Simplesmente Ana - Marina Carvalho


Preparem as pedras para jogar na minha pessoa ao final do post porque já adianto: Acho que eu sou a única pessoa no mundo que não gostou desse livro.

Ana Carina é uma estudante de direito que vive uma vida comum em Belo Horizonte até que um dia recebe uma inbox no facebook que muda a sua vida. Seu pai, até então desconhecido, aparece e quer assumir a sua responsabilidade e o papel de pai depois de descobrir a existência da filha. Nada mais justo, depois de 20 anos, não é mesmo? O que Ana não esperava é que seu pai seria nada mais nada menos que o rei de Krósvia. Ele pede então que ela vá com ele para seu país, para que ele como rei possa reconhecê-la como filha e herdeira do trono. Ela, apesar de ter um certo receito de deixar a sua vida, família e amigos aqui no Brasil, acaba aceitando o convite do pai e parte com ele para a Europa.

Ao chegar em Krósvia ela fica encantada com a beleza do país e do palácio que seria sua morada nos próximos meses. Seu pai logo se encarrega de deixar Irina, sua fiel assistente, à disposição de Ana para que ela possa conhecer melhor o país antes do grande anúncio sobre a existência da nova princesa da Krósvia. Porém, logo Irina é substituída na função de guia turístico de Ana por Alex, filho da falecia esposa do pai de Ana. A garota percebe então que apesar de Alex ser dono de uma beleza estonteante, ele não tinha ido com a cara dela e, ela, por sua vez, também não tinha gostado do jeito frio e grosso como ela a tratara. Mas, conforme os passeios dos dois vão se tornando mais frequentes, eles vão se conhecendo melhor e Ana logo percebe que Alex não é tão má pessoa como ela imaginava. E pouco a pouco ela vai percebendo que Krósvia e a ideia de ser princesa podem não ser tão ruins assim.

Já deu para perceber o quão clichê é essa história?  Pois bem... Ao pegar o livro na minha estante para lê-lo eu já esperava por isso. Mas imaginei, pela sinopse, que por mais que soasse como um novo "O diário da princesa", seria uma história mais adulta, e esperava que alguma coisa nesse livro iria me surpreender. Mas, infelizmente, as únicas surpresas que eu tive não foram boas.

O livro todo é narrado por Ana  de uma forma bem informal, com um tom de bate papo entre amigas. Isso poderia ser um ponto muitíssimo a favor do livro se essa informalidade não fosse levada tão a sério a ponto de alguns diálogos serem narrados como:
Fulana: Blá blá blá blá.
Eu: Blé blé blé blé
Fulana: Mi mi mi mi.
Isso me incomodou demais. Não desceu. Como um livro poderia ter diálogos narrados de forma normal e outros assim, se o narrador é o mesmo todo o tempo? Juro que não entendi isso.
Os personagens, por sua vez, são um pouco confusos. Não dava pra entender muitas vezes o que Ana queria, se ela ser princesa ou voltar para sua vida no Brasil, se ela gostava de Alex ou odiava ele. Parecia uma adolescente, não uma mulher de 20 anos.

Isso sem contar os clichês que vão surgindo um atrás do outro sem parar. E olha que eu sou uma pessoa que AMA histórias clichês. Mas acho que tudo tem um limite e tem que ser bem escrito, de modo coerente, fazendo com que o leitor acredite na história que ele está lendo por mais clichê que seja. Tudo aconteceu de forma tão óbvia e com um destino fazendo tudo acontecer tão magicamente certo, que ficou forçado. E piorava quando a autora em alguns pontos parecia justificar os acontecimentos, para tentar fazer o leitor acreditar que sim, é possível tudo isso acontecer tão perfeitamente assim. Mas não. Não consegui acreditar nisso.

Toda essa informalidade, mais os clichês e o modo como algumas coisas corriqueiras na nossa vida, como o facebook e o falecido MSN, são introduzidas na histórias, muitas vezes me fizeram pensar que eu estava lendo uma fanfic. E até aceitava tudo. Mas quando eu lembrava que era um livro, publicado por uma editora que não é qualquer editora, eu ficava sem palavras. Gente... Dava pra história ter tido um desenvolvimento melhor, sem dúvidas.

