Dezesseis Luas - Kami Garcia e Margaret Stohl



Um livro que eu queria ler há tempos por conta de uma resenha positiva. Não me decepcionei.
 
O primeiro capítulo se inicia num pesadelo. Não o primeiro de Ethan, e muito menos o último. Em seu sonho ele está caindo e uma garota lhe pede ajuda. Porém ele não consegue segurá-la. Nunca consegue.

Ethan mora numa pequena cidade do sul dos Estados Unidos, e sua vida é bem pacata. É sempre a mesma coisa em Gatlin, as mesmas pessoas e futuros pré-determinados. Exceto que ele tem esses sonhos estranhos e inexplicáveis. No primeiro dia de aula uma aluna nova traz perturbação (a cidade odiava qualquer pessoa que viesse de fora) e sua vida muda para sempre. Pois a aluna nada mais é do que Lena, sobrinha do recluso e estranho da cidade. Ela não se encaixa em nada com aquela escola, mas a atração que um sente pelo outro é inevitável.

Mesmo sob a advertência dela, Ethan se envolve, não apenas com ela mas com uma família louca e uma maldição que perdura por gerações. Que pode separá-los para sempre. Que arrisca uma cidade inteira.

É raro eu ler um livro narrado por um rapaz, e mais raro ainda ver uma narração tão “apaixonada”. Sempre vejo declarações das garotas de como estão apaixonadas, de como tal rapaz é o homem da vida delas e tal. Porém dessa vez é um rapaz quem diz isso, quem demonstra, e achei super legal.

O enredo é misterioso e instigante, do tipo que sempre deixa aquela ponta solta para você continuar lendo e finalmente desvendar. E as pontas soltas não parecem terminar, mas não, a história não fica cansativa. Pelo contrário. Aliás, o romance dos dois também dá aquele up, aquela expectativa...

Cada personagem é bem singular, tanto da família de Lena quanto da família de Ethan (incluo os amigos e famílias dos amigos aqui). Todos muito loucos, sem brincadeira. Uma mulher que comanda uma cidade inteira contra uma adolescente, uma babá de idade não adivinhável que de vez enquanto deixa um osso na sua gaveta, um tio que decora a casa num estalar de dedos... Alguns personagens para revoltar, outros para admirar, e muitos ainda para duvidar. Não faltou riqueza para isso. E eu já disse que a história é apaixonante?

Esse primeiro livro deixa aquele final aberto, do tipo: ainda não acabou (tom de ameaça e risada perversa ao fundo, huahuahuahua). Inesperado e chocante, triste e esperançoso. Sacrifícios precisam ser feitos, e nenhuma escolha é fácil. Nenhuma.

Aos amantes da magia, dos romances platônicos, do mistério e de uma boa ação... É, acredito que tem um pouco para cada gosto. E uma história que pode envolver a muitos.




Comentários
20 Comentários

20 comentários:

  1. Acho que preciso ler meio urgentemente hahaha. Parece ser bem interessante, do tipo que nos prende em cada página.

    ResponderExcluir
  2. To querendo ler esse livro faz algum tempo, agora com o filme estou me contendo pra conseguir ler o livro primeiro hahaha

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia, mas fiquei curiosa pra ler pelo fato de ser narrado por um menino. Não me lembro de já ter nenhum romance com essa temática.

    ResponderExcluir
  4. Eu pretendo vê o film primeiro. Depois se gostar, ai sim penso em ler o livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme ontem, decepção! Vi o trailer no cinema quando fui assistir João e Maria - Caçadores de bruxas, eeeeeee pensei: "Nossa, esse filme deve ser muito bom!", quando comecei a assistir, lembrei imediatamente de Crepúsculo.. Eu li alguns livros da saga Crepúsculo, nada contra, mas, sabe? rs
    Quanto ao livro, não li, mas depois de me decepcionar com o filme, acho que não tenho coragem de comprar um livro deste e tenho desinteresse em ler...
    Adorei o blog!
    Abraços,
    Fanie.

    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei o livro!! Eu nunca tinha ludo algo narrado por um menino antes e Dezesseis Luas me encantou logo de cara por um menino narrar tudo. A história é envolvente e cheia de mistérios. Você pensa ok só mais um capítulo e paro. Mas não, a coisa tá tão envolvente que você precisa continuar. Vale muito a pena!!!

