Bruxos e Bruxas - James Patterson e Gabrielle Charbonnet


Eu estava MUITO empolgado pra esse livro, sério! Tudo o que tinha lido sobre ele até começá-lo era extremamente positivo e tudo me encantava. Estava esperando uma nova distopia de tirar o fôlego... mas sabe quando não rola? Então. Não rolou.

Whit e Wisty  Allgood são dois irmãos, o mais velho com dezoito anos e a mais nova com quinze. Eles vivem num mundo perfeitamente normal, muito bem, obrigado, e a vida está tranquila. Whit é um dos atletas mais populares da escola, Wisty está se saindo bem também, tudo está bom.

Entretanto, a população elege um novo governo, e sofre algumas consequências. A Nova Ordem toma conta de tudo, controla a massa e tem um poder absoluto, O Único Que É O Único, que é o governante. A casa dos Allgod é invadida por policiais da Nova Ordem e Whit e Wisty são acusados de bruxaria. Os dois são tratados como prisioneiros de alta periculosidade e, separados de seus pais, são levados para uma espécia de reformatório, até que possam atingir a maioridade e serem executados, por consequência de seus "crimes".

Perdidos no meio de tudo isso e sem saber exatamente o que está acontecendo, os irmãos Allgood tentam decifrar o que seus pais não explicaram a eles e o que tudo aquilo tem a ver com eles mesmos. Eles, afinal, são realmente bruxos? Algumas perguntas permanecem no silêncio. Até que eles descobrem que existe uma profecia que pode mudar suas vidas radicalmente.

Acho que o ponto central da história e o que o livro propõe - isso é, o mundo novo e o governo criados por James Patterson e Gabrielle Charbonnet - são interessantíssimos, mas a escrita deles falhou muito. Bruxos e Bruxas teria tudo para uma distopia empolgante, bem construída, mas acabou ficando um pouco falho. Se os autores tivessem se deixado levar pelo sentimento de distopia, o livro seria magnífico. Entretanto, senti o tempo todo que eles estavam tentando escrever um livro jovem-adulto, e isso me irritou bastante. A linguagem deles para tratar de certos assuntos chega a beirar o incompreensível, de tão infantilizada. Eles tratam os jovens como se fossem lerdos demais para compreender algumas coisas - e acho que isso, que contradiz toda a história do livro (sobre a valorização dos jovens e das crianças) foi o que mais me irritou, sem contar os capítulos super curtos, que interrompem a narrativa no momento em que ela poderia deslanchar. (Pra vocês terem uma ideia, o livro tem 286 páginas, mas 104 capítulos. Fazendo as contas, um capítulo do livro tem algo em torno de 3 páginas. Exagero?)

Os diálogos são bastante forçados, e como alguém bem disse no twitter, "parecia a encenação de uma peça ruim". Nada ali é convincente, e para um livro que estava sendo anunciado como muito mais adulto do que realmente é, fiquei bastante chateado. Esperava algo magnífico, grandioso, cheio de cenas de ação, personagens bem construídos e recheado de elementos distópicos, mas o que foi apresentado foi algo bem abaixo disso. Não sei direito o que aconteceu, mas nem os irmãos nem os outros personagens possuem caracterizações realmente boas. Não senti muita diferença entre Whit e Wisty, e o romance principal do livro (que não é entre os dois, juro que esse não é um livro sobre incesto!) é bastante chato. Célia, o interesse romântico de Whit, aparece uma ou duas vezes no livro todo, e o namoro deles parece mais namoro de pré-escola do que qualquer outra coisa (do tipo "vamos pegar na mão. Eu te amo, viu?"). Talvez se eu tivesse lido o livro com doze ou treze anos, o acharia bem mais divertido do que foi. Entretanto, li com 19, e posso dizer que foi totalmente broxante.

O trabalho da Novo Conceito em cima do livro foi realmente muito bom, não podemos negar. A capa é soft touch, muito linda. A diagramação e o estilo usados é fenomenal. A tradução falhou em alguns momentos (e adaptou algumas coisas também, o que pra mim ficou ruim), mas de um modo geral está boa, e a revisão poderia ter arrumado alguns erros que cacei durante o livro, mas no geral também está boa.

A sensação que fiquei é que o livro é muito bom, mas para uma idade um pouco menor. Se você tiver algo entre doze e quinze anos, pode ser que leia o livro e o ame! Mas para quem estava esperando um livro um pouco melhor elaborado, pode ficar decepcionado.


Comentários
22 Comentários

22 comentários:

  1. A cada resenha que eu leio diminui a vontade de ler o livro, sendo que na época do lançamento eu tava toda eufórica pra ler o livro o quanto antes :/
    Acho que 80% das pessoas que o leram se decepcionaram...

    ResponderExcluir
  2. Decepção Total também. Deu até dó da Novo Conceito que fez todo aquele trabalho em cima. Foi uma ótima jogada de marketing, mas pro livro errado.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, fiquei sem vontade de ler esse livro... Eu vi tanta divulgação, tanta gente querendo ler, gostei muito da sinopse... Mas depois de ler essa resenha perdi totalmente a vontade :/ Esperava muito mais do livro, até pq um dos autores é o James Patterson... Mas não vou lê-lo, não quero me decepcionar também...

