Quem poderia ser a uma hora dessas? - Lemony Snicket


Já começo a resenha dizendo: não é necessário ter lido a série Desventuras em Série para se aventurar com Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas?, embora a leitura fique MUITO empolgante quando a gente reconhece alguns nomes e algumas referências aqui e ali. Recheado de suspense, mistério e o jeito todo Snicket de ser, o livro consegue superar qualquer expectativa.

Esse livro começa com o pequeno Lemony Snicket, narrador-personagem da série Desventuras em Série, sendo recrutado para uma missão por sua nova tutora, a S. Theodora Markson. Com 13 anos, Lemony acabou de terminar a escola de educação especial e teve que escolher uma tutora em uma lista de possibilidades, e foi Theodora a escolhida.
S. Theodora Markson, uma mulher extremamente chata (na minha opinião, claro) leva Snicket até o vilarejo Manchado-Pelo-Mar, tão estranho quanto o nome. O vilarejo foi conhecido, um dia, por sua produção de tinta retirada de polvos, e agora já não tem mais uma produção tão farta quanto antes.
Lá, eles visitam a casa da família Sallis, onde mora Murphy Sallis. Ela recruta a ajuda de Theodora e Lemony para solucionar o roubo da estatueta da Fera Ressoante, que segundo Murphy, tem um valor inestimável.

Quando Lemony e sua tutora bizarra (que mais atrapalha do que realmente ajuda) começam a investigar o crime, os fatos parecem não coincidir. Alguém na história toda está mentindo, e todas as evidências levam a crer que existem mais coisas por trás do roubo da estatueta da Fera Ressoante do que parece. O que está acontecendo de verdade no pequeno vilarejo de Manchado-Pelo-Mar?

Eu gostei demais deste livro, como sabia que iria acontecer. Devorei-o em pouco mais de um dia, porque a ansiedade e a afobação pela leitura de mais um livro de Lemony Snicket me consumiam, e o amor que tenho pela série Desventuras em Série é MUITO GRANDE. O problema da série é que ela não tem muitas explicações sobre os mistérios que a rondam, mas parece que Daniel Handler, o nome real por trás do pseudônimo de Lemony Snicket, está disposto a responder todas. A série Só Perguntas Erradas vai narrar, em uma série de quatro livros, um pouco do passado desse escritor e personagem tão enigmático, que entra e sai da série de maneira misteriosa. Absolutamente NADA poderia ter sido diferente nesse livro, e senti uma crescente animação ao chegar no fim e reconhecer nomes de personagens TÃO IMPORTANTES na série Desventuras em Série, o que me fez querer abraçar e beijar o livro (imaginem só essa cena. Ok.)

Não, mas eu com certeza tive vontade de beijar o livro!
O vilarejo Manchado-Pelo-Mar é muito esquisito, e não consegui me livrar da impressão de que mais coisas estão por trás do mistério central do livro além de claro, o mistério central. Ele dá uma impressão ruim porque justamente Lemony Snicket passa dias ruins nele, e acho que essa foi a única coisa que realmente me incomodou - mas é claro, só mostra como a obra de Daniel Handler é magistral: eu estava dentro do livro e não me sentia bem em um lugar que nem o protagonista se sentia bem. Além disso, todo aquele jeitão de escrita de Lemony Snicket em Desventuras em Série é desvendado neste livro, e entendemos quase todos os vícios que ele parece ter (como por exemplo o vício de explicar as palavras que usa em determinados contextos, palavra que aqui expressa o encadeamento das ideias de um escrito.) O livro também tem menções honrosas a Senhor dos Anéis (é claro que nós percebemos que era de SdA que você estava falando, Snicket ;) ).

Você não me engana, Snicket!
Todos os que quiserem se aventurar em Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas? são bem-vindos, mas quem curte um livro com aquele romance mais leve e despretensioso pode não curtir (eu estou passando uma ideia errada pra vocês sobre os meus gostos literários. EU GOSTO DE ROMANCE!! Só que ainda não tive a oportunidade de resenhar um hahahaha). A Cia das Letras fez um trabalho FANTÁSTICO na edição do livro, e ele é todo cheio de detalhes, com imagens de abertura de capítulo super nítidas e a parte de dentro da capa toda decorada. A capa, além de emborrachada, se manteve fiel ao original em inglês, e é MUITO LINDA, convenhamos.
Comentários
29 Comentários

29 comentários:

  1. Haha eu tenho vontade de ler Desventuras em Série, não sou muito dada ao gênero de aventura, mas essa é uma série que eu tenho vontade de ler. Fica estranho dizer que eu não entendi a referência de SdA? Eu já disse que não costumo ler aventuras? Acho que sou muito mais Romance. Talvez nem tanto. Não sei bem definir o que sou. Acho que preciso de uma leitura de aventura genuína... Renato me ajuda aí, dá uma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany! Deixei a resposta aqui embaixo, nos comentários msm!!