É realmente um conto de fadas. Não tem definição melhor para esse livro do que essa. Se eu tivesse levado a frase da capa a sério, não teria me decepcionado tanto. Meu erro foi acreditar que encontraria um "O diário da princesa" mais adulto, quando na verdade estava a frente de mais uma história nível Disney.



Comentários
31 Comentários

31 comentários:

  1. todo mundo fala que parece um monte com diario da princesa, HAHAH mas também né! só a ideia do livro e tal já dá pra imaginar!
    é uma pena que você não tenha gostado, pois é nacional e tal haha
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Carol! Estou ansiosa para ler Simplesmente Ana e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Ja li resenhas boas e ruins sobre Simplesmente Ana, o que só me deixou com mais vontade de ler o livro pra ter minha própria opinião... Mesmo sendo clichê acho que a probabilidade de gostar desse livro é muito maior do que a de não gostar :D

    ResponderExcluir
  4. Céus!
    Primeira resenha negativa que leio desse livro e juro que estava empolgada, mas isso foi bom porque assim eu seguro minhas expectativas na hora de ler e talvez... talvez até me surpreenda.

    bjs,
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  5. Você é a primeira pessoa que eu vejo que não gostou de Simplesmente Ana, Ceile!
    Eu amei o livro justamente pela informalidade que você não gostou...kkkk Achei que deu um ar beeeeem mais jovem para a história, apesar dela já ser bem juvenil.
    Concordo que não tem definição melhor do que "Um verdadeiro conto de fadas" e acho que se você tivesse se apegado mais na frase da capa, teria gostado um pouco mais... Mas quem sabe fica para a próxima, não é? Ou você ficou tão decepcionada ao ponto de não dar outra chance para a autora? D:

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
  6. OMG!!! Como assim isso é uma fanfic publicada??? Meu Deus é a primeira crítica negativa que leio sobre esse livro e eu realmente adorei toda a sua resenha. Acho que eu gostei por justamente você mostrar pontos seus e diferentes de tudo que tenho lido. E o que mais me chamou a atenção foi o fato de você mencionar que apesar da mesma pessoa narrar a história o tempo todo, é como se ela não soubesse fazer a própria narração. Ridículo!!! Não sabia que a autora cometeu um erro tão grotesco. E mais, essa Ana tem mesmo 20 anos? Porque, pelo o que você narrou, ela parece ter uns 13. Isso me ocorreu quando tentei ler Anna e o Beijo Francês. Todo mundo dizendo coisas lindas e eu só vi uma menina mimada que detestava estar na França porque queria os amigos de volta e, então, quando se encantou pelo Ethiene - acho que escrevi errado mas ok - ela fica fazendo doce e se lamentando por ele ter namorada e ele que não toma decisão e fica fazendo doce também... ou seja, um saco porque não acontece nada.

    ResponderExcluir
  7. Você não foi a única, minha resenha aponta ainda mais decepções, o que gostei foi o cenário, achei a Krosvia bem legal, mas isso não faz a história. Ana é chata demais, e piora quando tenta ser legal, ela força a situação, quando ela falava da Laika eu tinha vontade de bater, quanta infantilidade, fora outras atitudes dela. Também amo clichês, mas aqueles bem construídos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Bom, ainda assim estou louca pra ler. Não acho que parecer com "O Diário da Princesa" seja necessariamente um ponto ruim, depende de como é explorado e onde estão as diferenças. Confesso que estou surpresa, já que essa é a primeira resenha negativa que leio sobre o livro. Espero ler em breve e ter uma experiência mais legal com a leitura. Achei a capa linda e a editora investiu mesmo na Marina Carvalho. Vai ser uma pena se o livro me decepcionar.

    ResponderExcluir
  9. Clichê ou não eu amei! A história é diferente dos nacionais que vejo, ao menos os que saem nessa editora. Achei legal essa iniciativa de publicar o livro. É uma história fofa pelo que vi, uma trama gostosa de ler.

