Um certo verão - David Baldacci



Jack tem uma doença terminal e sabe que seus dias estão chegando ao fim. Sua meta agora é conseguir chegar até o Natal e passar esse último feriado com a sua mulher e seus 3 filhos antes de partir. Lizzie é uma esposa muito dedicada, se vira como pode para cuidar de Jack, dos filhos e da sua casa. Quando chega então a noite de Natal, Jack fica satisfeito ao ver que conseguiu cumprir seu último objetivo, mas Lizzie fica preocupada quando percebe que por causa da correria do dia a dia esqueceu de comprar os remédios do marido. Mesmo com ele pedindo para ela ficar, alertando-a dos perigos de se dirigir a noite, com a neve que está caindo lá fora, ela sai para ir até a farmácia. Jack mal podia imaginar que aquela seria a última vez que ele veria sua esposa. No caminho para a farmácia Lizzie sofre um acidente fatal, deixando seu marido e filhos sozinhos.

Após a morte de Lizzie, Jack fica completamente sem rumo. Ele sabe que pode morrer a qualquer momento mas que apesar disso seus filhos agora precisam dele mais que nunca. Sua sogra, preocupada com o bem estar dos netos, convence Jack a ir para um asilo, onde ele poderia ser cuidado até que sua hora chegasse, enquanto seus filhos ficariam com os tios e com ela. Jack fica um pouco relutante com a ideia de se separar dos filhos, e de eles crescerem separados um dos outros, mas a sogra acaba convencendo ele de que isso é o melhor para a família, pois sabe que Jack tem pouco tempo de vida. Assim, Jack vai para o asilo e cada filho vai morar com um parente.
A vida muitas vezes era injusta, insana, dolorosa. No entanto, Jack tinha consciência de que era um milagre ainda tê-la.
No dia seguinte da despedida dos filhos, Jack começa então a se sentir diferente. Aos poucos, ele vai recuperando sua força, e milagrosamente sua saúde. Os dias vão passando e ele vai voltando a respirar sozinho, andar, e sua doença, que era fatal e incurável, desaparece. Assim que se recupera, ele parte então para buscar os filhos e retomar com eles a sua vida. Após ter os três filhos de volta, ele decide então realizar o último desejo de Lizzie: Passar o verão com os filhos na casa de praia em que ela cresceu, e que há muito tempo está abandonada. Assim, eles partem para Carolina do Sul e Jack espera nessa viagem reconstruir sua família e recuperar o amor de seus filhos.

Para quem gosta de drama familiar, este livro é um prato cheio. Apesar de não ser uma história surpreendente, é incrível ver o modo como Jack luta para recuperar a sua família. Por mais que eles estejam juntos agora, ele passou os últimos meses lutando contra a doença e isso acabou o afastando dos filhos, principalmente de sua filha mais velha, Mikki. Agora, enquanto reconstrói a casa em que sua mulher cresceu, ele vai aos poucos descobrindo também como reconstruir sua família, como se reaproximar dos filhos.

Os capítulos curtos fazem com que a leitura seja rápida. Como eu já disse, não é uma história muito surpreendente. E muitas vezes acaba sendo clichê demais. Mas ainda assim, é emocionante.
Comentários
25 Comentários

25 comentários:

  1. Já li resenhas que falavam mal desse livro, mas sempre tive curiosidade de lê-lo.. gostei de sua resenha, e sabe que aumentou minha vontade?! Gosto de histórias assim, de lutam recuperação, força de vontade.. e amo cenários com praia *-* Acho o máximo hehe, quero ler Um certo verão agora Ceile huahaua

    Um beijão
    Bianca - www.estantedabia.com

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto muito drama familiar.
    Não gostei muito do livro, mas pra quem gosta do tema vai gostar muito do livro!!

    ResponderExcluir
  3. Me pareceu uma ótima história
    estou lendo jardim de inverno
    e estou gostando muito
    vi uma certa semelhança entre eles...

    Beijos *_* Ana

    ResponderExcluir
  4. Quando lançaram o livro a editora estava comparando os livros do Nicholas Sparks e isso me animou para ler o livro. Alguns dizem que é no mesmo estilo e outros dizem que não, não tem nada a ver. Então eu quero ler para ver no que dá. rs Eu gosto desse tipo de leitura então eu acho que vou gostar do livro. Estou bem curiosa para ler.

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cei... digo, Carol!

    Eu li esse livro e... não gostei. O começo é bem instigante e emocionante, mas depois que o autor elimina a mulher do jogo de uma forma tão repentina, a história perdeu a graça para mim. Tentei ler aceitando que aquela é a história que o autor queria contar e tinha que apreciá-la do jeito que veio, mas não rolou. É clichê sim e depois da cena que citei, nada é surpreendente.

    Não curti muito o recurso de cenas curtas. Achei pobreza da parte do autor, não é um livro de crônicas para escrever textos daquele jeito. Achei as cenas bem aleatórias e do meio para o final bem forçado.

    A capa é bem bonita pelo menos rs.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oiie
    Ainda nao li esse livro..
    Acho a capa dele muito bonita..
    por mais q eu adore romances e um cado d dramas as vezes, esse livro nao me despertou vontad d ler...
    olhando a capa eu tinha pensado q se tratava d uma coisa , mas na verdade vejo pela resenha q é outra...