    ResponderExcluir
  4. Estava com tanta vontade de ler esse livro, mas a cada resenha que leio teno mais certeza que vou me decepcionar. É uma pena porque pela capa, sinopse, divulgação o livro tinha tudo pra ser maravilhoso. mas ainda quero ler, vai que por um milagre eu não tenha uma impressão diferente.

    ResponderExcluir
  5. E a cada resenha eu me convenço de que esse livro não vale o meu raro dinheirinho, e o pior é que eu tinha esperanças de que ele fosse bom, essa premissa, sinopse, capa, tudo incrível, e você me diz que a história não é tudo isso, isso deixa qualquer leitor abalado, você sabe quando a história tem tudo pra agradar, e saber que não funcionou é triste. Obrigada pela resenha Renato, poupou o meu dinheiro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, confesso que estou surpresa, eu estou lendo o livro e estou gostando bastante, a escrita dele é mais "rápida", mas eu á esperava isso depois de ler Private. Eu gostei da distopia também porque meio que me lembrou o que esta acontecendo no Brasil, se com todo esses protesto não pode acontecer de abrir espaço para uma nova ditadura, fora que eu amooo bruxos *-*
    Beijos, Giu

    ResponderExcluir
  7. pow eu já não curto muito o autor, ai ando pensando seriamente se vou gostar desse livro sabe D:

    ResponderExcluir
  8. Já li o livro. Gostei da história, mas achei o final péssimo (parece jogada de marketing pra você comprar o próximo livro, mas tudo bem). Achei muito ruim essa divisão de capítulos, mas a leitura era bem dinâmica. Faltou ação e um pouco de explicação também para a história.

    (meu blog: http://portalwepop.tumblr.com)

    ResponderExcluir
  9. Cada resenha que eu leio, vejo pontos negativos diferentes. Acho que deixarei esse livro para ler depois, bem depois.

    ResponderExcluir
  10. Pois é Renato, tbem percebi que os que mais gostaram do livro foram os mais novinhos, pois meu filho de 13 anos, leu e amou ^^
    Não sei se lerei, tenho a sensação que não irei gostar...
    Ótima resenha, parabens!
    Beijos =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  11. Eu tbm me decepcionei bastante a sorte que tenho ele em e-book pois ai ficar frustrada mais uma vez em ter um livro pelo qual eu não curti, tinha horas que eu parava de ler, mas continuei só saber onde ia dar.
    Mas enfim, realmente não rolou e sabe que eu acho, fizeram tanto alarde com o lançamento, por conta disso, para atrair leitores, a capa é muito bonita mas o conteúdo...
    Bom faz parte né!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  12. Estou procurando alguém que me diga se esse livro é bom, todos comentários que vejo são negativos.
    .Fizeram tanto marketing nesse livro... vou deixar esse livro pra ler depois, bem depois mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Olha Renato, é um livro infanto juvenil na minha opinião, basta ver no final aqueles agradecimentos, são de crianças. Acredito que pra alguém até uns 14/15 anos o livro pode até funcionar, mas como você mesmo citou, eu também achava pelo marketing todo feito pela editora que seria um livro melhor.
    Fora o final que me fez ficar pela beira da morte.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
  14. Eu fiquei super empolgada com o marketing desse livro, e assim que lançou fui correndo comprar... me decepcionei tbm com a leitura, esperava muito, e achei muito fraco, fora as brincadeiras sem graça dos irmãos... a capa realmente é linda... uma pena...

    ResponderExcluir
  15. Queria muito ter esse livro, já participei de diversas promoções dele e até agora não consegui ganhá-lo... Parece ser bom demais.

    ResponderExcluir
  16. Eu já desisti desse livro, na boa. Quando lançou, com todo aquela propaganda feita pela editora, foi impossível não se sentir atraída pelo livro. Além do mais, já li outros livros do James e gostei de verdade. Mas, depois de tantas resenhas negativas, Bruxos e Bruxas com certeza não vai para minha estante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Desisto. É oficial!
    Eu esperava muito desse livro, mas a cada resenha mas e mas pontos negativos!
    Eu esperava algo bem elaborado, e com traços de uma boa distopia.. pelo visto ela passa longe!
    Vamos pensar pelo lado bom, menos um livro para se gastar dinheiro rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  18. Essa é a primeira resenha desse livro que leio que não é totalmente positiva. Achei o trabalho de divulgação muito bom, a história também me agradou bastante. Uma pena que ele não te empolgou.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Eu já tenho uma visão diferente do Nardonio. Só leio coisas negativas sobre o livro. Nem tenho mais a curiosidade, prefiro ficar com a imagem positiva de "O Diário de Suzana para Nicolas". LIVRÃO.

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas pretendo para tirar minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto de livros infanto-juvenis... de repente curto esse... desanimei um pouco com algumas resenhas e comentis que li... ah, mas sei lá... se eu ganhar eu leio... eu ia comprar, mas gora pensarei melhor... hahaha

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto desses tipos de livros, eu quero ler. (:

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.