    ResponderExcluir
  10. Resenhas negativas sempre chamam minha atenção HAHAHAHAHA Às vezes sou do contra e acabo gostando de um livro que ninguém gostou, mas é mais fácil eu odiar um que todos gostem. Confesso que nem gostei de Diário de Uma Princesa, porque achei infantil demais, se esse segue a mesma linha, mas tendo uma protagonista de 20 anos, realmente não dá para engolir. De qualquer forma lerei xD

    Beijos,
    whosthanny.com

    ResponderExcluir
  11. Eu to super afim de ler esse livro. Desde que lançou Simplesmente Ana eu estou com vontade de ler. Achei a capa linda e nem sabia que a autora era brasileira e isso não importa muito.
    Gostei também do tema da história e acho que vou gostar do livro. Já vi muitas resenhas positivas do livro e essa é a primeira resenha negativa que eu vejo. Pretendo ler em breve, vamos ver o que eu vou achar. hihi :)

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não é MESMO meu tipo de livro. A capa é linda, mas não me interesso por YA ruim. Não que não leia de vez em quando, mas só de ler sua resenha já me deu até um faniquito kkkkkkkk Clichê mesmo, com diálogos sem noção e perda de tempo total. Livro para menininhas.

    ResponderExcluir
  13. cara eu sou e não sou curiosa para ler esse livro. tenho mt medo de nao curtir sabe

    ResponderExcluir
  14. Oi Celie, eu gostei do eu ponto de vista, apesar de ainda não ter lido esse livro, porém eu sempre martelo nessa tecla a narrativa do livro é tudo para uma boa história e boa leitura, e dependendo do enredo do livro o autor se perde e não consegue transferir a narrativa correta!
    Fiquei curiosa para ler, mas não vou com muita sede ao pote!
    Bjs e boa semana!
    Dani Casquet livrosajaneladaimagiancao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro clichês, aquele sentimento que você tem quando sabe o que vai acontecer e por mais óbvio que seja você fica feliz com o que acontece, entretanto, apesar de ler tantas resenhas positivas sobre o livro, a sua me abalou um pouco, eu fico incomodada com diálogos daquela forma, é estranho, nem parece que você está lendo um livro. Bem, você soube como mostrar perfeitamente os lados negativos do livro, acho que um dia eu darei uma chance ao livro, mas ficarei atenta as suas colocações, porém, uma coisa que não podemos negar é que essa capa ficou maravilhosa rs'
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol!
    Bom..eu não vou jogar pedras. Pelo contrário. Vou elogiar sua sinceridade.
    Eu não sou muito de romances, menos ainda de histórias clichês então não tinha me interessado pelo livro de qualquer forma, mas assim como você também imaginei que seria uma espécie de Diário da Princesa mais adulto. Pena que foi uma decepção para você.
    Acho que a pior coisa em um livro é quando ele não convence,como parece ter sido o caso. É ficção, é. Pode até ser fantasia, mas dentro do que pode ser acreditável, não é mesmo? E esses diálogos, realmente...não teriam descido para mim também.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Estou looouca pra ler este livro!! ótima resenha, beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá Carol!
    Olha eu acabei comprando este livro de tanto que muitos falavam,que ele era "bom" , "Espetacular" etc...
    Como leitora procuro muito saber mais sobre o livro antes de decidir lê-lo.E muitas vezes eu vou naquele livro que mais difamam(hahahahahaha),só para ver se a pessoa esta certa ou não em sua teoria.
    Olha eu esperava muito que este livro fosse algo mais como você falou:"Um conto de fadas" mais adulto,e não tão puxado para adolescentes.O diário de uma princesa foi um livro que li e não gostei nem um pouquinho.E agora você falando que ele é mais algo como a disney tem costume de fazer(arghhh!!!!).Sei lá,agora não sei se o leio,ou deixo para mais adiante.Sim eu vou ler ele,mas estou na duvida se leio agora ou depois,bem depois(hahahahahaha).
    A resenha esta bem explicativa,adorei seus ressaltes sobre sua leitura.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  19. É a primeira resenha desse livro que leio. Eu também até que gosto de histórias clichês, mas desde que sejam muito bem desenvolvidos. Pelo que entendi, esse não foi o caso com esse livro. Fiquei até surpreso agora com isso, pois não imaginava que a Novo Conceito iria publicar um livro assim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Ah , mesmo lendo sua resenha ainda estou super curiosa quanto ao livro , quero dar uma chance , para tirar minhas próprias conclusões ;)

    ResponderExcluir
  21. Pela sinopse eu logo vi um "O Diário da Princesa" com a cor nacional... nem tanto. Eu não costumo gostar muito de narração informal não, eu sei lá, as vezes parece muito forçado. Nada de atirar pedras Carol, está de parabéns pela sinceridade, talvez eu confira o livro um dia.