    Infelizmente Hollywood fez questão de estragar essa obra prima.

    ResponderExcluir
  7. Assisti o filme esse final de semana. Gostei e não gostei, como ainda não li o livro, fiquei na balança, tenho que ler o livro agora mais do que nunca, que depois de assistir o filme pensei que a historia pelo o ponto de vista do Ethan ficaria mais interessante, ja nao seria muito se fosse a Lena a narradora! rs


    Priscila
    Irmandade Literária.
    http://irmandadeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ahh Pamela, eu precisava de uma resenha positiva desse livro, eu já li tantas resenhas negativas que comecei a ficar com medo de comprar o livro, mas depois de ler sua resenha eu não acredito que eu vá me decepcionar. Acho que um dos pontos mais altos do livro é realmente a narrativa, um livro narrado por um garoto oferece uma visão muito diferente daquela que estamos acostumados a acompanhar, sem falar dessa riqueza de personagens, o suspense, o mistério, as pontas soltas, a magia, enfim, você me convenceu Pamela, a coincidência é que eu comecei a assistir ao filme, mas logo desistir, eu sabia que haveria spoilers, então eu queria ler o livro antes e depois assistir ao filme, e sua maravilhosa resenha me incentivou a encarar o livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. cara eu nunca li o livro, mas vi o filme e curti sabe
    mesmo com mt coisa diferente do livro como dizem
    nao vejo a hora de ler o livro

    ResponderExcluir
  10. ADOREI!
    Que tal visitar meu blog e segui-lo? Comecei agora, e estou muito feliz de escrever para todos vocês. Da uma passadinha aqui:

    papodeconfidente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gente, como pode? Só eu achei esse livro muito mais ou menos? Gostei por ser um menino narrando, mas sei lá, é meio que...ah,gosto mais do fim que do resto do livro! É isso. Dois livros que li dessa série e foi assim, aquela coisa de "lenga lenga tô enchendo página blá blá blá" e no final aquele desespero por mais...
    E o filme? Eu amei! Aí pergunto de novo: como pode?
    É uma boa história, mas tem de ter paciência com esses livros...

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ceile.
    Taí um livro que não me chamou atenção ainda, sabe?
    Pela resenha ele parece bom. Mas...
    Tá lá no fim da fila.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Também é raro para mim ler livro narrados por rapazes. Bom, eu não tenho vontade de ler o livro, até porque, assim com vejo resenhas positivas como a sua, tbm vejo muitas resenhas esculachando o livro... haha Por isso, fico meio em dúvida se leio ou não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li esse livro, mas gosto bastante de romance sobrenatural. E quando tem personagens, tanto principais quanto secundárias, tão interessantes como essas, não tem como não ficar curioso pra ler.
    Esses finais são de matar qualquer um mesmo, hein?!?! kkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Gente um livro que não coloca a mulher como quem deve está sempre se declarando para o homem? Não a objetiva ?
    Estou começando a gostar dessa história, isso é uma raridade <3

    Estou super curiosa e agora com o filme mais ainda :)

    ResponderExcluir
  16. OWN *------------*
    Eu comprei o livro mas estava desanimada para ler devido a algumas resenas.. a sua me deu um folego totalmente positivo!
    Realmente, o fato de ser um homem a narrar é algo que poucas vezes vemos.. e ele é realmente apaixonante?! *----------*
    preciso preciso preciso!
    Vou coloca-lo no inicio da pilha rsrs

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia. Gostei da arte da capa e da narrativa feita por um garoto porque acho bem diferente. Vou tentar me informar mais e ver se compro. =D

    ResponderExcluir
  18. Fiquei curiosa para ler esse livro (e tem até film, vou lê-lo para depois ver o filme.

    ResponderExcluir
  19. Fiquei curiosa para ler esse livro (e tem até filme), vou lê-lo para depois ver o filme.

    ResponderExcluir
  20. De cara me apaixonei pela capa do livro rsrsrs.Vou confessar que não li a resenha toda,só passei o olho.Ainda não li Dezesseis Luas por isso não quis me aprofundar na resenha rsrsrs.Pelos comentários positivos que leio ,quero muito ler.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.