Abandono - Meg Cabot


Esse livro inicia a nova trilogia da Meg Cabot lançada pela Galera Record. A história parecia genial, as expectativas eram altas. O livro parecia muito bom. Infelizmente, Meg Cabot errou a mão e decepcionou um grande fã, com uma narrativa um pouco lenta e um ponto central um pouco falho.

Pierce Oliviera é uma garota de dezessete anos que passou por uma das piores experiências que qualquer um poderia passar: a morte. Depois de um pequeno acidente envolvendo um passarinho com a asa quebrada, uma piscina e um cachecol, Pierce se afoga e fica morta por 12 minutos.

Esses 12 minutos, entretanto, são o suficiente para uma breve conversa com John Hayden, um homem misterioso, bruto e um pouco selvagem que a "recebe" no submundo. Ela fica automaticamente espantada ao perceber que está mesmo morta, e acaba por entrar em pânico. John parece se interessar cada vez mais por Pierce, mas a garota está assutada demais, e foge de seu castelo na primeira oportunidade, "ressuscitando" no nosso mundo novamente, apenas com um colar que, segundo John, a ajudará a saber quem é mau e quem é bom como lembrança e prova de que tudo aquilo foi real.

A partir daí, a vida de Pierce dá uma reviravolta, e uma depressão parece se abater sobre ela. A esperança se esvai, ao descobrir o que acontecem com os mortos. Além disso, parece que Pierce começou a atrair problemas desde então. Quem é John? Porque ele insiste em voltar à vida da garota e persegui-la?

O mito de Perséfone sempre é intrigante pra qualquer um que vá querer lê-lo, e não foi diferente com a Meg. Ela conta pra nós, leitores, nos agradecimentos, que tinha essa vontade de recriar o mito de Perséfone desde o Ensino Médio, e que fez muitas pesquisas para conseguir concluir a tarefa (se você não faz a menor ideia de quem seja Perséfone na Mitologia Grega, clique aqui.) Entretanto, acho que a Meg acabou se perdendo um pouco nas pesquisas e se concentrando apenas nisso, o que fez com que o ritmo da narrativa ficasse EXCESSIVAMENTE lento e pouco interessante. A ideia toda do livro, os elementos que ela traz pra história, são sensacionais, e dariam um romance de tirar o fôlego... mas ela parece se perder no meio de tantas histórias, tantas lembranças, tantas recapitulações e tantos problemas envolvendo os personagens que, parabéns pra Meg, tem uma profundidade bem maior do que nos seus outros livros, mas acaba deixando o livro pouco finalizado, ao que parece.

Pierce é, de longe, uma das personagens mais complexas da Meg, assim como Alex, seu primo. O passado dos dois nos mostra a vida real de vários adolescentes, com depressão, problemas familiares, problemas sérios, e não apenas dramas adolescentes comuns. O interesse romântico de Pierce, John, também conhecido como o soberano do submundo, fica um pouco em segundo plano no primeiro volume. Ele é mais concentrado em como Pierce chegou até a Isla Huesos (a ilha para onde ela se muda com a mãe para um recomeço) e como foi a sua adaptação. Além disso, o tio de Pierce também é um personagem incomum nos romances de Meg, com um passado sombrio e um advogado da condicional. A caracterização dos personagens foi bem extensa, e isso também pode ter deixado o livro um pouco cansativo, mas definitivamente mais válido.

É importante também ressaltar que um dos motivos para eu não ter tido tanto gosto com esse romance da Meg foi a tradução. Achei ela muito ruim, com alguns problemas bizarros, como a retradução das quotes de Inferno, de Dante Alighieri (nas aberturas dos capítulos) para uma linguagem um pouco mais teen e a não-utilização da tradução já consagrada do José Pedro Xavier Pinheiro, que além de mais bonita, nos traz um contato maior com essa obra clássica (me senti um pouco insultado, como se não fosse entender Dante na tradução original). A diagramação e o estilo da capa da Galera, entretanto, está MUITO bom, como todos os outros livros da Meg lançados pela editora.

Por fim, considero que esse livro tem muitos espaços em branco. Se os outros dois livros seguirem o mesmo estilo, talvez fosse melhor ser contado em apenas um volume... não sei. Acho que esse foi o problema. Talvez Meg tenha tentado alongar uma história que seria para ser contada em apenas um livro, em uma trilogia.

Posso dizer que quero ler a continuação pra saber como a história segue e como Pierce vai resolver o problema que se apresenta no final deste livro, mas não tenho certeza se quero ler tão logo. Prefiro deixar o livro descansando um pouco na prateleira.



Comentários
19 Comentários

19 comentários:

  1. Gostei bastante da sua resenha , e apesar de você ter achado o livro meio lento , ainda arriscaria compra-lo para ter minha própria opinião .

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ainda estou afim de comprar Abandono, estou curiosa! Eu acho que Abandono foi apenas a ponta do iceberg sabe? Deve ter muito mais por vir. O chato dos livros da Meg Cabot é que os livros dela sempre irão ser traduzidos como se todos os leitores fossem crianças. Poderiamos enviar um e mail a Galera Record reclamando disso.
    Xxxx

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei de todos os livros da Meg que ja li e pela sinopse esse me chamou a atenção em especial. Depois dessa resenha eu tenho receio de comprar e me arrepender, vou deixar ele na lista de desejados não tão urgentes assim.