    ResponderExcluir
  22. Poxa, depois de ler essa resenha fiquei com nenhuma vontade de ler esse livro (que já não era muito grande). Já tinha visto em outras resenhas que a trama era muito clichê e a protagonista, um pouco superficial e até um pouco infantil.
    Acho que só a capa se salva.

    ResponderExcluir
  23. Oiie
    Eu quero muito ler esse livro
    e msm com sua resenha negativa em relação a ele, eu ainda quero ler e ver o q acho...
    Nao tinha feito nenhuma ligaçao com o livro diario da princesa, pra falar a verdade nao sei muito o q esperar do livro, agora nao sei msm..rs

    mas a capa é linda, né... rs

    bjinhos

    ResponderExcluir
  24. Boa a forma de começar a resenha, afinal o que uma pessoa mais quer quando cria um blog é ser apedrejada. Kkk', brincadeiras a parte, sim vc foi a única que não gostou. Eu tbm amo clichês, mas quando eles são bem usados é claro. Na verdade eu acho que ele é bem parecido com O Diário da Princesa, nem mesmo uma 'adaptação' moderna, apenas idêntico, então acho q não vou sofrer o mesmo problema q vc. De qualquer modo aqui estou eu firme e forte querendo ler, mesmo depois de sua resenha.

    ResponderExcluir
  25. M e d o '-'
    Eu já não tinha achado essa história lá essas coisas, ai vem essa resenha e já coloca uma cereja na minha opinião rs
    Pode ter clichê, eu tbm amo, mas esses pontos que vc levantou sao negativos demais. Simplesmente Ana sai agora da lista de futuras leituras. Adorei a resenha.
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Que pena que o livro é muito Disney eu também esperava mais, mas depois da resenha..ja muitos falarem super bem e tem uns poucos que falam que ficou muito amador e infantil..então vou ler mas não esperando grande coisa, beijos.

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser "fraco"realmente! O que chama atenção, é por Ana ser brasileira... confesso que não me envolvi com a estória... acho que vou deixar passar esse....Bjos!

    ResponderExcluir
  28. pouxa primeira resenha negativa que eu vejo kkkkkk
    mais td bem, mesmo assim ansiosa pra lê ele *-*
    bjss

    ResponderExcluir
  29. é a primeira resenha negativa que eu vejo desse livro. e isso so me deixa com mais vontade de ler! Por ser brasileiro e tudo mais, vou continuar dando uma chance pra ele. mas estou indo com as espectativas la em baixo agora rs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  30. Não entendi a parte que você diz que os diálogo são diferentes.. "mi mi mi" de um e "bla bla bla" de outro _o_ Juro que não entendi, até cheguei a pegar o livro para verificar o que tu achou de confuso, mas enfim....
    Achei o livro muito bom sabe?
    Obviamente é bem clichê, apesar de não ter ligo Diário de Princesa, assisti o filme e bem.. realmente semelhanças mil.

    Outra coisa que não concordo com você é "Dava pra história ter tido um desenvolvimento melhor, sem dúvidas." - ele teve sim um bom desenvolvimento. Começo, meio e fim normais para um livro.
    Pena que você não tenha gostado dele. Um livro bem bonitinho e divertido para ler.

    ResponderExcluir
  31. Livro realmente delicioso de ser ler, daqueles de vc não conseguir largar enquanto não termina. E essa tal de Krósvia, hein? Que vontade de ir lá e assistir o show do Bon Jovi junto com a Ana. Romance leve, gostoso, que dá vontade de estar no lugar da protagonista.

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    adriana medeiros

    minhavelhaestante1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.