O Diabo Veste Prada - Lauren Weisberger


Sabe quando você pega pra ler um livro de uma história que você já conhece e, por não ter ali nada que você já não saiba, você acaba não gostando tanto quanto você esperava?

Andrea Sachs é uma jovem simples que sonha em trabalhar no "The New Yorker". Recém formada, ela não quer ter que voltar a morar com seus pais mas sabe que está cedo demais parar ir morar com o seu namorado e abusar da hospitalidade da sua amiga Lily está fora que questão. Andrea sabe que a única saída para alcançar a sua tão sonhada independência é conseguir um emprego e começar a traçar o caminho até o tão sonhado emprego de repórter no The New Yorker. Ela começa então a distribuir currículos, até que uma oportunidade aparece em sua porta: A vaga de assistente de Miranda Priestly, a famosa editora de moda da revista Runway Magazine.

Andrea nunca se interessou por moda, e se quer tinha ouvido falar de Miranda até o dia da entrevista. Mas, uma coisa ela sabia: Aquele era o emprego dos sonhos de qualquer garota (ou pelo menos era isso que as pessoas falavam e ela tentava se convencer). Apesar de saber que a a Runaway nunca seria o seu lugar, ela aceita o emprego na esperança de que ele servirá como ponte para o seu principal objetivo. O que Andrea não esperava era que essa ponte seria um verdadeiro pesadelo.

Andrea descobre que o papel de assistente júnior de Miranda, é nada mais nada menos que o de escrava pessoal da mesma. Ela acaba virando refém de suas manias e rotina, a ponto de deixar de viver a própria vida para viver a vida da chefe. Andrea se vê então cada vez mais dentro de um mundo onde ela jamais imaginou estar, no meio da moda, com pessoas ricas, famosas e poderosas ao seu redor. E então ela começa a se questionar se vale a pena se anular e se estressar tanto por um emprego que não é o que ela deseja, nem que a faz feliz.

Para aquelas pessoas que assim como eu viram o filme (mais de uma vez) antes de ler o livro, a história toda parece maçante. Peguei o livro com a expectativa de rir horrores, me divertir como no filme mas, não foi bem assim. O livro pareceu para mim como um "Diário de Andrea", muito mais detalhista que no filme. Acompanhamos a rotina da protagonista como assistente de Miranda e, cara, é exigência atrás de exigência, chatice atrás de chatice. Miranda é uma mulher muito mais fria, mimada, exigente e dura no livro do que no filme. Fiquei com muita raiva dela. Como ela pode ser tão... Miranda Priestly? E quanto a Andrea, fiquei com um pouco de pena, mas também revoltada. Como alguém se sujeita a um trabalho daqueles? Fiquei indignada ao imaginar como ela aguentava tudo aquilo.

Deixando a rotina revoltante de assistente de lado, achei os personagens muito bem construídos e muito reais. Andrea é uma garota tão comum e a pressão que ela passa no trabalho é tão real, que cheguei a me identificar em algumas partes, ou até mesmo ver no dia a dia da Andrea, o dia a dia de algumas amigas. A amiga dela, Lily, é uma figura a parte, me diverti bastante com ela.

Quanto ao fim do livro, achei mais realista que o final do filme e cheguei até a me surpreender. Como todo chick-lit, a grande questão da mulher moderna abordada é o quão infelizes um trabalho pode nos fazer e nos faz pensar até onde vale a pena se estressar por causa disso.

Esse é um dos poucos casos em que eu prefiro o filme ao livro, talvez porque já esteja acostumada a ele. Mas ainda quero ler outras coisas da autora pois, apesar de ter me decepcionado um pouco com o livro, achei genial o modo irônico de Lauren e não tenho dúvidas que irei me divertir mais ao ler história dela que eu ainda não conheça.

Foi lançado recentemente a continuação do livro, Revenge Wears Prada, e está previsto para setembro o lançamento da versão brasileira pelo Grupo Editorial Record. Nem preciso dizer que já estou curiosíssima para saber o que será que aconteceu com Andrea depois de aguentar uma chefe tão má como a Miranda, né? No mínimo ela merecia uma chefe melhor... Vamos aguardar para ver!




Comentários
28 Comentários

28 comentários:

  1. Bom, eu não tenho muita curiosidade em ler não, acho que como já vi o filme, está suficiente... medo de "estragar" a história e tudo :S

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    não li o livro, mas confesso que não gostei tanto do filme.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, muita gente MESMO prefere o filme ao livro. No cinema a história ficou mais leve, dinâmica e ajudou bastante a humanizada que deram na Miranda. Ficou bem melhor. Eu quero ler a continuação quando chegar, mas está longe de ser a coisa que aguardo mais ansiosamente. Pra mim, é uma história bacana e ponto. Não chega a ser um dos meus livros de estimação.

    ResponderExcluir
  4. Eu não assisti ao filme e não li também, mas não tenho curiosidade com esta história.
    Mas gostei de saber que tem uma continuação pois muitos amaram e então vão ficar felizes, mas não é para mim,
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nunca consegui ver o filme inteiro e sempre quis ler esse livro. Mais pra ver as diferenças do que por gostar mesmo. É bom, só não achei muito a minha cara. Algum dia quero ler...e ver o filme todo né! Nem lembro mais como era :S

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti o filme e ele foi bem previsível! Me lembrou o filme uma secretária de futuro. Acho que era esse o nome do filme. Eu gosto de filme assim. Meio agua com açucar. Mas acho que o livro sempre oferece mais. Os roteiristas dão um jeito de acabar com bons livros , na minha opinião é claro.