      Beijão

      Renato.

      Excluir
  2. Oie,
    acredita que ainda não li nenhum livro das desventuras? E não conhecia esse!! Que vergonha!! enfim, o livro parece ser bem legal, gosto bastante de aventuras, geralmente eles me prendem :D

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não sou uma pessoa que goste muito do gênero aventura,e para falar sério,nunca li nenhum livro da desventuras rsrs. Mas lendo a resenha desse,to vendo que preciso correr agora para o site de alguma livraria! rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu só consegui ler alguns livros da série Desventuras em Série, e eu adorei a narrativa do autor, ele faz você sentir como se estivesse sentado em sua frente, tomando chá e conversando com ele, ele consegue contar as histórias de forma natural, por vezes simples, mas ele sabe como criar um mistério. Quando esse livro foi lançado, ele me chamou muito a atenção, mas nenhuma resenha atiçou minha curiosidade, porém, a sua conseguiu fazê-lo com maestria. É tão bom quando você se sente ligado a história, torna tudo muito real, verossímil, quando o autor consegue criar uma conexão com a história e nossas emoções só mostra o quanto a pessoa é genial. Adorei a resenha, sem mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Proto,já quero. QUEEEEEEEEEEEEERO
    Amei a resenha

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  6. SE tem algo parecido com desventuras em série , tô dentro !!!!
    Amei a resenha e fiquei super afim do livro...
    Isso de mistérios me atrai que nem imã ...
    Beijos
    aninha*_*

    ResponderExcluir
  7. Dany!! Foi mal estar deixando o comentário aqui embaixo, o blog não tá permitindo resposta! hahahaha

    Mas É CLARO que eu ajudo e dou dicas! Aventuras tem de monte que são divertidas e gostosas demais! A própria série Desventuras em Série é demais, mas além disso tem As Crônicas de Nárnia, Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Percy Jackson, A Pirâmide Vermelha, Coração de Tinta... tem alguns livros de aventura puramente, sem fantasia, como a série 39 Clues (que começa com um livro do Rick Riordan chamado "O Labirinto dos Ossos", que por sinal é BOM DEMAIS, eu já li!), tem também uma série bem divertida e um pouco medieval chamada Deltora Quest, da editora Fundamento, que tem livros fininhos mas é genial. Sherlock Holmes, que une um pouco o lado suspense/mistério com a aventura, é bom também (tem uma série nova chamada O Jovem Sherlock Holmes, da Intrínseca, super recente, que também é MUITO boa!). Li um livro de aventura há um tempo chamado A Garota da Sexta Lua, que também é bem gostosinho, e tem também Artemis Fowl, que é a história de um garoto prodígio do crime que encontra um mundo meio submerso. É bem legal também, gostei BASTANTE de Artemis Fowl!

    São só sugestões de início, mas a partir daí você pode seguir sozinha! hahahaha Comece por onde quiser, leia só aquilo que tiver vontade.

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  8. Que lindinho!
    Fiquei com vontade de ler!

    Estamos com uma super promoção do Dia dos namorados!
    Participe!
    Beijos
    Rizia -Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Cara, como que você faz uma resenha dessas?
    Estou órfã de DeS há alguns meses, e é impossível não querer mais da história. Já li até a Autobiografia Não Autorizada do Snicket.
    Daí comprei QPSAUHD, só que tenho A Seleção e A Elite na frente!!! ;-;

    Sofrerei até a leitura. Espero que se sinta culpado.
    Beijos,
    Miriam - Booker Queen!

    ResponderExcluir
  10. Super fofo esse livro! Adorei tudo nele, parece ser muito bom. Uma leitura gostosa de rápida, boa pra quem gosta do gênero (eeeeeu!).
    Queria conferir.

    ResponderExcluir
  11. Olá renato!
    Bom para falar a verdade não li nada desta serie,então me senti um pouco perdida(hahahahaha).Mesmo vocês dizendo que não precisava ler os outros para ler este.
    Olha eu adoro um bom livro de misterio.Mas este eu não consegui(realmente) sentir aquela conexão que sentimos ao ler uma resenha.
    Não sei porque não senti isso,porque ate gostei da resenha e o enredo deste livro.Bom não digo que não lerei,quem sabe mais tarde.

    A resenha esta maravilhosa!

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li Desventuras de série e, por enquanto, não tenho vontade. Não sou tão fã do gênero aventura, então não me interessei muito por Quem Poderia Ser A Uma Hora Dessas?, mas quem sabe futuramente eu mude de ideia...
    Gostei bastante da capa. Achei-a bastante artística, estilo HQs.

