo nunca vi nada igual.

    ResponderExcluir
  4. Nunca ouvi falar do livro! haha
    Eu leria mesmo não sendo uma grande apreciadora de romances, pois parece uma história doce e envolvente. Adorei sua resenha!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Eeeeeeeeeeeeee Tim do suvaco cabeludo, vem ni mim (tah, parei).

    ResponderExcluir
  6. Têm uns clichês q são lindos, tipo Belo Desastre clichê de romance adolescente, mas q nos conquistam!! Gostei bastante do livro e da resenha. Amo um bom romance, já é meio caminho andado pra gostar do livro!!!!

    ResponderExcluir
  7. Fuçando em busca de livros, já tinha me deparado com esse, mas pela capa e tal achei que fosse até um desses tipo da Harlequin hehehe
    Estou surpresa pela história em si, parece ser muito bonita. Também não imaginava que fosse um livro mais 'antigo'...

    ResponderExcluir
  8. Eu sou daqueles que acha que quando a história é boa e bem contada, não tem idade. Esse livro me parece ser de uma sutileza que poucos tem. Acho que é uma boa pedida pra uma tarde despretensiosa.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Interessante. Não conhecia mas gostei da história agora, parece ser boa e faz meu tipo. Parece ser mesmo uma história linda, gostei.

    ResponderExcluir
  10. Amo romances e me interessei. Não tinha visto este lançamento ainda, acredita? =O Normalmente sou bem ligada nos lançamentos. Parece ser um livro que flui rapidamente.

    ResponderExcluir
  11. Nunca vi Tim antessssssss..
    Nuss, é o meu estilo total!!!
    Amo romances e adorei o enredo do livro!!!!
    Achei a capa tao linda e madura!!!

    Adorei a resenha!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Li nos anos 80...nunca esquecí...quero reler...mt bommm !!!
    Glórya M. Rosal

    ResponderExcluir
  13. Ganhei esse livro de minha tia, ela me contou que gostou e falou um pouco da história, mas não estava tão convencido em lê-lo, por isso resolvi buscar alguma crítica na internet e depois de ler este site vou iniciar agora a maioria dele. Obrigado!!

    ResponderExcluir
  14. Eu amo esse livro!! Li quando era adolescente e ficou marcado em minha memória! Hoje estou lendo algo que me relembrou e fui procurar setinha filme, achei sua publicação! Realmente é algo que sempre indico. Sua resenha conseguiu captar exatamente a sensibilidade do livro. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh tem 2 versões de filme do livro, uma de 1979 com Mel Gibson e outra de 1996 que tem no youtube.

      Excluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.