Insurgente - Veronica Roth


O final foi demais - absurdamente demais -, mas eu não posso esquecer o tortuoso caminho para chegar até ali (da Tris e meu).

Pode conter spoilers de Divergente. Leia a resenha dele aqui.

Tris, Tobias e todos que embarcaram no trem após acabar com a simulação agora precisam buscar abrigo - e, com o caos instaurado, algumas facções receberam refugiados. Além disso, eles precisam traçar um plano para derrubar a Erudição - aquela que detém todo o poder.

Felizmente, Insurgente começa imediatamente onde Divergente terminou - isso nos poupa de um salto no tempo e uma explicação vazia sobre como eles chegaram em determinado lugar. Mais uma vez fui sugada pela história, acompanhando freneticamente os acontecimentos e ansiosa pelo desfecho - mesmo sabendo que não iria encontrar um final de verdade, afinal se trata de uma trilogia.

Apesar do final me deixar "sem chão" e louca pela continuação, não posso esquecer que demorei - e adiei demais - a leitura das últimas cem páginas. Veja bem, o final não foi de todo surpreendente, mas é algo que eu esperava desde a leitura de Divergente, então fiquei satisfeita (mesmo que minhas dúvidas não tenham sido respondidas, mas ao menos foram expostas). Desta vez, não adiei a leitura por covardia (veja mais aqui sobre isso), mas porque cansei de tudo. Mesmo acontecendo muitas coisas importantes neste livro, senti que deu voltas demais e, o mais chato de tudo: a Tris é um spoiler. Sim, é isso mesmo. Tirando uma coisa que ela não desconfiou (e nem eu), todas as outras viraram fato. Isso tira a graça, sabe? Se ela ficar com o pé atrás com alguém, é certeza que esta desconfiança tem fundamento. E isso tira a surpresa quando certas coisas são reveladas.

Eu posso ser surpreendida pelo último livro, mas ainda estou com a impressão que a trama é muito sensível. Digamos que você vai ler, vai adorar, vai achar a autora genial (eu também acho), mas você não pode questionar muito mais do que está exposto - se não você vai ficar sem respostas.

Pode acreditar: Divergente e Insurgente são favoritos. A autora trouxe mais das facções neste livro e eu adorei isso, já que uma das minhas queixas de Divergente era a falta de exploração do "pano de fundo", fiquei agoniada com algumas coisas e o fato de ser narrado em primeira pessoa ajuda e muito a sentir tudo.

Como devem saber, existe um romance muito bem conduzido e aqui ele fica um pouco sensível - parece que qualquer coisa pode colocar tudo a perder - e isso me deixou bem apreensiva, pois é um dos casais que mais shippo (ainda tenho a impressão que o Tobias gosta muito mais da Tris do que ela dele, mas vou superar isso, espero!).

Mal posso esperar por Allegiant - espero um final épico! E, sim, recomendo demais!



Comentários
23 Comentários

23 comentários:

  1. Mal li a sua resenha fui procurar os dois livros. Já os tenho e em breve posso dar a minha própria opinião sobre ele. ;3
    Parece muito legal,eu vou ler eles e depois digo qualquer coisa. :)

    Bjs
    Hayanne Deise Lins
    *Profissão Adolescente*

    ResponderExcluir
  2. Divergente é minha próxima leitura, Ceile e como já tenho os dois vou logo de supetão, pelo o que dizem já estou até com medo da ressaca. Mas pode deixar que quando terminar volto pra ler ambas as resenhas e deixar o meu pitaco. rsrsrs
    P.S.: Podia ter anexado a prévia da resenha manuscrita com aquela letra perfeita no post, né? Tá eu entendo você foi humilde, tudo bem!
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. tenho divergente aqui em casa, mas provavelmente vou ler só depois que o 3º lançar haha
    é uma TORTURA ficar esperando D:
    já basta esperar os do Rick Riordan haha
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Espero que o final seja de matar mesmo, porque esse me irritou e fiquei confusa com o final. Tipo, esperava mais, e foi aquela coisa de "continua, espere e morra mofando pelo ultimo, colega!" xD
    Só eu senti isso? É ótimo o livro, mas eita final de matar de ansiedade!

    ResponderExcluir
  5. Agora é oficial: Eu preciso me render logo aos encantos da escrita da Veronica Roth, não suporto mais ler essas resenhas maravilhosas e não poder dizer se compartilho o mesmo sentimento, estou transbordando de curiosidade, e toda vez que leio alguma resenha dos livros aparece aquela sensação de saber que você já esteve com o livro na mão e NÃO levou ele pra casa, como isso pôde acontecer? Eu adoro ser torturada pelos livros, não sei o que estou esperando pra comprar os livros e me apaixonar também... Li a resenha em partes pra não correr o risco de pegar spoilers, mas ainda assim, estou com mais vontade ainda de ler os livros!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Celie, até agora não tive a oportunidade de ler nenhum dos livros, mas espero em breve ler, as resenhas são ótimas e deixa a gente mais curiosa ainda!!!!
    bjs
    Dani Casquet livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Ai, meu Deus! O problema é que eu não sou a criatura mais distópica do mundo, entende? Pra ser sincera, nem curti "Jogos Vorazes" tanto assim. Mas acho que vou acabar me rendendo porque a série Delírio e Divergente vêm flertando loucamente comigo. Penso seriamente em dar uma chance. De verdade.