    ResponderExcluir
  4. Foi a minha última resenha e posso dizer que amei esse livro!! Sério, a Meg se superou mesclando o mito de Hades e Perséfone, trechos de Dante e um quê de sobrenatural. Devorei o livro tão rápido que vale muito a pena!!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha, não sabia da existência desse livro, mas quero tê-lo na minha estante, por ter minha própria opinião também. Gosto da Meg, apesar de ter odiado Quase Pronta, espero que eu possa gostar desse livro, como aconteceu em Garota Americana e Liberte Meu Coração!

    Bjs *-*

    ResponderExcluir
  6. Caramba, então foi grave... Eu tbm me sentiria insultada lendo essa tradução, acho que mesmo sendo um livro mais teen (acredito que esse seja o público alvo da editora) é meio desnecessário fazer isso nesses quotes do livro, enfim, foi a decisão da editora...

    Eu não tenho muita experiência com livros da autora, então mesmo lendo não saberia dizer se essa é a personagem mais complexa, mas acredito na sua opinião. Infelizmente tem mais livros, isso tem me desanimado imensamente nos livros atuais, enfim, fazer o que?!

    ResponderExcluir
  7. eu li poucos livros da meg, mas sou apaixonada por ela e definitivamente preciso comprar mais livros dela.. esse estava na minha lista por retratar um mito mitológico - ok, isso nao ficou legal rs - e eu sou apaixonada por mitologia! Mas a sua resenha.. me desanimou demais mesmo! acho que vou esperar a resenha do segundo volume pra saber se irei ler o primeiro rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  8. Eu me amarro em livros que nos trazem algo de qualquer Mitologia, seja ela grega, romana, nórdica, etc. Já tinha ouvido falar em Perséfone, mas não conhecia sua Mitologia. Realmente achei uma pena que esse primeiro livro tenha apresentado esses probleminhas. É até estranho acontecer isso com os primeiros volumes de trilogias e/ou séries, mas agora é torcer para que o segundo dê um gás na história.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Ah, sou viciadinha em Meg Cabot. Ainda não li esse, mas é bem típico da Meg querer dar uma nova roupagem a um mito consagrado na história. Afinal, ela é autora de Avalon High. Achei a capa linda e continuo querendo ler mesmo com os defeitos apontados. A proposta é tão boa que vale uma chance dos leitores.

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca li nada da Meg, tenho muita curiosidade, mas acho que depois dessa resenha eu não me aventuraria a começar por esse livro. Tudo que envolve mitologia me interessa, em especial se for a mitologia grega que eu acho absurdamente interessante. Pela resenha, eu senti que o livro parece meio sombrio, e fiquei interessada na forma que a autora utilizou para tratar a adolescência, acho que a visão que ela teve é válida, ser adolescente é viver mais que os dois lados da moeda, envolve muita coisa, fiquei feliz em saber que ela mostrou além dos dramas mais comuns. Eu daria uma chance ao livro, por curiosidade e por querer formular minha própria opinião, adoro livros em que os autores, ou autoras, dão um novo ar aos contos e histórias antigas, eu daria uma chance! Sua resenha ficou maravilhosamente bem escrita Renato.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Que pena que a narrativa desse livro é lenta, não combina com o estilo da Meg. Comecei a ler a série A mediadora e estou adorando a sua narrativa.
    Fiquei feliz em saber que Abandono é uma trilogia e que é inspirada no mito de Perséfone, mas acho que com tantas citações e lembranças, eu iria ficar um pouco perdida no meio da história.
    Estava bastante animada para ler esse livro, mas acho que agora vou baixar as minhas expectativas para não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  12. Oiie
    Eu adoro os livros da meg...
    Mas confesso q os ultimos dela nao me agradaram, e to vendo pela sua resenha q esse tbm vai me deixar a desejar.. nao sei o q ta havendo com ela.. =(
    Mas a capa é muito bonitona!

    bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Uma pena mesmo eles não terem mantido os quotes do começo do livro na versão 'original' ja existente no mercado e ter deixado mais teen.
    Mas o livro parece ser bonzinho..mas nada muito interessante eu leria, mas sem pressa para isso.
    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Vish, bom saber. Eu adoro esse estilo de livro, recontando velhos mitos e tal, e confesso que estava com expectativas bem altas para esse. Pelo que você disse, acho que posso deixar a leitura para depois, de preferência depois que sair o segundo e você me contar se vale a pena ;D

    Beijitos

    ResponderExcluir
  15. Eu adoooro os livros da Meg...mas fiquei receosa agora. Apesar de gostar muito de mitologia, não aguento quando a coisa não anda!! :S
    Vamos ver o que a continuação traz!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho uma relação de amor e ódio com a Meg, fico me sentindo menosprezada quando ela escreve algo só de enrrolação (na minha opinião "A Rainha da Fofoca" é isso), mas não acho que devo considerar isso nesse caso, acho que ela se atrapalhou ao introduzir as pesquisas na história, pelo que você comentou, Renato. Acho que tenho "coisa melhor" pra ler por agora, vou deixar a água correr com a Meg por enquanto.

    ResponderExcluir
  17. Já tinha ouvido falar da autora, e pelo visto esse livro será mais um sucesso!
    Agora só falta dinheiro pra comprar :(
    Ótima resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu sou bem curiosa para ler Meg e acredito que um dia leia, fiquei interessada pela capa desse livro, mas não curti muito a sinopse. Graças a Deus não o escolhi, não curto muito essa narrativa amarrada e esses espaços em branco na história.
    Acho que se começasse com esse livro me sentiria frustrada quanto a autora.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu nunca li nada da Meg
    mais fiquei meio curiosa pra ler esse
    vai que eu goste ne?!!
    bjssss

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.