Noah Foge de Casa - John Boyne

Um livro que mexe com a nossa imaginação e, claro, com as nossas emoções.


Nesse livro conhecemos Noah, um menino de 8 anos, que acha que ainda não fez tantas coisas importantes na vida (mas isso é apenas uma desculpa, algo para esconder o real motivo), e assim decide fugir de casa para descobrir novas coisas, e viver novas aventuras. Em uma certa manhã, Noah levanta mais cedo que seus pais e sai de fininho de casa, para não correr o risco de acordá-los e estragar todo o plano. E assim vai caminhando, caminhando, e caminhando, passa por duas cidadezinhas, onde não foi recebido com muita amistosidade; até que ele chega em uma loja de brinquedos, onde todos brinquedos são feitos de madeira, nada de plástico, nada de metal, apenas madeira. 

Uma loja nem um pouco normal, um lugar em que as portas andam, as louças se lavam e animais falam... Noah conhece o dono da loja de brinquedos, um senhor misterioso, que tem muitas histórias para contar e ali nasce uma amizade que, no meu ver, é verdadeira. Mas não apenas esse senhor tem histórias, Noah também tem, é um menino novo, sim, mas tem muito a nos contar e a nos ensinar. Mas e aí, por que Noah fugiu de casa?


"– Nunca queira ser o que você não é – disse o velho mansamente – lembre-se disso. Nunca deseje mais do que lhe deram. Seria o maior erro da sua vida."

Gente, não sei nem o que dizer sobre Noah foge de casa, sério, fiquei adiando a leitura pra ver se não acabava nunca, mas são pouquinhas páginas, não deu pra demorar tanto. É uma leitura gostosa, com narrativa rápida, e fluída, me prendeu tanto que quando eu fui pensar em parar, já tinha acabado. Boyne tem um dom de fazer muito com pouco. Noah é um protagonista muito cativante e que, mesmo sendo novo, é muito esperto, às vezes eu até esquecia que ele tinha apenas oito anos. Com uma capa linda e que tem tudo a ver com a história, com uma diagramação perfeita, a Cia. fez um trabalho incrível nesse livro. E tem algumas ilustrações no decorrer do livro, sério, me encantou, achei esse livro um amor em todos os pontos.

Está óbvio, mas tenho que dizer, R E C O M E N D O (em caixa alta, com espaçamentos e tudo mais, para não restar duvidas na cabeça de vocês, haha). Recomendo esse livro pra todos, vai te encantar independente da sua idade, do seu gosto literário; ele fala de assuntos importantes, mas de uma forma leve e descontraída, do jeito que só o Boyne sabe fazer. É impossível parar de ler e acho mais impossível ainda desagradar alguém, não dá pra achar defeitos no livro... Enfim, falei, falei, falei, mas acho que a única coisa que eu precisava dizer sobre o livro é: Leia, você não vai se arrepender!







Comentários
18 Comentários

18 comentários:

  1. Já pesquisei sobre o livro e tbm gostei muito da história, adoro livros assim, sua resenha descreveu ele muito bem, mesmo por que achei legal para ler para meus filhotes e colocar no espaço jovem!
    Adorei!
    bjs
    livrosajaneladaimaginacao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li esse livro Duda e é realmente lindo: a mensagem, e tudo o que foi escrito e não escrito nas páginas. John Boyne é O CARA, que sabe escrever para adulto e mesmo quando cria uma história infantil é capaz de fazer os adultos/jovens e crianças se encantarem!

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  3. Já tinha escutado falar desse livro mas nunca me dei ao trabalho de ler a sinopse ou saber algo mais a respeito mas confesso que me interessei bastante pela história do livro

    ResponderExcluir
  4. Gostei do enredo parece ser um livro ótimo de ler. A capa é tão bonitinha, fiquei curiosa pra ler!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo John Boyne!!! Qualquer coisa q ele vier a escrever, vou amar já antes de ler!!! Mas realmente, este livro é muito bom e eu fiz igual você, fiquei economizando as páginas para não acabar nunca!!!

    ResponderExcluir
  6. Que bacana esse livro. Deve ser tão perfeito quanto o Menino de pijama listrado. Quero ler agora, gostei do tema que o autor colocou no livro. De coisas que podem acontecer mesmo rs. Gostei tbm dele ter fugido de casa, deve ser bem legal ele fora daquele ambiente que vive, aaaah quero ler!!

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler, mas estou receosa quanto a trama. Não sei se vou gostar, mas pelo que vi deve ter sido muito interessante pra você a leitura!

    Beijos
    Blog Os Bastidores do Amor

    ResponderExcluir
  8. Olá queria te parabenizar pelo blog ele está incrível, e aproveitando que vc gosta de ler gostaria de te convidar a dar uma passadinha em meu blog, lá eu divulgo meu trabalho como escritor, se puder de uma passadinha e se gostar siga meu blog, desde já agradeço por sua atenção.
    donskedar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Como sempre esse autor encanta mais! O menino do Pijama Listrado é épico, e marcante. E depois vem esse, parece ser muito interessante, e o mistério parece que acompanha o livro. Deixarei na lista das próximas leituras. E agora fico na curiosidade: POR QUE ele fugiu de casa? agora terei que comprar o livro, hehe!

    Italo,
    http://leitorespossessivos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Puxa, não conhecia esse livro e fiquei encantada com a sua resenha!!! Já li o Menino do Pijama Listrado, e também é fantástico, acho que não esperaria menos do John Boyne!! Valeu pela dica e vai já para meus desejados! Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Só pelo fato de ser do mesmo autor de "O menino do pijama listrado" Já devemos dar uma chance ao livro, haha
    tempestadesdiarias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Ah, sou vidrada em histórias com um senhor bacana e ligado a uma criança. Acho uma doçura! Eu venho adiando a leitura desse livro porque me disseram que ele muito triste e eu já tive muitas ressacas literárias nesse ano. Mas, depois dessa resenha, vou dar uma chance!

    ResponderExcluir
  13. Depois de assistir e adorar o filme O Menino do Pijama Listrado, eu simplesmente fiquei doida querendo ler o livro. Pena que até hoje isso não foi possível... Esse parece um livro bem mágico, gostei da resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia do que se tratava. Aliás, pelo título, já imaginava. O que me surpreendeu foi a questão de ele agradar e ser adequado a todos os públicos. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Só com essa resenha, já vi que o livro é bom. Não conhecia este até então, estou curiosa para ler! :D

    http://depositodecores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei o Menino de pijama listrado, imagino que irei gostar desse também :)

    ResponderExcluir
  17. Pela sua empolgação na resenha, já da para imaginar mil e uma coisas boas sobre o livro!
    Nunca li o menino do pijama listrado, mas acho que posso começar a conhecer esse autor por esse livro =)

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
  18. Este livro parece ser bem interessante, fiquei curiosa para lê-lo.
    E a capa também é bem fofa.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinão ;)

Comentários ofensivos serão excluídos.
Caso tenha um blog, deixe o link no final do comentário.