    ResponderExcluir
  8. Estou gostando deste gênero distópico, este eu ainda não conheci, mas já adicionei na minha lista para leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Estou com Divergente e Insurgente na estante, mas ainda não tive tempo de lê-los. Fico muiiiitooo feliz em saber que o segundo volume é tão bom quanto o primeiro (senão melhor). Espero que essa distopia também se torne uma das minhas favoritas, assim como Jogos Vorazes ^^

    ResponderExcluir
  10. Que pena que o livro deu mta voltas, odeio quando isso acontece, a leitura fica chata e cansativa.

    mas mesmo assim pretendo lê-lo.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. ahh gostei da resenha
    já li a resenha do primeiro e gostei muito
    ainda ñ tive a oportunidade de ler mais vou procura eles !!

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante da sua resenha , e como sempre , você acabou me incentivando a querer o livro , mas tudo bem . Agora é só o esperar o Money pra comprar.

    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  13. Ia começar a ler Divergente por agora mas acho q vou esperar até o terceiro lançar pq ai eu ja leio a história toda de uma vez! Não sei se aguentaria ficar esperando muito tempo por uma historia que me interessou...ja basta o que George R.R. Martin ta fazendo comigo hahaha
    Outra coisa, esse negócio de não poder especular demais será um grande problema para mim pq isso é uma das coisas que mais tenho mania de fazer... se não tiver tudo encaixadinho eu vou querer saber o que ta acontecendo...mesmo assim, estou muito ansiosa para ler essa série

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li os livros, mas a cada resenha que leio fico mais curiosa pela história..
    E ainda tem as capas dos livros que são lindas.

    ResponderExcluir
  15. Eu estou adiando a leitura de Insurgente o máximo que posso. Sei que em algum momento eu vou ceder, Ceile, rsrs. Mas eu estou vendo a galera comentando (inclusive você) sobre essas voltas que a autora deu na narrativa. Parece que o vol 2 sempre tem que encher linguiça até a finalização da trilogia neh? Preguiça u.u

    Tris é um spoiler..gostei dessa. Fiquei curiosa, mas resistirei até quando der! o/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Ainda não li Divergente, mas com as resenhas que tenho lido fiquei bastante curiosa acerca da série. Não li nada ainda distópico e pretendo começar por A Seleção, por ser algo mais leve. Claro que são bem diferentes, mas é bom pra eu ir me acostumando com as distopias, que logo que começou a ficar popular achei meio estranho. Mas enfim, a única série mais violenta que me interessou foi Divergente mesmo. :)

    ResponderExcluir
  17. Oi Ceile, tudo bem?
    Li um atrás do outro (Divergente e Insurgente) e é realmente muito bom, né!!!
    E como você disse, felizmente o segundo começou de onde realmente parou, achei essa tática ótima!

    Também não vejo a hora do próximo ser lançado.
    Beijos,
    http://www.natocacomacoruja.com/

    ResponderExcluir
  18. Como ainda não li "Divergente", e tenho muita vontade, pulei para os dois últimos parágrafos dessa resenha com medo de ter algum spoiler.
    Pelo que li, percebi que esse volume conseguiu deixar a história em um padrão alto. Super curioso pra ler essa série.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Flor,
    Eu quero demais ler essa série...
    Confesso q nao li sua resenha pq fiquei com medo d spoler, ja essa é a resenha do segundo livro..
    mas vi sua opiniao e o qt gostou do livro e indica...
    e vi q tem um bom romance! Eu gostoooooo! *----*

    bjinhos

    ResponderExcluir
  20. Eu não li Divergente ainda, então não li sua resenha pq é claro que tem spoilers de Divergente, afinal é uma continuação, impossível não falar sobre o enredo. Na verdade eu acho o preço desse livro meio salgado, por isso não comprei ainda, afinal é da Rocco e apesar de não ser 50 reais eu realmente acho o preço um tanto salgadinho, mas eu realmente quero comprar pra ler e poder ver o filme no cinema.

    ResponderExcluir
  21. Eu amei o primeiro mas, concordo quando você diz que acha que o Tobias gosta mais que a menina..ela passa uma insegurança em relação aos seus sentimentos por ele..pretendo ler logo,tomara que o último nos traga boas revelações e não o obvio. beijos.

    ResponderExcluir
  22. Eu sou a única pessoa que ainda não começou a ler essa trilogia?! Eu já estou nervosa com isso rsrs todos falando super bem e eu aqui, alienada rsrs
    Parabéns pela resenha =))


    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  23. Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.