Amor no Ninho - Maribell Azevedo


Depois de perder os pais, Marina, então com oito anos, é adotada por uma família na Inglaterra e, já no momento em que chega, nota seu novo irmão, Daniel, timidamente na escada acompanhando suas duas novas irmãs. Sua adaptação ocorreu de forma bastante natural e positiva e, pouco depois, já estava, de verdade, fazendo parte da família. 

O que, a princípio, parecia uma inquietação inocente, logo amadurece e se transforma em uma estranha atração pelo seu irmão adotivo. Conforme Marina ia ficando mais velha, ficava cada vez mais difícil ignorar que o que ela sentia pelo Dan era amor. Ela estava fadada a reprimir este sentimento para sempre, mas o destino (com uma ajudinha da melhor amiga Shanti) lhe deu a oportunidade de viver seu grande amor proibido.

Antes de tudo preciso falar que fiquei o tempo todo esperando algo que infelizmente não aconteceu. Eu esperava uma história mais madura e o início foi bem promissor, mas depois acabou sendo um livro normal (bem escrito também), bom para um romance comum, mas regular para uma premissa tão polêmica.

O livro conta com momentos de tensão - aquela coisa de ficar torcendo para acontecer alguma coisa e quase soltar um "uuhhh" - e, pela situação dos personagens, eu esperava um pouco mais de momentos de impasse (e constrangedoras, de certa forma). E é esse o maior problema do livro pra mim: é como se ele se comportasse como um livro normal - coisa que ele não é. Gente, nem precisa de muita firula no enredo, tratar amor entre irmãos (adotivos) é mais do que suficiente para encher e muito um livro com romance, drama, aventura e muita, mas muita polêmica. Aqui as polêmicas são provocadas propositalmente pelos protagonistas e achei de uma baixaria sem tamanho - e muita falta de respeito com os pais. Não é como se eles só quisessem provar que se amavam de verdade, eles pareciam querer provocar (e, pra mim, perderam a razão).

Outra coisa que me incomodou foi a falta de verossimilhança. Além de achar que a polêmica foi pouco explorada (como você beija aquele que todo mundo sabe que é seu irmão no meio de uma festa e acha engraçada a cara dos outros?, além de várias outras situações totalmente WTF?), o romance - algumas cenas - foi extremamente idealizado, algo que eu esperava ser tratado com mais realidade e maturidade neste livro. Por outro lado, os personagens secundários (aka melhores amigos do Dan e da Marina) foram muito bem trabalhados e mais humanos.

O final era pra ser emocionante, mas simplesmente não me tocou. Talvez por estar sempre esperando pelo momento de me sensibilizar, ele chegou e passou. Vou ler a sequência - já tô com Amor Inteiro no Kindle - pra ver se consigo me reaproximar da história como eu estava no comecinho e como esperava.

Talvez quem nunca leu algo do gênero possa se envolver muito mais (ou quem não tenha expectativas). Eu li Todas as Estrelas do Céu e achei tudo tão real e tocante que esperei o mesmo de Amor no Ninho (que ganha só na qualidade da escrita). Repito: é um bom romance, traz uma alternância de narração em algumas partes que enriquece bastante a narrativa, mas ainda achei regular para o tema.



Comentários
24 Comentários

24 comentários:

  1. Poxaa, quando eu li a sinopse eu pensei "Pxii, vai ser o livro tenso do tipo que não vou parar de ler!" mas depois da sua resenha me desencantei bastante,não quero criar expectativas e depois ficar "sim, e ai? é só isso?" então não sei se vou ler esse livro...
    Se depois que você ler Amor Inteiro e fizer uma resenha mostrando que a história não é completamente WTF? eu leio a série toda hahaha

    ResponderExcluir
  2. Humm, não tinha curiosidade de ler e agora nem me passa pela cabeça, detesto livro sem verossimilhança. O mínimo que um leitor pode pedir é isso. Tipo, não me importo com livro clichês,com personagens estúpidos, mas mesmo um livro completamente fantasioso precisa convencer o leitor. Essa é a minha opinião.

    bjs.
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Realmente o tema é bastante polêmico, mas foi uma pena que não tenha sido tão bem explorado. Livros que não tenham aqueles picos de tensão que estamos acostumados, não me agradam muito. Pelo menos a narrativa é legal.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Pela sinopse pensei que ia ser um romance mais profundo, já que trata desse assunto polêmico de amor entre irmãos adotivos, mas parece que não é bem assim.
    Acho que iria me frustar também, já que provavelmente estaria com as expectativas altas.
    Acho que não vou ler esse livro.

    ResponderExcluir
  5. Não me interessei muito por essa história. É simples demais, não vi apelo aqui pra ler...Foi um desses livros que vejo resenha e está bom. E pelo visto é meio decepcionante heim =/

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito de Amor no Ninho, mas concordo com suas colocações, algumas coisas me incomodaram também.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Fiquei querendo ler logo que soube do tema, mas meio que desencanei. Fazer o que, né. É a vida.

    Beijinhos,
    http://fakereader.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Então Ceile eu também já li Todas as Estrelas do Céu e achei o livro bem real sabe, e só que quando li Amor no Ninho fui bem sem expectativas, não esperando muita coisa, e sabe que gostei. Como você mesma citou na resenha não gostei da questão de eles esfregarem na cara dos outros o "amor" deles, mas como um romance até que foi bom, no fim eu fiquei bem aflita porque apesar de tudo no quesito romance o livro foi otimo e com aquele final... fico pensando o que vai enrolar tanto para dar mais um livro todo! Entende?
    Achei algumas partes meio fora da casinha sabe, como a viagem que eles fizeram, na vida real poderia até ser possível, mas não na citação deles né? enfim, quero conferir a continuação sim, e ver o que vai acontecer com o casal.
    Adorei sua resenha, ponto de vista bem parecido com o meu!
    :*

    ResponderExcluir
  9. Este livro tem me chamado e muito atenção, uma pena que não tenha de agradado em tudo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. É uma trilogia né ?!