    ResponderExcluir
  7. Huuum, dificil!
    Eu sou apaixonada por esse filme, e estava indo com muitas espectativas para ler o livro.. agora acho melhor da uma segurada! Eu imaginava que poderia ser chata por eu já saber a estória, igual jogos vorazes foi. mas pela sua resenha é muito mais do que de um livro fiel ao filme, eles sao diferentes mesmo!

    Eu continuo tendo vontade der ler, ja me falaram maravilhas dessa autora
    mas agora irei com menos expectativas para não me decepcionar rs

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  8. Eu vi apenas o filme e não senti vontade de ler o livro.
    Embora eu achei que seja bem interessante vê a história por esses dois lado. Mais no momento, ficarei apenas com o filme mesmo.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  9. Eu amei o filme e vou adorar ver a continuação em um livro !!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Carol! Estou ansiosa para ler O Diabo Veste Prada e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Já vi muita gente falando do livro e do filme!
    O filme eu já vi então lerei o livro!
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estava super animada para ler "O Diabo Veste Prada", mas agora perdi um pouco a vontade de ler, acho que não vou me envolver tanto como me envolvi com o filme. Mas vamos ver, vai que um dia eu de a louca e compre.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Eu vi esse filme umas mil vezes na sessão da tarde e nunca ligo de passar repetido. Eu adoro esse filme e só esses dias que eu fui descobrir que tinha o livro dele. Agora estou querendo comprar e ver como é a história no livro. Deve ser melhor que o filme, então estou animada para comprar.

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. eu gostei muito do filme, espero ler o livro um dia

    ResponderExcluir
  16. Eu só vi o filme e gostei muito. O que será que vem nesta continuação? Estou bem curiosa!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Caroool, que bom ler a sua opinião sobre o livro, pois eu já estava achando que eu tinha problemas, pois não gostei tanto assim do livro! Também achei que fosse rir horrores, mas isso não aconteceu! D: Foi frustrante. A única coisa que pude perceber foi que a Miranda é ainda mais "carrasca" no livro. Eu também prefiro o filme; achei que a história ficou muito melhor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Carol!
    Assim como você, já vi o filme mais de uma vez e adoro! Amo a Miranda. E ao saber que ela é pior no livro, fiquei mais animado. rs
    Sou louco para ler esse livro. Espero gostar. Entendi bem sua opinião e talvez sinta o mesmo que você, durante a leitura.
    Em suma, foi bom saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Sério? Eu gostei tanto do filme... o livro é tão oposto assim... Bom, vai passar por agora. Não é uma leitura que eu queira por agora. Mas, obrigada pela resenha Carol. :)

    ResponderExcluir
  20. Eu adoro o filme O diabo veste prada, até consigo imaginar que nesse caso o filme é melhor do que o livro.
    Realmente deve ter sido muito maçante ler as ordens que a Miranda dava e ver como a Andrea era tão submissa.
    Espero que a continuação seja melhor!

    ResponderExcluir
  21. Eu sou apaixonada pelo filme, já o assisti inúmeras vezes e nunca me canso, principalmente por causa da trilha sonora, contudo, o livro nunca me atraiu demais, e agora, com essa resenha eu não sei mesmo se deveria dar uma chance ao livro. Ah, eu adoro a Miranda do filme, ela e toda a sua elegância, arrogância, maldade e veneno, minha parte preferida é quando a Andrea passa pela transformação, e a Miranda fica com aquela cara de WTF?, e eu concordo com você, tendo como base o filme é lógico, a Andrea não ter feito nada diante das ordens da Miranda me deixava indignada, enfim, eu adoro o filme, então acho que a leitura desse livro eu passo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do filme
    mais ainda ñ tive a oportunidade de ler o livro, mais se o filme e bom então o livro deve ser perfeito *-*

    ResponderExcluir
  23. Sempre quis muito ler esse livro mas ainda não tive oportunidade... minhas amigas que leram disseram q é ótimo, o que só fez aumentar a minha curiosidade!
    Gostei bastante do filme e espero realmente que goste do livro tbm pq quero ler a continuação que vai lançar em setembro... vou esperar lançar alguma promoção no submarino pra comprar hahaha

    ResponderExcluir
  24. Já perdi as contas de quantas vezes assisti ao filme, adoro a trama e as atrizes que interpretam as personagens principais, já o livro não me chamou muita a atenção, acho que pelo fato de algumas resenhistas preferirem o filme ao livro, mas é bom saber que tem continuação, espero que aconteça também com o filme..

    ResponderExcluir
  25. o filme é muito bom!! me divirto muito assistindo toda vez!
    é uma pena e uma surpresa que o filme seja melhor que o livro :S
    beijos

    ResponderExcluir
  26. "O Diabo Veste Prada" é um dos meus filmes preferidos. Ainda não tive oportunidade de ler o filme, mas vontade não me falta. Posso dizer que já estou com ódio eterno de Miranda do livro. Ela consegue ser pior do que a do filme?!?!?! Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  27. Entao como eu disse no post anterior, eu nao curti muito o livro...
    Os personagens sao realemente bem construidos e tbm fiquei indignada com as atitudes da Andreia, deixando d viver a propria vida e se afastando d todos por causa do emprego "dos sonho"
    E a Miranda é uma pessoa horrivel msm!

    bjs
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  28. Este é um livro ao qual eu vejo o filme e quando eu descubro que existe um livro, o livro realmente não me interessa. Eu amei a atuação da Anne, destaque pra Mary (que fez a bruxa do mal Miranda) e tudo, mas eu acho, sinceramente, que ler o livro seria uma experiência terrível, tendo em vista que eu já sei a história toda ( pelo menos as coisas mais importantes). Então passo o livro.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.