    ResponderExcluir
  13. Oie Renato =)
    Caracas, que deu vontade de ter esse livro aqui e está lendo AGORA!! Tá sou do lado do romances, mas também gosto de livros de suspense, ou tão surpreendente como esse, nossa a capa me faz lembrar histórias em quadrinhos e amo, rsrs, seria legal se tivesse desenhos nas páginas, hsuahsuahs, já querendo quadrinho mesmo, espero ler logo.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho os livros da série Desventuras em Série, mas não li ainda. O meu grande erro foi ter assistido a adaptação cinematográfica primeiro, acabei não curtindo e desanimei. Mesmo assim vou ler. dizem que a escrita sarcástica do Lemony é uma atração melhor até do que a história em si.

    ResponderExcluir
  15. Adoro livros com detalhes e tudo mais.
    Ultimamente as editoras tem caprichado ne?! rs
    Mas vou deixar esse de fora da minha lista, não sou muuiiiito fã de aventuras e cia rs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  16. Não entendi, Lemony Snicket é o verdadeiro nome do Daniel Hadler ne? Mas ele também é o autor do livro e personagem?????? Meio confuso isso rs
    O livro é bem diferente do que pensei, pensei qe seria algo infantil, tanto que não quis o livro, agora lendo quero!
    Eu gosto bastante de livro de misterio, esse parece meio scooby-doo rs
    Não sei se lerei, mas se a oportunidade surgir...
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greicielly!! Daniel Handler é o nome do autor de toda a série, mas ele utiliza o pseudônimo Lemony Snicket. Lemony é um dos personagens do livro. :D Melhor agora??

      O Daniel Handler escreveu tb outtos livroa, como Por Isso A Gente Acabou!

      Um beijo

      Excluir
  17. nunca tinha ouvido falar desse livro, mas aí quando ouvi, não parou mais huHUASUHASUHA
    o livro parece er bem diferente de tudo que li... estou bem curiosa
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li os livros da série Desventuras em Série, mas já li algunhas resenhas sobre eles e fiquei muito curiosa pela história, adoro aventuras. Voltando para resenha, não gostei muito da capa do livro, mas depois de ler a sua resenha fiquei empolgada para começar a leitura.

    ResponderExcluir
  19. Não li os livros da série Desventuras em Série,e acho que estou perdendo e muito.
    Adorei sua resenha,sem contar que eu amei essa capa,cheia de detalhes.
    Vi resenhas muito positivas a respeito do livro,o que me fez querer ler o livro.

    ResponderExcluir
  20. Eu só li o 1º volume da série "Desventuras em Série" e me interessei na época, mas nunca fui atrás da continuação.

    "Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas?" me chamou e não me chamou a atenção (confuso?). Em alguns momentos estou super interessada e louca para comprar, em outros, não consigo gostar dele, e ainda li em alguns lugares que a tradução não ficou totalmente fiel a versão em inglês.

    Provavelmente eu não vou ler esse livre, pois demoro muito para comprar um livro e quando surgir a oportunidade eu acredito que já vou ter perdido a curiosidade. Mas parece uma boa opção para quem é fã do autor.

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler nada do autor, mas vontade não me falta.
    O que posso dizer é que adoro histórias com muitos mistérios e com essa atmosfera estranha.
    Super curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  22. Morro de vontade de ler Desventuras em serie mas nunca compro, sempre vem outro para casa, e este livro não tinha chamado minha atenção, mas agora começo a ver com outros olhos rs.
    Acho legal quando conseguimos nos sentir ligados aos personagens, as historias, parece ser um livro gostoso de ler,
    beijos.

    ResponderExcluir
  23. Eu estou no sétimo volume de Desventuras em Série. E eu simplesmente me viciei na série! O autor é muito, muito bom no que faz. Você consegue rir e ao mesmo tempo sofrer com os irmãos Baudelaire. Quero muito ler Quem Pode Ser a Uma Hora Dessas, pois virei fã da escrita do autor!
    HAHAHA, amei os gifs e seus comentários! :B

    ResponderExcluir
  24. Ainda ñ li nenhum livro desse autor
    mais pelos comentários parece bom *-*

    ResponderExcluir
  25. Sou louca por esse tipo de livro, adoro mistérios!! Não li a coleção toda de Desventuras em Série, mas pretendo em breve!

    ResponderExcluir
  26. Oiie
    Achei a capa do livro legal... nao me chamou a atençao, mas vc falou q é bonita, entao eu acredito.. hehe
    Eu amo romances, entao nao sei se esse livro vai me agradar totalmente.. por mais interessante q possa parecer e sua resenha falou tao bem q de repente dou um credito.. rs

    bjinhos

    ResponderExcluir
  27. Caramba eu terminei a série Desventuras em Série realmente frustrada, afinal poucas perguntas foram de fato respondidas, mas saber que talvez essa série me ajude a entender certos pontos é um bom começo. Na verdade só de saber que temos nomes conhecidos e a orgaanização q eu já conheço eu fico excitada. Kkkk' , sem contar que eu quero saber porque ele escreve desse jeito e conhecer o tal vilarejo. Já tava com saldade da escrita do Lemony. *Gabiansiosa*

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.