    Não sei se leria , achei sua resenha bem explicativa , e por ela eu não compraria o livro . Mas quem sabe talvez justamente por não ter lido muitos livros desse gênero eu acabe gostando .

    ResponderExcluir
  11. Oi Ceile ^^
    Hum, então, é ruim quando lemos um livro que nos deixa c essa sensação no final... Já li livros em que fiquei com esse mesmo sentimento. Mas sabe, às vezes o grande responsável por esse sentimento, é o momento de vida em que estamos passando...
    Beijos, fique com Deus =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  12. Oiie flor,

    Esse livro nao me convenceu..
    O livro tem q ser emocionante e emocionar acima d td..
    nao sei se quero ler.. to na duvida.. rs
    parece ser um bom livro pela sua resenha, mas parece q falta alguma coisa.. =/

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  13. Juro que não me interessei por esse livro. Sei lá, só pelas atitudes e personalidades que os personagens aparentam ter, já ficou esquisito. Uma pena, porque o tema promete muito e eu acho bonitinha essa coisa da menina vir morar numa casa estranha e ganhar um protetor. É o tipo de ideia que poderia dar MUITO certo.

    ResponderExcluir
  14. O que dizer, a sinopse parece boa sua resenha tem um pouco do livro, mas como ainda não li, não tenho como julga-lo, mas sobre narrativa sempre digo, que cativar a gente na leitura é importante.

    Dani Casquet livrosjaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que quando um autor escolhe um tema pra idealizar sua história (principalmente sendo um tema polêmico) ele tem que escrever algo com comprometimento. Pelo que vc falou a menina até usou dessa situação delicada pra provocar espanto nas pessoas. Eu realmente não SUPORTO protagonistas imaturas, de qualquer maneira nunca me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  16. Há algo nos livros polêmicos que me atraem, eu ainda não li nenhum, mas sempre há aquela curiosidade quando eu leio uma resenha, e por sinal, a sua está incrível. Eu acredito que livros com temas assim devem ser escritos com atenção,o autor precisa ter o cuidado em tornar toda a trama o mais real possível. Eu imaginei o livro cheio daquele ar de amor proibido, aquela sensação de adrenalina, mas pela resenha acho que ele passou longe disso, sendo sincera, eu não daria uma chance ao livro, eu gosto de sentir a história, de sentir que aquilo poderia ser real e acontecer em qualquer lugar do mundo, e eu não acho que esse livro passe essa sensação. A resenha ficou maravilhosa, mais uma vez eu admiro a objetividade das suas resenhas Ceile!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ah, esse livro...eu lembro que ele criou polêmica no Garota It na época de natal no final de 2011, rsrssrs. POr isso que peguei para ler. Concordo com vc, Ceile, o livro promete uma coisa que não cumpre para a relação que deveria ser tumultuada e proibida. Achei bem fraco e não amadurecido o desenvolvimento da história, e sim, a falta de respeito com os pais, principalmente por parte de Daniel, foi um absurdo sem tamanho na história e desnecessário. Não foi prova de amor em momento algum.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi. Eu gostei muito de sua resenha, por você ter sido sincera e expor de verdade sua opinião. Como você disse, um caso desse é polêmico por si só, e só foi por conta dessa polêmica que eu havia me interessado por esse livro a princípio, mas diante do que li aqui me desanimou total...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Bem, não conhecia esse, e é uma pena que tenha pecado em certos pontos. Também acho que a polêmica é do tipo que não precisa de apelação, pois já é suficiente a situação dos personagens em si. Ainda assim, gostaria de ler, é diferente de tudo o que já li por aí. Ter continuação não ajuda muito, mas só lendo o primeiro para saber mesmo, ne...

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que pena que o livro não te empolgou tanto.
    Já ouvi e vi diversas opiniões a respeito dele, tem gente que amou e outros que nem tanto.
    Quem sabe um dia eu não leio para ver o que acho, não é mesmo?

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  21. Vou ser sincera, não tinha vontade de ler e agora menos ainda. Sério Ceile, suas resenhas podem ser bem persuasivas viu! Uma pena que o livro não tenha sido empolgante. Eu tenho vontade de ler Todas as Estrelas do Céu, tem resenha aqui no blog?

    ResponderExcluir
  22. Nossa eu tinha altas espectativas do livro, uma pena a autora não ter investido mais no drama e ter ficado de mimimi, esperava uma coisa mais madura e não pirraça de criança, uma pena, mas quem sabe no desenrolar ele não melhore e fique mais maduro, eu vou ler pois ja comprei o meu,
    beijos.

    ResponderExcluir
  23. Hum......
    eu li a sinopse do livro achei interessante,mais pela sua resenha acho que ele ñ vai entra na minha lista !! kkk
    bjsss

    ResponderExcluir
  24. Nossa, eu comecei a ler a resenha esperando encontra o proximo livro que iria ler mas.. arg, parece horrivel!
    Dois irmãos apaixonados daria um livro e tanto, pena que o tema foi aproveitado de forma errada =/

    Beijinhos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.