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu achei esse livro lindo!
    Cliche demais como voce disse, antes do meio do livro voce ja consegue dizer como ele vai terminar, mas mesmo assim é bem emocionante.
    A unica parte que me surpreendeu foi a atitude da Bonnie com relaçao as crianças.. eu esperava mais dessa reviravolta, mas no final nao deu em nada =/

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  8. Esse é um tipo de livro que geralmente emociona, tua resenha me fez de um filme que vi. Sério procurei pra ver se lembrava do nome , mas não achei. Quero esse livro na minha resenha.
    Adorei. Beijocas :)

    ResponderExcluir
  9. Drama familiar não é meu gênero preferido. Aliás, é muito raro ler algo nesse estilo. Mas a história me parece ser bem emocionante. Como não curto muito, esse eu passo.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Olá Carol!
    Bom eu gosto muito de livros desse genero,pois com eles podemos levar algo para nossa vida,um tipo de aprendizado!
    Drama é algo que me convence muito quando acho um livro,e sempre,choro(hahahahaha)pois gosto das emoções sentidas ao lê-los.E depois de sua resenha,me pego na necessidade de lê-lo.Porem tenho uma lista enorme(hahahahaha).Ainda não tenho este livro mas assim que eu estiver mais folgada nas leituras.Com certeza vou comprar ele e me deliciar.

    Parabéns pela resenha !

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  11. Não sei... não faz muito meu estilo de leitura. Sabe eu achei que exageraram um pouco no plot, Ave Maria quanta tragédia! Gosto de dramas mas não assim. Talvez um dia eu leia, mas tenho outras prioridades agora. No fim das contas é bom desafiar a zona de conforto.

    ResponderExcluir
  12. Essa sinopse me lembrou muito os livros do Nicholas Sparks, com muito drama e lágrimas. Ainda não li nada do autor, então talvez comece com esse livro.
    No momento, ando lendo bastante distopias, fantasia e ficção, então a leitura desse livro vai ficar para depois rs
    Gostei bastante da capa, gostei do clima de praia, sol e verão =)

    ResponderExcluir
  13. Eu. Quero. Ler. !!!!!!!!!!!!!!!!!
    Doida pra ler esse livro e não deu ainda, maldade...a história parece ser triste e bonita, gosto de histórias assim. A sinopse dele chamou atenção de cara e as resenhas só amentam a curiosidade. Mais uma fazendo isso!

    ResponderExcluir
  14. oO"
    Como é? Foi isso mesmo que li?? oO"
    Jack está com uma doença terminal, mas quem morre primeiro é a esposa Lizzie em um acidente de carro??! Poxaaaaaa vida, ima sim!gino que a leitura seja intensa! quero ler e sentir emocionada com esse livro, tenho certeza que ficarei.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  15. Não sei se vou ler e a culpa é das estrelas. Fiquei numa ressaca literária tão grande após o livro do John Green, que prefiro não me aproximar de livros com uma carga dramática muito profunda por um tempo. Pelo menos ele vive, né? Só faltava ser um diário antes da morte pra virar uma tragédia total. Apesar disso, sou gamada em histórias com os pais lutando pelos filhos. Devem ter alguns momentos bonitos nesse livro.

    ResponderExcluir
  16. Acho a capa muito bonita, a história muito interessante, já li resenhas sobre ele e ouvi falar muito mal também, mas mesmo assim sinto uma vontade louca de ler e ver se realmente o livro é ruim (creio que não). Louca para ler, adoro drama!

    ResponderExcluir
  17. Não imaginava que esse livro tratava de um drama tão profundo, quando vi a capa imaginei uma história totalmente diferente..
    Consertesa não conseguiria ler o livro com esse tipo de tema.

    ResponderExcluir
  18. Esse livro tem cara de me fazer chorar,dramas sempre fazem isso comigo.
    Ainda mais quando se envolve doença e ainda mais família.
    Está meio complicado eu ler livros assim no momento,estou em outra vibe.
    Mesmo assim sua resenha ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro não faz meu estilo e não ativou minha curiosidade.

    Pela sua resenha, ele parece ser o típico livro cheio de emoções, feitos para nos fazer chorar. Não sou fã de historias com drama familiar, e não sei, às vezes, na resenha, eu tive a sensação de que certos desse momentos emotivos são meio forçados.

    ResponderExcluir
  20. Não sei se leria o livro, primeiro por não andar querendo ler nada triste, preciso de livros mais alegres rs.
    E ouvi muitas pessoas falando que o livro é chato, uma pena.
    Você também comenta que o livro é um clixe..então acho que este eu passo, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Carol!
    Gosto bastante do gênero! Pelo que entendi da resenha, o livro é previsível, mas o que dá o diferencial à história é como o personagem lida com a situação.
    Acho essa capa muito bonita! :)

    ResponderExcluir
  22. Gosto desse gênero
    pra mim tem aquela cara dos livros de Nicholas
    que faz a gente se emociona, gosto de livros assim !!

    ResponderExcluir
  23. Não sei se vou gostar muito pq tem cara de ser muito água com açúcar, sem contar que eu n entendi muito bem como ele se recuperou sendo q ja estava quase morrendo antes...acho q esse eu não leria nn

    ResponderExcluir
  24. que capa maravilhosamente linda!!
    apesar de não gostar muito desse tipo de leitura
    parece ser bem interessante essa história um pouco agua com açucar haha
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Hã, eu não gosto de dramas familiares e esse livro não faz muito a minha praia. Eu ganhei em uma promoção, e como eu ganhei vou ler é claro. Eu não tenho problemas com clichê, na verdade até gosto, mas os clichês EXTREMAMENTE clichês são realmente um problema pra mim.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.